Dino Parque Lourinhã - com desconto Pumpkin! - Pumpkin.pt

Dino Parque Lourinhã – o maior parque de Dinossauros do país está à vossa espera neste Dia da Criança

Desconto Pumpkin
Dino Parque da Lourinhã

Os Dinossauros estão de volta num parque fantástico ao ar livre que toda a família vai adorar e onde agora emergiu um tubarão com 270 milhões de anos! Aproveitem também o desconto nos bilhetes do Dino Parque da Pumpkin.

Há apaixonados por dinossauros aí em casa? Se sim, então têm que agendar uma viagem ao Dino Parque Lourinhã, porque eles estão de volta!

O Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã é o maior museu ao ar livre de Portugal (e um dos maiores parques temáticos da Europa) e retrata diferentes períodos da história da terra:  Paleozóico, Triásico, Jurássico, Cretácico e o período Cenozoico com o trilho da Idade do Gelo.

Inclui ainda o percurso Monstros Marinhos que abrange desde há 400 milhões de anos até aos dias de hoje, e agora podem ver o Helicoprion, um dos mais peculiares tubarões que já habitaram o planeta Terra, muitos antes dos dinossauros, e que é o mais recente habitante do Dino Parque!

Podem fazer a visita em família, seguindo as excelentes explicações ao longo dos percursos dos vários períodos da história da terra, ou participar numa visita guiada, que vale mesmo a pena!

Se já foram ao Dino Parque, preparem-se para regressar para descobrir a novidade desta Primavera: com 7 metros de comprimento e mais de 3 metros de altura, o Helicoprion é uma espécie intrigante a descobrir!

Aproveitem o desconto Pumpkin para famílias de 15% e planeiem já a vossa visita: indiquem o código promocional #DINOPUMPKIN na bilheteira do Dino Parque.

Quando planearem a vossa visita não se esqueçam de organizar também uma visita à Brickopolis que fica mesmo ao lado do Dino Parque. Brickopolis é uma experiência imersiva de blocos de construção para miúdos e graúdos que promete encantar visitantes de todas as idades e vale mesmo a pena descobrir! Aproveitem os bilhetes combinados Full Experience a preços reduzidos!

A Família Pumpkin partilha: Nós já visitámos o Dino Parque e adorámos! Vale a pena dedicar todo um dia para passear nos percursos e fazer as atividades, comendo no restaurante com esplanada ou levando farnel para um piquenique. Fizemos uma visita guiada e a equipa foi excelente a explicar tudo e as responder às questões de toda a família. No final ainda fizemos escavação em blocos de gelo! Passando pela loja, voltamos para casa com um mamute fofíssimo e um dia inesquecível!

Tubarão com 7 metros de comprimento emerge no Dino Parque

É verdade, os visitantes do Dino Parque já podem conhecer melhor o tubarão Helicoprion, uma intrigante espécie que viveu durante o período Pérmico, há mais de 270 milhões de anos, e cujo principal traço distintivo é a sua mandíbula, que se assemelha a uma serra circular.

Frequentemente descrito como um dos mais bizarros tubarões conhecidos, devido à peculiar forma do seu esqueleto, o Helicoprion representa, há décadas, um desafio para a comunidade científica. Há poucas certezas sobre as funções efetivas da sua mandíbula já que, como todos os tubarões, possui um esqueleto constituído por cartilagem, o que dificulta a fossilização e a preservação ao longo do tempo, tornando mais difícil conduzir estudos sobre esta espécie.

Ainda assim, conhecidos há mais de um século, os fósseis existentes têm permitido perceber a estranha forma como estavam dispostos os dentes deste tubarão, numa linha em espiral, em forma de abre-latas. O formato da mandíbula inferior, semelhante a uma serra circular, sugere uma função única na alimentação desta espécie de tubarão, havendo uma corrente de paleontólogos que acredita que os seus dentes poderão ter sido utilizados para abrir e partir conchas. Por outro lado, esta posição singular da dentição sugere uma estratégia única de alimentação, onde cada dentada permitiria puxar a presa mais profundamente para dentro da sua boca.

De que se alimentava? Como mastigava? Como caçava? São questões que continuam a intrigar os estudiosos, não existindo atualmente nada parecido com este estranho tubarão entre as diversas espécies conhecidas. No entanto, antes de enfrentarem um destino trágico, desaparecendo na maior extinção da história, no final do período Pérmico, há cerca de 250 milhões de anos (precedendo mesmo ao aparecimento dos primeiros dinossauros), eram vários os exemplares desta espécie. 

São várias as descobertas científicas que revelaram fósseis relacionados com o Helicoprion, em diversas partes do mundo, testemunhando a distribuição desta peculiar espécie da família dos tubarões.

Porém, ao contrário dos tubarões atuais, que geralmente possuem múltiplas barbatanas na parte inferior e dorsal, o Helicoprion aparentemente possuía apenas uma barbatana dorsal e duas barbatanas peitorais, destacando ainda mais as características únicas desta espécie.

O Helicoprion e os seus parentes foram alguns dos maiores animais que jamais habitaram os oceanos, antes da era dos dinossauros, superando em tamanho o atual tubarão-branco.

A partir de agora, este estranho e fantástico tubarão junta-se à família do Dino Parque Lourinhã, onde será possível testemunhar ao vivo a sua impressionante envergadura, através de uma réplica exata, com 7 metros de comprimento, 3,5 metros de largura e 3,3 metros de altura.

Dino Parque Lourinhã Mapa

Podem encontrar aqui abaixo a Mapa do Dino Parque, para poderem planear a vossa visita e quais os percursos temáticos que não querem perder!

Entre os diferentes percursos, vão encontrar algumas instalações para brincar, para ajudar na diversão das crianças!

dino parque lourinhã mapa

Dino parque tempo de visita

O Dino Parque tem mais do que suficientes atividades para entreter toda a família durante um dia completo, especialmente se quiser ver a exposição, fazer os 4 percursos temáticos, algum tempo para brincar no parque infantil e tomar alguma coisa para comer. Recomendamos também as visitas guiadas e as atividades que dão uma perspetiva adicional sobre os dinossauros.

Que dinossauros vão encontrar no Dino Parque?

dino parque lourinhã

Com quase 200 modelos de dinossauros à escala real, o Dino Parque proporciona uma verdadeira viagem de milhões de anos à descoberta de outros mundos.

As informações sobre os modelos e respetivas espécies foram concebidas numa linguagem simples e acessível, de modo a facilitar a sua leitura e compreensão, até pelas crianças mais pequenas. Toda a informação disponibilizada é rigorosa do ponto de vista científico, mas apresentada de forma a ser cativante para todos os visitantes.

Inserido num cenário natural, o Dino Parque – Parque dos Dinossauros da Lourinhã permite a observação dos mais famosos dinossauros, como o Triceratops, Iguanodon e obviamente o Tyrannosaurus Rex, o mais perigoso de todos os predadores.

Dino Parque Lourinhã

No parque é ainda possível ficar a conhecer dois dos ícones da Lourinhã: o Lourinhanosaurus e o Lourinhasaurus.

O Lourinhasaurus é o maior modelo do Dino Parque, com 23 metros de comprimento e cinco toneladas. O Lourinhasaurus era um saurópode de grandes dimensões, com uma estrutura semelhante ao Brachiosaurus.  Este dinossauro habitava a Península no Jurássico Superior, há cerca de 150 milhões de anos, com aspeto de um saurópode típico: pescoço e cauda comprida, cabeça pequena e quatro patas robustas.

O Lourinhanosaurus é um dos carnívoros mais completos de Portugal e a imagem de marca da Lourinhã. É o dinossauro a que está associado o ninho de ovos de Paimogo, que contém vestígios de embriões extremamente raros no mundo, considerando que estamos a falar do Jurássico Superior com 150 milhões de anos. Os ovos e o Lourinhanosaurus catapultaram a Lourinhã para o reconhecimento científico mundial e apelidaram-na de Capital dos Dinossauros.

Os originais destes fósseis e de outros fósseis únicos no mundo podem ser também vistos na área museológica do Dino Parque – Parque dos Dinossauros.

O Parque foi especialmente concebido para ser uma experiência “Edutainment” (Educação + Entretenimento),  unindo o conhecimento da evolução da Terra à diversão para toda a família.

No Dino Parque vão poder subir à Torre de Observação Jurássica, com cerca de 6 metros de altura, onde os visitantes podem contemplar uma vista deslumbrante sobre os principais e emblemáticos modelos de dinossauro do Dino Parque.

No cimo da Torre podem ter uma vista 360º sobre o jurássico e ver a perspectiva que teriam alguns dos maiores dinossauros que habitaram a Terra.

Idade do Gelo no DinoParque da Lourinhã!

O Trilho da Idade do Gelo é o mais recente percurso do Dino Parque da Lourinhã. Dedicado ao período Cenozoico, os visitantes podem ter uma experiência ainda mais completa do mundo pré-histórico, complementando os 4 períodos já em exposição, naquele que é o maior museu ao ar livre da Europa em área de exposição dedicada aos dinossauros e agora também aos mais recentes mamíferos.

O Período Cenozoico é a Era que começa após a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos. Os primeiros 60 milhões de anos foram marcados por temperaturas mais quentes em que se desenvolveram espécies como as preguiças gigantes, aves do terror ou os tatus gigantes.

Dino Parque Lourinhã

Na última parte desse período, o clima arrefeceu drasticamente e houve uma sucessão de períodos glaciares e interglaciares que deram origem à denominada “Idade do Gelo”, em que existiram animais gigantes como os mamutes e rinocerontes lanudos, ou animais icónicos da pré-história portuguesa como o auroque, o bisonte ou os urso.

Com uma tematização única e exclusiva, diferente dos restantes percursos, o Dino Parque Lourinhã apresenta o trilho da Idade do Gelo que passa a exibir 14 novos modelos à escala real, ao longo de 800 metros, destacando-se os mamutes e os tigres de dentes de sabre.

Desta forma o Dino Parque passa a contar com quase 200 modelos de dinossauros e outros animais à escala real.

“A Idade do Gelo é agora uma realidade no nosso parque, num trilho com 14 novos modelos à escala real, onde poderemos finalmente conhecer os animais que inspiraram uma das séries de ficção animada de maior sucesso. É, também, sem dúvida, uma nova etapa da história do Dino Parque Lourinhã, baseada em muito trabalho e empenho de toda a equipa para trazermos a novidade pela qual ninguém esperava. Ficamos muito contentes por poder oferecer ainda mais conhecimento e entretenimento aos visitantes. Convidamos a conhecer o novo trilho, que esperamos que seja um sucesso!”, declarou Luís Rocha, Diretor Geral do Dino Parque Lourinhã.

Neste trilho pela primeira vez encontramos modelos muito próximos do ser humano de hoje em dia: o homem neandertal pode ser visto nas suas atividades de caça e alimentação – e até podemos tirar fotos dos abobrinhas em modo primitivo!

No Edifício Central do Dino Parque, em paralelo com o trilho exterior da Idade do Gelo, foi ainda inaugurada uma exposição museológica intitulada “Fósseis dos Gigantes da Idade do Gelo”.

Nesta exposição podem ser observados os fósseis de alguns dos animais que estão no novo trilho, como crânios de rinocerontes, dentes de mamutes e também um exemplar de um canino de um tigre dentes de sabre, que existiu em Portugal há 10 milhões de anos, uma exposição a não perder.

Dino Parque Lourinhã

Aproveitem que o bom tempo e os dias comprido estão a chegar e vão descobrir a idade do Gelo!

Exposição BIG 5: cinco dos maiores dinossauros carnívoros da Europa

O Parque apresenta também a exposição “BIG 5”, dedicada às maiores espécies terópodes da Europa.

Conforme explica Simão Mateus, Diretor Científico do Dino Parque “são cinco dos maiores dinossauros carnívoros da Europa, sendo o Torvosaurus o maior de todos e existiu aqui mesmo em Portugal, na Lourinhã, assim como o Allosaurus ou o Baryonyx. Este último já descoberto no Cabo Espichel e também em Inglaterra. Temos ainda o Neovenator, da ilha de Wight, no Canal da Mancha, e o Wiehenvenator, da Alemanha, cada um com contribuições específicas para a paleontologia.” 

Dino Parque Lourinhã

O Parque apresenta ainda Miragaia logicollum, um dinossauro único em Portugal. Este espécime viveu no período Jurássico Superior, de tamanho médio, pertencente ao grupo dos estegossauros. O seu longo pescoço tinha 17 vértebras cervicais que representam mais cinco do que as do estegossauro e mais dez do que a girafa.

Os fósseis do Miragaia que podem ser observados no Dino Parque foram encontrados em Miragaia, na Lourinhã. Outro exemplar de Miragaia encontrado na Atouguia da Baleia, Peniche, poderá ser visitado muito brevemente no Museu Geológico, em Lisboa.

O Dino Parque conta com um laboratório onde os visitantes podem observar a preparação de fósseis e um espaço museológico, onde podem ser conhecidos os achados de dinossauros provenientes do concelho.

Atividades para toda a família no Dino Parque

Partindo da premissa “A ciência é Divertida”, o Dino Parque dirige-se a todas as faixas etárias e propõe inovadoras formas de aprendizagem, com o formato “aprender, brincando”, através de experiências interativas de descoberta e pesquisa, adequadas a cada idade e inclusive às exigências dos programas educativos.

Os programas e atividades associadas convidam as crianças e jovens a adquirirem conhecimentos sobre a evolução do nosso planeta, em especial no que respeita aos dinossauros, de uma forma divertida e apelando à sua criatividade.

Para os manter atentos e motivados ao logo de todo o percurso, os abobrinhas recebem um Dinouiz cada com raspadinhas para escolherem as respostas certas – e no final, se conseguirem responder acertadamente podem receber um brinde.

As nossas abobrinhas adoraram os dinossauros que trouxeram para casa!

Dino Parque Lourinhã

Ao longo do percurso os mais pequenos vão também encontrando atividades que os divertem e distraem, como as escavações em areia no Paleo Camp ou os pequenos equipamentos de parque infantil espalhados pelo Dino Parque.

Depois de percorrerem todos os trilhos encontram o pavilhão Science is Fun com várias atividades divertidas e pedagógicas para fazer. Recuperação e pesquisa de fósseis, caça ao tesouro, modelagem dino, parede tátil, escavações de dinossauros, pesquisa em Geodes de Cristal e pintura de dinossauros são algumas das atividades que estão à disposição dos visitantes.

Com o novo trilho da Idade do Gelo foi inaugurada uma atividades muito engraçada que as abobrinhas vão adorar: depois de terem experimentado a escavação de fósseis em blocos de gesso, podem agora escavar fósseis em blocos de gelo – com todo o cuidado e supervisão dos monitores, claro!

Os blocos de gelo não são muito práticos para levar como recordação ?, mas podem trazer blocos de gesso para escavar e os Geodes de cristal para pesquisarem – são boas recordações e prendas para os amigos.

Dino Parque Lourinhã

Na zona das atividades e à saída do Parque encontram pontos de venda onde podem encontrar imensos produtos relacionados com o mundo da paleontologia e dos dinossauros!

Fiquem atentos para não levarem tudo mas não os deixem sair de lá sem uma recordação.

Os mamutes de peluche são uma delícia, fica a dica!

Visitas Guiadas no Dino Parque Lourinhã – Parque de Dinossauros

No Dino Parque Lourinhã podem fazer uma visita guiada acompanhada por um dos seus guias especializados.

A família Pumpkin teve oportunidade de fazer uma visita guiada com um Palentólogo e confirma: sem dúvida, estes passeios pedagógicos são a melhor forma de receber toda a informação e curiosidades sobre os dinossauros e a evolução da história da Terra.

As visitas podem ser feitas às 11h e às 15h durante os fins de semana em época baixa e todos os dias durante a época alta.

O preço da visita guiada é de 3 euros por adulto e 2,5 euros por criança. Contactem a bilheteira para reservar o vosso lugar.

Festas de Aniversário no Dino Parque Lourinhã

Sabem onde ficam as Festas de Aniversário mais divertidas e Jurássicas de sempre? Isso mesmo, é possível fazer uma festa de anos no Dino Parque! Muito fixe, não acham? Vejam aqui mais informações ou enviem uma email para [email protected].

Visita de Estudo ao Dino Parque

A visita ao Dino Parque é uma experiência pedagógica, que se traduz numa viagem no tempo com mais de 400 milhões de anos, uma descoberta sobre quem eram e o modo de vida destes fantásticos animais.

Que dinossauros viveram em cada período da história da Terra? De que alimentavam e como coabitavam? Conhecer o passado de forma divertida é a melhor forma de adquirir conhecimentos e compreendermos a história e evolução da Terra. Descobre estes e outros factos interessantes nas visitas de estudo para escolas neste parque na Lourinhã.

No Dino Parque é possível planear uma visita de estudo que, além de ser um dia de aprendizagem será um dia de aventuras e lazer aliado ao carácter didático da mesma. Onde poderá desfrutar de um passeio escolar infantil único no mundo jurássico. Conheça o Programa Educativo do Dino Parque da Lourinhã, descubra o que visitar na Lourinhã, marque visitas de estudo ou passeios escolares no Dino Parque Lourinhã.

Para mais questões ou informações podem contactar o Dino Parque através do email [email protected] e do telefone 261 243 160

As perguntas mais frequentes sobre o Dino Parque

Qual é o horário do Dino Parque?

A funcionar todos os dias do ano, o Dino Parque Lourinhã abre os seus portões às 10h, incluindo sábados, domingos e feriados.

O horário de encerramento* varia consoante o mês do ano.

Janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro: 17h (última entrada às 15h30).

Março, abril e maio: 18h (última entrada às 16h30).

Junho, julho, agosto e setembro: 19h (última entrada às 17h30).

*O Dino Parque reserva-se o direito de encerrar se existirem fatores que comprometam a segurança dos visitantes.

Dino Parque Preços dos Bilhetes na bilheteira:

  • Dos 0 aos 3: grátis.
  • Dos 4 aos 12: 10,5€: com a Pumpkin recebe 15% desconto!
  • A partir dos 13 anos: 14,5€: com a Pumpkin recebe 15% desconto!
  • Mais de 20 pessoas: 11,60€ por jovem/adulto, 8,40€ por criança.

Dino Parque – Bilhete Família

  • 2 Adultos + 1 Criança: 35,0€
  • 2 Adultos + 2 Crianças: 45,0€
  • 2 Adultos + 3 Crianças: 55,0€
  • Bilhete família – criança adicional: +9,0€

Dino Parque bilhetes desconto

As famílias Pumpkin têm 15% de desconto sobre os bilhetes individuais de Adulto e Criança no Dino Parque até ao limite de 2 Adultos + 2 Crianças.

Promoção válida na bilheteira do Dino Parque – indiquem o código promocional #DINOPUMPKIN na bilheteira do Dino Parque.

Não acumulável com outras promoções, descontos, bilhete online ou bilhete família.

Dino Parque e Brickopolis bilhetes combinados com desconto

As famílias poderão desfrutar de bilhetes combinados Full Experience a preços reduzidos para visitar, também, a exposição Brickopolis situado ao lado do Dino Parque Lourinhã. Este bilhetes podem apenas ser adquiridos na bilheteira física do Dino Parque.

A entrada no Brickopolis estará sujeita  a disponibilidade no momento da entrada na atração.

Bilhetes individuais diáriosIdadesPreços
Bebés0-3 anos (*)Gratuito
Crianças4-12 anos (**)14,50€
Jovens/Adultos+13 anos19,90€

Dino Parque Restaurante

Dino Parque Lourinhã

Sim!  Há um restaurante com esplanada, ideal para uma refeição ou simplesmente tomar um café.

Há também um bar de apoio e um espaço com uma área de vending.

Os menus para crianças vêm numa caixinha temática e incluem um mini dinossauro – e podem escolher um copo plástico reutilizável com o tema do Parque.

Podem encontrar, ao longo do percurso, várias áreas de descanso onde é possível fazer pic-nics em plena natureza – é possível entrar com merendas e utilizar as diversas zonas de piquenique.

Dino Parque Lourinhã

A família Pumpkin almoçou na zona de piquenique e garante que os dinossauros não incomodaram ninguém.

Dino Parque Lourinhã: como chegar?

O Dino Parque Lourinhã situa-se na Abelheira, a cerca de 5 minutos do centro da Lourinhã e aproximadamente 45 minutos de Lisboa.

Morada: Rua Vale dos Dinossauros, 25 Abelheira, 2530-059 Lourinhã.

Pela A8, direção Sul – Norte:

Seguir na saída N8-2 Lourinhã (km 44), seguir as sinaléticas até à Vila da Lourinhã.

Seguir pela estrada N247 em direção a Peniche por cerca de 7 km, no cruzamento voltar à direita e seguir a estrada N247-1 por mais 2,5 km e chegará ao Dino Parque.

Pela A8, direção Norte – Sul:

Seguir na saída em direção a IP6 – Peniche (km 72), continuar até à saída Atouguia da Baleia/Lourinhã.

Seguir pela estrada Nacional por cerca de 7 km até ao cruzamento, virar à esquerda pela estrada Nacional 247-1 por cerca de 2,5 km e chegará ao Dino Parque.

Há estacionamento no Dino Parque Lourinhã?

Sim! E o parque de estacionamento dispõe de 250 lugares!

Podem entrar cães no Dino Parque?

Sim! Os amigos de 4 patas também podem visitar, desde que levem trela e um saquinho de plástico!

É permitido fumar no Dino Parque?

Dino Parque Lourinhã

Existem zonas designadas onde se pode fumar, equipadas com cinzeiros e em sítios que não incomodam os outros visitantes.

Fumadores que não cumpram estas indicações, podem sofrer consequências.

Contactos do Dino Parque Lourinhã:

Telemóvel: (+351) 261 243 160.

Telefone: (+351) 915 888 207

E-mail: [email protected]

Podem ainda espreitar o site do Dino Parque Lourinhã.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<