Como conservar o leite materno? Saiba tudo AQUI! - Pumpkin.pt

Como conservar o leite materno?

conservar o leite materno

Muitas vezes a mulher produz leite a mais do que aquele que o bebé inicialmente precisa. Saiba como conservar o seu leite assim que o tira.

Pouco antes do parto, a grávida começa a sentir transformações no seu corpo que o preparam para a grande mudança que aí vem. O aumento dos seios é um desses sinais de mudança da fase pré-parto. É, no entanto, quando o bebé nasce que se dá a transformação total.

No que respeita à amamentação, os seios começam por produzir o colostro, que se transforma em leite maduro por volta das 4 semanas de idade. Nesta fase, muitas mulheres produzem uma grande quantidade de leite, fruto da adaptação do bebé à nova realidade e que irá continuar a acontecer até que ele consiga estabelecer uma rotina alimentar.

Portanto, na maioria das vezes, o leite materno produzido é bastante superior (em quantidade) àquele que o bebé precisa. Isto porque o bebé ainda não tem horários para mamar, fazendo-o em horários irregulares e porque o próprio choro faz o corpo da mulher reagir, produzindo mais leite.

Quando isso acontece, pode ser necessário retirar o excesso de leite manualmente ou com uma bombinha de leite para que os seios não fiquem demasiado cheios. Após a extração do leite, podem conservá-lo para dar ao bebé mais tarde ou até doar a um banco de leite.

Como conservar o leite materno:

Quando tirar o leite?

De acordo com a pediatra Beatriz Beltrame, o leite deve ser extraído depois do bebé acabar de mamar “e, no mínimo, 1 mês antes da mãe voltar ao trabalho, visto que serve para que o organismo produza progressivamente mais leite do que aquele que o bebé se acostumou a mamar”.

Onde o guardar?

O leite deve ser guardado no frigorífico, no congelador ou na arca congeladora. No entanto, antes de ser extraído deve anotar a data e a hora num saco de congelação para o efeito ou num frasco de vidro previamente esterilizados.

Antes de iniciar o processo de extração, é importante anotar a data e a hora em que o leite foi retirado – para controlar depois se ainda o pode reutilizar.

Após a retirada, deve fechar o saco ou o frasco e colocá-lo numa bacia fria com algumas pedras de gelo durante cerca de 2 minutos para que arrefeça e não seja contaminado por bactérias, estragando o leite. Depois é só guardá-lo no frigorifico, congelador ou arca congeladora.

Durante quanto tempo pode conservar o leite materno?

O tempo de conservação do leite materno depende do local onde é guardado:

  • À temperatura ambiente, o leite está bom para ser consumido no período máximo de 40 minutos. Contudo, se o bebé for prematuro não é recomendado conservar o leite à temperatura ambiente;
  • Se o colocar no frigorífico, o leite deve ser utilizado até 48 horas, mas no caso de ter um bebé prematuro o tempo diminui para 24 horas;
  • Não é recomendado que coloque o leite num congelador embutido no frigorífico, porque cada vez que abre a porta do frigorífico, a temperatura altera-se, não garantindo assim a sua preservação;
  • Caso o conserve num congelador que tenha uma porta separada do frigorífico, pode ser utilizado até 3 meses depois;
  • Se puser numa arca congeladora com uma temperatura de -20ºC, o leite pode ser ingerido até 12 meses depois da sua conservação.

Recomendações importantes:

  • Não voltar a congelar o leite materno que esteve a temperatura ambiente por mais de 30 minutos;
  • Não congelar as sobras do leite do biberão. Mas, se o biberão não tiver sido usado ou se esteve no frigorífico menos de 48 horas, pode congelá-lo.

Descongelar o leite materno

conservar o leite materno

Para descongelar o leite materno deve:

  • Retirar o leite da arca congeladora ou do congelador algumas horas antes de o utilizar, deixando-o a descongelar lentamente;
  • Colocar o saco ou frasco que tem o leite numa bacia com água morna.

Como saber se o leite está a uma boa temperatura?

Para saber a temperatura do leite, é aconselhável coloca umas gotinhas de leite no dorso da mão. Se sentir que está muito quente na sua mãe, não o dê: deixe arrefecer um pouco ao natural.

Se sentir que está morno, dê umas gotinhas e veja como reage o bebé.

​​​O leite congelado não deve ser aquecido no fogão ou no microondas, porque pode ficar muito quente. O ideal é que descongele e seja aquecido em banho-maria.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *