Gravidez > Engravidar > Conceção

Teste de gravidez

teste de gravidez

Saiba quais os tipos de teste, como fazê-los, como interpretar os seus resultados e todas as outras informações aqui!

Existem dois tipos de teste de gravidez que pode fazer – o de farmácia e o de sangue. Além destes existem ainda outros que podem dar uma indicação (sem qualquer prova científica) se está ou não à espera de bebé.

Teste de gravidez

Existem dois tipos de teste de gravidez que pode fazer: o de farmácia e o de sangue. Além destes existem ainda outros que podem dar uma indicação (sem qualquer prova científica) se está ou não à espera de bebé, como os testes de gravidez online.

Teste de farmácia

O teste de gravidez que se compra na farmácia (que custa entre 7 e 15 euros) é fiável, desde que seja feito depois de e verificar o atraso menstrual. Quando é realizado antes desse atraso pode dar um resultado negativo que pode não estar correto, o chamado “falso negativo”.

Os testes de farmácia medem a quantidade de hormonas beta HCG na urina, que é apenas produzida quando a mulher está grávida. Assim, esses testes são de confiança e fáceis de fazer, mas podem dar resultados errados quando são feitos numa fase muito precoce e inicial da gravidez, visto que, nesses casos, a quantidade de hormonas pode ser demasiado pequena e não ser detetada através de urina.

Teste de gravidez de sangue

O exame de sangue para detetar a gravidez pode ser de dois tipos: qualitativo ou quantitativo. O qualitativo funciona como o teste de farmácia, ou seja, informa apenas se está ou não grávida. Já o quantitativo mostra qual a concentração da hormona hCG no sangue.

Destas duas hipóteses, é preferível fazer o teste de gravidez quantitativo, uma vez que indica o nível exato da hormona no seu corpo e que pode ser útil para o médico que a acompanha. Este teste pode ser receitado por um médico, mas também pode ser realizado na maioria dos laboratórios sem o pedido médico.

Além destes dois testes de gravidez, existe ainda um teste online, que poderá servir para tirar as últimas dúvidas.

Teste de gravidez online

Neste tipo de testes, realizados online, são colocadas algumas questões onde se tenta perceber se as mulheres sentem alguns dos mais conhecidos sintomas de gravidez, tais como aumento da sensibilidade mamária, cólicas abdominais, enjoos (na gravidez) e azia (na gravidez). Depois, com base nas respostas, o teste dá-lhe a resposta se está ou não grávida.

Convém ter em atenção que estes testes não garantem que esteja ou não grávida, pelo que aconselhamos a que faça sempre um teste de gravidez, independentemente de ser da farmácia ou de sangue, para ter uma indicação precisa.

Quando e como fazer

Quando fazer o teste de gravidez?

Para os testes de farmácia é aconselhável que o faça quando a sua menstruação estiver entre 2 a 5 dias atrasada. Isto acontece porque, como explica Sofia Santos, responsável de um laboratório de Fecundação in Vitro, “no primeiro mês de gravidez, e à medida que o embrião e a placenta se vão desenvolvendo, há um aumento progressivo na produção desta hormona, de modo que em cada 2-3 dias os seus níveis no sangue duplicam”.

No entanto, para uma deteção precoce de gravidez, a especialista aconselha a realizar um teste de sangue, visto ser onde a hormona beta hCG aparece primeiro. De acordo com a especialista, este pode ser feito mesmo ainda antes da sua menstruação se atrasar – entre 7 a 14 dias após a relação sexual.

Como fazer o teste de gravidez?

De forma a obter um resultado mais viável, convém fazer o teste da farmácia mal acorde, porque a primeira urina da manhã está mais concentrada, ou seja, tem uma maior quantidade de hormonas.

No caso do exame de sangue pode fazê-lo a qualquer hora e não é necessário que esteja em jejum, ao contrário da maioria das análises.

Para fazer o teste de gravidez da farmácia deve urinar num recipiente limpo, colocando em seguida a fita do teste em contato com a urina por alguns segundos, conforme indicado na caixa do teste. Coloque o teste na horizontal – em cima do lavatório ou mesmo na sua mão-, e depois de cerca de 3/4 minutos saberá o resultado.

Relativamente ao teste de sangue, basta deslocar-se a um laboratório no horário estipulado para a recolha de sangue e um especialista vai dar-lhe uma pica para descobrir se está ou não grávida. Neste último, terá de esperar pelo menos um dia pelo resultado.

Resultados

Resultados do teste de farmácia

Caso o teste seja daqueles mais tradicionais as hipóteses de resultado são:

  • Duas riscas – resultado positivo, indicando a confirmação da gravidez;
  • Uma risca – resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para ela que seja detetada.

Normalmente após 10 minutos o resultado do teste pode sofrer alterações, e caso isso aconteça, não tenha em consideração o novo resultado.

Caso esteja a tentar engravidar e o resultado tenha dado negativo, pode repetir o teste dentro de 3 ou 5 dias. Às vezes o resultado “falso negativo” revela-se positivo passado 5 dias. Contudo, apesar de ser menos comum, existe também a possibilidade de ter um “falso positivo”.

Resultados no exame de sangue

A mulher não está grávida quando no resultado quantitativo aparece um valor entre:

  • < 5 mU/L

Por outro lado, a partir de 5 mU/L, a mulher está grávida e o valor que aparecer nas análises pode dar uma ideia de quantas semanas está grávida:

  • 1,2 a 1 semana: 5 – 50 mU/L
  • 1 a 2 semanas: 50 – 500 mU/L
  • 2 a 3 semanas: 100 – 5000 mU/L
  • 3 a 4 semanas: 500 – 10 000 mU/L
  • 4 a 5 semanas: 1 000 – 50 000 mU/L
  • 5 a 6 semanas: 10 000 – 100 000 mU/L
  • 6 a 8 semanas:   15 000 – 200 000 mU/L
  • 2 a 3 meses:  10 000 – 100 000 mU/L

Estes dados foram divulgados tendo em conta os parâmetros do laboratório Germano de Sousa. Como podem ver pela variação dos intervalos, este teste serve para, em conjunto com o médico, calcularem de quantas semanas está com mais exatidão.

Qual é o tipo de teste de gravidez mais preciso?

O exame de sangue é mais preciso, porque é independente de outros fatores, como a concentração da urina, por exemplo, nos testes de farmácia. Ele pode detetar a gravidez a partir logo 12 dias depois da ovulação.

Caso o primeiro teste tenha dado negativo e continue com sintomas e resolva fazer o segundo que também se revela negativo, o melhor será deslocar-se ao hospital a fim de descobrir as razões dos seus sintomas e ver se existe uma gravidez ou se é outra condição que está a provocar estas mudanças no seu corpo e esse mal-estar característico do início da gravidez.

Veja também:

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

2 comentários em “Teste de gravidez

  1. Como sei se estou ou não grávida? No mês de setembro o período veio-me a (8). Depois disso tive uns sintomas estranhos como por exemplo. Dor no fundo das costas, dores de estômago, não aguentava o cheiro das comidas, não conseguia comer, caso comece, vinha tudo para fora, alguns enjoos, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *