Visitas de Estudo 2022/2023: opções para todos os gostos - Pumpkin.pt

Visitas de Estudo 2022/2023: opções para todos os gostos

Escolas - visitas de estudo

Desde exposições a peças de teatro, passando por Zoos e Quintas Pedagógicas!

As visitas de estudo são um acréscimo muito importante de enriquecimento curricular, permitindo aos alunos aprender de forma diferente, sair do ambiente escolar, explorar novos ambientes, e formarem-se também civicamente com as regras de comportamento, socialização e etiqueta por norma exigidos em saídas em grupo.

Além do mais, as visitas de estudo estão para as crianças como os dias de festa: são um escape à rotina e uma forma divertida de interiorizar conhecimento. Por isso, não hesitem em rechear o vosso calendário de planificação das aulas com saídas.

São imensas as opções de visitas de estudo disponíveis, por todo o país, para enriquecer a aprendizagem dos vossos alunos. Reunimos todas estas atividades pensadas e dedicadas às escolas, organizadas por tipo, para facilitar a vossa escolha.

Se também estão à procura ideias em complemento ou substituição das visitas de estudo, espreitem estas atividades na escola. São uma ótima forma de complementar a formação dos vossos alunos com menores custos e complexidade.

Podem ver abaixo Visitas de Estudo por área temática:

A Pumpkin destaca:

Jumpyard escolas e Campos de férias

JumpYard para escolas

Levem aos vossos alunos ao JumpYard Lisboa, um espaço cheio de adrenalina onde podem saltar e divertir-se para uma visita de estudo inesquecível!

Museu de Lisboa - programa educativo para escolas (1200 × 628 px)

Museu de Lisboa: programa Educativo para escolas

O Museu de Lisboa oferece ao público escolar o programa CONSTRUIR LISBOA, que é um convite à (des)construção da cidade para melhor compreender como esta foi construída e vivida ao longo dos séculos.

Visitas de Estudo 2022/2023 por temas:

Visitas de Estudo – Ciência e Natureza

Estas são visitas de estudo onde os alunos podem aprender mais sobre o mundo que os rodeia e abriga, desenvolver um maior respeito pelo meio ambiente e perceber a importância de preservar o espaço que habitamos.

Vejam todas as opções de visitas de estudo relacionadas com Ciências e com Natureza, e encontrem abaixo mais detalhes sobre cada local e os seus programas para este ano letivo.

Visitas de Estudo – Ciência e Natureza em Lisboa:

Visitas de Estudo – Ciência e Natureza no Porto e Norte:

Visitas de Estudo – Ciência e Natureza no Centro e Sul:


Centros de Ciência Viva em todo o País

Circuitos Centros Ciencia Viva

Sob o mote “Porque a Ciência é para todos”, a rede nacional Ciência Viva tem 22 centros espalhados de norte a sul do país, procurando proporcionar momentos de aprendizagem divertida, com os seus estímulos diferentes e interativos.

Conheçam estes locais para explorar a Ciência com os seus alunos (e sugiram aos Encarregados de Educação levarem-nos também – vão todos adorar!).

Pavilhão do Conhecimento

O programa educativo do Pavilhão do Conhecimento tem novidades preparadas para as escolas!

Os dinossauros estão de volta com a nova exposição Dinossauros: o regresso dos gigantes, a partir de novembro, acompanhada de um conjunto de atividades que pode realizar no Pavilhão do Conhecimento, para além das exposições Explora, Dòing – Oficina AumentadaFishanário Tcharan! Circo de experiências.

A Ciência Viva criou um novo eixo de intervenção – CompreenderSAÚDE – que se junta aos eixos Espaço, Planeta Água e Aprender Fora da Sala de Aula, e que representa um compromisso em contribuir para a melhoria dos níveis de literacia em saúde de alunos e professores.

Continuarão a marcar presença nas salas de aula com as visitas virtuais às exposições do Pavilhão do Conhecimento, a que se juntam duas novas visitas à exposição Água – uma exposição sem filtro. Também há mais conversas online em 60 minutos para falar sobre…, uma iniciativa que dá o mote para muitas perguntas e respostas sobre temas da atualidade.

Fique a conhecer toda a oferta preparada pelo Pavilhão do Conhecimento, na nova brochura com o Programa Educativo 2022/2023.

Zoo Santo Inácio

Visita Escolar ao Zoo Santo Inácio

Faça do Zoo Santo Inácio a sua sala de aula! Com mais de 1200 animais e 300 espécies, o Zoo Santo Inácio é o local ideal para uma visita escolar divertida e acima de tudo pedagógica.

Anualmente o Zoo recebe milhares de alunos e professores que, com ele, partilham o amor pela Natureza e pela Biodiversidade. A observação direta de 260 espécies e a compreensão do papel de cada animal na natureza, aliada à informação científica que é disponibilizada junto a cada habitat, contribui para a formação de cidadãos com uma maior consciência ambiental e maior sensibilidade para a Conservação das Espécies e Preservação do Ambiente.

Os Programas Educativos do Zoo são o complemento natural à visita, abordando especificamente as temáticas das metas curriculares definidas para cada ciclo de ensino.

Consulte o Programa Educativo do Zoo Santo Inácio.

Quinta Pedagógica dos Olivais

quinta pedagógica dos olivais

A Quinta Pedagógica dos Olivais disponibiliza anualmente, coincidindo com o ciclo escolar, um Plano de Oferta de Actividades diversas de carácter cultural, educativo e pedagógico.

A realização destas actividades promove a imagem de ruralidade incluindo os vários afazeres da lavoura, pecuária e cozinhas tradicionais (doçaria, queijaria e padaria), as hortas pedagógicas, contacto com os animais, a cerâmica e ainda diversos eventos relacionadas com as festas e acontecimentos do calendário rural.

Consulte o Programa Educativo da Quinta Pedagógica dos Olivais.

Jardim Zoológico de Lisboa

Programa Educativo para Escolas 2017-2018 do Jardim Zoológico de Lisboa

As propostas educativas do Jardim Zoológico de Lisboa são no âmbito da Educação Ambiental, prendem-se com a conservação da Biodiversidade e com a valorização da vida animal.

Visitas Guiadas Temáticas presenciais e onlines são experiências únicas numa das melhores “Salas de Aula” do país que, para além de envolverem emocionalmente alunos e professores, também contribuem para a formação de valores e atitudes que podem mudar o Mundo para um lugar melhor para todos.

Consulte o Programa Educativo do Jardim Zoologico de Lisboa.

Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa oferece muito mais do que um vislumbre da vida marinha e dos oceanos!

No ano letivo 2022-2023, o Oceanário de Lisboa lança um novo desafio: aprender com os habitantes do oceano e mudar por um futuro mais sustentável.

No programa de educação do Oceanário, a ciência mistura-se com jogos, a literatura rima com atividades, a matemática é igual a brincadeira e a literacia do oceano é sinónimo de muita diversão. Os participantes mergulham no mundo marinho e aprendem a fazer a diferença por um oceano e um planeta saudáveis.

Consulte o Programa Educativo Virtual do Oceanário de Lisboa.

Escola da Floresta Bloom

Escola Floresta Bloom

A Escola da Floresta Bloom é um programa inovador de educação ambiental sob o mote “À Descoberta da tua Natureza” que pretende re-ligar as crianças à Natureza, através do brincar e de experiências, atividades e jogos ao ar livre.

Num ambiente naturalmente desafiador, através de um processo inspirador, oferecem às crianças oportunidades regulares de aquisição de competências sócio emocionais e físico motoras, ao mesmo tempo que potenciamos conhecimentos disciplinares de forma interligada e prática.

Consultem o programa educativo da Escola da Floresta Bloom.

Zoo de Lagos

Zoo de Lagos

O Zoo de Lagos sabe que conhecer e respeitar o que nos rodeia é um desafio constante e um dever de todos e se for possível fazê-lo de uma forma descontraída e divertida, conseguirá cumprir a sua missão. O Zoo de Lagos trabalha no sentido de facultar aprendizagens únicas acreditando que o conhecimento é a melhor ferramenta para se poder atuar.

Consultem o programa educativo do Zoo de Lagos

Zoo Lourosa

zoo-lourosa

O Zoo Lourosa é o local ideal para a realização de visitas de estudo. Neste espaço único no país, onde a diversão e a aprendizagem andam de mãos dadas, são inúmeras as atividades que poderá realizar com os seus alunos.

Marque a visita, e usufrua de uma experiência inesquecível, que certamente não deixará alunos e professores indiferentes.

Consultem o programa educativo do Zoo Lourosa

Zoo da Maia

zoo da maia

Muitas das atividades do ser humano aumentam o risco de extinção de espécies, levando à perda de diversidade biológica. Os Zoos desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade!

O programa pedagógico foi desenvolvido para os visitantes, e, em particular para as escolas, tem por objetivo educar, sensibilizar e desenvolver valores, atitudes e comportamentos positivos em defesa da proteção da Natureza e da sua biodiversidade.

Consultem o programa educativo do Zoo da Maia

Badoca Safari Park

Badoca Safari Park

Badoca Safari Park é um parque temático, que convida professores e alunos a viverem momentos únicos e memoráveis, num contacto próximo com os animais, contribuindo por isso, para a formação de cidadãos ambientalmente conscientes.

O seu projecto pedagógico tem por objetivo, promover e aumentar o conhecimento e a consciência ambiental de todos, em particular dos mais jovens, para a imperiosa necessidade de conservação das espécies e a preservação da biodiversidade.

Consultem o programa educativo do Badoca Safari Park

Fluviário de Mora

fluviário de mora

O Fluviário de Mora visou a criação de um equipamento único em Portugal, de natureza científica, cultural e de lazer que, recriando o universo aquático, consolidasse uma vertente educativa e ambiental.

Consultem o programa educativo do Fluviário de Mora

Monte Selvagem

Monte Selvagem Lavre Alentejo

O Monte Selvagem é um destino de qualidade para visitas de estudo, onde poderão observar vários animais, em semi-liberdade e em habitats naturalísticos, aprender mais sobre eles e sobre o ambiente. 

Aprender e descobrir são, aliás, as palavras-chave deste grande projecto que se pretende que seja tão educativo quanto divertido.

Consultem como funcionam as visitas educativas do Monte Selvagem

SEA LIFE Porto

Sea Life Porto

O SEA LIFE Porto é  um parque aquático com cerca de 30 tanques e 5600 criaturas marinhas, dividido por 12 zonas distintas, desde uma paisagem de água doce do Parque Nacional do Douro até ao Atlântico rumo aos mares tropicais, passando por apontamentos como os socalcos das encostas do Douro, a histórica Ponte D. Luís I, ou as tradicionais fachadas dos edifícios Ribeira.

Nunca a proteção dos Oceanos esteve tão em destaque! Garanta aos seus alunos uma experiência verdadeiramente inspiradora numa visita ao SEA LIFE Porto.

Consultem o programa educativo do SEA LIFE Porto.

EVOA

EVOA

O projeto EVOA surgiu em 2001, através de uma proposta da Aquaves – Associação de Conservação e Gestão de Ambientes Naturais, à Companhia das Lezírias, S.A. para a implementação de estruturas de Interpretação da Natureza na Ponta da Erva, Reserva Natural do Estuário do Tejo.

O EVOA está localizado numa paisagem única em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo e Lezíria de Vila Franca de Xira, a 35 km de Lisboa. No espaço circundante existem três lagoas de água doce que atraem diversas espécies de aves e proporcionam um excelente local para observar a biodiversidade envolvente.

Consultem o programa educativo do EVOA

Tapada Nacional de Mafra

Percursos Pedestres na Tapada de Mafra

A Tapada Nacional de Mafra disponibiliza um programa de visitas, onde  pode encontrar preços mais baixos, visitas de geologia, novos pacotes de atividades, fruto de novas parcerias; visita ao Palácio Nacional de Mafra e visita de circuito de comboio à Tapada, entre outros.

Consultem o programa educativo da Tapada Nacional de Mafra

Mata Nacional do Bussaco

mata-do-bussaco escolas

A Mata Nacional do Bussaco constitui um património de valor incalculável, único em Portugal e no Mundo, tratando-se de uma herança secular, incomparável, por reunir relevância histórica, religiosa, militar, natural, paisagística, arquitetónica, cultural e mesmo de identidade nacional.

Consultem o programa educativo da Mata Nacional do Bussaco.

Parque Biológico de Gaia

parque biológico de gaia

O Parque Biológico de Gaia é um refúgio de vida selvagem de características únicas, nos arredores da Cidade de Gaia, na Área Metropolitana do Porto.

Vivem nesta pequena reserva natural quase 2 mil espécies de seres vivos, que se podem observar à medida que decorre a visita ao Percurso de Descoberta da Natureza, com3 Km, ao longo de cerca de 35 hectares.

Consultem o programa educativo do Parque Biológico de Gaia


Visitas de Estudo – Parques Temáticos

Há opções muito interessantes para enriquecer a aprendizagem dos vossos alunos visitando parques temáticos – são espaços pensados para estimular a descoberta e aprendizagem, de forma lúdica, com ofertas variadas para as diferentes faixas etárias.

Casa Tinoni – Lisboa

Casa do Tinoni

Na “Casa do Tinoni”, cada criança aprende a identificar os riscos que corre no seu dia-a-dia e as regras mais ajustadas a cada situação.

No decorrer da atividade são abordados os seguintes temas: – Segurança na rua e em espaços públicos – Segurança em casa – Sismos e comportamentos de autoprotecção – Prevenção de incêndios e comportamentos de autoprotecção.

Saibam mais sobre os conteúdos trabalhados na Casa do Tinoni.

Hard Rock Cafe Lisboa

Já conhecem o programa educativo “Escola do Hard Rock” dedicado a escolas? Desde o ensino pré-escolar até universidades, os vossos alunos terão a oportunidade de conhecer a história do Hard rock e de aprender como o Rock ‘n’Roll mudou o mundo! As aulas poderão ser dadas em português ou em inglês.

Hard Rock Cafe Lisboa_Escola do Hard Rock_2019_

Cada aula, dada no caloroso ambiente do Hard Rock Cafe Lisboa, é uma viagem interativa de aproximadamente 2 horas. A aula inclui histórias, curiosidades acerca das estrelas de rock, vídeos de música, competições e acabará com uma autêntica refeição de estrela de rock!

Conheçam o Programa Educativo do Hard Rock Cafe Lisboa!

JumpYard – Lisboa

Jumpyard escolas e Campos de férias

Levem aos vossos alunos ao JumpYard Lisboa, um espaço cheio de adrenalina onde podem saltar e divertir-se para uma visita de estudo inesquecível!

Têm algo para todos, desde atividades mais calmas até aos grandes desafios. Levam a segurança a sério e os professores podem ter a certeza que a sua turma está em segurança e os monitores do JumpYard de Lisboa estão sempre disponíveis para ajudar e orientar os alunos.

Com mais de 12 actividades diferentes, nenhuma visita é igual, e há sempre algo novo para experimentar! Actividades super divertidas que todos podem fazer, enquanto o JumpYard Lisboa trata de toda a organização e garante que tudo corre na perfeição.

Descubram todas as atividades para Escolas, Campos de Férias e ATLs disponíveis no JumpYard de Lisboa.

KidZania

A KidZania é um parque temático, onde as crianças podem encontrar uma cidade construída à sua escala, podem “brincar aos adultos” num ambiente altamente realista. Podem escolher entre mais de 60 profissões diferentes, em réplicas dos estabelecimentos mais representativos de uma cidade real.

As atividades são desenhadas para serem simultaneamente divertidas e pedagógicas, com base no conceito de edutainment (educação + entretenimento). Os conteúdos acompanham os programas escolares e procuram ensinar às crianças valores e regras de cidadania, ajudando-as a viver de forma saudável em sociedade.

Conheçam o Programa Educativo da Kidzania

Portugal dos Pequenitos – Coimbra

Neste espaço desenvolvem-se diversas atividades lúdico-pedagógicas, designadamente, visitas, oficinas e projetos tomando por referência o património cultural do Portugal dos Pequenitos, em distintas áreas, nomeadamente, arquitetura, artes e meio-ambiente.

Conheçam o Programa Educativo do Portugal dos Pequenitos!

World of Discoveries – Porto

World of Discoveries é um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo desconhecido. Embarque à descoberta, na cidade onde nasceu o Infante D. Henrique, o homem que deu novos mundos ao mundo.

Conheçam o Programa Educativo do World of Discoveries!

Visitas de Estudo – Museus e Monumentos

Há imensas opções para enriquecer a aprendizagem dos vossos alunos, visitando Museus e Monumentos, por todo o país. Podem consultar abaixo as opções que reunimos no Norte, Centro e Sul do País.

Visitas de Estudo a Museus e Monumentos – Norte

Paços dos Duques de Bragança

paço dos duques de bragança

O Serviço Educativo tem como missão tornar o Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Miguel e o Paço dos Duques espaços abertos à comunidade, fazendo com que a descoberta do Património se torne um desafio cheio de aprendizagens!

Para tal, foi desenvolvido um conjunto de atividades pedagógicas e culturais direccionadas às várias faixas etárias, com um atendimento especializado.

Conheçam todas as possibilidades: há visitas de estudo, teatro de marionetas, oficinas, representações históricas e jogos!

Consultem aqui o Programa Educativo dos Paços do Duque.

Museu dos Transportes e Comunicações

Localizado na margem do rio Douro, junto à zona histórica da cidade do Porto, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, o Museu dos Transportes e Comunicações (MTC) ocupa o histórico edifício da Alfândega Nova do Porto, um dos mais emblemáticos imóveis da cidade.

Consultem aqui o Programa Educativo do Museu dos Transportes e Comunicações para este ano letivo.


Museu do Carro Eléctrico

O Museu do Carro Eléctrico assume como missão preservar, conservar e interpretar, em benefício do público, espécies e artefactos ilustrativos e representativos da história e desenvolvimento dos transportes públicos urbanos sobre carris da cidade do Porto.

Através da investigação e da exposição das suas coleções, da organização de exposições e programas de índole cultural, o Museu do Carro Eléctrico proporciona aos seus públicos a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto.

Museu do Carro Eléctrico – Alameda Basílio Teles, 51 | 4150 – 127 Porto | [email protected]


Museu da Marioneta do Porto

O Museu das Marionetas do Porto está pronto para receber os alunos!

museu das marionetas do porto programa educativo

Numa rua estreita, em pleno centro histórico, atravessar a porta do Museu, tem sido, para muitos visitantes, um encontro com a utopia. Podem fazer visitas livres, guiadas ou participar na oficina onde os participantes experimentam técnicas de manipulação base e pequenas construções cénicas.

Consultem aqui as visitas disponíveis ao Museu das Marionetas.


Fundação de Serralves

O Serviço Educativo toma como ponto de partida o património arquitetónico, museológico e natural do Museu de Arte Contemporânea e do Parque de Serralves, para a criação de relações de proximidade e cumplicidade com a comunidade. A sua programação propõe novas formas de participação cultural, na perspetiva de uma partilha de curiosidades, de conhecimentos e de afetos, em abordagens transversais às temáticas da arte, da arquitetura, do ambiente e da cidadania.

Os processos de trabalho desenvolvidos pelo Serviço Educativo, tanto na vertente artística como na vertente ambiental, são abertos e flexíveis, estimulam o pensamento, a criatividade e valorizam uma aprendizagem reflexiva, dialógica e potencialmente transformadora.

Através do seu programa educativo procura-se envolver diferentes públicos e contextos, estimulando a visita individual ou em grupo, bem como as parcerias com escolas, universidades, associações, grupos com necessidades especiais, entre outras instituições.

Consulte o programa educativo da Fundação Serralves.


Mosteiro de São Martinho de Tibães

Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de S. Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, situa-se na região norte de Portugal, a 6 kms a noroeste de Braga e promove visitas escolares.

Consulte o programa para escolas do Mosteiro de S. Martinho de Tibães.

Museu do Vinho do Porto

Museu do Vinho do Porto

Situado num armazém do séc. XVIII, dos Vinhos da Companhia Geral da Agricultura da Vinhas do Alto Douro, pretende assumir-se como centro de informação do Vinho do Porto, motivando os visitantes à descoberta da história comercial da cidade relacionando-a com o vinho de renome mundial.

Programa educativo do Museu do Vinho do Porto.

Museu de Alberto Sampaio

O Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, disponibiliza imensas atividades educativas para escolas. Das visitas às coleções às peças de teatro e aos ateliês, não faltam opções para entreter e ensinar os mais novos.

Conheça o programa para escolas do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães.


Museu Futebol Clube do Porto

Na prática diária da equipa deste Serviço Educativo, constroem-se diferentes dinâmicas de aproximação ao património do Museu.

Museu FC Porto

Visitas orientadas às exposições – exposição permanente e temporárias; visitas orientadas ao estádio; oficinas escolares; oficinas para famílias; oficinas em férias; programas desenvolvidos especificamente em colaboração com outras entidades.

Conheça o programa para escolas do Museu Futebol Clube do Porto.

Museu Nacional da Imprensa

Museu Nacional da Imprensa

O Serviço Educativo do Museu Nacional da Imprensa pretende ajudar os professores a tirar o maior partido de todas as potencialidades de um Museu-Vivo, qualquer que seja a disciplina que lecione.

Conheça o Programa Educativo da Museu Nacional da Imprensa. 



Visitas de Estudo a Museus e Monumentos – Centro

Programa Educativo do Museu Vista Alegre

O Serviço Educativo do Museu Vista Alegre tem como objetivo promover a acessibilidade e interpretação das coleções e património industrial da Vista Alegre.

Conheça as visitas para escolas no Museu Vista Alegre.


Museu de Santa Maria de Lamas

Ao longo do ano letivo, além do programa educativo permanente, o Museu promove atividades/visitas temáticas (complementadas ou não com oficinas), jogos pedagógicos e oficinas alusivas às quadras festivas (Carnaval, Páscoa e Natal).

Podem consultar o Programa Educativo do Museu de Santa Maria de Lamas.



Visitas de Estudo a Museus e Monumentos – Sul

Padrão dos Descobrimentos

padrao dos descobrimentos

Neste ano letivo o Padrão dos Descobrimentos propõe várias Visitas, Atividades Lúdico-Pedagógicas, Oficinas de escrita criativa, Exposições, Dias Temáticos e atividades nas escolas.

Podem consultar o Programa Educativo do Padrão dos Descobrimentos.


Gulbenkian – Descobrir

O Descobrir abre o ano letivo com uma programação educativa variada, com visitas de estudo e formação de professores.

As marcações têm início a 3 de outubro.

Conheça o programa educativo Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian


Fundação Portuguesa das Comunicações

A Fundação Portuguesa das Comunicações | Museu das Comunicações é uma Instituição dedicada ao vasto património das comunicações, com exposições de ciência e técnica e de arte, eventos e espaços de lazer únicos.

O Serviço Educativo do Museu das Comunicações desenvolve programas de ação pedagógica e percursos temáticos, em formato de atelier ou oficina, que pretendem estimular a interação com o objeto museológico e interpretação dos diversos núcleos expositivos, bem como estabelecer uma relação efetiva entre público e património.

Há imensas opções de atividades para todos os ciclos e também formação de professores.

Podem consultar o programa educativo do Museu das Comunicações.


Museu do Dinheiro

O Museu do Dinheiro, que fica na Baixa de Lisboa, é um local único que promove a aprendizagem e a cidadania ativa. Combinando um coleção histórica com interativos multimédia, permite entender a evolução da história através do dinheiro, na sua dimensão social e cultural. Afinal, explorar a história do dinheiro é uma maneira de entender a história do mundo!

Consultem aqui o Programa Educativo do Museu do Dinheiro.


MAAT

maat museu

O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia organiza visitas de estudo adaptadas aos vários graus de ensino e conteúdos curriculares. Disponibiliza também oficinas que promovem, nas áreas da eletricidade e da expressão plástica, a aprendizagem pela experimentação.

Consultem o Programa Educativo do MAAT.


Museu da Carris

A ação educativa do Museu da Carris é vocacionada e adaptada a públicos variados, crianças, jovens, escolas, famílias, adultos e públicos com necessidades específicas, e define como estratégia a realização de atividades pedagógicas, lúdicas e interativas que estimulem o pensamento, sensações e ideias, incentivando a participação e a releitura dos lugares e objetos, através de visitas orientadas, oficina e cursos.

Consultem aqui as visitas e oficinas do Museu da Carris.


Museu Arqueológico do Carmo

A programação do Serviço Educativo do Museu Arqueológico do Carmo para as escolas tem como objetivo estimular o conhecimento e a vivência do museu e da sua colecção através de um conjunto de actividades e visitas que conjugam a aprendizagem da História, da Arqueologia e das Artes.

Consultem aqui o Programa Educativo do Museu Arqueológico do Carmo.


Museu da Música Mecânica

O primeiro Museu de Música Mecânica em Portugal abriu em 2016 no concelho de Palmela, freguesia de Pinhal Novo. É um museu privado que tem como missão o estudo, preservação, valorização, divulgação e fruição de uma coleção particular representativa da música mecânica, desde o século XVIII até à primeira metade do séc. XX.

Consultem aqui as condições de visita do Museu da Música Mecânica


Museu Benfica – Cosme Damião

museu benfica cosme damião como visitar

O Museu Benfica – Cosme Damião acredita na educação como o pilar mais forte da cidadania ativa e no desporto como fomento de valores individuais e coletivos.

O projeto educativo do Museu Benfica abarca todos os alunos em idade escolar e chama a si professores e pedagogos como interlocutores fundamentais a uma aprendizagem frutífera.

Consultem o Programa Educativo do Museu Benfica – Cosme Damião


Museu Coleção Berardo

O serviço educativo do Museu Coleção Berardo pretende dar visibilidade ao pensamento que se encerra na obra de arte, descobrindo-o e aprofundando-o em diferentes níveis de conhecimento.
A programação é pensada para um público a partir dos 2 anos de idade, promovendo desde cedo o contacto com a arte, apostando assim no estímulo e incentivo às aprendizagens ao longo da vida, fundamentais na sociedade atual.

Conheça a oferta para escolas do Museu Coleção Berardo.





Centro Cultural de Belém

CCB Serviço Educativo

O Centro Cultural de Belém é gerido por uma Fundação que tem por objetivo a promoção da cultura, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, da arquitetura ao cinema. Destaca-se dentro da sua programação a oferta para escolas da Fábrica das Artes e da Garagem Sul, incluindo o  Festival Big Bang.

Podem consultar a programação para escolas da Fundação Centro Cultural de Belém e saber mais sobre a atividade da Fábrica das Artes.


Museu do Oriente – Alcântara, Lisboa

Museu do Oriente

O Serviço Educativo do Museu do Oriente é um local de encontro com as diversas culturas orientais. Deste modo, quer reflectir sobre os olhares, entendimentos e interacções entre a cultura ocidental e oriental ao longo da história, de modo a contribuir para a aceitação da diferença.

Consulte mais informação sobre o Programa Educativo do Museu do Oriente.


Bairro dos Museus – Cascais

bairro dos museus atividades

O Bairro dos Museus, em Cascais, integra diversos equipamentos culturais que mantêm a sua identidade e representam a memória, a tradição e o património.

A Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I anunciam a inauguração do Bairro dos Museus. Este novo conceito – Bairro dos Museus -, que também é um perímetro físico alargado, distingue-se por uma forte componente de inovação e de coerência cultural, tendo sido concebido para facilitar uma melhor experiência por ser um perímetro geográfico.

As características inovadoras do Bairro dos Museus vão ao encontro de um consumidor de cultura mais exigente e ávido de alargar o âmbito das suas experiências, o que, em termos objetivos, significa, desde logo, um melhor serviço prestado a quem visita os equipamentos culturais integrados no referido perímetro.

Podem consultar o Programa Educativo do Bairro dos Museus. 


Museu do Fado

Inteiramente consagrado ao universo da canção urbana de Lisboa, o Museu do Fado, celebra o valor excepcional do Fado como símbolo identificador da Cidade de Lisboa, o seu enraizamento profundo na tradição e história cultural do País, o seu papel na afirmação da identidade cultural e a sua importância como fonte de inspiração e de troca inter cultural entre povos e comunidades.

Conheça as visitas guiadas,visitas com atividades e oficinas pedagógicas do Museu do Fado.


Museu Nacional de Etnologia

Museu Nacional de Etnologia – Wikipédia, a enciclopédia livre

É muito importante orientar as crianças para para uma educação na multiculturalidade. No Museu Nacional de Etnologia podem percorrer reservas visitáveis referentes à Amazónia, Angola, Mali e à vida rural portuguesa.

Conheça as atividades do serviço educativo do Museu Nacional de Etnologia.


Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

O Serviço Educativo do Castelo oferece um leque variado de atividades que pretendem ir ao encontro das diferentes leituras que o monumento possibilita.

Adaptando-se às necessidades de cada pessoa, grupo ou capítulo, para despertar a curiosidade e contribuir para a construção de identidades cívicas, conscientes e inclusivas.

Conheçam os programas para escolas do Castelo de São Jorge.



Casa – Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Casa - Museu Dr. Anastácio Gonçalves

O Serviço Educativo da CMAG realiza visitas orientadas e ateliers de expressão artística, para diversos tipos de público. É seu objectivo promover experiências gratificantes de aprendizagem, para todas as faixas etárias e num âmbito de educação não formal.

Conheçam as atividades para escolas da Casa – Museu Dr. Anastácio Gonçalves


Museu da Marioneta

A marioneta e a máscara ganham vida quando integradas em histórias e imaginários coletivos, foram ambas concebidas para atuar para o público.

No Museu da Marioneta, o Serviço Educativo tem a desafiante responsabilidade de dar vida às peças da coleção e partilhar o conhecimento sobre as suas histórias e universos.

O Museu da Marioneta tem propostas para todas as faixas etárias e ciclos de ensino: em visitas participativas, jogos, oficinas e projetos de continuidade, com escolas e outros grupos, construímos importantes elos entre educação formal e não formal. 

Conheça a oferta do Museu da Marioneta para o ano letivo 2022/2023 na brochura do Serviço Educativo.

Hippotrip

HIPPOTrip para Escolas

Diversão, riso e aventura… tudo embrulhado na experiência do passeio turístico mais singular de Lisboa que vai divertir os alunos!

Podem consultar tudo em HIPPOtrip para Escolas – explore Lisboa por terra e rio com os seus alunos!


COOLture Tours

As visitas de estudo organizadas pela COOLture Tours abrangem crianças entre os 4 e os 12 anos e prometem tornar as típicas e aborrecidas visitas de estudo a Museus num momento de diversão e interação únicas!

coolture tours

As visitas de estudo organizadas pela COOLture Tours abrangem crianças entre os 4 e os 12 anos e prometem tornar as típicas e aborrecidas visitas de estudo a Museus num momento de diversão e interação únicas!

A COOLture Tours organiza visitas ao Museu Nacional dos Coches, ao Palácio Nacional da Ajuda, ao Museu do Ar e à Zona Histórica de Belém.

Conheça as atividades da COOLture tours.

6 comentários em “Visitas de Estudo 2022/2023: opções para todos os gostos

  1. Alexandra Lopes Dos Santos Novembro 17, 2018

    Bom dia,
    Vocês organizam fins de semana para alunos do ensino básico?
    Obrigada desde já,
    Alexandra Santos

    1. Filipa Lopes - Equipa Pumpkin Novembro 19, 2018

      Olá, Alexandra! A Pumpkin não organiza visitas de estudo, apenas divulga os serviços de outros. Para saber mais informações terá que entrar em contato com as entidades nossas parceiras! Bons passeios. 🙂

  2. Luísa Rodrigues Outubro 6, 2021

    Boa tarde,

    No seguimento da leitura “O Ciclo do Leite” a duas turmas do 1.º ano, gostaríamos, este ano, de levar os alunos a visitarem uma exploração pecuária/vacaria, de forma a poderem contactar diretamente com esta realidade. Este local teria que ter um serviço educativo de forma a que os alunos possam ter um acompanhamento a todos os processos. Somos de Lisboa, mas estamos dispostos a uma deslocação em autocarro.
    Conhecem algum local assim?
    Obrigada pela vossa atenção!

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Outubro 8, 2021

      Olá, Luísa.

      Recomendamos que espreite o nosso artigo sobre Quintas Pedagógicas e que entre em contacto com as várias opções existentes em Lisboa. Decerto saberão como acompanhá-los da melhor forma!

      Beijinhos abobrinhas 🙂

  3. Vera Rocha Novembro 22, 2021

    Boa tarde ,a escola da minha filha está a pensar ir fazer a visita ao centro de ciência viva em Bragança ,8-°Ano pareceu muito interessante.
    Provavelmente teremos que pensar noutra atividade complementar, de modo a justificar a viagem. O que sugerem ?
    Somos de Paredes.Se tiver propostas nesse sentido, envie, pf.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Novembro 23, 2021

      Olá, Vera.

      Que bom! Espreite o nosso artigo sobre O que Visitar em Bragança com Crianças, temos muitas sugestões giras. Para uma visita escolar, o Castelo de Bragança ou um dos vários parques parecem-nos boas opções.

      Beijinhos abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<