Gravidez > Nascimento > Parto

Perdeu o rolhão mucoso? O parto está a chegar!

rolhão mucoso

O que é o rolhão mucoso e para que serve?

O nome é feio, o seu aspecto não é melhor, mas a expulsao do rolhão mucoso traz consigo uma boa nova: está quase a poder abraçar o seu bebé.

O que é o rolhão mucoso?

De textura gelatinosa, semelhante ao de um corrimento, o rolhão mucoso é uma camada formada por secreções uterinas que funciona como uma barreira de proteção entre o útero e o exterior. Ao bloquear o útero e isolar o bebé, impede o risco de infeções que possam comprometer o seu saudável desenvolvimento.

O rolhão mucoso não tem cheiro e pode ser acastanhado ou rosado – é por isso importante estar atenta para não confundir a perda deste “tampo” com um sangramento inesperado.

O rolhão mucoso saiu – e agora?

E agora respire! O mais importante é estar tranquila e consciente de que o momento do nascimento se aproxima, mas que não acontecerá necessariamente nas horas seguintes à expulsão do muco por parte do organismo – pode acontecer, claro, mas a perda do rolhão mucoso não é sinal, por si só, de que a grávida entrou em trabalho de parto.

O rolhão mucoso pode sair de uma vez só ou aos poucos, não sendo sempre perceptível ou visível. A sua expulsão acontece porque as contrações uterinas, que se intensificam nas últimas semanas da gravidez, vão preparando o colo do útero, que se dilata, para o parto. O rolhão mucoso é então expulso naturalmente, “desbloqueando o caminho” para o bebé.

Aproveite as suas últimas horas – ou dias – com a barriga (acredite, terá saudades!), mime-se, descanse e prepare a mala da maternidade se ainda não o fez.

Uma hora pequenina!

Veja também:

  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *