Descubra o que é a concha da amamentação, como deve ser utilizada e quais os seus benefícios
Se entre uma mamada e outra os seus seios libertam tanto leite que os discos de amamentação não são suficiente para travá-lo, talvez esteja na altura de adquirir uma concha de amamentação.
Se estiver com fissuras ou uma mastite, este objeto pode ajudá-la também.
O que é a concha de amamentação?
A concha de amamentação é um objeto usado por baixo do soutien, cujo objetivo é ter um local para acumular o leite caso esteja a produzir demasiado e, além disso, ajudar a aliviar as dores que algumas mães sentem durante o processo inicial da amamentação.
A sua composição é, na maioria das vezes, de silicone, o que permite uma boa adaptação ao seio da mãe, fazendo a mãe sentir-se confortável. Também conhecida por coletor de leite materno, a concha de amamentação é fácil de esvaziar devido ao reservatório incorporado.
Mas, além destas funções, a concha de amamentação pode ainda ser utilizada durante a gravidez para inverter o mamilo invertido, ajudando a preparar os seios da mulher para a amamentação.
Como usar a concha de amamentação?
Como já mencionámos, a concha de amamentação foi especialmente concebida para ser usada discretamente, sendo colocada sobre o seio da mulher e usada por baixo do soutien.
Quando utilizar?
De acordo com o que a psicóloga perinatal e consultora em amamentação Bianca Balassiano explicou ao site Bebe Mamãe, as conchas não são normalmente recomendadas pelos especialistas.
“As mulheres são orientadas a utilizá-las quando os mamilos estão invertidos [virados para dentro] ou quando mamilo está com fissuras ou inflamado, a fim de promover a proteção do seio da mulher”. A especialista explica que, ainda assim, o seu uso não deve ser frequente.
Benefícios da concha de amamentação
- Quando tem o mamilo invertido, a concha de amamentação ajuda a “formar” o bico do peito, o que facilita uma boa pega do bebé e, consequentemente, a amamentação;
- O leite que sai fica alojado dentro da concha de amamentação, evitando assim o desconforto da mulher no caso de molhar a sua roupa;
- Devido ao seu reservatório de leite, é fácil de esvaziar o leite materno que nele ficou acumulado;
- Auxilia na prevenção de fissuras e contribui para a cicatrização mais rápida dos mamilos, uma vez que acumula o leite num depósito à parte;
- As suas membranas de silicone permitem com que se ajustem facilmente à forma do seio da mulher e fornecem o conforto necessário para ser usado durante longos períodos de tempo [algumas horas];
- Evita o contacto com o sutiã;
- Mantém os seios arejados;
- É higiénico e esterilizável.
Também vos pode interessar:
- Baby Led Weaning: o que é e como introduzir?
- Introdução Alimentar: quando pode o bebé começar a comer?
- Amamentação: tudo o que precisa de saber
- Mastite: o que é, como evitar e tratar
Este artigo foi útil para si?