Amamentação: Tudo o que precisa de saber! - Pumpkin.pt

Amamentação: Tudo o que precisa de saber

amamentação

A amamentação é um tema complexo e que, normalmente, gera muitas dúvidas e questões, constituindo a área em que os recém-papás sentem mais dificuldade.

A amamentação é uma tarefa que chega com o nascimento do bebé e que corresponde ao ato de dar leite materno ao seu filho através das suas maminhas. Muitas são as mães que, com esta nova função, veem-se perante um novo mundo verdadeiramente complexo e, portanto, o início da jornada é uma altura em que pairam muitas perguntas sobre a cabeça destas recém-mamãs. Foi precisamente por esse motivo que decidimos fazer um Dossier exclusivamente dedicado a este assunto, com vista a poder ajudar-vos a esclarecer algumas das questões mais frequentes.

Amamentação

Ora, vamos então por fases.

1. Em primeiro lugar há que entender o que é afinal o leite materno.

Para isso, há que perceber qual a sua composição, quais os benefícios que este traz para a mãe e para o bebé e quais os diferentes tipos de leite que é produzido ao longo do crescimento do bebé.

2. Depois, passamos aos tipos de leite.

O primeiro leite a ser produzido pela mãe é o Colostro, o leite mais transparente e gorduroso que tem como função proteger o bebé e ajudá-lo no seu crescimento e desenvolvimento.

De seguida, cerca de uma semana depois, dá-se a subida do leite. Acontece quando se dá a transição do colostro para o leite maduro, período no qual o leite materno começa o seu processo de transformação para aquele que irá ser o leite maduro.

Saiba ainda como deve ser a alimentação na amamentação.

3. Tomar consciência que têm mais a ganhar se fizerem da amamentação um aliado e não um “bicho papão”.

Para evitar alguns dos problemas que podem acompanhar esta nova fase (Ingurgitamento mamário, mastite, entre outros), é importante que saiba como amamentar (damos-lhe algumas dicas, posições, duração e horários das mamadas).

Caso esteja a sofrer com o peito muito cheio pode tirar o leite materno com a ajuda de uma bombinha de leite, mas não se esqueçam que é muito importante saber como conservar o leite materno para que não corram o risco deste se estragar. Caso esteja a produzir muito mais do que o seu bebé ingere, saiba que pode também doar o leite a um banco de leite, ajudando assim outros bebés a crescerem e se desenvolverem de forma saudável.

amamentação

4. Saber reconhecer quando pedir ajuda e não ter vergonha de o fazer.

Quando está a sentir dificuldade na alimentação do seu bebé, ultrapasse preconceitos e não faça com base no que os “jogadores de bancada” lhe dizem para fazer. Muitas vezes, baseiam-se em mitos, que não passam disso mesmo – os famosos mitos da amamentação.

Portanto, sem vergonha contacte profissionais especializados em aleitamento materno e obtenha os seus conselhos ou indicações. Existem vários grupos ou associações de Apoio à amamentação, bem como de uma linha de apoio – a SOS Amamentação.

5. Fazer uso dos produtos que a podem ajudar neste período.

As almofadas de amamentação irão proporcionar um maior conforto tanto à mãe como ao bebé quando chega a hora da mamada.

Mas não é tudo. Uma vez que quanto mais estimulado o peito for, mais leite produz, é importante ter uma concha de amamentação. Este produto vai permitir resguardar o seu mamilo quando está a produzir mais leite do que o necessário para o bebé e evitar futuras inflamações e consequentes infeções.

Também os discos de amamentação evitam que o leite vaze e suje a roupa da mãe, sendo um must-have quando está amamentar o seu bebé. Ah, e claro, é essencial ter um soutien de amamentação adequado ao seu peito, de algodão, ajustável e com alças largas e que baixe totalmente, para ser um elemento que facilite e não que dificulte na hora de dar de mamar.

6. E quando chegar a hora do desmame?

A hora do desmame traz ainda mais dúvidas e receios aos pais, uma vez que muitas mães o encaram como a desconexão do seu pequeno, mas não tem – e nem deve – ser assim. Deve ser realizada aos poucos, tendo sempre em consideração a forma como o bebé se sente, para que não seja um choque para ele.

Muitas mães tentam fazer o desmame quando regressam ao trabalho, tentando fazê-lo de uma forma rápida, o que nem sempre resulta para o bebé. No entanto, é importante saberem que existe uma lei que as protege enquanto mães e lactentes – a Licença de Amamentação.

A Pumpkin destaca:

Como amamentar

Como amamentar: dicas, posições, duração…

Como se costuma dizer "ninguém nasce ensinado" e, por vezes, toda a ajuda é bem vinda. Ainda mais no que toca à amamentação. Saiba como amamentar: as várias posições de amamentação, dicas, a duração das mamadas, etc.
tirar leite materno

Como tirar leite materno?

Tirar o leite materno é muitas vezes necessário, seja porque tem os seios muito cheios, porque voltou ao trabalho e porque tem um bebé prematuro.
conservar o leite materno

Como conservar o leite materno?

Na maioria das vezes, a mulher produz leite a mais do que aquele que o bebé inicialmente precisa. Saiba como pode conservar o seu leite assim que o tira.
mitos da amamentação - Unsplash

Mitos da Amamentação que não passam disso mesmo, mitos!

Após o nascimento, muitas são as pessoas que tentam vender as suas ideias/histórias/experiências como factos incontestáveis, sendo daí que surgem os mitos da amamentação. Aqui desvendamos alguns dos muitos que assolam a cabeça das recém-mamãs.
apoios à amamentação- mamã a amamentar -- Octop-flickr

Apoio à amamentação: como encontrar

Se está a ter dificuldades ou se tem algumas dúvidas em relação à amamentação, saiba que existem várias associações ou entidades a que pode recorrer. No artigo, falamos-lhe de algumas.

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *