Gravidez > Saúde > Sintomas da gravidez

Enjoos na gravidez: como os prevenir e tratar?

náuseas na gravidez

Os enjoos na gravidez são um dos sintomas mais comuns das futuras mamãs. Veja aqui o que fazer para os aliviar!

Escrito, em parte, pela naturopata Vera Belchior e cedido pela Rebento, este artigo vai ajudá-la a lidar melhor com os enjoos na gravidez.

Cerca de 70% das mulheres grávidas sofrem de náuseas em algum momento da gravidez. Normalmente, a náusea ou enjoo manifesta-se entre a 4.ª e a 8.ª semana de gestação e diminui entre 13.ª e a 14.ª semana.

No entanto, como cada mulher é uma mulher, os sintomas podem começar mais cedo e durar por mais tempo. Embora a náusea seja um sintoma desconfortável, a boa notícia é que não é prejudicial para si ou para o seu bebé e é, muitas vezes, entendido como sinónimo de uma gravidez saudável.

Porque é que tem náuseas durante a gravidez?

A causa dos náuseas na gravidez não é completamente compreendida. No entanto, parece estar relacionada à produção da hormona da gonadotrofina coriónica humana (HCG), a hormona da gravidez. Mas outras hormonas também podem desempenhar um papel nos sintomas, incluindo o estrogénio e a tiroxina.

Provavelmente, é por isso que os sintomas de algumas mulheres vão além do primeiro trimestre de gravidez. Se se sente cansada, com fome, stressada ou ansiosa, as náuseas podem piorar. E se estiver grávida de gémeos ainda pior, porque terá níveis hormonais mais elevados.

E quando se tornam preocupantes?

Se sofre de náuseas na gravidez e vómitos severos e nada parece ajudar, entre em contato com o seu médico para poder descartar outro tipo de situação, pois pode apontar para um problema que precisa ser abordado, como a Hiperemese Gravidarum (uma condição médica que faz com que perca nutrientes essenciais necessários durante a gravidez) ou a Gravidez Molar, que ocorre quando há um crescimento anormal de tecido celular onde seria suposto estar o feto.

enjoos na gravidez - mulher grávida

Prevenção e Tratamento dos enjoos na gravidez

É difícil prevenir completamente os enjoos, até porque é um processo natural e normal da gravidez. No entanto, pode tomar certas medidas para impedir que a sua intensidade aumente. Eis algumas dicas:

Descanse mais.

Reduzir os níveis de stress ajuda a diminuir a intensidade das náuseas na gravidez.

Atenção à frequência das refeições

Coma refeições pequenas, leves e frequentes para garantir níveis estáveis de açúcar no sangue. As amêndoas cruas e sem sal são uma excelente opção.

Preste atenção ao seu corpo

Fica atenta quais os alimentos que pioram os sintomas. Normalmente esses alimentos são os fritos, os gordurosos ou muito temperados.

Mantenha-se bem hidratada.

ode ainda eventualmente incluir umas gotinhas de limão na água para ajudar a acalmar o seu estômago.

Plantas Medicinais

Existem também plantas medicinais muito úteis, mas que a sua toma depende de vários factores, incluindo o seu estado de saúde, tais como:

  • Lúcia-Lima e Camomila. Estas ervas podem ser úteis na manutenção dos sintomas, pelo que pode beber uma infusão onde mistura as duas.
  • Hortelã-Pimenta. Beba uma infusão com as folhas da hortelã pimenta para a ajudar quando tiver náuseas.
  • Gengibre. O gengibre tem demonstrado repetitivamente ajudar a tratar ou a prevenir as náuseas na gravidez. Até 2g de gengibre por dia é considerado seguro e apropriado. Evite comer biscoitos de gengibre, pois estes contém muito açúcar e pouco gengibre. Opte antes por fazer uma decocção com o gengibre ralado. Atenção que o gengibre pode ter efeitos secundários no mecanismo de coagulação do sangue. Se toma medicamentos anticoagulantes, aspirina ou outros medicamentos similares, não deve usar o gengibre em doses elevadas devido ao risco de interação medicamentosa.

Vitamina B6

Comer alimentos ricos em vitamina B6 pode aliviar os sintomas das náuseas da gravidez. Por isso, intensifique o consumo de cereais integrais como o arroz, de leguminosas como o feijão, de oleaginosas como as nozes e os cajus e de frutas e vegetais, como bananas, ameixas, batatas, couve-flor, repolho e abacates.

Em modo de despedida, tem aqui a receita de um belo batido anti-náuseas que pode beber diariamente. Este batido não só é delicioso, como ajuda a aliviar as náuseas e o incómodo estomacal. Bom apetite!

Batido anti-náusea (de banana, gengibre e morango)

Como prevenir e tratar as náuseas na gravidezIngredientes:

  • 1 banana madura média a grande;
  • 7 morangos grandes;
  • 1/2 pedaço de gengibre (2 gramas), descascado e ralado;
  • 1 chávena de infusão de lúcia lima

Instruções:

  1. Use um liquidificador para misturar tudo até se encontrar com uma textura agradável.
  2. Adicione a infusão para diluir.
  3. Sirva imediatamente ou guarde no frigorifico durante no máximo 1 dia.

 

Conheça ainda quais as 8 regras para uma gravidez saudável e como deve ser a alimentação na gravidez.

 


Referências:

  • Beckmann, C., Ling, F. W., Barzanksy, B. M., Herbert, W., Laube, D. W., & Smith, R. P., Obstetrics and Gynecology (6th ed.). Baltimore, MD: Lippincott Williams & Wilkins.Clinic, Mayo, Guide To A Healthy Pregnancy. New York, NY: HarperCollins Publishers Inc.
  • Clinic, Mayo, Guide To A Healthy Pregnancy. New York, NY: HarperCollins Publishers Inc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *