As melhores Colónias de Férias 2024 em Portugal! - Pumpkin.pt

Colónias de férias para crianças e jovens 2024

Colonias de Férias em Portugal

À procura das melhores colónias de férias para o verão de 2024? Aqui encontram várias opções para todos os gostos!

As férias escolares de verão são sempre um momento de muita animação, pois é quando os mais pequenos gostam de ter novas experiências. É o caso das vossas abobrinhas? Então as colónias de férias são incríveis para elas!

Com diversas atividades para tornar as férias ainda mais divertidas, estes locais são excelentes para trabalhar o espírito de equipa e a autonomia dos mais novos. O segredo é escolher uma colónia de férias com uma temática que gostem e o resto é magia.

Se preferem um campo de férias, isto é, sem estadia e em que a criança volte a casa ao final do dia, então o mais indicado é procurarem campos de férias em Portugal.

Usem o sistema de pesquisa da Pumpkin para encontrarem a colónia de férias mais adequada às vossas abobrinhas.

Não encontram o que procuram? Têm dúvidas? Então contactem-nos por WhatsApp, telemóvel 910 617 949 (custo de uma chamada móvel local) ou por email.

O que são colónias de férias?

De forma resumida, as colónias de férias são espaços cujo objetivo é proporcionar atividades de lazer que ajudem a quebrar rotinas.

Além de poderem ser divididas por temáticas, são divididas por faixas etárias:

  • Dos 4 aos 5 anos: colónia de férias maternal;
  • Dos 6 aos 12 anos: colónia de férias infantil;
  • Dos 13 aos 14 anos: colónias de férias para adolescentes e jovens.

Ao contrário do que acontece com um campo ou um ATL, uma colónia de férias inclui alojamento e alimentação.

Se procuram campos de férias e ATLs sem estadia vejam os melhores melhores campos de Férias em Portugal.

Conteúdos deste artigo sobre as melhores colónias de férias:

Destaques patrocinados

Se procuram oferecer um Curso de Inglês de Verão em Inglaterra para os vossos miúdos, então há uma colónia que temos a certeza que eles vão adorar! Nesta colónia de férias, os jovens vão aprender inglês num dos mais antigos hospitais reais, enquanto visitam o país. Não é o máximo?

Na Academia de Música e Artes de Verão, um campo de férias com estadia em Portel, no Alentejo, jovens dos 12 aos 16 anos vão viver uma semana memorável de 7 a 13 de julho onde todos podem brincar e aprender com as artes.

Curso de Inglês de Verão em Inglaterra

Curso de Inglês de Verão em Inglaterra

Estão à procura de um Curso de Inglês de Verão em Inglaterra? Então esta é a oportunidade perfeita! As crianças vão aprender inglês num dos mais antigos hospitais reais e enquanto visitamos o país!

Colónias de férias em Portugal

Em Portugal, existem colónias para todos os gostos e desejos, espalhados por diversos pontos do país.

De Norte a Sul de Portugal, as atividades destas colónias de férias vão agradar a miúdos e graúdos.

Colónias de Férias no Porto e Norte de Portugal em 2024

Começando a Norte, existem algumas colónias que já têm pouca disponibilidade. Por isso, recomendamos que se apressem!

Preferem programas sem estadia? Vejam as nossas sugestões dos Campos de Férias Porto 2024: os ATLs de Férias no Porto mais fixes no Verão!

No Porto e arredores, as colónias que sugerimos ainda com disponibilidade são:

Têm ainda sugestões de colónias de férias no Porto e no Norte de Portugal fora das nossas sugestões? Deixam um comentário abaixo deste artigo ou por email!

Outras colónias de férias no Norte e perto do Porto:

Colónias de Férias 2024 no Centro de Portugal

No Centro do país, temos a certeza de que as vossas abobrinhas vão adorar estas colónias:

No caso de não precisarem de estadia, podem ver:

Treinos com bolas no Campo de Férias Futebol Elite Sport Camp

Campo de Férias de Futebol no Centro de Portugal

Se têm uns craques da bola aí por casa, este campo de férias de Futebol no Entroncamento, para crianças de 6 aos 17 anos, vai ser perfeito. Vão melhorar as skills futebolísticas e divertir-se a valer!

Outras colónias de férias no Centro de Portugal:

Colónias de Férias em Lisboa ou a menos de 1 hora de Lisboa

Na capital e nas cidades próximas, existem colónias de férias para jovens e crianças que vão agradar todas as exigências!

Se estiverem indecisos, falem connosco através do WhatsApp, telemóvel 910 617 949 (custo de uma chamada móvel local) ou por email.

Procuram férias sem estadia para a vossa criança? Vejam então as nossas sugestões dos melhores Campos de Férias em Lisboa 2024 e ATLs de Férias no Verão.

As colónias de férias em Lisboa ainda com disponibilidade são as seguintes:

SurfCamp Lisboa Capa

Surfcamp em Lisboa: Uma aventura em grande

Se procuram uma experiência de Verão divertida para os vossos jovens, com atividades divertidas e estadia incluída, não podem perder este SurfCamp em Lisboa. Vão apanhar muitas ondas e fazer novos amigos!

Outras colónias de férias relativamente perto de Lisboa:

Colónias de Férias 2024 em Setúbal e no Alentejo

Estas duas regiões também contam com atividades e colónias para todos os gostos.

Colónias de férias em Setúbal

  • A colónia de Férias de verão Castor perto de Setúbal acontece em Landeira, a menos de 45 minutos de Lisboa. Rodeados pela natureza, as crianças e jovens dos 6 aos 17 anos vão usufruir de muitas atividades ao ar livre e fazer amizades com os colegas de aventura. Ainda tem algumas vagas, mas poucas!

Colónias de férias no Alentejo

Colónias de Férias 2024 no Algarve

Descobrimos algumas Colónias de Férias de Verão 2024 no Algarve, destacamos as seguintes:

  • O campo de férias desportivas no Algarve (Faro), da Tribo do Mar, decorre nas semanas de 30 de junho até 6 de julho e de 14 até 20 de julho, na praia de Faro, Algarve, para crianças e jovens de 8 aos 17 anos, com acampamento e atividades à beira e dentro do mar!
  • O Curso de Nadador Salvador no Algarve (Faro)  foi especialmente desenvolvido para despertar o interesse e fornecer conhecimentos sobre o papel do nadador-salvador, assim, proporcionando ao seu filho uma experiência prática e divertida. O curso tem lugar nas semanas de 7 até 13 de julho e de 21 até 27 de julho na praia de Faro, com alojamento incluído à beira do mar.
  • Outras Colónias de Férias no Algarve:

Têm outras sugestões de colónias de férias no Algarve? Deixem um comentário neste artigo ou enviem por email!

Como são as atividades nas colónias de férias temáticas?

Já devem ter reparado que existem várias colónias temáticas (por exemplo, desporto ou música). Mas, afinal, em que é que se distinguem das colónias de férias “normais”?

Como podem perceber, as colónias de férias temáticas dedicam-se a um tema específico, que vai desde o desporto à música ou às artes.

Nestas colónias, as atividades funcionam em torno do tema escolhido. Por exemplo, numa colónia de férias de música, as atividades têm como foco a aprendizagem de instrumentos musicais.

Caso procurem este tipo de colónias, nós fazemos um resumo por temática:

Colónias de férias de futebol para 2024

De Norte a Sul, as nossas sugestões, as nossas sugestões para férias temáticas de futebol são:

Treinos com bolas no Campo de Férias Futebol Elite Sport Camp

Campo de Férias de Futebol no Centro de Portugal

Se têm uns craques da bola aí por casa, este campo de férias de Futebol no Entroncamento, para crianças de 6 aos 17 anos, vai ser perfeito. Vão melhorar as skills futebolísticas e divertir-se a valer!

Quais os Benefícios das Colónias para as crianças e jovens?

As colónias de férias e atividades de tempos livres são uma necessidade para muitos pais que não têm familiares com quem os mais novos possam ficar durante as longas férias de verão. Mas a verdade é que têm inúmeros benefícios para as crianças e jovens que frequentam estes programas.

O primeiro é fácil de adivinhar. Se a colónia for dedicada a um determinado desporto (futebol, equitação, surf), ao desenvolvimento artístico (teatro musical, pintura), ou à aprendizagem de uma língua, é certo que vão aprender coisas novas e talvez até descobrirem talentos que ainda não conheciam.

Além disso, o modo como a maioria das colónias estão organizadas em dinâmicas de equipa favorece a criação de um sentido de comunidade, partilha e de convivência social únicos. Também é provável que as abobrinhas se tornem mais autónomas e responsáveis depois de participarem numa colónia.

Se optarem por inscrever os miúdos numa colónia, saibam que estão não só a oferecer uma oportunidade pare eles se divertirem e aprenderem, mas que estão a apostar no seu desenvolvimento social e emocional.

Como escolher a melhor colónia de férias para crianças e jovens?

Ao escolherem uma colónia para os miúdos passarem uma ou mais semanas das férias grandes, devem pedir as seguintes informações:

  • Programa e projeto pedagógico da colónia; 
  • Regulamento, 
  • Cobertura do seguro, 
  • Número de monitores por criança 
  • Número de refeições diárias (com pernoita deve ter, no mínimo, 4 refeições).

Depois de terem estas informações, já conseguem comparar entre as diversas opções que dispõem, para conseguirem fazer a escolha mais segura para as vossas abobrinhas.

A importância da localização, das atividades e do equilíbrio entre o lazer e a aprendizagem

A localização é outra questão a ter em conta ao escolher uma colónia.

Por exemplo, para se organizarem em relação às deslocações de ida e volta, alguns pais ficam mais confortáveis com uma colónia nas redondezas da sua cidade e outros vão adorar a hipótese de os mais novos irem explorar outra zona do país ou do mundo.

Por outro lado, o tipo de atividades promovidas pela organização é um dos pontos-chave para a seleção de uma colónia de férias.

A maioria das colónias tem facilidade em adaptar o programa às diferentes idades das abobrinhas e ao seu nível de desenvolvimento. No entanto, se alguma das atividades previstas potenciar os medos e/ou fobias dos miúdos, o melhor será ponderar se esta é a escolha certa para vocês.

Tirar todas as dúvidas e transmitir receios aos organizadores pode ajudar a que as abobrinhas tenham a melhor experiência possível numa colónia.

Por último, mas não menos importante, tentem perceber se existe um equilíbrio entre a componente lúdica-desportiva e a lúdica-intelectual.

Há colónias mais direcionadas para a aquisição de conhecimento, por exemplo, mas em que devem ser acautelados períodos de lazer e brincadeira entre participantes. Por outro lado, nas colónias mais tradicionais, em que os miúdos vão passar a maioria do tempo na praia e na piscina, é uma vantagem estarem programados workshops, oficinas e dinâmicas de equipa para que exista um q.b. de momentos pedagógicos no meio de toda a diversão e aventura.

Preços das colónias de férias em 2024

Dar a melhor experiência possível às abobrinhas é a missão de todos os pais, mas é necessário adaptar esta despesa o orçamento familiar.

Embora possam pensar que os preços são elevados, sabiam que existem descontos que permitem poupar? Uma das melhores formas de usufruir destes descontos é fazer a reserva com antecedência.

Por outro lado, existem algumas colónias que têm protocolos ou parcerias aos quais podem ser legíveis. Do mesmo modo, podem existir promoções para a estadia de irmãos ou para reservas de duas ou mais semanas.

Para terem uma noção dos preços das colónias de férias, a verdade é que são muito variáveis. Uma semana pode variar entre os 150 euros e chegar até aos 1000 euros.

No caso de a colónia disponibilizar atividades com técnicos especializados como, por exemplo, treinadores de futebol, professores de línguas ou instrutores de yoga, então é bem provável que o valor seja mais elevado.

Tenham em conta que algumas colónias optam por não incluir todos os custos no preço de reserva. Atividades extra podem ter de ser pagas à parte, assim como deslocações ou bilhetes de entradas em museus e parques aquáticos, por exemplo.

As opções de alojamento e alimentação também influenciam o preço

A estadia também é um fator importante. A maioria organiza as dormidas em quartos partilhados, nos tradicionais beliches, mas há quem ofereça quartos individuais para maior privacidade.

Se as vossas abobrinhas são aventureiras, saibam que há várias colónias que oferecem a oportunidade de acamparem. Mais próximos da Natureza não podem ficar!

Claro que aquilo que vão comer durante o período em que estão na colónia é essencial. Produtos de qualidade e a confeção de refeições saudáveis são uma prioridade constante das organizações.

Por outro lado, muitas colónias oferecem opções vegetarianas e/ou vegan. No caso de os participantes terem alguma intolerância alimentar, é vital informarem a organização para poderem acautelar a situação.

Colónias Temáticas: da aventura, surf, futebol até música

As colónias de férias são lugares privilegiados para que as abobrinhas usufruam do ar livre e bom tempo no verão. Atividades ao ar livre, muitos banhos de mar e piscina e jogos tradicionais fazem parte do programa da maioria das colónias.

Mas há muito mais nas várias colónias que têm à vossa disposição. Há muitas colónias desportivas que oferecem a oportunidade para os vossos pequenotes se tornarem craques da bola, surfistas com uma grande pinta e ainda verdadeiros cavaleiros.

Há algumas colónias dedicadas à música, onde podem aprender a tocar um instrumento, formar uma banda, ou até fazer parte de uma peça de teatro musical. O mindfulness e a yoga não ficam de fora das vossas opções. Há cada vez mais colónias de férias dedicados a estas práticas.

Se querem que eles ocupem uma ou duas semanas das longas férias de verão para aprender uma língua nova, ou até mesmo para se iniciarem na programação informática, também existem diversas opções que vos podem agradar.

O que levar numa semana para a colónia de férias?

Acima de tudo, os miúdos devem levar boa disposição e espírito de entreajuda para as suas férias.

Depois, há uma série de coisas que devem seguir nas suas malas, para que possam ter a melhor experiência possível. Devem estar protegidos do sol, com roupa e calçado confortáveis, e devem estar adequados às atividades programadas.

Imprimam a nossa lista de essenciais para fazerem a mala com as vossas abobrinhas. Sempre que colocarem um item na mala, risquem-no da lista.

Vamos a isto:

  • Produtos de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, champô, escova do cabelo, creme)
  • Toalhas
  • Roupa interior (coloquem duas ou três peças a mais)
  • Roupa de uso exterior (calças, calções, saias, vestidos, t-shirts, sweatshirt e um casaco para a noite)
  • Ténis, calçado confortável e chinelos
  • Fato de banho
  • Boné de sol
  • Protetor solar
  • Óculos de piscina
  • Saco-cama (no caso de acamparem)
  • Almofada e fronha
  • Lanterna
  • Repelente de insectos
  • Cantil ou garrafa térmica
  • Medicamentos de toma diária (se for o caso)

Agora que já sabem o que são e como funcionam as colónias de férias para crianças e jovens, está na altura de deixarem as vossas abobrinhas voarem!

Formulário Contato para Campos de Férias

Pode incluir aqui os seus contatos para receber sugestões de campos de férias

Quais as melhores atividades nas férias de Verão?

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<