Menu
Bebés > Alimentação do bebé > Amamentação

Bombinha de leite: como usar e que cuidados deve ter

bombinha de leite - capa

Foto: Avent Store

Muitas vezes, a mulher produz muito leite e para evitar problemas tem que o tirar. Para isso, usa uma bombinha de leite manual ou elétrica. Explicamos como no artigo!

O leite produzido pela mulher pode ser muito inconstante ao longo das primeiras semanas, uma vez que o leite muda de colostro (1º leite que a mãe produz e que é essencialmente rico em água e gordura) para leite maduro (leite mais espesso e com o propósito de dar ao bebé os nutrientes necessários quando completa cerca de 4 semanas de vida), havendo ainda pelo meio a subida do leite. Entre essas alterações, também a produção de leite se altera e, na fase de transição de leite, a mulher produz, muitas vezes, demasiado leite. Para evitar futuros problemas tem que o tirar. Para isso, usa uma bombinha de leite manual ou elétrica.

Bombinhas de leite materno

Tipos

  • Bombinha de leite manual

bombinha de leite - bombinha manual2

Foto: Wallmart

Com a bombinha manual, é a mulher que aciona uma alavanca, num dos seios, para tirar o leite.

Vantagens: É barata, simples e fácil de transportar; é a mulher que controla a força da sucção; não precisa que haja fichas ou pilhas; é silenciosa.

Desvantagens: Demora mais tempo a tirar o leite; algumas mulheres não se habituam ao método de funcionamento da bomba; não é uma boa opção para quem tem dores nas mãos.

Atenção: não use bombinhas com um êmbolo de borracha (aquelas que parecem uma buzina de bicicleta), porque a borracha propicia uma maior probabilidade de infeções e bactérias.

  • Bombinha de leite elétrica ou a pilhas

bombinha de leite - elétrica

Foto: Medela

A bombinha simples elétrica ou a pilha/bateria é similar à bomba manual, mas nesta não tem que puxar a alavanca.

VantagensÉ leve, fácil de carregar e mais barata do que as elétricas profissionais.

DesvantagensA rapidez para tirar o leite é comparável à das bombinhas manuais. A elétrica exige que haja uma tomada, e que a que é a pilhas implica uma troca ou recarga frequente. Embora seja mais barata que as bombinhas duplas ou profissionais elétricas é mais cara que a manual. Nesta, a sucção não é controlada pela mãe, apesar de haver alguns modelos com diferentes níveis para poder regular.

  • Bombinha de leite elétrica dupla

bombinha de leite - elétrica dupla

Foto: Avent

É uma bomba elétrica que consegue extrair leite dos dois peitos ao mesmo tempo, mas custa caro no Brasil. Alguns tipos dessas bombinhas podem ser alugados nas grandes cidades.

Vantagens: É rápida, confortável e muito eficiente. Em alguns casos imita o padrão de sucção do bebê, num sistema inteligente. Não cansa as mãos.

Desvantagens: Custo alto (o aluguel pode ser uma opção). Exige tomada ou que a bateria seja carregada. Não é muito pequena, mas costuma vir numa mochila.

Objetivos da Bombinha de Leite:

  • Continuar a dar leite materno, mesmo quando a mãe já se encontra a trabalhar;
  • Aumentar a produção de leite – quando mais as mamas forem estimuladas, mais leite produzem;
  • Ajudar na amamentação das mães que têm mamilos invertidos – o uso da bomba de tirar leite ajuda a revertera situação;
  • Manter a produção de leite caso os bebés estejam internados ou tenham nascido prematuramente no caso de bebés prematuros que demoram um tempinho para mamar no peito;
  • Para dar um alívio e facilitar a cicatrização no caso de mamilos machucados;
  • Para que alguém possa dar o leite para o bebé quando a mãe tem algum compromisso, ou enquanto ela dorme mais um pouco ou dá uma saidinha para espairecer e mudar de ares.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *