Resoluções familiares para um ano novo muito feliz! - Pumpkin.pt

7 Resoluções de Ano Novo para um ano muito feliz em família

Resoluções de novo ano em família

Recebam 2024 de coração aberto: há tanto para viver! Definam as vossas resoluções de ano novo em família

Temos percebido que “mentalizar” as mudanças que desejamos e escrever quais as nossas ambições para uma vida mais feliz ajuda-nos estar mais próximos de a alcançar. Pensar de forma mais trabalhada em quais são os passos concretos a tomar na busca pela felicidade (pessoal, familiar ou profissional) é um caminho de partida. Talvez até o único, ou pelo menos o melhor que conhecemos.

Por isso, decidimos apostar neste tempo de renovação para pensar em quais são as nossas resoluções familiares para este ano, partilhando-as aqui convosco e prometendo que não as vamos abandonar! Inspirem-se e partilhem connosco as vossas, também.

Resoluções de ano novo para um 2024 muito feliz em família

1. Queremos passar juntos mais tempo de qualidade

Parece óbvio, mas pode não ser. Às vezes, no dia a dia pós-escola e trabalho, com a necessidade de ter os banhos todos tomados, os jantares preparados, os trabalhos de casa e da casa feitos, estamos juntos sem o estar realmente. Não é desses momentos que falamos. É daqueles em que todos se dedicam em exclusivo e de forma completa a estar, a ouvir, a ser presente.

Não precisa até de ser muito tempo. 20 minutos antes de as abobrinhas irem para a cama, por exemplo, lendo uma história ou conversando sobre o que de melhor aconteceu no vosso dia, pode fazer milagres no bem-estar de crianças e adultos.

Pode até ser, na verdade, um momento precisamente dessa rotina: já que os adultos têm que cozinhar, convidem os miúdos para ajudar, dentro das possibilidades que a sua idade oferece.

E, claro, aos fins-de-semana, mesmo com obrigações por cumprir, tentem sempre fazer pelo menos um plano diferente, que fuja à regra. Sem telemóveis, sem horários por cumprir, sem interferências externas.

Na verdade, se pensarmos, todas as outras resoluções… vão dar a esta! Juntos é mesmo a palavra-chave.

passar-tempo-criancas

Qualidade vs Quantidade: como passar tempo com as crianças?

Tem pouco tempo para estar com os seus filhos? Não faz mal! É possível rentabilizar as horas e esticá-las um pouco – a Pumpkin dá-lhe algumas ideias, que pode aplicar com a sua família. Aproveitem!

Programas com crianças em dias de chuva

32 ideias à prova de chuva e de frio!

Está a chover e não podem ir dar uma volta? Está muito frio para andar na rua com os miúdos? Nada temam, temos 32 ideias à prova de chuva e de frio!

2. Queremos cuidar da nossa saúde e praticar desporto

No meio da correria do dia a dia é fácil descurar o que é mesmo essencial, para os miúdos e para os pais: ter uma vida com saúde – física e mental!

Por isso, comprometemo-nos a cuidar da nossa primeira casa – e se fazer desporto já é divertido, em conjunto será muito mais! De certeza que uma destas opções vos vai agradar: da dança à patinagem, pensámos em imensas formas de mexer o corpo.

E como a saúde do nosso cérebro é tão ou mais importante, importa trabalhá-la também. Queremos criar abobrinhas conscientes dos seus sentimentos e capazes de com eles conversar.

Vamos tentar respeitar ainda mais os argumentos uns dos outros, ouvir-nos com carinho mesmo quando discordamos, e resolver os conflitos inevitáveis com a calma que merecemos todos.

Vamos pedir desculpa sem vergonha se falharmos, porque também o damos como garantido. Somos humanos – é essa a verdade mais importante de connosco guardar.

O papel do mindfulness na vida das crianças

O papel do mindfulness na vida das crianças

A equipa da Oficina de Psicologia fala-nos de uma atitude de vida mais tranquila, longe dos pensamentos pré-concebidos do dia a dia, e de como implementar o “mindfullness” na vida das crianças. 

3. Queremos conhecer Portugal, de norte a sul, de formas alternativas

Adoramos viajar, e nem temos de sair de Portugal, que tem uma diversidade cultural, gastronómica e paisagística riquíssima!

Este ano queremos aproveitar para conhecer regiões do nosso país que nunca visitámos, aprender com os mais velhos, ouvir outros sotaques, visitar novos museus e centros de ciência viva, dar mergulhos em praias novas!

4. Queremos aprender algo novo

Estamos sempre a tempo de sermos melhores, aprender uma língua diferente, saber fazer novas receitas, conhecer novas formas de abordar e viver o mundo ao nosso redor.

Este ano, comprometemo-nos a evoluir e a saber mais – e a partilhar essas descobertas com de quem mais gostamos!

5. Queremos estar em maior contacto com a natureza

A natureza renova-nos, todos sabemos! Depois de tanto tempo passado em casa nos últimos anos, em 2024 queremos estar em contacto com a natureza em todo o seu esplendor!

6. Queremos organizar as despesas e poupar

Sabemos como é difícil economizar quando se tem crianças e como esse objetivo cai por terra à medida que os meses vão passando, mas o essencial é, sobretudo organização e disciplina.

Atingir este objetivo pode passar por abrir uma conta-poupança para se ir juntando para os estudos dos filhos, tentando igualmente pôr de parte, no mínimo, 10% do ordenado para um fundo de emergência.

Apontar todas as despesas anuais obrigatórias (como pagar o seguro automóvel em outubro ou o IMI em abril) e ir colocando dinheiro de parte num envelope para cobrir estas despesas também pode ser uma boa técnica. Muitas aplicações bancárias permitem criar “porquinhos” virtuais para guardar dinheiro – que tal usá-las para estarmos preparados?

Também é importante ensinar às crianças o valor do dinheiro:

7. Queremos investir em formação

Apostar na educação é sempre um investimento. O filho mais velho está desejoso de aprender a tocar guitarra? A filha mais nova tem “pilhas Duracell” e seria uma mais-valia inscrevê-la na ginástica acrobática? E que tal um dos pais aprender uma nova língua para reconverter a sua carreira?

Espreitem aqui as seleções da Pumpkin com as melhores escolas para as várias atividades extracurriculares.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<