Bebés > Alimentação do bebé > Amamentação

SOS Amamentação: quando amamentar é mais difícil do que pensava

sos amamentação - amamentar

A amamentação nem sempre é fácil, mas existem locais nos quais pode procurar ajuda caso esteja a enfrentar algumas dificuldades neste processo complexo. No artigo, apresentamo-vos a SOS Amamentação.

SOS Amamentação

O que é?

A SOS Amamentação é uma associação sem fins lucrativos criada em 2003, e que funciona como linha telefónica de apoio desde 1998 – linha para a qual as recém-mamãs podem ligar quando estão com dificuldades na amamentação do seu bebé. O apoio prestado às recém-mamãs é efetuado por especialistas voluntárias com formação em Aconselhamento em Aleitamento Materno, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde e Unicef.

Qual o objetivo da SOS Amamentação?

De acordo com Cristina Leite Pincho, consultora de Lactação e doula certificada pela Associação Doulas de Portugal, o intuito desta linha é fornecer apoio imediato às mães que estão com alguma dificuldade a amamentar e precisam de respostas imediatas ou de tirar dúvidas no momento, não podendo esperar por uma consulta, uma vez que isso iria representar mais ansiedade na mamã. E já sabemos que a ansiedade resulta em stress que, por sua vez, irá refletir-se também no comportamento do bebé.

Quais as dúvidas mais comuns?

SOS amamentação - bebe a ser amamentado
Foto: Priscila Rejane/Flickr

Quando as mulheres ligam para esta linha alguns das dúvidas e perguntas mais frequentes são:

  • Porque devo amamentar?
  • Como é que sei que o meu leite está a ser suficiente para alimentar o meu bebé?
  • Já ouvi falar em leite fraco. Como é que eu sei se o meu leite é fraco?
  • Como posso aumentar a produção do leite materno?
  • Que alimentos deve (a mãe) evitar durante a amamentação?
  • O que fazer quando aparecem fissuras [feridas] nos mamilos?
  • Como se pode conservar o leite materno? E durante quanto tempo pode ser guardado?

Entre outras, estar são algumas das perguntas que os profissionais da linha procuram responder às recém-mamãs, procurando ajudar a aumentar a confiança da mãe na tarefa de amamentar, dando informação, tentando minizmizar o pensamento/receio de algo correr mal e procurando ajudar a estabelecer uma maior conexão entre mãe e bebé.

Contactos

Para que possa obter a ajuda de que necessita, basta ligar o número 213 880 915, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h ou enviar um email para [email protected]

É importante ainda referir que existem algumas especialistas que estão disponíveis 24 horas por dia em diversas cidades e distritos de Portugal (poderá consultar os nomes e números no sitío  da SOS Amamentação).

Dicas:

  • Se está a sentir dificuldades na amamentação, saiba que tem várias associações de apoio à amamentação, além da linha de apoio SOS Amamentação;
  • Veja o que é a Mastite na amamentação;
  • Para lhe facilitar a tarefa de amamentar existe a almofada de amamentação. Veja quais os modelos, como escolher e como a usar durante o período de aleitamento materno;
  • Veja ainda o artigo “Amamentação: Tudo o que precisa de saber”;
  • Por último, desfrute deste momento com o seu pequeno e não se isole. Se tiver dúvidas ou questões, peça ajuda!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *