A importância do reforço positivo (e um printable lindo para o quarto das abobrinhas)! - Pumpkin.pt

A importância do reforço positivo (e um printable lindo para o quarto das abobrinhas)!

Se criticamos os nossos filhos quando agem de forma errada, porque não os elogiar quando fazem algo corretamente? 

Educar é uma tarefa difícil, para o qual nenhum de nós estava preparado – é só impressão nossa ou quando assinámos o contrato de parentalidade ninguém nos avisou do quão difícil pode ser orientar um mini ser humano neste mundo caótico? Devia estar numa daquelas alíneas pequeninas que, com a pressa, deixámos para ler depois.

Pronto, agora é lidar. Pode ser desafiador, extenuante, recompensador, de levar às lágrimas e de doer a barriga de tanto rir. De entre tudo, talvez o mais complicado seja perceber que os filhos não nos pertencem, que nunca serão uma extensão nossa, e que os seus sentimentos, pensamentos e opiniões valem tanto quanto os nossos.

Quantas vezes não damos por nós a gritar “mas tu não aprendes?”, cansados que estamos da correria do dia a dia e de os tentar moldar à imagem com que os idealizámos na gravidez (por norma, crianças mega obedientes, sem pinga de personalidade e vontade própria, uau!). E quem nunca disse algo como “só estás bem a fazer asneiras” ou “mas és algum bebé?” que nos atire a primeira pedra, mas com carinho. Au! Pronto, custa admitir, mas não somos perfeitos.

No entanto, tentamos, e esse é o segredo para sermos os melhores pais que podemos ser. Sabemos que é muito importante lembrar às nossas abobrinhas que, entre tantas outras qualidades e competências, elas são especiais, inteligentes, importantes, valiosas, têm uma palavra a dizer e não se moldam às adversidades. E porquê?

Porque as crianças são muito daquilo que nos veem ser – funcionam como esponjas. Se formos gentis, bondosos, pacientes, com os outros e connosco, é provável que elas desenvolvam as mesmas capacidades. Quando a vossa abobrinha melhorar a nota num teste de matemática, é muito mais produtivo dar-lhe os parabéns e elogiá-la pelo esforço do que sublinhar que não fez mais do que a obrigação. Se o vosso filho for simpático para um idoso na rua, mostrem que repararam no gesto e se orgulham dele. Se os virem com medo, não digam “que disparate”, e sim “tu és capaz”.

Parece pouco importante, mas faz toda a diferença. E como apesar de nos, e as, lembrarmos disto constantemente, por vezes faz falta um reforço positivo extra. Por isso, preparámos este ficheiro com 51 frases cheias de amor e encorajamento para que lhas digam muitas vezes, e para que as vossas abobrinhas as possam ler também. Quanto mais rápido aprenderem a se auto-afirmarem, mais fortes emocionalmente serão no futuro.

Façam download do printable aqui:

Vamos educar crianças que se amam?

Também vos pode interessar:

2 comentários em “A importância do reforço positivo (e um printable lindo para o quarto das abobrinhas)!

  1. sa Janeiro 20, 2021

    Reforço positivo será sempre um tema “útil”!. Obrigada fada dos conteúdos para os papás dos abobrinhas do nosso coração! E com printable! um must! 😉

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Janeiro 21, 2021

      Muito obrigada pelas palavras, Sa!
      Ficamos contentes 🙂

      Beijinhos abobrinhas!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *