

Gostavam de viajar pelo espaço? Explorar uma mina? Mergulhar no oceano? Então venham daí, temos Ciência todo o ano!
Todos os meses vamos conhecer diferentes temas com a colaboração dos Centros Ciência Viva.
Vamos ficar em forma com a Ciência no Exploratório – Ciência Viva Coimbra!

Sabiam que inspiramos e expiramos mais de 20 mil vezes por dia?
E que cerca de 4% da massa do corpo humano são minerais?
Ou que a pele é o maior órgão do nosso corpo?
No sistema nervoso, o encéfalo, o nosso órgão mais complexo, tem cerca de 1,5 kg e 100 mil milhões de neurónios! Extraordinário, não é?
O corpo humano tem 30 biliões de células e cerca de 40 biliões de bactérias, a maioria no sistema digestivo. Sabem para que servem?
No Exploratório – Ciência Viva Coimbra não há pergunta que fique sem resposta, nem curiosidade por satisfazer!
Este centro de ciência multidisciplinar, o primeiro a nascer em Portugal, em 1995, dá uma atenção muito especial aos temas da saúde e da medicina na exposição principal “Em forma com a ciência“, desafiando pequenos e grandes exploradores a conhecerem melhor essa máquina complexa e extraordinária que é o corpo humano.
Explorar, questionar e interagir! O desafio é para todos, dos mais pequenos aos mais velhos, das famílias aos grupos escolares. E sempre com uma proposta de exploração de ciência porque, diz a experiência, é em atividades participativas que melhor ficamos a conhecer.
E só conhecendo melhor o nosso corpo e a forma como funciona, podemos zelar pela sua saúde.
O Cérebro como ponto de partida

Partindo de um espaço central dominado pelo Cérebro, a exposição organiza-se em sete áreas distintas, percorrendo e propondo experiências interativas para todas as funções vitais do corpo humano.
Funções vitais

- Coordenando: Os nervos do corpo humano são uma espécie de via de comunicação interna que permite percecionar o mundo exterior, organizando-se como uma rede “por cabo”. Entender os atos reflexos, saber como o cérebro pode ser “enganado” e testar o tempo de reação são alguns desafios propostos.
- Multiplicando: Na alameda dedicada ao Sistema Reprodutor e à Genética propomos uma viagem ao mundo do ADN, dos genes e da hereditariedade. Pelo caminho conhecemos o sistema reprodutor humano, as diferenças anatómicas entre géneros, os métodos contracetivos e o desenvolvimento embrionário e fetal.
- Respirando: Com o Sistema Respiratório em grande plano, propomos respirar fundo e partir à descoberta do volume de ar que existe nos pulmões ou como é transportado o oxigénio no corpo humano, entre outras experiências a explorar.
- Digerindo: Conhecer o Sistema Digestivo significa saber o que é uma alimentação saudável, como é a roda dos alimentos e qual é o nosso índice de massa corporal. Esta é uma alameda com sabor a conhecimento.
- Circulando: A proposta é partir à descoberta de conceitos como viscosidade, pressão arterial, rede de vasos sanguíneos ou pequena e grande circulação. E o nosso modo de vida, é amigo do coração? Vamos perceber exatamente o que acontece ao coração quando corremos e ficar a conhecer os cristais que se podem formar na bexiga ou nos rins.
- Movimentando: Na alameda dedicada ao Sistema Músculo-Esquelético ficamos a conhecer os músculos e ossos que constituem o corpo humano. Descobrimos os minerais presentes nos ossos e ficamos a conhecer as articulações e o importante papel que desempenham no movimento do corpo.
- Revestindo: Quem diria que a pele é o maior dos órgãos do corpo humano? Nesta alameda vamos explorar um conjunto de sensações que vão do calor à pressão ou ao frio, passando por conceitos como o atrito, condução térmica e elétrica ou força.

Espécie de central de comando da exposição, à semelhança do corpo humano, que representa, a ilha dominada pelo cérebro é também atração principal para todos os visitantes, através de atividades e interações que cativam e desafiam.
Por aqui é possível desencadear estímulos e perceber como funcionam a visão, a audição, a memória e o
equilíbrio.
Seguem-se, nas alamedas laterais:
- Desafios relacionados com os atos reflexos e o tempo de reação;
- Uma viagem ao mundo do ADN, dos genes e da hereditariedade;
- O pH, as ligações químicas, a tensão superficial e o efeito de Bernoulli;
- A roda dos alimentos, o índice de massa corporal e as transformações físicas e químicas na digestão;
- A pressão arterial, a rede de vasos sanguíneos ou a pequena e grande circulação;
- A glicemia, o colesterol e a insulina;
- Os efeitos da força, do momento de inércia, da ação-reação e do equilíbrio mecânico;
- Até às sensações que vão do calor à pressão ou ao frio.
E é ainda possível aos exploradores, munidos de lupa e microscópio, ficarem a conhecer de muito perto as impressões digitais e o que a pele, aquele que é o maior órgão do corpo humano, representa na nossa saúde.
No final da visita, ultrapassados todos os desafios, o mais certo é que pequenos e grandes exploradores fiquem em forma com a ciência… e com vontade de regressar!
Hemispherium Viajante: à descoberta do corpo humano num filme a 360º

Com o Hemispherium Viajante, uma aposta do Exploratório para levar a ciência pelo país fora, todos podem descobrir as maravilhas daquela que é a máquina mais complexa: o corpo humano!
Numa viagem conduzida pelo divertido Dr. Zito, exploramos os diferentes órgãos e sistemas e abordamos a importância para a saúde de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico.
Mas este Hemispherium Viajante apresenta muitos outros filmes, todos projetados a 360 graus, destinados a todos os públicos e com diferentes temas científicos.
No Exploratório a Ciência nunca vai de férias!
- Quando: 11, 12, 13, 14 e 18 abril 2022.
A fórmula é simples e significa sempre dias muito divertidos para os jovens exploradores em férias, entre os 6 e os 12 anos. A Ciência não vai de Férias e no Exploratório realiza-se em todas as pausas letivas com jogos, experiências, histórias e sessões de filmes no Hemispherium.
O programa da Páscoa estará sob o signo da ciência dos livros para a infância, num mês em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do Livro (23 de abril).
Family Lab – Explorar ciência em família no Exploratório

No mais recente espaço interativo do Exploratório desafiamos a criatividade e a curiosidade com propostas para todas as idades.
Para já, propomos uma oficina permanente de construções com peças K’Nex®, para que todos possam explorar ciência em família!
Astronomia para Bebés | Sentir o cosmos em família

Há estrelas que são mesmo muito especiais! A nossa é o filme Astronomia para Bebés, primeira e premiada produção hemisférica do Centro Ciência Viva de Coimbra [distinguida com o prémio internacional Mariano Gago Ecsite Awards 2018 na categoria Smart and Simple], agora numa nova versão, com animação de Cristina Sampaio e banda sonora de Maria João!
No Hemispherium, todos os domingos (10.30), os bebés embarcam numa viagem maravilhosa que os leva muito para além do céu estrelado, ao som de acordes e melodias únicas.
Explorastórias | Explorar a ciência que se esconde nas páginas dos livros

Dois domingos por mês há histórias com ciência para juntar as famílias à volta dos livros!
Naquela que é uma das atividades do Exploratório que mais história conta, as histórias infantis são o ponto de partida para explorar a ciência escondida nas páginas dos livros.
Pensada para juntar as famílias, dos mais pequeninos, com idades entre os 3 e os 9 anos, aos grandes exploradores, as Explorastórias são sempre momentos especiais para novas descobertas e experiências extraordinárias.

Há Ciência… Laboratório aberto no Exploratório
Há ciência em tudo o que nos rodeia. É a partir desta premissa que o Experimentário abre as portas às famílias no terceiro domingo de cada mês, entre as 15.00 e as 17.00.
Já exploramos no Laboratório aberto a ciência que há… nos ímanes e a ciência que há… no papel.
Laboratório aberto no Exploratório
Na próxima sessão, dia 17 de abril, vamos explorar a ciência que há nos ovos, ou não estivesse a Páscoa aí à porta.

Breakout Game | Volta ao mundo em 45 minutos
É o novo desafio do Exploratório para famílias ou grupos de amigos que, no segundo sábado de cada mês, entre as 15.30 e as 16.30, podem pôr à prova as suas capacidades para decifrarem os mais extraordinários enigmas, avançando de pista em pista até à surpresa final, numa viagem à volta do mundo e na companhia de uma das mais extraordinárias personagem da história universal: Fernão de Magalhães.
Festas de Aniversário com Ciência!
No Exploratório há festas de aniversário com Ciência e explorações para todos os gostos.
É só escolher o tema: Tantas estrelas… todas brilhantes, todas diferentes; A correr, a saltar, de ninho em ninho vou explorar!; Somo assim por dentro e por fora; Hoje quem manda sou eu! – preferido e deixar o seu jovem explorador vir ao Exploratório festejar com os amigos o dia em que nasceu.
Mais informações sobre o Exploratório – Centro Ciência Viva Coimbra
Como chegar ao Exploratório?
Morada: Rotunda das Lages, Parque Verde do Mondego, 3040 – 255 Coimbra.
GPS: 40.1967544556, -8.4286537170.
O Exploratório dispõe de um parque de estacionamento gratuito.
Exploratório Coimbra – preços
1 Exploração: 4 euros | 2 Explorações: 7 euros | 3 Explorações: 9 euros | Bilhete Geral: 12 euros
Onde 1 Exploração = 1 Entrada numa das seguintes categorias:
- Exposição em forma com a ciência
- Atividades – Family Lab, Explorastórias, Há Ciência em… ou Breakout
- Hemispherium: Filmes a 360º e Astronomia para bebés
- Ciência em Palco – Espetáculos
Recomendamos que confirmem os valores no site do Exploratorio de Coimbra.
Exploratório Coimbra – horários
Todos os dias da semana: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00
Aberto todo o ano exceto: 24, 25 e 31 de Dezembro | 1 de janeiro
Horários das sessões do Hemispherium disponíveis aqui.
Também lhe pode interessar:
- O que visitar em Coimbra com crianças, uma cidade que vai encantar miúdos e graúdos!
- Descubram as melhores peças de teatro para crianças
- Onde levar os miúdos este fim de semana
- Museus grátis: saiba quais e como ir gratuitamente
- Sítios a visitar com crianças: os favoritos da Pumpkin
A propósito de ciência, também lhe pode interessar:
- Pavilhão do Conhecimento: um mundo a descobrir!
- Descobrir uma Mina de Ciência no Lousal
- Voem até ao Centro Ciência Viva de Constância
- Dancem com robôs na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
- O Planetário – Casa da Ciência de Braga leva-nos à descoberta das zonas húmidas
- Vamos descobrir o Centro Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova
- Ciência Viva de Estremoz: um convento do século XVI onde se aprende… ciência!
- No Exploratório em Coimbra descubram o extraordinário corpo humano
- Galeria da Biodiversidade- Centro Ciência Viva: venham celebrar a vida no Porto
- Ciência Todo o Ano: vamos aprender com os Centros Ciência Viva!
- Ciência Viva no Verão 2022: Com imensas atividades em todo o país!
Este artigo foi útil para si?