Família > Passear > Passeios

Passeio de Bicicleta: as melhores ciclovias para famílias em Portugal

Passeio de Bicicleta

Quem pedala sempre alcança!

Já pensou percorrer Portugal de lés a lés em bicicleta?

O cicloturismo é uma forma de turismo com cada vez mais adeptos, e consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, económica e ecológica de se viajar, e um passeio de bicicleta com os miúdos vai render certamente muitas aventuras e histórias para contar.

Os miúdos vão adorar esta forma alternativa de viajar ou de, simplesmente, passear na vossa cidade.

Cada um na sua bicicleta ou com os papás a dar boleia às abobrinhas, espreitem a nossa lista com as melhores ciclovias para darem um passeio de bicicleta em Portugal, e comecem já a pedalar!

Além de poderem emergir na cultura e na natureza do nosso país de uma forma única, vão estar a cuidar da vossa saúde: é que andar de bicicleta fortalece o corpo e a alma, segundo um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Desporto, com benefícios comprovados no sistema cardiovascular, nas articulações e combatendo o excesso de peso, as dores de costas e o sedentarismo.

Antes de começarem a pedalar…

Passeios de bicicleta - Bepanthene PlusJá estão equipados com roupa e calçado confortável? Já estão de capacete na cabeça, joelheiras e cotoveleiras? Antes de subirem para as bicicletas, não se esqueçam de alongar!

Foquem-se sobretudo nos músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço, fazendo este exercício durante alguns minutos de forma a evitar lesões.

Convém terem convosco também uma mochila com alguns mantimentos: água, snacks saudáveis para repor energias e  Bepanthene® Plus Creme, para o caso de alguém cair e fazer um arranhão ou uma ferida que ficará na memória de todos!

E se estão de férias, não se esqueça de conferir a check-list de férias para que não vos falte nada!

Passeio de Bicicleta: as melhores ciclovias no Norte

Pista de Cicloturismo de Guimarães – Fafe

Ciclovia Guimarães Fafe

A Pista de Cicloturismo que liga Guimarães a Fafe num percurso sobretudo rural e quase sempre plano: após uma ligeira subida, o trajeto do lado de Guimarães é praticamente sempre a descer até se encontrar com o percurso de Fafe, em Infantas.

Percorram esta antiga linha férrea agora transformada em Ciclovia ao longo dos seus 15 quilómetros. Se precisarem de uma pausa para recuperar energias, a cerca de 3 quilómetros da cidade de Fafe foi recuperado o edifício de uma das antigas Estações da CP, Cepães, e convertido em Café.

Logo a seguir, a Ecopista atravessa o Rio Vizela junto ao Complexo Desportivo de Rilhadas: já imaginaram a vista?

Exigindo uma disponibilidade técnica e física baixa, e com trânsito proibido a veículos com motor, é por isso ideal para passeios em família.

Explore o Berço da Nação e saiba o que visitar em Guimarães com crianças

Ecovia do Rio Lima

ecovia rio lima

Os municípios do Vale do Lima (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez) criaram os Projetos “Caminhos do Lima” e “Guarda-Rios”, que pretendem contribuir para a preservação dos habitats, a sensibilização das populações para a preservação da natureza e o fomento do ecoturismo.

De entre as diversas intervenções, destaca-se a criação de trilhos à beira-rio, ao longo das duas margens, em particular com a construção da Ecovia do Rio Lima, constituída por 5 percursos que se estendem pelas margens que banham estes municípios.

Embora seja já possível percorrer mais de 48 quilómetros de ecovias ao longo das margens do Rio Lima, o projeto continua em crescimento constante!

Para além da magnífica paisagem proporcionada pelo Rio Lima, que acompanha todo este percurso, podem usufruir também das diversas praias fluviais e zonas de pesca para um dia perfeito de turismo e comunhão com a natureza.

É permitida a circulação a pé, de bicicleta e a cavalo, por isso toda a família poderá percorrer tranquilamente este percurso de beleza inesquecível.

Parque da Cidade do Porto

ciclovia parque da cidade do porto

O Parque da Cidade do Porto é o maior parque urbano do país, com espaços verdes que se estendem até ao Oceano Atlântico, conferindo-lhe uma beleza ímpar e rara – que pode ser descoberta desde o selim de uma bicicleta, em tranquilos passeios em família!

Localizado no Parque da Cidade do Porto está o Pavilhão da Água, um dos mais visitados na Expo 98, um local perfeito para experimentarem a importância da água e as suas aplicações diárias, lúdicas e científicas, depois de muito pedalarem.

Ao longo do Parque é possível passear por uma extensa rede de caminhos – quase 10 km.

A Cidade Invicta é linda! Conheça também as outras Ciclovias do Porto e descubra o que fazer no Porto com crianças.

Ecopista do Sabor

ecopista do sabor

O Percurso de Torre de Moncorvo, parte integrante da Ecopista do Sabor, liga a sede do concelho à aldeia de Carviçais, palco do tradicional Festival Rock.

A Ecopista, num total de 24 km que se desenvolvem em toda a sua extensão no sopé da Serra do Reboredo, oferece uma forma turística, ecológica e desportiva, vocacionada para o lazer, de redescobrir paisagens e belezas há muito esquecidas. A Ecopista, por tratar-se de uma antiga linha ferroviária, não apresenta declives acentuados.

Desfrutem em família da excepcional paisagem do Vale do Sabor e da Serra do Reboredo, fazendo uma pausa nos vários miradouros com que se vão cruzar ao longo do percurso, e aproveitem para conhecer as aldeias de Larinho, Carvalhal e Carviçais, atravessadas pela Ecopista.

Descubram também o Convento Carmelo da Sagrada Família, a Torre de Moncorvo, as Minas do Carvalhal e a Albufeira de Vale Ferreiros, pontos de interesse imprescindíveis deste trajeto.

Passeio de Bicicleta: as melhores ciclovias no Centro

Ecopista do Dão

ecovia do dão

Os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, a Associação de Municípios da Região Dão Lafões e a Refer celebraram um protocolo com vista à recuperação da antiga Linha do Dão, desactivada, e transformaram-na na maior Ecopista de Portugal.

São mais de 48 quilómetros de Ecopista com muito para descobrir! Para além das muitas infra-estruturas de apoio e das paisagens urbanas e naturais de que podem usufruir, a Ecopista está identificada com diferentes cores para cada município: vermelho para o percurso de Viseu, verde para o de Tondela e azul para o de Santa Comba Dão.

A Ecopista do Dão começa no centro da cidade de Viseu, em pleno Parque Urbano da Aguieira. Porque aproveita o antigo canal ferroviário, proporciona às famílias que a descobrem extraordinárias paisagens enriquecidas pelo meio ambiente e património cultural e histórico que a envolvem do princípio ao fim.

Em toda a sua extensão pode, ainda, usufruir dos diversos espaços de observação, de descanso e de apoio a quem utiliza a Ecopista.

ciclovia santa comba dão

A paisagem marcadamente rural e de serra caracterizam o traçado do segundo e maior percurso desta Ecopista, o de Tondela. Já o terceiro percurso é marcado pela montanha e o planalto, conjuntamente com a predominância do granito e do xisto, que caracterizam a paisagem do Vale do Rio Dão.

Ciclovias de Coimbra

coimbra parque verde ciclovia

A cidade de Coimbra disponibiliza duas Ciclovias que se fundem com os espaços verdes urbanos, num total de mais de cinco quilómetros de vias cicláveis.

No Parque da Cidade de Coimbra – Parque Verde um conjunto de corredores cicláveis ocupam as duas margens do Rio Mondego entre as pontes de Santa Clara e Rainha Santa Isabel, numa extensão de 4km.

A outra Ciclovia percorre todo o Parque Linear Vale das Flores, na zona Sul da cidade, tendo pouco mais do que 1km de extensão.

Estão pela Cidade dos Estudantes? Saibam também o que visitar em Coimbra com crianças

Ciclovias de Mira

ciclovias de mira

A Ciclovia de Mira está implantada numa zona de lagoas, ribeiros, caniçais, palhais e floresta, pelo que oferece uma vista lindíssima e variada da natureza do centro do nosso país.

Inclui também passagem por diversas pontes de madeira, algumas cobertas, e passadiços em estacaria, além de dar acesso directo ao areal da Praia de Mira e do Poço da Cruz.

Estende-se ao longo da periferia de diversas aldeias e Parques de Campismo e está equipada, ao longo dos percursos por que é composta, com casas de banho, informação turística, aluguer e manutenção de bicicletas, assim como com um Posto de Primeiros Socorros.

As Lagoas de Mira são um espaço de excelência para actividades de lazer, prática de variadas modalidades desportivas e observação de aves, por isso não deixem de por lá parar e respirar. Imperdíveis são também o Museu Etnográfico da Praia de Mira e o Sítio do Cartaxo – Ecoturismo, localizados nas suas margens.

Ecopista do Ramal do Lena

porto de mós ciclovia

O Caminho de Ferro Mineiro do Lena entrou em funcionamento em meados da década de 20 do século passado, com o objectivo de transportar o carvão das Minas da Bezerra e das Barrojeiras para a Fábrica de Cimentos de Maceira e para a Central Termoeléctrica de Porto de Mós. Em 1950 foi desactivado todo o serviço e desmantelada a linha.

O Ramal do Lena foi a única Linha de Caminhos de Ferro Mineira de Alta Montanha existente em Portugal. Entretanto a Autarquia Portomosense investiu na reconversão do antigo caminho de ferro mineiro e transformou mais de 7 quilómetros de trilhos de montanha num percurso pedestre e ciclável, a Ecopista de Porto de Mós.

As magníficas paisagens das Serras de Aire e Candeeiros podem apreciar-se ao longo de todo o percurso, e na Bezerra existem infra-estruturas ligadas à antiga exploração mineira que foram preservadas.

Ao longo do percurso, para além da paisagem, apreciem os Túneis da Corredoura, os diversos Moinhos, o Parque de Merendas da Corredoura, as zonas de descanso e os miradouros.

Ecopista da Várzea da Rainha

ecopista varzea da rainha

Aproveitando a limpeza do Rio Arnóia, o Município de Óbidos decidiu requalificar as suas margens e criar a Ecopista da Várzea da Rainha. Trata-se de um Percurso de Natureza que começa junto ao Posto de Turismo, passa ao lado da Porta da Vila e desce a encosta do castelo até encontrar o Rio Arnóia.

Aqui percorre as suas margens, em permanente contacto com a natureza, continua pelo lado Sul da Lagoa e termina na Aldeia dos Pescadores, junto à Praia do Bom Sucesso e da orla marítima.

Ao longo do percurso desfrute das paisagens naturais oferecidas pelo Rio e pela Lagoa. Aprecie a flora, a fauna e a avifauna utilizando os postos de observação existentes. Vai também passar por praias fluviais, parques de merendas e, atravessar as Aldeias da Lapinha e dos Pescadores.

A Vila das Rainhas tem muito para vos oferecer! Saibam também o que visitar em Óbidos com crianças.

Ciclovia de São Pedro de Moel

Ciclovia de São Pedro do Moel

A mais extensa de todas as Ciclovias da Marinha Grande une, pela costa, as localidades balneares de S. Pedro de Moel e Praia da Vieira. Tem início no centro urbano de S. Pedro e atravessa o Pinhal de Leiria – uma zona para respirar o ar puro do Atlântico e estar em comunhão com a Natureza.

Esta pista para bicicletas desenvolve-se sempre lado a lado com o mar, próxima às praias.

Passeio de Bicicleta: as melhores ciclovias em Lisboa

Ciclovias de Lisboa

ciclovias de lisboa

Lisboa é a cidade das Sete Colinas, mas de bicicleta elas desbravam-se mais facilmente!

É cada vez mais comum encontrar ciclovias em Lisboa e nem é preciso ter bicicleta própria para percorrê-las, já que a Câmara de Lisboa tem vindo a investir na mobilidade ativa, nomeadamente através da criação de uma infraestrutura ciclável que liga toda a cidade (são cerca de 90km cicláveis, prevendo-se até 2021 uma expansão até 200km), disponibilizando também um sistema de bicicletas partilhadas, a rede GIRA.

Ao longo da zona ribeirinha de Lisboa encontrará cerca de 20km de ciclovias em terreno plano, do centro de Lisboa em direcção Leste até ao Parque das Nações, e em direcção Oeste até Belém, que recomendamos por serem muito agradáveis, de dificuldade reduzida e, claro, pela vista.

Se preferir fazer um passeio de bicicleta em Lisboa com guia e sem transpirar muito, espreitem os passeios em bicicleta elétrica da Lisboa Autêntica. A Bikes&Company e a Bike-a-Wish também oferecem pacotes de passeios de bicicleta em Lisboa muito divertidos!

Consulte toda a rede ciclável de Lisboa e também o que fazer em Lisboa com crianças.  

Cascais

ciclovias de cascais

O MobiCascais é o sistema Integrado de mobilidade no concelho de Cascais.

Existem várias ciclovias em Cascais: a Ciclovia do Guincho, com uma utilização bastante intensa, principalmente ao fim-de-semana, liga a Marina ao Guincho, enquanto a Ciclovia da Areia transporta os campistas do Guincho até ao Parque de Campismo e a Ciclovia do Paredão permite a circulação de bicicletas junto às praias, nomeadamente de S. João do Estoril.

Consulte a Rede Mobi para ficar a conhecer os percursos ao pormenor, bem como os pontos de estacionamento de bicicletas partilhadas, para usufruirem em família de um passeio de bicicleta por Cascais sem precisarem de transportar as vossas bicicletas convosco. Ao longo do vosso percurso são vários os pontos interessantes de que podem desfrutar.

Para além da impressionante Boca do Inferno, aproveitem para visitar os vários fortes e faróis ao longo da costa, nomeadamente o Farol de Santa Marta, o Farol da Guia e o Farol do Cabo Raso.

Com 10km de extensão, a Ciclovia entre Cascais e a Praia do Guincho é uma das mais bonitas da zona de Lisboa e arredores.

Passeio de Bicicleta: as melhores ciclovias no Sul

Ciclovia da Costa da Caparica

ciclovia costa da caparica

Os 10km de Ciclovia que ligam o Terminal Fluvial da Trafaria às Praias da Costa da Caparica permitem pedalar em família e de uma forma segura, desde o centro de Lisboa (terão que transportar as bicicletas no barco, claro) até à praia. Um 2 em 1 perfeito: evitam as filas intermináveis, deslocando-se de forma ecológica e proporcionando um dia de lazer e diversão aos miúdos, com algum exercício e suor à mistura…

Nada que um mergulho no mar não limpe! Aproveitem o Sol da Caparica e descubram o que visitar na Costa da Caparica com crianças

Ciclovias de Setúbal

ciclovias de setúbal

A Avenida Luísa Todi é um ponto de interesse por excelência, e convida a muitos passeios de bicicleta em Setúbal. Percorrendo a avenida da baixa setubalense de uma ponta à outra, na Ciclovia disponível, vão poder atravessar os seus jardins e ver os diversos monumentos em homenagem ao golfinho, ao 25 de Abril e a Luísa Todi.

Podem encontrar, também, algum do mais importante património da cidade, nomeadamente a sede da Junta de Freguesia de S. Julião, o Auditório José Afonso, o Coreto da Avenida, o Fórum Luísa Todi, a Biblioteca Municipal e o Baluarte de Nossa Senhora da Conceição.

Já a Ciclovia da Rua da Saúde, na zona ribeirinha da cidade, pretende aproximar a população do Sado: na Praia da Saúde foi criada uma nova área verde de lazer com uma praia urbana, jardins, espaços de recreio, estadia e contemplação e, um passeio público que conta com esta Ciclovia inserida num corredor de árvores muito agradável.

Ecopista do Ramal de Mora

ecopista do ramal de mora

O Ramal Ferroviário de Mora (Linha de Ponte de Sor ou Linha de Mora), inaugurado em 1908, servia de prolongamento da Linha de Évora até ao concelho de Mora. Em 1990 a Refer procedeu ao encerramento de toda a circulação de pessoas e mercadorias.

Assim, a Ecopista do Ramal de Mora resulta da conversão deste antigo ramal ferroviário em percurso pedonal e ciclável, sendo mais uma parceria da Refer com, agora, três concelhos alentejanos: Évora, Arraiolos e Mora.

Segundo a Refer, esta Ecopista insere-se na Rede Verde Europeia do Espaço Mediterrâneo Ocidental, que se estende do Sul de Portugal ao Sul de Itália. A rede verde é constituída por Vias Verdes, como esta Ecopista, que garantem uma ligação fácil entre as zonas urbanas e as zonas rurais, proporcionando um contacto directo com a natureza.

Para além dos muitos pontos de interesse que a cidade de Évora oferece, desfrutem em família da magnífica paisagem proporcionada pela planície alentejana enquanto percorre a Ecopista em direcção ao Solar do Monte da Sempre Noiva, classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Em Arraiolos é inevitável pensar nos famosos tapetes, mas a vila tem mais para oferecer aos seus visitantes. Passem pelo Castelo, a Pousada de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz e a da Misericórdia, o Pelourinho e percam algum tempo a deambular por todo o centro histórico de Arraiolos!

Já no troço do percurso que leva a Mora, não deixem também de visitar a Ribeira da Raia, o Açude do Gameiro, o Parque Ecológico do Gameiro e o Fluviário de Mora, bem como o centro histórico da cidade.

Rota Vicentina

rota vicentina
Fotografia: https://www.portuguesetrails.com

Na costa oeste do Algarve, parta à descoberta da Rota Vicentina. O oceano vai acompanhar-vos entre as arribas recortadas de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras da Europa. E podem sempre terminar os vossos passeios com refrescantes mergulhos!

Na Rota Vicentina, que percorre as regiões Algarve e Alentejo, destacam-se o “Caminho Histórico”, com 230 kms, que parte de Santiago do Cacém e termina no emblemático Cabo de São Vicente. É um itinerário rural, com 12 etapas por caminhos florestais, vilas e aldeias com séculos de história, e pode ser percorrido a pé ou de bicicleta.

A rota pode ser realizada de forma sequencial, com possibilidade de descansar em unidades de alojamento da Rota Vicentina, visitar o património histórico e deliciar-se com os sabores tradicionais do Sul de Portugal, com destaque para os pratos de peixe fresco e marisco.

Ecovia Litoral do Algarve

ecovia litoral alentejano

Façam umas férias diferentes na zona mais turística de Portugal: passem por Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António sempre a ciclar!

Esta rota ciclável desde o Cabo de S. Vicente, em Sagres, até ao Rio Guadiana permite percorrer todo o litoral algarvio numa extensão de cerca de 214 km por caminhos próximos do mar.

Esta rota ciclável desenvolve-se tanto sobre Ciclovias pré-existentes como por estradas de tráfego misto com reduzidos volumes de circulação ou por percursos de natureza em áreas protegidas que conduzem a paisagens magníficas ao longo de todo o litoral algarvio.

Ciclovia de Albufeira

ciclovia albufeira

Para além da Ecovia do Litoral, que atravessa todo o concelho, Albufeira disponibiliza mais de onze quilómetros em 8 Ciclovias para uma circulação segura em bicicleta, junto ao mar, junto à Ribeira de Albufeira ou no interior do concelho.

Ciclovia de Portimão

ciclovia praia rocha

Portimão tem, também, tradição na mobilidade suave, como comprovam os muitos quilómetros de corredores cicláveis, resultado de cinco Ciclovias e um Percurso de Cicloturismo, este inserido na Rede de Percursos Naturais de Portimão.

No Verão de 2013, foram instalados vários suportes para estacionamento de bicicletas, nas praias e em diversos locais do centro urbano.

A zona envolvente da praia da Rocha é já um extraordinário ponto de interesse, por si só. Para além das praias, dos Três Castelos e da Rocha, apreciem a paisagem nos Miradouros dos Três Castelos e da Fortaleza.

Desfrutem das várias zonas verdes e de lazer e das muitas zonas de contemplação que vão encontrar ao longo de todo o percurso. No final da Ciclovia visite a Fortaleza de Santa Catarina e aproveite a Área Desportiva da Praia da Rocha.

Passeio de Bicicleta: as melhores ciclovias nas Ilhas

Ciclovias de Ponta Delgada

ciclovias ponta delgada

Está pelos Açores? Descubra a sua capital em família, de bicicleta! A cidade de Ponta Delgada oferece muitos e interessantes pontos de interesse e tem um imenso património cultural, arquitectónico e histórico numa paisagem de rara beleza.

Ao longo desta Ciclovia podem encontrar o antigo Forno da Cal, agora recuperado, e a nova Zona Balnear do Forno da Cal.

No Miradouro do Bairro do Terreiro podem contemplar a paisagem, nomeadamente a marginal marítima e o “Ilhéu” do Rosto do Cão.

Continuando a pedalar pela Avenida do Mar terão também a oportunidade de se deslumbrarem com o recuperado Forte de S. Francisco Xavier, a Praia do Poço Velho e a Igreja de S. Roque, bem como a beleza proporcionada pela imensidão do Oceano Atlântico.

Terminando nas Portas do Mar, esta Ciclovia vai permitir-vos desfrutar do novo passeio marginal e todas as infra-estruturas marítimas, de lazer e comerciais que caracterizam as Portas do Mar, nomeadamente o Pavilhão do Mar, as Marinas, o Anfiteatro, os Cais Marítimos, a Piscina e o Clube Naval.

Descubra o que visitar em Ponta Delgada com crianças

Ciclovias do Porto Santo

ciclovias porto santo

Esta Ciclovia acompanha a Estrada Regional 111, na costa Sul da ilha, desde o Ribeiro Cochino até à Praia da Calheta. Entre a estrada e o mar, possibilita a circulação de forma segura desde a cidade até às praias, e oferece uma forma divertida e enérgica de se deslocarem nas vossas férias.

Esta zona da ilha do Porto Santo é muito procurada pelos cerca de 9 quilómetros de praias de fina areia dourada, banhadas por águas cristalinas.

Se estão pela Ilha, descubram o que visitar na Madeira com crianças

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *