Se está a ter dificuldades ou se tem algumas dúvidas em relação à amamentação, existem várias associações ou entidades a que pode recorrer.
Durante a amamentação surgem várias questões, dúvidas e receios.
Por esse motivo, não há nada melhor do que procurar ajuda especializada em locais próprios para o efeito e que dão apoio à amamentação.
Espreitem onde podem buscar ajuda:
1. SOS Amamentação
A SOS Amamentação é uma associação sem fins lucrativos criada em 2003, mas que funciona como linha telefónica de apoio desde 1998. Esta é a liga para a qual pode ligar quando estão a sentir mais dificuldades ou têm dúvidas sobre a amamentação.
Para entrar em contacto basta ligar, nos dias úteis e entre as 10 e as 18h, para o número 213 880 915 ou enviar um email para [email protected].
2. La Leche League
La Leche League Internacional é a organização mais antiga do mundo de apoio à amamentação. Começou por ser um grupo de sete mães que se reuniam e que acabaram por atrair mais mães, formando cada vez mais um grupo maior.
O objetivo passava pela troca de experiências da maternidade e, especialmente, da amamentação. Com o tempo perceberam que deviam ter uma moderadora para ajudar a mediar o debate.
Cristina Leite Pincho, autora do livro “Amamentar: A escolha natural para o seu bebé” e uma dessas moderadoras da Liga La Leche Portugal, explica que este tipo de convívios é muito importante para as mulheres, uma vez que as obriga a saírem de casa e a estarem juntas com outras mães, onde debatem questões e tiram dúvidas.
Em Portugal, explica Cristina, não há muitos grupos desta associação, porque não existem muitas moderadoras. No entanto, normalmente as datas destes convívios de mães e os seus espaços são publicados online na página oficial do Facebook da Liga La Leche Portugal.
3. Cantinhos de Amamentação
Os Cantinhos de Amamentação são espaços nos quais pode contar a ajuda de uma enfermeira com formação específica em aleitamento materno que está ao dispor das mães que estão em apuros.
Existem vários espalhados pelo país de norte a sul, nos centros de saúde ou nas maternidades ou em locais específicos, como na sede da Associação Ajuda de Mãe, por exemplo.
4. Rede Amamenta
A Rede Amamenta tem como grande objetivo disponibilizar informação e apoio para facilitar a gravidez, parto, pós-parto e, particularmente, a amamentação.
Com polos por todo o país, estão disponíveis para ajudar as famílias que se identificam com os seus valores e procuram o seu apoio.
5. Rede Portuguesa de Doulas
A Rede Portuguesa de Doulas é um grupo de pessoas muito especiais que pretendem levar a cada gestante/casal um apoio baseado em evidências científicas, sempre que possível, mas também apoio emocional diferenciado, de modo a que todxs possam ter a experiência de parentalidade mais segura e satisfatória possível.
6. Vamos Dar de Mamar
Esta inciativa tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, não só através do contacto com as famílias, como também com os profissionais que estão direta ou indiretamente implicados no processo.
Dessa forma, o Vamos Dar de Mamar “pretende aumentar o número de mulheres que pratica o aleitamento materno durante o primeiro mês de vida, tendo em vista a sua exclusividade até aos 6 meses de idade”.
A sua atividade assenta ainda na constante formação de profissionais de saúde da área, de forma a incitar comportamentos que reflitam boas práticas no que respeita à amamentação.
Composta por uma equipa de conselheiras, profissionais da área da saúde, estudantes ou estagiários e voluntários com formação na área da amamentação, o projeto Vamos Dar de Mamar tem especialistas à sua disposição para:
- ouvir e dar informação;
- apoiar as mães e encaminhá-las para o médico, caso necessário;
- promover a autoconfiança da mãe;
- ajudar a resolver questões que surgem no decorrer da amamentação.
Para além de ajudar as mães via telefónica, este projeto dá também apoio domiciliar.
As conselheiras deslocam-se a casa das parturientes que se veem com dificuldades na pega, na extração e recolha de leite ou que tenham fissuras, mastites, entre outros problemas que não são passíveis de ser resolvidos através de um contacto telefónico.
E, além disso, a equipa assistente pode ainda recorrer a bancos de dados de medicação caso seja necessário informar a mãe sobre alguma medicação que seja necessária administrar.
7. Cam’s de Portugal
O projeto Cam’s de Portugal nasceu da necessidade de criar uma base de dados, com todos os contactos de CAM’s, IBCLC’S (sigla para a nomenclatura International Board Certified Lactation Consultant), e organizações cujo propósito se direciona para o ajuda da tarefa de amamentar.
Foi criado por Liliana Rajão, Conselheira em Aleitamento Materno (CAM), em 2016. Liliana dedica-se, atualmente, inteiramente ao apoio a mães com problemas na amamentação, fazendo acompanhamentos diários, seja pessoalmente, seja por telefone, ou pela internet.
Sob o mote “Queremos chegar até si, apoiar, compreender, ouvir, ajudar”, o principal objetivo desta organização é facilitar o acesso aos contactos de especialistas de Portugal, a partir da localização atual da mulher que necessita de ajuda. Porém, tem ainda um objetivo secundário – o de divulgar artigos, estudos, textos e vídeos sobre as boas práticas de amamentação, contribuindo assim para a desmistificação de mitos.
Assumem-se como um “projecto dedicado ao Amor, à Mente, e à Amamentação”.
Para mais informações: visite o site CAM’S de Portugal.
8. LactApp
É através de um algoritmo de inteligência artificial que a LactApp consegue apoiar mães, de forma automática e personalizada, respondendo a questões, acompanhando a amamentação – como a pega, os horários e a sua duração – analisando a evolução de tamanho e peso, e até as fraldas sujas.
Para além deste aconselhamento, é possível encontrar dicas práticas sobre gravidez, sono e picos de crescimento.
A LactApp é uma ferramenta complementar de apoio permanente, essencial para as mães de 1.ª viagem, disponibilizando artigos e posts de blogs, que irão ajudá-las a tomarem algumas decisões.
Dispõe de uma área privada, onde é possível registar-se as principais informações, nomeadamente os horários em o bebé foi amamentado e os períodos em que o mesmo esteve a dormir.
A LactApp, que conta com mais de 500 mil utilizadores em todo o mundo, o que corresponde a 100 mil consultas por semana, está disponível na APP Store e Google Play em português.
É ainda importante mencionar que o uso da almofada de amamentação também pode ajudar bastante a tarefa de amamentar. Experimente e veja as nossas dicas.
Também vos pode interessar:
- Baby Led Weaning: o que é e como introduzir?
- Introdução Alimentar: quando pode o bebé começar a comer?
- Amamentação: tudo o que precisa de saber
- Mastite: o que é, como evitar e tratar
Este artigo foi útil para si?