Família > Passear > Passeios

O que visitar em Coimbra com crianças

O que visitar em Coimbra com crianças

Uma cidade que vai encantar miúdos e graúdos!

Descubra o que visitar em Coimbra com crianças com nossas sugestões!

Coimbra estende-se ao longo do encantador rio Mondego. Situada entre os distritos de Aveiro e Viseu, esta é uma cidade cheia de história, onde os vestígios dos primeiros anos estão espalhados por toda a cidade.

Envolvo em história e desde há muito considerado o centro cultural e intelectual de Portugal, o distrito de Coimbra é um destino intemporal que inspirou a obra de poetas e escritores.

Se conhecem lugares mágicos em Coimbra que querem partilhar com as nossas famílias, digam-nos tudo aqui.   

O que visitar em Coimbra com crianças

Património e Museus

Ruínas e Museu Monográfico de Conímbriga

conimbriga
Fotografia: http://cm-condeixa.pt

A Romanização da Península Ibérica aconteceu no século XIX a.C., mas a influência dos Romanos em Portugal ainda hoje se sente: foram muitas as marcas que nos deixaram na Cultura, na alimentação, no Direito e até na Língua – o Português que hoje falamos deriva do Latim.

Nas Ruínas de Conímbriga podem deslumbrar-se com a força e beleza das construções romanas: pelas ruas e através dos edifícios que resistem ao passar do tempo, cria-se a memória colectiva de um tempo há muito distante.

Não se esqueçam de passar também pelo Museu, onde, através dos objectos e utensílios descobertos e restaurados, podem descobrir mais sobre a vida quotidiana no Forum.

Onde: 3150 Condeixa-a-Velha

Vejam mais informações sobre as Ruínas e o Museu Monográfico de Conímbriga no nosso artigo. 

Universidade de Coimbra

universidade de coimbraFundada, em Lisboa, em 1290 e transferida para o Paço Real em 1537. Destacam-se: Biblioteca Joanina de estilo barroco (1717), a Capela de São Miguel, a Sala dos Capelos, a Porta Férrea, a Via Latina e a Torre. Os edifícios que compõem o espaço arquitetónico que envolve a emblemática Universidade, datam da reforma do Estado Novo.

Onde: Largo da Porta Férrea, 3001-451 Coimbra.

Mais Informação: Câmara Municipal de Coimbra | Universidade de Coimbra

Núcleo Museológico do Piódão

museu do piódão
Fotografia: http://www.aldeiasdememoria.com/

Um espaço que retrata não só as formas de vida das gentes desta aldeia histórica, mas também a forma como são vistas por aqueles que tiveram o privilégio de a visitar.

Onde: Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira , 6285–018 Piódão

Mais Informação: Câmara Municipal de Arganil

Castelos do Mondego

castelo de montemor o novo
Fotografia: Vortex Magazine

Percorra os castelos e fortalezas que serviram de proteção a Coimbra e ao Mondego: a Fortaleza de Coimbra, a Fortaleza de Buarcos, o Forte de Santa Catarina, o Castelo de Arouce, o Castelo de Montemor-o-Velho, Castelo de Penela, o Castelo de Germanelo e o Castelo de Soure

Sé Velha

sé velha de coimbra
Fotografia: https://www.noticiasdecoimbra.pt

A fachada, datada de 1162, reflete a vitalidade do estilo românico. O claustro gótico, o mais antigo em Portugal, encanta pela sua sobriedade. Merece destaque o notável conjunto de esculturas e jacentes dos sécs. XII, XIV e XVI, bem como a Capela do Sacramento e a Capela de S. Pedro, ambas do séc. XVI, a primeira da autoria de João de Ruão, a segunda de Nicolau de Chanterenne.

De destacar, ainda, a Porta “Especiosa”, séc. XVI, da autoria de João de Ruão. A escadaria da Sé Velha é o local onde têm lugar as bem conhecidas serenatas monumentais, momentos fortes da tradição coimbrã.

Onde: Largo da Sé Velha – Rua do Norte, 4, 3000-295 Coimbra

Mais informação: Câmara Municipal de Coimbra

Sé Nova

sé nova de coimbra
Fotografia: http://www.cicloconcertoscoimbra.pt/

Fundada pelos Jesuítas em 1598, possui fachada construída em duas fases: a primeira em linhas Clássicas e a segunda Barroca. O retábulo da Capela-mor, em talha dourada de finais do séc. XVII, é da autoria de Jerónimo Luís, também autor dos retábulos do transepto. O cadeiral em pau-preto, do séc. XVII, é originário da Sé Velha. Órgãos Neo-clássicos do séc. XVIII. A pia baptismal Manuelina é, também, proveniente da Sé Velha.

Onde: Largo da Sé Nova, 3000-213 Coimbra

Mais Informação: Câmara Municipal de Coimbra

Igreja do Mosteiro de Santa Cruz (Panteão Nacional)

Igreja do Mosteiro de Santa Cruz (Panteão Nacional)

Fundada em 1131 pelos cónegos regrantes de Santo Agostinho. Sala do capítulo e corpo da igreja, da segunda metade do séc. XVI, do mestre Diogo de Boutaca. Túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I, com jacentes de Nicolau de Chanterenne. Púlpito de Nicolau de Chanterenne, datado de 1521. Órgão Barroco de 1719/1724, do entalhador francês, Lorete.

Sacristia Maneirista, construída entre 1622 e 1624, em que se destacam pinturas de Grão Vasco e Cristóvão de Figueiredo. Claustro Manuelino de 1517. De referir o portal (1523) de Diogo de Castilho e esculturas de João de Ruão e Nicolau de Chanterenne. Arco Triunfal do início do séc. XIX, de José de Couto.

Onde: Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra

Mais informação: Câmara Municipal de Coimbra

Parques e Jardins

Jardim da Quinta das Lágrimas

Quinta das Lágrimas

A Fonte dos Amores e das Lágrimas denunciam a história de amor de D. Pedro e Inês de Castro.  Destacam-se o Palacete do séc. XIX, o Jardim Medieval e o Anfiteatro de Colina de Camões, da autoria da Arq. Paisagista Cristina Castel-Branco.

Onde: Rua António Augusto Gonçalves – Santa Clara, 3041-901 Coimbra

Vejam mais informações sobre a Quinta das Lágrimas no nosso artigo. 

Mata Nacional do Buçaco

mata nacional do buçaco

Património histórico religioso e militar, a Mata Nacional é sobretudo um património botânico de incalculável valor e uma referência turística no concelho, no país e no mundo.

Duma riqueza dendrológica incalculável, a Mata Nacional alberga árvores das mais diversas partes do globo, trazidas pelos frades carmelitas quando ali se estabeleceram no seu Mosteiro de Santa Cruz.

Este é o cenário perfeito para um passeio a dois, envolto pela beleza extraordinária da carismática Mata Nacional do Buçaco, que abraça cerca de 700 espécies de árvores exóticas e indígenas. No coração da Mata Nacional do Buçaco encontra-se uma jóia da arquitetura e da História portuguesas: o Palace Hotel do Buçaco.

Onde: Mata Nacional do Buçaco, 3050-261 Luso

Veja mais informações sobre a Mata do Buçaco no nosso artigo. 

Aldeias Históricas

Piódão

Foto: Aldeias Históricas de Portugal

É bem conhecida a aldeia histórica do Piódão, com as casas de xisto de tonalidades castanhas onde o sol projeta reflexos dourados, deixando uma marca de humanização na encosta.

A igreja, de branco, distingue-se no meio do casario.  Em redor, as montanhas enchem-se de verde até perder de vista.  Segundo a lenda, foi aqui que se refugiou um dos algozes de Dona Inês de Castro, numa tentativa de fugir à ira do rei D. Pedro.

No Núcleo Museológico do Piódão encontrará um espaço que retrata não só as formas de vida das gentes desta aldeia histórica, mas também a forma como são vistas por aqueles que tiveram o privilégio de a visitar.

Onde: Coordenadas GPS40º13’45’’N / 7º49’31’’W

Vejam mais informações sobre as Aldeias Históricas no nosso artigo. 

Na Hora da Diversão: 

Portugal dos Pequenitos

Máquina do Tempo - Histórias Contadas

Já imaginaram o que será para uma criança ver “uma cidade” toda à sua dimensão? Uma maravilha. É isso mesmo que elas acham do “Portugal dos Pequenitos”.

Situado em Coimbra, o Portugal dos Pequenitos é o parque temático mais antigo do País. Desde 1940, data da sua inauguração, que o parque lúdico-pedagógico  se dedica essencialmente à criança divulgando a História e da Arquitetura de Portugal.

Onde: Rossio de Santa Clara 3040-256 Coimbra.

Vejam mais informações sobre o Portugal dos Pequenitos no nosso artigo. 

Exploratório

Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Fonte de Imagem: Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Os seus filhos sabem o que são atos reflexos? E para que serve o ADN? Explorar, questionar e interagir são os objetivos da exposição principal do Exploratório, que responde a estas e outras questões sobre o corpo humano!

Onde: Rotunda das Lages, Parque Verde do Mondego, Santa Clara, 3041-901 Coimbra.

Vejam mais informações sobre o Exploratório no nosso artigo.

Parque Biológico da Lousã

Parque-Biologico-serra-louca

O Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL) é um Zoo único, privilegiando a fauna e flora Nacional exibindo em ambiente protegido, e o mais próximo possível do habitat natural, espécies e raças Portuguesas, sejam elas domésticas ou selvagens, algumas delas hoje extintas no território nacional como os ursos, muflões e linces.

Onde: Parque Biológico da Serra da Lousã, 3220-154 Miranda do Corvo

Mais informações: Miranda do Corvo

Museu da Ciência

museu da ciência

Instalado no Laboratório Chimico, desenhado por Guilherme Elsden, no âmbito da reforma pombalina de 1772, o Museu da Ciência mostra, a partir de objetos e instrumentos científicos das coleções da Universidade de Coimbra a busca incessante do conhecimento científico.

Onde: Laboratório Chimico , Largo Marquês de Pombal

Mais Informação: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Escapadinha:

Ô Hotel Golf Mar Vimeiro – Vimeiro

Ô Hotel Golf Mar Vimeiro - Vimeiro

Descubra a apenas 50 km norte de Lisboa, aninhado à beira-mar, o Ô Golf Mar, um hotel intemporal e emblemático onde a tradição portuguesa de bem-receber se alia à procura de novas experiencias. Neste lugar com muitas histórias para partilhar e onde o eco do riso revitaliza a alma, todos são convidados: pais e filhos, avós e netos. Compartilhe a alegria em família na piscina interior aquecida, no Vimeiro Clube Aventura ou na Surf Academy. A localização excecional, a gastronomia caseira e a hospitalidade genuína fazem do Vimeiro um destino incontornável quer esteja em lazer ou em trabalho. O Ô Hotel Golf Mar dispõe de Wi-Fi gratuito em todas as áreas.

Mais informações: Hotel Golf Mar

Dolce Campo Real – Torres Vedras

Dolce Campo Real - Torres Vedras

O CampoReal Resort éum luxuoso resort de 5 estrelas, localizado no Concelho de Torres Vedras. O Resort dispõe de 151 quartos de hotel, um desafiante campo de golfe de 18 buracos, um centro equestre e várias salas de reunião com capacidade até 650 pessoas, o que o torna no local ideal para todo o tipo de eventos e reuniões de negócio.

Mais informações: Dolce

H2otel – Covilhã H2otel - Covilhã 

Dispõe de 90 quartos, dos quais 17 são suites e suites duplex, com uma deslumbrante paisagem sobre o Vale Glaciar da Alforfa na vertente sudoeste da Serra da Estrela.

Mais informações: H2otel

Parque Rural Tambor – Aveiras de Cima

Parque Rural Tambor - Aveiras de Cima (Azambuja)

Uma quinta de família que tinha como única cultura a vinha transformou-se num local de atividades rurais ao ar livre, onde pequenos e graúdos podem aproveitar os prados verdes para praticar diversas modalidades. Fica o convite a todos aqueles que queiram experimentar um mundo diferente – o rural.

Mais informações: Tambor

Martinhal Beach Resort & Hotel 

Martinhal Beach Resort & Hotel - Cascais e Chiado

A marca Martinhal nasceu com o Martinhal Beach Resort & Hotel em Sagres, que tem agora 5 anos e foi o primeiro do pequeno grupo de hotéis e resorts que os proprietários da marca estão a construir na intenção de ser child-friendly.

Mais informações: Martinhal 

Tudo sobre férias em família:

Férias em família em Portugal: explore as sugestões da Pumpkin

Descubra quando ir e quais os Museus Grátis por todo o país

Veja as recomendações dos nossos leitores de sítios a visitar com crianças por todo o país

Espreite as nossas dicas para viajar em família sem stress

Também lhe pode interessar:

No centro da exposição, encontramos o cérebro, ele que em tudo manda!

Nas Ruínas de Conímbriga podem deslumbrar-se com a força e beleza das construções romanas!

Leve as suas crianças a conhecer a Quinta das Lágrimas e a história de amor de D. Pedro e Inês de Castro.

A Mata do Buçaco é um lugar muito especial perto do Coimbra: ar puro, árvores, um palácio lindíssimo em harmonia com a Natureza.

São 12 as Aldeias Históricas Portuguesas!

Já imaginou o que será para uma criança ver “uma cidade” toda à sua dimensão? Uma maravilha. É isso mesmo que elas acham do “Portugal dos Pequenitos”.

Está pelo interior de Portugal e quer saber sugestões para ir a banhos? Nós ajudamos!

Procura um local calmo e entre a natureza para fazer praia? Então, deve optar por uma praia fluvial e, neste caso, a Praia Fluvial de Cardigos.

Quer viva em Lisboa quer esteja apenas de passagem, de certeza que vai adorar visitar Lisboa através dos nossos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *