Bebés > Alimentação do bebé > Amamentação

Soutien de Amamentação: como escolher e quais os modelos

soutien de amamentação - capa

Com a gravidez, a barriga e os seios crescem. É importante usar um soutien confortável e adequado desde a fase da gravidez e depois escolher um soutien de amamentação. Não sabe como fazê-lo? Nós damos-lhe umas dicas!

Com a gravidez, não é apenas a barriga que cresce. Também os seios sofrem uma mudança, aumentando o seu tamanho, de forma a alojar o primeiro alimento da criança: o leite materno. Assim sendo, pode ser necessário utilizar um soutien com um maior suporte e mais confortável ainda nesta etapa pré-nascimento.

Contudo, a maior transformação dá-se com o nascimento da criança – nessa fase o aumento dos seios torna-se mais visível. É, portanto, a altura de comprar uns soutiens de amamentação.

Soutien de amamentação

O período da amamentação pode trazer muitos desafios à recém-mamã, sendo muito importante que tenha reduza essas dificuldades ao máximo. O soutien de amamentação tem o propósito de a ajudar nessa exigente tarefa, facilitando o processo de amamentação.

Como escolher um soutien para as várias fases do dia

É muito difícil saber quais as alterações que o peito vai sofrer ao longo da gravidez, visto que o corpo de cada mulher é único e se altera de forma diferente: existem mães que aumentam apenas um tamanho de copa, enquanto outras aumentam três ou mais tamanhos. Por esse motivo, é essencial usar soutiens e tops que se adaptem às mudanças do seu corpo e lhe proporcionem uma experiência confortável.

Durante o dia, a melhor opção é um soutien de suporte sem aros e sem costuras. Este é o tipo de soutien que pode começar a utilizar ainda na gravidez, assim que os outros deixarem de lhe servir.

soutien de amamentação - para a gravidez

Foto: La Redoute

Quando se iniciar na aventura do mundo novo da amamentação, é aconselhável usar soutiens com copas que baixem totalmente – o que lhe irá permitir amamentar o seu bebé mais facilmente, sem ter que se preocupar em ter que segurar o bebé enquanto tira o soutien, por exemplo.

Já à noite, deve vestir um soutien confortável, respirável e que mantenha os protetores de seio no lugar, evitando assim as “fugas de leite”.

O que deve ter em conta na compra de um soutien de amamentação

  • Deve ser prático – a copa pode ser aberta com uma só mão, facilitando a amamentação;
  • Deve ser de microfibra suave e elástica, envolvendo delicadamente os seios o que proporciona um maior conforto à mamã;
  • Deve ter alças largas e ajustáveis para reduzir a carga dos seios nos ombros;
  • Deve ter um suporte lateral alto, de forma a fornecer o máximo suporte e conforto possível;
  • Deve ter vários ganchos ajustáveis para ajustar o soutien ao tamanho e peso dos seios.

Que tamanho de soutien de amamentação devo comprar?

soutien amamentação
Soutien de amamentação em microfibra respirável e algodão. Foto: Espaço Mamãs

O primeiro passo para encontrar o soutien adequado nesta fase passa por, primeiramente, tirar bem as medidas do seu peito (em primeiro lugar, na zona do perímetro máximo do seu corpo e, depois, na linha imediatamente abaixo dos seios).

Como cada mulher é diferente, a medição é extremamente importante para encontrar o soutien perfeito. Posteriormente, na segunda fase do processo de escolha, deve experimentar o soutien para se assegurar de que escolheu o tamanho certo e testar as suas diferentes características, como os que mencionámos acima – os ganchos, as copas e a facilidade com que baixam para que possa amamentar sem problemas, as molas do soutien, o material (respirável e de microfibra), a forma, o suporte, entre outras.

Para verificar se o soutien é de fácil utilização, aconselhamo-la a soltar as molas das alças apenas com uma mão, porque vai precisar de as abrir e fechar regularmente apenas com uma mão, enquanto segura no bebé com a outra.

Resumindo

É muito importante procurar bem o que existe no mercado, porque hoje em dia existem muitas opções de soutiens de amamentação: diferentes modelos, desde os mais simples aos mais ousados e de preços variados. Investigue, veja e experimente, e não se esqueça:

Não há nada como testá-lo para ver como se sente e se é, realmente, confortável – a palavra-chave para uma boa escolha.

Dicas:

  • Veja como a almofada de amamentação pode ajudar neste nova tarefa, quais as posições e os seus benefícios tanto para a mulher, quanto para o bebé;

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *