Gravidez > Crescimento > Trimestre

Trimestres de Gravidez: a mudança a cada 3 meses!

Trimestres de Gravidez

9 meses, divididos em três trimestres cada um com as suas especificações.

A gravidez é uma jornada de nove, dez meses em que cada semana o bebé cresce um bocadinho mais e se dão novos desenvolvimentos do corpo do bebé, mas também no corpo da mamã.

Composta por 3 trimestres e 40 semanas de gestação (que podem estender-se até às 42 semanas de gestação), a gravidez tem, em cada trimestre, diferentes níveis no desenvolvimento do bebé e nas mudanças corporais e hormonais da mulher.

Trimestres de gravidez

1.º Trimestre

Neste primeiro trimestre, entre a 1 e as 13 semanas de gravidez, é quando se manifestam os primeiros sintomas de gravidez e o confronto com o resultado do teste de gravidez. É também nesta altura que o bebé começa o seu lento desenvolvimento. A mamã, por sua vez, sente os enjoos e azia e muito (mas mesmo muito) cansaço.

Nestas primeiras semanas, normalmente as famílias optam por “esconder” a boa nova, visto ser muito grande a probabilidade de a mulher sofrer um aborto espontâneo.

2.º Trimestre

Já entre as 14 e as 26 semanas de gravidez, o segundo trimestre da gravidez, o bebé desenvolve-se a todo o gás. Os órgãos são o foco de atenção destas semanas, evoluindo muito a cada semana, antes de entrar naquele que será o derradeiro momento, o último trimestre e depois o parto.

A mulher começa a ver a sua barriguinha a crescer e a sentir os primeiros movimentos do bebé e a aperceber-se que existe, de facto, um bebé no seu útero que em tudo mexe com a posição normal dos seus órgãos e com a saúde em geral. Tem que produzir mais para dar ao seu bebé e, por isso, pode sentir a pressão um pouco mais alta, algumas tonturas e outros efeitos.

3.º Trimestre

Neste último trimestre, que decorre entre as 27 e as 40 semanas de gravidez, o bebé está praticamente todo formado e está apenas a aperfeiçoar-se para vir conhecer os seus pais e o resto da família! Está basicamente a ganhar o peso que permitirá com que seja um bebé com peso normal. A mamã pode voltar a sofrer alguns incómodos, tais como dores nas costas, na barriga e algumas e diferentes tipos de contrações na gravidez, bem como pernas pesadas e retenção de líquidos. Com o tempo a escassear é bom pensar em nomes portugueses, no seu quartinho e planear tudo com algum tempo.

Veja também:

  • Dicas para as grávidas: Para que serve o pré-natal?
  • Parto: as diferentes formas de ver a magia acontecer!

A Pumpkin destaca:

Veja a constante evolução do seu bebé e do seu corpo a cada semana da gravidez!

Muitos são os sintomas de gravidez que o corpo manifesta quando está grávida, mas nem todas as mulheres sentem o mesmo. Conheça-os no artigo!

Saiba quais os tipos de teste, como fazê-los, como interpretar os seus resultados e todas as outras informações aqui!

Mas, afinal qual o objetivo das consultas e dos exames do pré-natal?

Saiba tudo e aprenda a minimizar os efeitos deste comum incómodo da gravidez!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *