Baby Led Weaning: o que é e como introduzir? - Pumpkin.pt

Baby Led Weaning: o que é e como introduzir?

baby led weaning

As famílias que introduzem a alimentação complementar através do método Baby Led Weaning veem o seu dia-a-dia facilitado!

As famílias que introduzem a alimentação BLW não precisam cozinhar refeições específicas para o bebé, não precisam “perder” tempo a alimentar o bebé antes de se poderem sentar à mesa e comer também, não precisam levar comida à parte sempre que saem de casa ou escolher locais que permitam aquecer a comida do bebé, por exemplo.

Por vezes, os pais poderão evitar fazer refeições fora de casa com receio da bagunça, do desperdício e do que as outras pessoas poderão pensar.

O principal conselho de Marília Pereira, Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia do Centro Pré e Pós Parto e autora do blog O Bebé Sabe®, vai no sentido de descontraírem e agirem com naturalidade.

O que é o Baby Led Weaning?

BLW são as iniciais de Baby-Led Weaning, que em português significa uma “alimentação guiada pelo bebé”. Esta é uma abordagem utilizada na fase da introdução alimentar do bebé, que vai dos 6 meses aos 2 anos de idade.

Segundo o “No Colo da Mãe”, a ideia principal é incluir o bebé na alimentação da família e ter o bebé à mesa a partilhar um momento que é tão importante nas nossas vidas. O bebé passa a comer o mesmo do resto da família e a ideia é deixá-lo explorar livremente os alimentos.

Em casa é preocupante, mas de fácil gestão, ainda assim – basta os pais estarem disponíveis para limpar e lidar com a ideia de que haverá muita roupa suja para lavar. E na rua?

Existem alguns factores a ter em conta que facilitarão as refeições em restaurantes:

– Optar por um restaurante habitual, cujo dono já seja vosso conhecido ou, pelo contrário, um restaurante onde ninguém vos conheça;

– Optar por pratos relativamente simples (sem molhos) para minimizar a sujidade;

– Levar um saco de lixo tamanho XXL para colocar debaixo da cadeirinha da refeição – permite apanhar alguns alimentos que foram para o chão e que podem voltar ao tabuleiro (para evitar o desperdício) e no final é só enrolar e deitar fora.

Se apesar de tudo persistir alguma bagunça, no final, não esquecer de pedir desculpa e prometer que da próxima vez será melhor!

– Pode prescindir da protecção no chão e no final da refeição apanhar os alimentos que caíram, com um guardanapo. Regra geral, o empregado vai aparecer e dizer-lhe que não precisa fazer isso, mas fica sempre bem e não custa nada;

– Respirar fundo, descontrair e apreciar a companhia e a refeição;

– Atenção aos menus infantis! Regra geral, é sempre melhor opção escolher um prato que dê para si e para o seu bebé.

Por norma, os menus infantis são muito pouco interessantes a nível nutricional (habitualmente carregados de fritos). Se achar que o prato que quer pedir não se adequa a um bebé/criança, pode sempre optar por bife/hamburguer ou posta de peixe grelhado acompanhado de legumes cozidos ou assados;

– Se optar por ir a um restaurante muito específico, que suspeite não ter grandes alternativas para o bebé (marisqueira, restaurante japonês) deverá, sempre que possível, levar comida de casa.

Se a refeição fora de casa for em casa de familiares ou amigos todo o processo será facilitado (em princípio!) e, no final, sinta-se à vontade para pedir a vassoura, pá e esfregona.

É sempre um bom momento para conversar sobre os benefícios do BLW.

Acima de tudo encarem o BLW com naturalidade, assim quem vos rodeia fará o mesmo. E lembrem-se, somos cada vez mais famílias a utilizar este método.

Da próxima vez que olharem para o lado, na mesa do restaurante, está um bebé a agir de forma igual ao vosso!

Livros sobre Baby Led Weaning

Se procuram mais informação sobre o método BLW podem encontrar explicações detalhadas, benefícios, receitas e métodos nos seguintes livros:

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *