Quando surgem os dentes de leite e como contornar o desconforto?
A sua abobrinha anda mais rabugenta ultimamente, ou a dormir pior? Pareceu-lhe ver um pontinho branco a romper a gengiva do seu bebé? Tem razão, é muito provável que estejam a chegar os primeiros dentes de leite do seu bebé.
Quando começam a nascer, por que ordem aparecem e, mais importante, como aliviar os sintomas? Respondemos a tudo!
Quando começam a nascer os dentes de leite?
O aparecimento dos primeiros dentinhos não é um momento muito agradável para o bebé nem para os pais. Durante este período, os dentinhos desenvolvem-se na boca, formam-se no interior dos ossos dos maxilares e deslocam-se progressivamente para fora dos mesmos. Em seguida, atravessam a gengiva e continuam até toda a coroa do dente ficar visível. É um processo natural que começa geralmente por volta dos 6 meses.
No entanto, cada bebé tem o seu tempo, não precisa de se preocupar se a sua abobrinha estiver ligeiramente adiantada ou atrasada – falamos apenas de referências temporais e não de regras universais – e nada há de errado com um bebé que, com um ano, não tem ainda nenhum dente. O timing do nascimento dos dentes de leite é uma característica pessoal, que varia de criança para criança, tal como o dos primeiros passos ou o das primeiras palavras.
Em geral, uma erupção dentária dura cerca de 8 dias*, sendo que o seu bebé terá 20 dentes de leite por volta dos 3 anos de idade. Um pequeno cálculo: 8 dias x 20 dentes = potencialmente 160 dias durante os quais o seu bebé poderá viver momentos pouco agradáveis.
Haja coragem e noites mal dormidas…
* Fonte Macknin ML & al Symptoms associated with infant teething: a prospective study, in Pediatrics. 2000; 105: 747 – 752
Por que ordem aparecem os dentes de leite?
Primeiro os incisivos…
Surgem entre os 6 e os 16 mesinhos de idade, e servem para cortar os alimentos!
Depois os pré-molares
Entre os 13 e os 24 meses, os primeiros 4 molares vêm ajudar as abobrinhas a triturar os alimentos!
Depois os caninos
Os 4 caninos surgem entre os 16 e os 23 meses, para ajudar a rasgar os alimentos.
E por último, os molares!
A segunda vaga de molares aparece entre os 23 e os 33 meses – mais 4 dentinhos para esmagar os alimentos!
Quais os sintomas?
Durante todo o processo de desenvolvimento, surgem sintomas que variam de uma criança para outra. Se a sua abobrinha apresentar alguns destes sintomas, talvez seja um dente de leite que está a nascer:
Problemas comportamentais
O crescimento dos dentes do bebé dá-se por etapas, etapas essas mais ativas e dolorosas durante a noite, provocando irritabilidade, agitação, dificuldades em adormecer, e, nalguns casos, sono agitado.
Ah, e… muito choro.
Salivação excessiva
O aumento da saliva é um estágio de desenvolvimento normal da infância, mas também pode ser um dos sintomas associado ao rompimento de um dente, principalmente se a salivação for excessiva.
Gengivas inflamadas
Antes do nascimento de um novo dente, poderá observar a gengiva mais vermelha e inchada, sendo visível o dente emergente debaixo da pele, a começar a romper. Esta é uma situação que causa dor, desconforto e inflamação.
Necessidade de morder
A pressão de um dente de leite a romper pode ser aliviada com pressão contrária, dai o bebé ter, nesta fase, uma tendência maior de levar objetos à boca. Esta é uma resposta instintiva a uma nova e estranha sensação.
Mudança de hábitos alimentares
Os bebés que ainda estão a ser amamentados podem começar a comer ansiosamente, mas a puxar para trás, uma vez que a sucção coloca uma pressão desconfortável nas gengivas e nos canais auditivos.
Já os bebés que já comem sólidos e papas, podem querer voltar a ser amamentados, pois a colher irrita as gengivas inflamadas, dando assim a ideia de que estão a perder o apetite.
Outros podem fazer o oposto, comer mais do que é habito, uma vez que a pressão alivia a dor.
Poderão ainda surgir sintomas como cólicas, diarreia, dermatite da fralda ou até mesmo febre ligeira (inferior a 38º C). As bochechas podem também ficar vermelhas, muitas vezes apenas do lado da erupção dentária. Em geral, todos estes sintomas são temporários, passando ao fim de poucas semanas.*
*Contate o pediatra do seu bebé se os sintomas acima não aliviarem passados três dias ou se se agravarem.
Como contornar o desconforto causado pelo rompimento dos dentes de leite?
Um dos métodos tradicionais para ajudar o bebé é oferecer um dedo limpo para lhe “coçar” as gengivas.
Podem também preparar um gelado de leite, materno ou de fórmula, que alimenta o bebé ao mesmo tempo que lhe anestesia o incómodo.
Para ajudar as abobrinhas que já fizeram a introdução dos sólidos, preparem-lhe alimentos fresquinhos para comer à mão, como palitos de cenoura.
Também vos pode interessar:
- Músicas para bebés: canções populares para cantarem aos vossos bebés
- Dentes de leite: sintomas do nascimento e soluções
- Natação para bebés: como escolher uma piscina sem meter água?
- Desfralde: tudo o que precisam de saber
- Quais os melhores brinquedos para bebé? Nós contamos!
- Babywearing: quais as vantagens e como adotar esta prática
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂
Muito obrigada 🙂
Saudações abobrinhas
Adorei toda está informação muito obrigado
Obrigada pelo feedback, Juliana!
Ficamos felizes por ajudar 🙂
Saudações abobrinhas
Muito boa matéria ajudou me bastante mas a ama do meu filho é teimosa e só pensa que ele estará com uma virose mas ele tem 2 dentinhos em cima a sair e só quer morder tudo