Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

O que fazer com os miúdos quando chove? Sugestões à prova de chuva

Programas giros para crianças à prova de chuva

Este ano o tempo tem andado imprevisível, mas parece que desta vez as botas de borracha, guarda-chuva e impermeáveis vieram instalar-se por uns dias.

Os miúdos sofrem por ficarem fechados em casa e nós sofremo-los a eles…

Eis o desafio: o que fazer com as crianças quando chove?

Consultámos as famílias Pumpkin, investigámos muito e tivemos a preciosa ajuda do Blog Pintas Laranjas  o resultado é este: 29 ideias à prova de chuva.

Dentro de casa

 

1. Façam receitas deliciosas 

Ponham os aventais e tornem-se mini Nigellas e Jamies. E que tal fazer umas deliciosas bolachinhas? Atividade divertida e lanche incluído? Perfeito! Conheça a nossa receita de bolachas.

Jogos2. Hora de colorir 

Peguem nos lápis de cera e marcadores (laváveis de preferência!), imprimam os desenhos da HelloKitty com os seus amigos e do seu quarto e ajudem os vossos artistas a passar um bom bocado. Além destes, podem encontrar muitos outros desenhos e atividades girissimas  para fazer no site da gatinha mais popular do mundo.

 

3. Construa uma moldura das princesas da Disney ou uma Espada 

Conhecem o Art Attack? Este programa da Disney dá ideias girissimas e acessíveis para os miúdos fazerem. Se tiverem acesso ao canal, aproveitem, e entretanto podem fazer este passo a passo para fazer uma moldura das princesas da Disney ou uma espada do Jake.

4. Jogue o ‘Quem sou eu’

Um jogo divertido e que não exige muito material. Escrevam num post it o nome de uma personagem de desenhos animados ou um animal e colem na testa de outro jogador sem que este veja o que la está escrito.

Depois de todos terem um papel na testa, cada um deve fazer perguntas a outro jogador acerca da sua personagem ate descobrir quem é. Por Ex. Sou um animal? Tenho quatro patas? Tenho asas?..

5. Aproveite para construir um puzzle

Fazer puzzles é muito divertido e promovem o desenvolvimento cognitivo das crianças.

6. Pintura criativa 

Utilizem diversos materiais para pintar para além do pincel e dos dedos. Pode inspirar-se nas fantásticas ideias do Blog Pintas Laranjas.

7. Acampar dentro de casa

Utilizem uma tenda verdadeira ou construam uma com lençóis, cadeiras e almofadas e imaginem que estão a acampar no campo.

Pintar com chuva 8. Pintar com a chuva

Deitem umas gotas de tinta numa folha de papel, coloquem-na à chuva e a chuva acabará a vossa pintura. Quando estiver como querem retirem da chuva e deixem secar a folha em cima de jornais.

 

9. Façam um Espectáculo 

Escolham uma história, distribuam as personagens, procurem adereços e roupa nos armários e encenem essa historia para depois apresentar à restante família.

10. Construir um forte ou um castelo com caixas de cartão

Tem caixas de cartão que já não utiliza? Então não deite fora! Pode aproveita-las e construir imensas coisas divertidas com as suas abobrinhas. Conheça algumas ideias no Blog Pintas Laranjas.

Chuva Colorida 11. Chuva colorida

Façam chuva às cores utilizando apenas um copo com água, com um pouco de espuma de barbear em cima e algumas gotas de corante alimentar.

Observem o efeito das gotas a escorrer pela água, como se fosse chuva colorida, registem em fotografia e depois façam uma pintura inspirada nesse efeito.

Vai ficar espetacular!

 

12. Arrumar e ajudar

Seleccionem alguns brinquedos e roupa que já não usem para oferecer a uma instituição. É importante que as crianças aprendam a ser solidárias.

Cinema em casa

13. Cinema em casa

Escolham um filme divertido, façam pipocas e descontraiam

14. Abram um bar 

Juntem umas mesas e cadeiras, tragam snacks e bebidas da cozinha, desenhem uma ementa e Bar aberto!

15. Recordem as férias

Organizem as fotografias das férias, façam um álbum digital ou uma montagem com as melhores fotografias para por num quadro.

16. Jogos dos pais

Procurem nas arrecadações e sótãos aqueles jogos de tabuleiro da vossa infância e ensinem os filhos a jogar.

17. Correspondência

Desenhem postais e escrevam aos parentes que estão longe. Enviem-nos da forma tradicional, via correio.

 

Fora de casa

 

18. Brincadeiras e saltos na rua

Se a chuva e o frio não forem demasiados, equipem-se com impermeáveis e galochas e saiam para a rua para saltar em todas as pocinhas que encontrarem. É divertimento garantido para toda a família. Essencial: ter uma muda de roupa pronta e um banho quentinho a postos.

19. Conheça peixinhos e lontras 

Nós somos fãs e garantimos que os miúdos vão ficar fascinados com o Oceanário, dos maiores aos mais pequenos. Dentro do tema marinho podem também visitar o Aquário Vasco da Gama. No Porto têm o Sealife, em Mora o Fluviário e em Ílhavo o Aquário de Bacalhaus. Excelente para apreciar a vida animal, mantendo-se sequinhos.

Cinema20. Cinema e pipocas

Que tal organizar uma ida ao Cinema? Equipados de pipocas (ou não), passam umas horas divertidos a ver o filme e horas a falar sobre ele. Podem até organizar uma sessão de desenhos sobre o filme quando chegarem a casa. Só não dá para gastarem a energia toda, a menos que os deixem fazer piscinas no foyer…

 

21. Conheça o World of Discoveries no Porto e o Lisbon Story Center em Lisboa

O World of Discoveries no Porto é um must, reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo desconhecido… Está aberto todos os dias, excepto 1 de Janeiro e 25 de Dezembro e há muitos programas de atividades vocacionados para as vossas abobrinhas.

Em Lisboa têm o Lisbon Story Center, um espaço dedicado à história da cidade que combina saber e tecnologia. A exposição do local é muito gira, recorre a multimédia para simular sons, cheiros e alusão a espaços, réplicas de embarcações… Uma viagem ao passado em 60minutos que os miúdos vão adorar e experienciar!

22. Junte os traquinas e marque um jogo de futebol indoor 

Não há nada como um jogo de futebol para libertar energias. Só que à chuva não tem graça. Pois é, mas podem jogar nos campos cobertos. Na área de Lisboa por exemplo têm o Airfut no Figo Maduro (www.airfut.com), o MyIndoor em Sacavém (www.myindoor.com)

23. Marque uma refeição fora de casa 

No Parque das Nações Sul podem ir lanchar ao Petit Cabanon, um café simpático com uma pequena piscina de bolas e escorregas para os mais pequenos, onde eles podem saltar enquanto os pais lancham e os vigiam descansados. Descubram esta e outras propostas de restaurantes para levar os miúdos.

 

24. E que tal uma partida de Bowling? 

Para uma experiência diferente, podem experimentar o bowling. Uma competição em família vai fazer esquecer a chuva! Existem Centros de Bowling em vários locais do país, como por exemplo em Cascais (www.playbowling.net), no Norte Shopping em Matosinhos e o mais recente Bowling do Centro Comercial Colombo.

Biblioteca25. Visite as Bibliotecas Municipais

Um programa giro e sequinho é visitarem as bibliotecas municipais da vossa área de residência. Com uma selecção interessante de livros infantis e frequentemente equipada com jogos e atividades para os mais pequenos, é excelente para promover a leitura e passar um bom bocado. Gratuitamente. Em Lisboa, por exemplo, são as BLX, e no Porto as Bibliotecas Municipais.

 

 

26. Não se esqueça de consultar a agenda da Pumpkin

Descubra na nossa agenda que atividades estão a decorrer – há sempre imensos programas giros para todas as idades a decorrer e pode encontrar aquele que é mesmo ideal para os seus indios. Já pode pesquisar o que fazer por local, idade e tipo de atividade, veja na barra da direita.

27. Visite os Museus da sua cidade

Visite Museus e descubra um mundo de coisas novas. O Museu da Marioneta em Santos, o Museu Nacional de Etnologia, o Museu da Eletricidade e o Museu do Combatente em Belém, o Museu do Fado em Alfama, a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves em Picoas, o Museu Nacional do Teatro no Lumiar, Museu do Oriente em Alcântara, o Museu do Brinquedo em Seia ou Ponte de Lima, o MUSEU DO BRINCAR em Aveiro, o Museu dos Transportes e Comunicações no Porto, o Museu do Trajo no Algarve, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa – entre dezenas de outros. Para uma inspiração artisitica, sugerimos o Museu Coleção Berardo e a a Gulbenkian. E no primeiro Domingo de cada mês muitos têm entrada livre.

28. Conheça os sistema solar no Planetário

Levem a família ao Planetário Calouste Gulbenkian em Belém para conhecer mais sobre o sistema solar e o universo. Um programa diferente que os miúdos vão adorar ( e ainda mais se forem fãs do programa Cosmos do Canal Panda). No primeiro domingo de cada mês as sessões são gratuitas – mas cheguem com antecedência por esgotam rapidamente.

29. Aproveite para ir às compras enquantos os miúdos ficam a brincar

Quem tem compras para fazer e quer deixar os filhos em segurança e bem divertidos pode fazê-lo no DolceVita Tejo – e eles vão adorar a oportunidade de explorar mundo mágico da Kidzania.

 

Quem tem mais sugestões? Mandem para nós!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.