O que é o rolhão mucoso e para que serve?
O nome é feio, o seu aspecto não é melhor, mas a expulsao do rolhão mucoso traz consigo uma boa nova: está quase a poder abraçar o seu bebé.
O que é o rolhão mucoso?
De textura gelatinosa, semelhante ao de um corrimento, esta espécie de camada é formada por secreções uterinas e funciona como uma barreira de proteção entre o útero e o exterior. Ao bloquear o útero e isolar o bebé, impede o risco de infeções que possam comprometer o seu saudável desenvolvimento.
O rolhão mucoso não tem cheiro e pode ser acastanhado ou rosado – é por isso importante estar atenta para não confundir a perda deste “tampo” com um sangramento inesperado.
O rolhão mucoso saiu – e agora?
E agora respire! O mais importante é estar tranquila e consciente de que o momento do nascimento se aproxima, mas que não acontecerá necessariamente nas horas seguintes à expulsão do muco por parte do organismo – a perda do rolhão não é sinal, por si só, de que a grávida entrou em trabalho de parto.
O rolhão mucoso pode sair de uma vez só ou aos poucos, não sendo sempre perceptível ou visível. A sua expulsão acontece porque as contrações uterinas, que se intensificam nas últimas semanas da gravidez, vão preparando o colo do útero, que se dilata para o parto, “desbloqueando o caminho” para o bebé passar.
Aproveite as suas últimas horas – ou dias – com a barriga (acredite, terá saudades!), mime-se, descanse e prepare a mala da maternidade, se ainda não o fez.
Uma hora pequenina!
Veja também:
- Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer.
- Epidural no trabalho de parto: informação para uma escolha consciente.
- O que são células estaminais e para que servem.
Este artigo foi útil para si?