Bebés > Alimentação do bebé > Amamentação

Apoio à amamentação: como encontrar

apoios à amamentação- mamã a amamentar -- Octop-flickr

Foto: Octop/flickr

Se está a ter dificuldades ou se tem algumas dúvidas em relação à amamentação, saiba que existem várias associações ou entidades a que pode recorrer. No artigo, falamos-lhe de algumas.

Durante a amamentação surgem várias questões, dúvidas e receios. Por esse motivo, não há nada melhor do que procurar ajuda especializada em locais próprios para o efeito e que dão apoio à amamentação.

Apoio à amamentação

1. SOS Amamentação

SOS Amamentação é uma associação sem fins lucrativos criada em 2003, mas que funciona como linha telefónica de apoio desde 1998. Esta é a liga para a qual pode ligar quando estão a sentir mais dificuldades ou têm dúvidas sobre a amamentação.

Para entrar em contacto basta ligar, nos dias úteis e entre as 10 e as 18h, para o número 213 880 915 ou enviar um email para [email protected]

2. La Leche League

apoios à amamentação - grupos de apoio

Foto: Facebook La Leche League International

La Leche League Internacional é a organização mais antiga do mundo de apoio à amamentação. Começou por ser um grupo de sete mães que se reuniam e que acabaram por atrair mais mães, formando cada vez mais um grupo maior. O objetivo passava pela troca de experiências da maternidade e, especialmente, da amamentação. Com o tempo perceberam que deviam ter uma moderadora para ajudar a mediar o debate.

Cristina Leite Pincho, autora do livro “Amamentar: A escolha natural para o seu bebé” e uma dessas moderadoras da Liga La Leche Portugal, explica que este tipo de convívios é muito importante para as mulheres, uma vez que as obriga a saírem de casa e a estarem juntas com outras mães, onde debatem questões e tiram dúvidas.

Onde se reúnem?

Em Portugal, explica Cristina, não há muitos grupos desta associação, porque não existem muitas moderadoras. No entanto, normalmente as datas destes convívios de mães e os seus espaços são publicados online na página ofical do Facebook da Liga La Leche Portugal.

3. Cantinhos de Amamentação

apoios à amamentação

Foto: Ordem dos Enfermeiros

Os Cantinhos de Amamentação são espaços nos quais pode contar a ajuda de uma enfermeira com formação específica em aleitamento materno que está ao dispor das mães que estão em apuros. Existem vários espalhados pelo país de norte a sul, nos centros de saúde ou nas maternidades ou em locais específicos, como na sede da Associação Ajuda de Mãe, por exemplo.

4. Vamos Dar de Mamar

O que é o projecto Vamos dar de Mamar?

apoios à amamentação

Foto: M.D./Flickr

Esta inciativa tem como objetivo promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, não só através do contacto com as famílias, como também com os profissionais que estão direta ou indiretamente implicados no processo. Dessa forma, o Vamos Dar de Mamar “pretende aumentar o número de mulheres que pratica o aleitamento materno durante o primeiro mês de vida, tendo em vista a sua exclusividade até aos 6 meses de idade”.

A sua atividade assenta ainda na constante formação de profissionais de saúde da área, de forma a incitar comportamentos que reflitam boas práticas no que respeita à amamentação.

Equipa

Composta por uma equipa de conselheiras, profissionais da área da saúde, estudantes ou estagiários e voluntários com formação na área da amamentação, o projeto Vamos Dar de Mamar tem especialistas à sua disposição para:

  • ouvir e dar informação;
  • apoiar as mães e encaminhá-las para o médico, caso necessário;
  • promover a autoconfiança da mãe;
  • ajudar a resolver questões que surgem no decorrer da amamentação.

Para além de ajudar as mães via telefónica, este projeto dá também apoio domiciliar. As conselheiras deslocam-se a casa das parturientes que se veem com dificuldades na pega, na extração e recolha de leite ou que tenham fissuras, mastites, entre outros problemas que não são passíveis de ser resolvidos através de um contacto telefónico.

E, além disso, a equipa assistente pode ainda recorrer a bancos de dados de medicação caso seja necessário informar a mãe sobre alguma medicação que seja necessária administrar.

Contactos:

Vamos dar de Mamar

Sede da Ajuda de Mãe

5. Cam’s de Portugal

O projeto Cam’s de Portugal nasceu da necessidade de criar uma base de dados, com todos os contactos de CAM’s, IBCLC’S (sigla para a nomenclatura International Board Certified Lactation Consultant), e organizações cujo propósito se direciona para o ajuda da tarefa de amamentar.

Foi criado por Liliana Rajão, Conselheira em Aleitamento Materno (CAM), em 2016. Liliana dedica-se, atualmente, inteiramente ao apoio a mães com problemas na amamentação, fazendo acompanhamentos diários, seja pessoalmente, seja por telefone, ou pela internet.

Sob o mote “Queremos chegar até si, apoiar, compreender, ouvir, ajudar”, o principal objetivo desta organização é facilitar o acesso aos contactos de especialistas de Portugal, a partir da localização atual da mulher que necessita de ajuda. Porém, tem ainda um objetivo secundário – o de divulgar artigos, estudos, textos e vídeos sobre as boas práticas de amamentação, contribuindo assim para a desmistificação de mitos.

Assumem-se como um “projecto dedicado ao Amor, à Mente, e à Amamentação”.

Para mais informações: visite o site CAM’S de Portugal.

É ainda importante mencionar que o uso da almofada de amamentação também pode ajudar bastante a tarefa de amamentar. Experimente e veja as nossas dicas.

Dicas:

  • Veja como a almofada de amamentação pode ajudar, quais as posições e os benefícios tanto para a mulher, quanto para o bebé;

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *