Família > Fazer com os miúdos > Brincar

12 dicas para aprender a andar de bicicleta

Aprender a andar de bicicleta

Aprender a andar de bicicleta fica para sempre: depois que sabemos nunca mais esquecemos. Mas como dar as primeiras pedaladas?

Aprender a andar de bicicleta vai ser muito fácil para as crianças com a ajuda dos pais e destas dicas que preparámos com as preciosas indicações de especialistas.

Bepanthene destaque gifNós pusemos todas estas dicas em prática com a nossa abobrinha mais nova e correu sobre rodas… com alguns precalços (nada graves), claro!

Levámos connosco protetor solar, porque qualquer atividade ao ar livre no verão pede uma proteção extra, e, claro, Bepanthene® Plus, porque já estávamos a contar com pequenos acidentes com a nossa mini Lance Armstrong.

Assim, conseguimos desinfetar a ferida sem arder, sem lágrimas e sem medos, e continuar a pedalar como se nada fosse. Ufa!

Dicas para aprender a andar de bicicleta

1.Vistam-lhes roupa confortável

O ideal é que a roupa seja comprida, ou seja, evitem os calções e as mangas curtas, mesmo que faça calor, porque assim estão mais protegidos.

O calçado também deve ser fechado, para dar mais suporte, e de preferência sem atacadores, para que estes não se enrolem nas rodas da bicicleta.

2. Não se esqueçam de colocar capacete

Segurança acima de tudo!

Outros equipamentos, como joelheiras e cotoveleiras, apesar de todas as nossas preocupações, são opcionais. Sabiam que dificultam o movimento e a aprendizagem? Com a roupa comprida já estarão protegidos o suficiente.

O capacete, no entanto, é fundamental, pois protege a cabeça nas quedas. Criar o hábito de usar capacete desde pequeno é muito importante, para que as abobrinhas levem isso para toda a vida!

3. E os travões?

É muito importante que treinem com os miúdos o uso dos travões. Saber usá-los dá uma sensação de controlo e, com isso, de confiança à criança. Sabendo controlar melhor a sua rapidez e evitar colisões, as crianças sentem-se mais à vontade na bicicleta.

Podem, por exemplo, fazer um jogo de parar no local certo. Ponham-se a uma distância de 3 metros da bicicleta e peçam-lhes que arranquem na sua direção. Depois, peçam para eles travarem em frente de si. É bom que consigam parar, ou vão todos precisar de primeiros socorros!

Podem sempre colocar alguma peça pequena para indicar o local onde têm de parar. Se tiverem mais crianças, podem fazer uma competição para parar o mais perto da peça sem tocar na peça!

4. Procurem um local plano e sem obstáculos

Numa fase inicial, aprender a andar de bicicleta na calçada pode, por exemplo, dificultar o processo. Escolham um local plano e sem obstáculos, idealmente pouco movimentado também (para não atropelarem ninguém – estamos a brincar!). O local pode ter uma ligeira inclinação para ajudar a dar balanço.

Podem, por exemplo, ver zonas perto dos parques infantis ou até num campo de desporto ou futebol. Também há várias passadeiras nos parques que podem ser utilizadas. Vejam mais abaixo sugestões de sitios onde andar de bicicleta com as crianças!

5. Optem por um modelo adequado

Na hora de escolher a bicicleta da vossa abobrinha, optem por um modelo compatível com o tamanho da criança. Isso é muito importante para o conforto da criança e para tornar as pedaladas mais fáceis!

Espreitem este guia para terem uma noção de tamanho:

Aprender a andar de bicicleta - tamanho bicicleta

6. Ajustem a bicicleta ao tamanho da criança

O selim deve ficar aproximadamente à altura da anca e a criança deve conseguir chegar confortavelmente com os dois pés no chão. Ao pedalar a perna deve ficar esticada.

Em caso de dúvidas, e enquanto estão a aprender, é preferível o selim ser mais baixo do que mais alto. Assim a criança fica mais à vontade, porque pode mais facilmente tocar no chão com os seus pés.

7. As crianças devem começar por aprender a equilibrar-se

É impossível andar bem de bicicleta sem se conseguirem equilibrar, por isso foquem-se em trabalhá-lo já na bicicleta, preferencialmente sem rodinhas (se usarem rodinhas garantam que não tocam no chão).

Podem usar bicicletas sem pedais, ou simplesmente aprender a equilibrar-se na bicicleta sem usar os pedais, dando balanço e levantando as pernas.

8. “Aquele empurrãozinho”

Quando a criança já está a se equilibrar, ajudem-na a passar à próxima fase, apoiando-a enquanto arranca e começa a utilizar os pedais. Soltem-na e deixem-na pedalar sozinha quando sentirem que está equilibrada.

9. Não sejam os primeiros a “panicar”

Se as crianças caírem, não entrem em pânico, nem os assustem. É normal e faz parte do processo. Foquem no quanto as crianças já aprenderam, deixem a criança recuperar-se do susto e…. bora continuar a pedalar!

10. Muito amor e cuidados!

Na hora da queda, lembre-se: nada que um kit de primeiros socorros e uns beijinhos não resolvam…

11. Repetir, repetir, repetir

A consistência é mesmo tudo. Repitam tantas vezes quantas forem precisas para a criança ganhar equilíbrio e confiança, até conseguir arrancar sozinha.

Preparem-se para várias manhãs e tardes de aprendizagem, sem deixar passar muito tempo entre elas – numa fase inicial de controlo do equilíbrio, dos pedais e dos travões, a consistência e persistência são muito importantes, por isso tentem praticar os movimentos repetidamente, e pelo menos uma vez por semana.

Dêem confiança aos miúdos e elogiem os progressos já feitos!

12. Deem o exemplo… e divirtam-se!

Quem sabe, nunca esquece! Os pais também se podem divertir muito e dar o exemplo, motivando as abobrinhas para este pedalar mais regular e mostrando-lhes como se faz. Esta deve ser uma atividade divertida a ser feita em família e cada conquista feita deve ser celebrada!

Mais dicas!

Isto não é uma corrida…

Lembrem-se de que cada criança tem o seu ritmo e que os pais devem respeitar o tempo da sua criança. Alguns aprendem mais rápido, outros nem tanto! Baixem as expectativas e tenha muuuita paciência. As abobrinhas ciclistas agradecem!

Happy memories!

Quem aí se lembra da fase em que aprendeu a andar de bicicleta? De certeza que lembram com muito carinho! Façam a vossa parte para que as memórias das crianças deste período sejam as mais lindas: ensinar com leveza e carinho, será melhor para todos!

Usem a imaginação

Uma dica que funcionou muito connosco foi imaginarmos juntos um grande jogo! Para ganharem mais confiança na hora de se equilibrar nos pedais, desafiamos as abobrinhas a saltarem por cima de crocodilos, poças d´água e outras aventuras! Com criatividade e imaginação, podemos transformar o momento de aprendizagem em um desafio cheio de diversão e a criança gradualmente vai aprender a encontrar o equilíbrio.

Querem uma ajudinha extra?

Existem escolas muito giras que podem dar um apoio aos pais!

Lisboa:

LXCycling Academia de Ciclismo de Lisboa

LX Cycling

Clube criado por um grupo de pais de atletas, atletas e praticantes da modalidade para suprir a falta de Clubes na região de Lisboa que apoiassem e incentivassem a modalidade de ciclismo, como estilo de vida. Existem diversos tipos de formação, tanto para os pequenos, como para os mais crescidos! Nunca é tarde para aprender a andar de bicicleta, certo?

Contactos:

LXCycling Academia de Lisboa

Rua Raul Carapinha, Centro Cultural João das Regras, São Domingos de Benfica, Lisboa

E-mail: [email protected]

www.lxcycling.pt

Cenas a Pedal

Cenas a Pedal

A Cenas a Pedal dedica-se a transformar a vida de indivíduos e famílias, elevando os seus níveis de felicidade, melhorando a sua saúde e forma física, e aumentando o seu rendimento disponível, simultaneamente reduzindo o impacto ambiental do seu estilo de vida.  O local oferece aulas práticas de iniciação à bicicleta para crianças e jovens, de uma forma descontraída e leve!

Contactos:

Cenas a Pedal

R. Fernando Palha 52, 1950-132 Lisboa

E-mail: [email protected]

www.escola.cenasapedal.com

Agradecemos imenso à LXCycling Academia de Ciclismo de Lisboa e à Cenas a Pedal pelo seu apoio e excelentes dicas para ensinar as crianças a andar de bicicleta.

Onde praticar?

Ciclovias, a maneira mais gira de se deslocar pela cidade!

Em Portugal existem diversas opções de ciclovias para pedalar muito! Para as abobrinhas iniciantes é uma ótima opção, pois a superfície lisa é ideal para praticar este desporto. Veja nossa seleção com as melhores ciclovias  para passeios de bicicleta, por todo o país.

Parques infantis, pedalar no meio da natureza

Há muitos parques infantis com passadiços e trilhos para andar de bicicleta. Os pequenos poderão alternar momentos no baloiço com as pedaladas: diversão garantida. Espreitem nossa seleção de melhores parques infantis para visitar em família.

Parque da Serafina

Destacamos o Parque da Serafina, que tem uma escola de condução infantil, onde os meninos podem andar de bicicleta, trotinete e patins em pistas com passadeiras e semáforo, a fingir que estão em uma cidade! Para usufruir desta área não é necessário pagar nada.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Um comentário em “12 dicas para aprender a andar de bicicleta

  1. Deixo a nossa recente experiência. O nosso garoto aos 3 anos iniciou na bicicleta sem pedais treinando o equilibro e fazendo ja distâncias sem apoiar os pés. Aos 3 anos e meio, por piada experimentou a bicicleta de pedais (sem rodinhas). Demorou 2 minutos a andar normalmente! Bicicletas sem pedais e depois com pedais diretamente sem rodinhas 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *