Bebés > Alimentação do bebé > Amamentação

Alimentação na amamentação: o que comer e evitar quando está a amamentar

alimentação na amamentação

Um médico pediatra explica à Pumpkin qual deve ser o tipo de alimentação na amamentação.

Qual a alimentação na amamentação é a mais adequada para um crescimento saudável do bebé? Neste artigo o Dr. Armando Fernandes – especialista em Pediatria do Desenvolvimento no Centro Pediátrico de Telheiras esclarece todas as dúvidas.

Primeiramente, há que compreender quais os tipos de leite materno que a mãe produz e qual a sua importância para o desenvolvimento da criança.

O colostro (primeiro leite que a mãe produz para alimentar o seu bebé) vai-se transformando progressivamente em leite de transição, sendo esse o leite que perdurará até perto do décimo dia após o parto. Nesta fase de transição, o leite possui características intermédias entre o colostro e o leite maduro. Mesmo que a mãe ache que ainda não tem leite, é muito importante que, assim que o bebé nasça, se coloque o bebé no peito, uma vez que a sucção facilita a produção de leite.

O leite materno é o mais digerível e rico a nível biológico, porque contém todas as substâncias necessárias para um bom crescimento do bebé. Por exemplo, o ferro é acompanhado de lactoferrina, uma proteína que facilita a absorção, fazendo com que o bebé alimentado com leite materno tenha menos possibilidades de vir a sofrer de anemia.

Os anticorpos presentes no leite materno são indispensáveis e insubstituíveis. Têm uma ação de proteção geral contra os micro-organismos patogénicos (que provocam doenças), protegendo a criança dos germes que causam as infeções intestinais (gastroenterites).

Alimentação na amamentação

Amamentar o seu bebé possui muitas vantagens, mas para que a mãe suporte este esforço, deverá estar nas condições físicas e psicológicas adequadas, precisando então da ajuda de quem estiver ao pé dela.

No início desta jornada, o descanso é indispensável, já que a mãe dedica uma boa parte do seu tempo a alimentar o bebé. Mas, também é fundamental que a mãe também tenha uma alimentação completa e equilibrada!

O que deve comer

alimentação na amamentação

Deve optar por alimentos ricos em proteínas animais e ferro, tais como:

  • a carne, o peixe e os ovos;
  • o leite (0,5-1 l/dia), os iogurtes e os queijos ricos em proteínas animais e com uma quantidade elevada de cálcio;
  • a fruta fresca e as verduras, de preferência cruas, para obter as quantidades necessárias de vitaminas e sais minerais.

O que evitar

alimentação na amamentaçãoDeve evitar os alimentos que podem alterar o sabor do leite, tais como:

  • alho;
  • cebola;
  • couves;
  • espargos;
  • pimentos;
  • fritos;
  • moluscos;
  • e substâncias que podem ser nocivas à saúde do recém-nascido como o chá, o café e as bebidas alcoólicas.

Além disso, as mães fumadoras devem parar de fumar. Além disso, deve ingerir muitos líquidos (deve beber um copo de água sempre que se tenha sede, especialmente após cada mamada para repor os líquidos que vão no leite materno).

Dicas:

  • No entanto, podem surgir vários problemas, entre eles a Mastite – saiba tudo sobre o tema ao clicar na palavra;

Em caso de dúvida, ligue para a SAÚDE 24 (808 24 24 00) ou contacte o Pediatra dos seus filhos.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *