Família > Agenda Família > Pumpkin Recomenda

Museus e Monumentos Gratuitos todos os domingos e feriados!

Museu gratis

Sabiam que há imensos Museus e Monumentos que podem ser visitados gratuitamente todos os domingos e feriados? Descubra quais são e visitem o nosso património com a vossa família.

Museus grátis? Sim! Esta medida é uma ótima forma de promover a nossa cultura e uma oportunidade de levar as abobrinhas a passear de forma divertida, mas também pedagógica.

Felizmente e cada vez mais, os Museus oferecem atividades educativas complementares que permitem aos visitantes absorver as coleções de forma dinâmica e divertida. Por isso, museus e monumentos gratuitos são uma excelente notícia para as famílias descobrirem a nossa história e passarem excelentes momentos em família.

São muitos os Museus e Monumentos em que podem entrar gratuitamente todos os domingos e feriados – esta é uma informação confirmada pela Direcção Geral do Património Cultural, mas sugerimos confirmar os horários de cada estabelecimento para evitar desencontros e decepções. Por norma, estes espaços funcionam, ao domingo e aos feriados, entre as 10h e às 14h, mas nunca se sabe!

Como gostamos muito de vocês, preparámos, com base nas informações da DGPC, uma lista de museus grátis organizada por zonas do país, para que nunca vos falte programa ao fim de semana!

Descobrimos também outros museus que, não sendo abrangidos por esta medida, oferecem a oportunidade de explorar gratuitamente os seus corredores noutros dias da semana, para que a festa possa ser feita sempre que o saber vos chamar.

Preparados para explorar?

Museus grátis no Porto:

Museu Nacional Soares dos Reis

museu nacional de soares dos reis

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Museu Nacional Soares dos Reis é o mais antigo museu público de arte do país. Durante o século XIX, esteve ligado à Academia Portuense de Belas Artes, o que levou a um fortalecimento da relação entre a instituição e o ensino artístico.

No âmbito das Artes Plásticas salientam-se os núcleos de pintura e escultura do século XIX e primeira metade do XX. Nas Artes Decorativas distingue-se a cerâmica, com uma mostra de faiança nacional e porcelana oriental, e ainda peças de ourivesaria, joalharia, vidros e mobiliário dos séculos XVI a XIX.

Morada: Rua de Dom Manuel II 44, 4050-342 Porto.

Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Este Museu é grátis no primeiro domingo de cada mês, entre as 10h e as 13h. 

Serralves une natureza, conhecimento, arte e diversão! No Museu, o núcleo da Coleção de Serralves é a arte contemporânea produzida desde os anos 1960 até à atualidade. Embora repercutindo a arte e as ideias do nosso passado recente, a Coleção tem como objetivo refletir sobre o modo como a arte de hoje também antecipa o seu futuro.

Saiba mais sobre Serralves no nosso artigo.

Morada: Rua Dom João de Castro 210, 4150-417 Porto.

Museus grátis em Lisboa:

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

Este Monumento é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Mosteiro dos Jerónimos é uma obra-prima da arquitetura portuguesa e remonta ao século XVI, está classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO (1983).

O Mosteiro dos Jerónimos situa-se numa das zonas mais qualificadas de Lisboa, um cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo, local de onde partiram as naus e caravelas no tempo das Descobertas que viriam a dar “novos mundos ao mundo”.

O conjunto monástico conserva, ainda hoje, além da igreja manuelina, grande parte  das magníficas dependências conventuais que contribuíram para a sua fama internacional, incluindo o Claustro quinhentista, o antigo Refeitório dos monges e a sala da Antiga Livraria.

Saiba mais sobre o Mosteiro dos Jerónimos no nosso artigo.

Morada: Praça do Império 1400-206 Lisboa.

Panteão Nacional

panteão nacional

Este Monumento é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Panteão Nacional acolhe os túmulos de grandes vultos da história portuguesa. Elemento referencial no perfil da cidade e oferecendo pontos de vista privilegiados sobre a zona histórica da cidade e sobre o rio Tejo, está classificado como Monumento Nacional.

Morada: Campo de Santa Clara, 1100-471 Lisboa.

Torre de Belém

Torre de Belém

Este Monumento é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

A Torre de Belém é um ex-libris do património cultural português projetado em todo o mundo e um dos elementos arquitetónicos que pontua a paisagem ribeirinha na zona monumental Ajuda-Belém.

Construída em homenagem ao Santo Patrono de Lisboa, S. Vicente, a Torre de Belém fazia parte de um sistema de defesa tripartida entre o baluarte de Cascais e a fortaleza de S. Sebastião da Caparica, na margem oposta do rio.

Ao longo do tempo a Torre de Belém foi perdendo a sua função de defesa da barra do Tejo e, a partir da ocupação filipina, os antigos paióis deram lugar a masmorras. Nos quatro pisos da torre, mantêm-se a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e, finalmente, a Capela com as suas características abóbadas quinhentistas.

Saiba mais sobre a Torre de Belém no nosso artigo.

Morada: Avenida Brasília, 1400-038 Lisboa.

Museu Calouste Gulbenkian

museu gulbenkian

Este Museu é grátis todos os domingos a partir das 14h. 

O Museu Calouste Gulbenkian tem duas coleções de arte – a Coleção do Fundador e a Coleção Moderna.

A coleção de obras de René Lalique, que Calouste Gulbenkian adquiriu diretamente ao artista, é considerada única no mundo pela sua qualidade e quantidade. Já a Coleção Moderna é a maior coleção de arte moderna e contemporânea portuguesa, desde o final do século XIX até aos dias de hoje.

Morada: Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa.

Museu da Marioneta

museu da marioneta

Este Museu é grátis todos os domingos de manhã.

O espólio do Museu da Marioneta para além de uma das mais significativas e completas colecções de marionetas tradicionais portuguesas, engloba uma excepcional e vasta colecção de marionetas e máscaras do sudeste asiático e africanas.

Morada: Convento das Bernardas, Rua da Esperança, n° 146, 1200-660 Lisboa.

MAAT

Espaços legíveis - visitas temáticas de arquitetura no MAAT

Este Museu é grátis no primeiro domingo de cada mês. 

A Arte, a Arquitetura e a Tecnologia convivem de mãos dadas em exposições diferentes, alternativas, desafiantes e divertidas. De forma a aproximar os visitantes e enriquecer a sua experiência no museu, a programação educativa do MAAT é também um campo que permite a crianças (e adultos!) experimentarem!

Morada: Av. Brasília, Central Tejo, 1300-598 Lisboa.

Museu Berardo

museu coleção berardo

Este Museu é grátis todos os sábados. 

O Museu Coleção Berardo é o principal Museu de Arte Moderna e Contemporânea em Lisboa, cujo acervo proporciona uma apresentação dos principais movimentos artísticos, pontuados por alguns dos maiores nomes da modernidade como Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Max Ernst, Piet Mondrian, Joan Miró, Maria Helena Vieira da Silva, Francis Bacon, Paula Rego, Yves Klein, Andy Warhol, Frank Stella, Richard Serra, Gerhard Richter, Bruce Nauman, Julião Sarmento ou Gabriel Orozco.

Um percurso pela história dos desenvolvimentos artísticos, promovidos por estes nomes e muitos outros, é proposto ao visitante, que tem assim a oportunidade de conhecer um dos séculos mais empolgantes da criação artística. A vocação internacionalista desta moderna coleção, com espetro cronológico de um século, torna-a uma verdadeira plataforma para a observação e reflexão sobre este período da história da arte.

Morada: Praça do Império, 1449-003 Lisboa.

Museu do Oriente

Museu do Oriente

Este Museu é grátis todas as sexta-feiras, das 18h à 22h.

As colecções de arte portuguesa e asiática do Museu do Oriente são a demonstração mais elevada dos encontros históricos entre o Ocidente e o Oriente. No mesmo sentido, as colecções que reúnem as tradições culturais da Ásia inteira são a demonstração da sua riqueza, da sua pluralidade e do seu génio, que queremos possa ser melhor conhecido em Portugal e na Europa.

Morada: Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa.

Museu do Dinheiro

A entrada e as atividades deste Museu são grátis de quarta a sábado, das 10h às 18h. 

O Museu do Dinheiro oferece uma experiência marcadamente interativa que recorre à tecnologia multimédia para mostrar o seu acervo. A museografia não convencional aposta na criação de ambientes surpreendentes, capazes de convocar a participação do visitante e de promover a construção de conhecimento.

Este é um museu consciente da sua função social e da presença simbólica que tem na cidade e no país; um museu que assume como prioridade o contacto com vários públicos, que investe na programação educativa e cultural, mantendo uma forte ligação à comunidade e à cidade.

Morada: Antiga Igreja de S. Julião, Largo de S. Julião, 1100-150 Lisboa.

Museu Nacional do Teatro e da Dança

museu nacional do teatro e dança

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

As coleções do Museu Nacional do Teatro e da Dança foram constituídas tendo em atenção os objetos, materiais e documentos úteis ao conhecimento da prática teatral, úteis à própria prática teatral e úteis ao conhecimento de certos aspetos da prática teatral e incluem trajos de cena, fotografias, postais ilustrados, cenografia, figurinos, desenhos, retratos e caricaturas, cartazes, programas e bilhetes, música e teatros de papel.

Morada: Estrada do Lumiar, 10 1600-495 Lisboa.

Museu Nacional do Traje

museu nacional do traje

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Museu Nacional do Traje reúne uma coleção de indumentária histórica desde o séc. XVIII até à atualidade, que apresenta ao público numa exposição permanente que se caracteriza pela rotação das peças dos diversos períodos históricos e estilos ou tendências. Coleções ao Pormenor é uma linha de exposições temporárias que apresenta núcleos da coleção ou explora temáticas diversas.

Morada: Largo Júlio de Castilho – Lumiar 1600-483 Lisboa.

Palácio Nacional da Ajuda

palácio da ajuda

Este Monumento é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Palácio Nacional da Ajuda, antigo palácio real e monumento nacional, é hoje um magnífico museu e o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, nomeadamente os aposentos dos monarcas e a sala de trono.

Morada: Palácio Nacional da Ajuda, Lg. da Ajuda – 1349-021 Lisboa.

Museu Nacional de Arqueologia

museu nacional de arqueologia

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Museu Nacional de Arqueologia acumulou um notável acervo, distribuído por núcleos muito diversificados: arqueologia, etnografia, ourivesaria, numismática e medalhística, epigrafia pré-latina e latina, escultura, documentação escrita, mosaicos, antropologia física, etc., núcleos a que se acrescentam as notáveis «coleções comparativas» estrangeiras, arqueológicas e etnográficas, (com destaque particular para as do Antigo Egipto e da Casa Real portuguesa), e diversos legados e doações.

A parte principal do seu acervo é, no entanto, constituída por vastíssimas coleções de Arqueologia portuguesa dos períodos pré e proto-histórico, romano, árabe e medieval.

Morada: Edifício dos Jerónimos, Praça do Império 1400-206 Lisboa.

Museu Nacional de Arte Antiga

museu nacional de arte antiga

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Museu Nacional de Arte Antiga foi inaugurado em 12 de junho de 1884 e concretiza uma antiga aspiração surgida após a abolição das ordens religiosas, em 1834, de dar destino às obras de arte que nessa altura passaram para a posse do Estado. Reformado em 1911 e adquirindo então o nome que atualmente tem, o museu assumiu os contornos gerais que ainda hoje mantém.

As coleções do Museu incluem pintura portuguesa, pintura europeia, iluminura, escultura, ourivesaria, mobiliário, cerâmica, arte da expansão, têxteis, vidros, e desenhos e gravuras.

Morada: Rua das Janelas Verdes 1249-017 Lisboa.

Museu Nacional do Azulejo

museu nacional do azulejo

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

Museu Nacional do Azulejo dá a conhecer a história do Azulejo em Portugal procurando chamar a atenção da sociedade para a necessidade e importância da proteção daquela que é a expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa no mundo.

Morada: Rua Madre de Deus, 4 – 1900-312 Lisboa.

Museu Nacional dos Coches

museu nacional dos coches

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Museu Nacional dos Coches reúne uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa a que se acrescentaram veículos vindos dos bens da Igreja e de coleções particulares.

Morada: Avenida da Índia nº 136, 1300-300 Lisboa.

Museu Nacional de Etnologia

museu nacional de etnologia

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

Museu Nacional de Etnologia reúne objetos oriundos de diversas partes do Mundo. Na exposição permanente, “O museu, muitas coisas”, destacam-se: o teatro de sombras de Bali; as bonecas do sudoeste de Angola; as tampas de panelas com provérbios de Cabinda; máscaras e marionetas do Mali; instrumentos musicais populares Portugueses; as talas de Rio de Onor e a escultura de Franklim que resultam, na sua maioria, de coleções estudadas através de um programa intensivo de estágios que o museu tem vindo a promover.

É de destacar também a possibilidade de visitar dois espaços de reserva: as Galerias da Vida Rural e as Galerias da Amazónia.

Morada: Avenida da Ilha da Madeira, 1400-203 Lisboa.

Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

casa museu dr anastácio gonçalves

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves é um espaço museológico da cidade de Lisboa onde se expõe o acervo reunido pelo médico colecionador António Anastácio Gonçalves.

O conjunto de cerca de 3.000 obras de arte compõe-se por três grandes núcleos: pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, porcelana chinesa e mobiliário português e estrangeiro. Existem ainda importantes núcleos de ourivesaria civil e sacra, pintura europeia, escultura portuguesa, cerâmica europeia, têxteis, numismática, medalhística, vidros e relógios de bolso de fabrico suíço e francês.

Morada: Avenida 5 de Outubro, 6-8 1050-055 Lisboa.

Museu de Arte Popular

museu de arte popular

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Museu de Arte Popular foi criado para a Exposição do Mundo Português de 1940. Hoje assume-se como um lugar de encontro e diálogo de diversas áreas disciplinares, um museu-documento, um lugar da Memória que se projeta na contemporaneidade.

Morada: Avenida de Brasília. 1400-038 Lisboa.

Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea

museu do chiado

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea possui uma coleção de Arte Portuguesa de 1850 à atualidade que inclui pintura, escultura, desenho, vídeo, fotografia e instalação.

Columbano Bordallo Pinheiro, José Malhoa, Amadeo de Souza-Cardoso, Sousa Lopes Mário Eloy, Almada Negreiros, Fernando Lanhas, Joaquim Rodrigo, Lourdes Castro, Helena Almeida, Ângela Ferreira ou João Pedro Vale são apenas alguns dos nomes representados nesta coleção indispensável para o conhecimento da história da arte portuguesa desde a segunda metade do século XIX à atualidade.

Morada: Rua Serpa Pinto, 4 – 1200-444 Lisboa.

Palácio Nacional de Mafra

palácio nacional de mafra

Este Monumento é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Palácio Nacional de Mafra é um conjunto arquitetónico barroco, formado por um Paço Real, uma Basílica e um Convento. Possui importantes coleções de escultura italiana, de pintura italiana e portuguesa, uma biblioteca única, bem como dois carrilhões, seis órgãos históricos e um hospital do século XVIII. O Palácio está integrado na Rede de Residências Reais Europeias.

Morada: Terreiro D. João V – 2640-492 Mafra.


Se estiverem pela capital, espreitem ainda os museus de Lisboa que não podem mesmo perder!

Museus grátis no resto do país:

Convento de Cristo (Tomar)

convento de cristo

Este Monumento é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

Convento de Cristo, inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, integra alguns dos mais expressivos testemunhos da história da arquitetura portuguesa, como a Charola românica da igreja, o claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo. Abrange o castelo templário e o Convento da Ordem de Cristo.

Morada:Igreja do Castelo Templário 2300 Tomar.

Mosteiro de Alcobaça

mosteiro de alcobaça

Este Monumento é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

Uma das primeiras fundações monásticas cistercienses em território português, o Mosteiro de Alcobaça tornou-se a principal casa desta Ordem religiosa, graças a uma continuada política de proteção régia, iniciada pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

As dependências medievais ainda conservadas fazem do Mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo, a que acrescem as edificações posteriores, dos séculos XVI a XVIII, como importante testemunho da evolução da arquitetura portuguesa.

Morada: Mosteiro de Alcobaça, 2460 – 018 Alcobaça.

Museu Grão Vasco (Viseu)

museu grão vasco

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

A coleção principal do Museu Grão Vasco é constituída por um conjunto notável de pinturas de retábulo, provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), o Grão Vasco, de colaboradores e contemporâneos.

O acervo inclui ainda objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas (pintura, escultura, ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco), maioritariamente provenientes da Catedral e de igrejas da região, a que acrescem peças de arqueologia, uma coleção importante de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.

Morada: Adro da Sé – 3500-195 Viseu.

Museu Monográfico de Conímbriga (Condeixa-a-Velha)

conimbriga

Este Monumento é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

Museu Monográfico de Conímbriga tem como missão tutelar as Ruínas, promover a sua exposição ao público e prosseguir a investigação arqueológica.

O acervo é exclusivamente composto pelos materiais arqueológicos recolhidos na Cidade e a atual exposição permanente apresenta os objetos de uso quotidiano, evoca o Forum monumental, a riqueza das domus, a pujança do seu comércio, a religião e crendices da população romanizada e a presença suevo-visigótica.

Destacam-se os mosaicos preservados in situ e a Casa dos Repuxos que possui uma área pavimentada de mosaico, importantes vestígios de pintura mural e um peristilo central ajardinado com um lago e jogos de água.

Morada:Conímbriga 3150-220 – Condeixa-a-Velha.

Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra)

museu nacional machado de castro

Este Museu é grátis todos os domingos entre as 10h e as 14h. 

O Museu Nacional Machado de Castro espelha a riqueza da Igreja e a importância do mecenato régio, às quais se devem muitas das suas obras de arte e alfaias religiosas de maior valia.

A escultura monocromática ou policroma, em madeira e pedra, ocupa lugar cimeiro, ilustrando com numerosas obras-primas o trabalho das melhores oficinas flamengas e também a evolução das escolas portuguesas da Idade Média ao século XVIII.

Ainda assim, os núcleos de pintura, ourivesaria, cerâmica e têxteis, impõem-se com igual importância e representatividade para a arte importada e a produção nacional. Distinguem-se ainda as coleções arqueológicas provenientes da cidade e as de arte oriental.

Morada: Largo Dr. José Rodrigues 3000-236 Coimbra.


Nota: verifiquem se esta oferta é aplicável nos locais que pretendem visitar consultando o site respetivo ou contactando por telefone previamente. Notem também que a oferta pode não ser aplicável a exposições temporárias.

  • Gratuito

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

3 comentários em “Museus e Monumentos Gratuitos todos os domingos e feriados!

  1. sem interesse, em vez de manha devia ser de tarde, quem mora distante quando chega ao museu esta quase a fechar. Nao gostei da alteraçao, tive a sorte de ver alguns antes. E lamento o castelo ser tao caro mesmo para mim que tenho mais de 70 anos, passei la a minha mocidade. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *