Uma alimentação cuidada é fundamental para o crescimento das crianças – mas como fazer os lanches saudáveis, o que oferecer a cada lanche, como convencê-los a fugir aos açúcares e que estratégias utilizar para tornar estas refeições mais amigas do planeta?
As crianças têm necessidades nutricionais especiais porque estão em crescimento e os lanches são essenciais para a concentração escolar, a boa disposição e para um maior controlo do apetite ao longo do dia.
O lanche saudável e equilibrado tem por isso uma combinação perfeita de proteínas, fruta e cereais. Ao mesmo tempo, variar na composição do lanche é também positivo para as crianças. Ou seja, frutas diferentes, pães diferentes, proteínas diferentes… são tantas as opções disponíveis!
Lanches saudáveis e equilibrados: o que incluir?
Há três grupos alimentares que devem ser as bases de uma lancheira preparada com amor e atenção: os construtores, os energéticos e os reguladores.
Apostando nestes nutrientes, não apenas oferecem uma refeição saudável às vossas abobrinhas: evitam também a introdução de outros alimentos nas suas rotinas, como bolos ou refrigerantes.
Proteínas: grupo construtor
O grupo de alimentos construtores é composto principalmente por proteínas, que podem ser encontradas no leite e seus derivados – como iogurtes e queijos – ovos e todas as leguminosas, como soja, feijão, lentilhas, ervilhas e grão.
Dada a sua composição natural, o leite é um alimento muito completo, de elevada densidade nutricional, que oferece uma boa relação entre nutrientes essenciais e calorias.
Além de saboroso e rico em nutrientes, o leite é fácil de levar na lancheira e de ser consumido com autonomia pelas crianças.
De forma a garantir a temperatura e qualidade dos alimentos, recomendamos que utilizem uma lancheira térmica com uma barra de refrigeração para manter tudo fresquinho.
Cereais: grupo energético como parte dos lanches saudáveis
Os cereais são alimentos que proporcionam hidratos de carbono e dão energia. Para que a ingestão de fibras seja mais elevada, habituem os miúdos a apreciar pão escuro desde pequenos.
Resistam às bolachas processadas e variem no tipo de pão. O segredo é variar e simplificar: um pão simples com queijo ou com manteiga é uma boa solução, tostas de milho são preferidas cdas nossas abobrinhas e pipocas feitas em casa são um sucesso.
Espreitem esta receita que é uma das nossas favoritas: mega sandwich saudável!
Frutas e Vegetais: grupo regulador nos lanches saudáveis
As vitaminas encontram-se sobretudo nas frutas e vegetais, e devem ser incluídas em todos os lanches saudáveis.
Tentem variar nas frutas, escolhendo as que mais agradam aos vossos filhos. Se aí em casa só gostarem de maçã, não há nada de errado em inclui-la em todos os lanches. Afinal, é melhor comer a mesma fruta todos os dias do que não comer nenhuma.
Cenouras, tomates cherry ou uma folha de alface na sanduiche também são ótimas opções para reforçar a dose de nutrientes e ajudam a tornar o lanche mais atrativo graças às suas cores vivas.
Se quiserem “esconder” a fruta e os vegetais há receitas de lanches saudáveis que podem preparar e que vão deixar as abobrinhas de barriguinha feliz:
Muffins de ovo e legumes
Muffins de Curgete, Gengibre e Limão
Receita deliciosa de Queques de Agrião
Beijinhos de coco e cenoura
Receita de queques de iogurte com banana e nozes
Brownies de Batata Doce com Ganache de Chocolate
Miminhos!
Este é o ingrediente indispensável para um lanche saudável e especial ´: o miminho! Experimentem colocar um post-it com uma mensagem ou um desenho na lancheira.
Cortem o pão com formas de bolacha e desenhem nas cascas de frutas como as tangerinas ou bananas.
As crianças adoram surpresas e não é preciso um doce para os deixar felizes!
Aproveitem para todos os dias lembrá-los do quão especiais são!
Lanches saudáveis: nós estamos convencidos… e os miúdos?
Sabemos que começar a preparar lancheiras mais saudáveis pode criar alguns conflitos com os miúdos mais habituados a outro tipo de alimentos, e por isso faz sentido explicar-lhes a importância de uma alimentação equilibrada recorrendo a recursos divertidos.
Os miúdos são os primeiros a querer ter energia para jogar futebol, brincar à apanhada e ter boas notas, pelo que não será difícil convencê-los também.
Planeiem o lanche juntos
O lanche é uma refeição que se repete 2 vezes ao longo do dia. Devem planear o lanche da manhã e da tarde sempre com alimentos nutritivos e equilibrados para que, depois, possam ir ao supermercado comprar tudo aquilo de que precisam.
Envolvam os miúdos nesta tarefa e desafiem-nos a preencher o seu planeador semanal.
Lanches saudáveis com um fim feliz: ideias para reciclar
Podem reciclar as embalagens no Ecoponto Amarelo, lavando-as primeiro para evitar maus odores e a criação de bactérias no ar. Espalmem bem as embalagens, para aproveitar melhor o espaço e permitir que os ecopontos possam armazenar uma maior quantidade de lixo de cada vez.
Se, como nós, forem apaixonados por artes manuais e DIY, podem reutilizar as caixas de leite! Ora espreitem algumas formas de dar nova vida ao vosso leite favorito:
Planta com mensagem fofinha: o presente ideal para professores!
Enfeites de Natal com material reciclado: Pai Natal e Vila Natal
Aprendam a fazer uns “porta velas” muito natalícios… e o Pai Natal!
Presépio reciclado: menino Jesus, Maria, José e os animais!
Como fazer um mobile de fantasmas de Halloween
Aprendam a fazer um mobile de fantasmas de Halloween voadoras com as embalagens de iogurte neste passo a passo.
Também lhe pode interessar outros conteúdos interessantes sobre lanches
- Lanches saudáveis para a escola: encontra ideias e inspiração para as abobrinhas
- Lanches saudáveis: ideias para preparar um lanche equilibrado que os miúdos vão querer comer
- Ideias para o lanche da tarde saúdavel e divertido
- Lanches de verão: ideias frescos para os dias mais quentes
- O que servir num lanche de aniversário? Comidas deliciosas para festas inesquecíveis
Este artigo foi útil para si?