Jardim Botânico de Coimbra: um mundo verde a vossa espera!

Jardim Botânico de Coimbra: um mundo verde a vossa espera!

jardim botânico coimbra

Reúnam a família e venham descobrir mais sobre a fauna do nosso país!

No Jardim Botânico de Coimbra há muito o que se ver! É um sítio onde as abobrinhas terão 13,5 hectares de área para explorar e matar a sua curiosidade sobre os mais variados tipos de planta.

O jardim foi fundado em 1772 e é uma Unidade de Extensão Cultural e de Apoio à Formação da Universidade Nova de Coimbra. Tem como missões a investigação, a conservação da biodiversidade, a educação e divulgação de ciência, com especial enfoque na sensibilização para o conhecimento e importância da diversidade vegetal, das alterações climáticas e da utilização sustentável de recursos.

Vista do jardim botânico de coimbra

Espaços do Jardim Botânico de Coimbra

Neste lindo jardim, a vossa família terá um dia muito agradável. Preparem-se! São muitos os cantinhos giros para descobrir:

Alameda das Tílias

É um dos lugares emblemáticos do jardim, que traz à memória os antigos passeios públicos das cidades europeias. Aqui, o cenário aprazível muda sazonalmente e em maio/junho acresce à beleza deste espaço o agradável perfume das flores. Hum…

Estufa Grande

A sua construção iniciou-se em 1859 e é um dos mais antigos edifícios da arquitetura do ferro em Portugal. A conjugação perfeita entre o ferro e o vidro conferem a este espaço uma beleza invulgar.

A Estufa Grande alberga essencialmente plantas tropicais e subtropicais. Está dividida em três secções, que reproduzem climas tropicais, subtropicais e temperados. Aqui encontramos uma grande diversidade de espécies, das quais se destacam orquídeas, plantas carnívoras, árvores tropicais e fetos.

Recanto Tropical

A excelente exposição solar permitiu recriar neste espaço um ambiente tropical, com palmeiras de diferentes espécies oriundas de todos os continentes, incluindo a única espécie portuguesa, espontânea no Algarve, Chamaerops humilis ssp. humilis, assim como muitas estrelícias arbóreas (Strelitzia nicolai).

Jardim Botânico de Coimbra

Quadrado Central/Fontanário

Este terraço pode-se considerar o “berço” do Jardim Botânico de Coimbra. As caraterísticas típicas do estilo neoclássico estão aqui bem representadas.

Portões de ferro forjado, cantarias, muros e canteiros projetados geometricamente, estão orlados com sebes de Bucho. A diversidade reina neste lugar, onde Magnólias variadas, Cerejeiras de jardim, Azáleas, entre outras, ladeiam um grandioso Fontanário Central, transmitindo a esta área toda a atmosfera do Romantismo.

Estufa Fria

Construída na década de 50, sob direção do então diretor e ilustre botânico Prof. Dr. Abílio Fernandes. Aqui habita uma flora adaptada a ambientes húmidos e sombrios. As plantas estão rodeadas por uma cascata mural e um pequeno riacho que atravessa toda a estufa.

Podem apreciar ainda uma estátua dessa época, de nome “Botânica”, um nu feminino do escultor Martins Correia, que simboliza a Ciência das Plantas.

Escolas Sistemáticas – Escola Médica

Durante muitos séculos e mesmo nos nossos dias, a medicina apoiou-se na botânica para a investigação de propriedades terapêuticas de algumas plantas.

As escolas de Sistemática do Jardim Botânico, que constituem uma reserva para o banco de sementes do Jardim, são escolas de Botânica, destacando-se a Escola Médica que apresenta plantas aromáticas e medicinais. As plantas encontram-se organizadas e distribuídas nos canteiros por ordem das famílias a que pertencem.

Bambuzal – Capela de São Bento

Introduzida no Jardim em 1852, a Phyllostachys bambusoides é a espécie de bambu com melhor adaptação ao Jardim Botânico de Coimbra, ocupando hoje uma área total de um hectare da mata.

Podem encontrar ainda nesta parte do Jardim a capela de São Bento, inicialmente uma casa de fresco do séc. XVII que foi adaptada a local de oratória na época dos frades Beneditinos.

Mata

A mata ocupa dois terços da área total do jardim. Nesta zona predomina uma densa vegetação, composta na sua maioria por árvores exóticas de várias regiões do mundo. Neste espaço as espécies vivem em competição livre e direta. Esta área inclui ainda um vale com uma coleção de Monocotíledónias, dezenas de espécies diferentes de eucaliptos, uma estufa-fria, a magnífica plantação de bambus. Mais recentemente foi instalado um pomar.

Portão Principal

Da autoria de Mestre Galinha feito em ferro forjado com aplicações de bronze, foi concluído em 1884. Este é um bom exemplo do estilo neoclássico, conjugado com a arte de trabalhar o ferro, muito em voga nos finais dos séc. XIX.

Estátua de Júlio Henriques

Nomeado diretor do Jardim Botânico de Coimbra em 1873, intensifica as trocas de plantas e sementes com outros Jardins Botânicos.

Do Jardim Botânico de Java consegue sementes de espécies do género Chinchonade cuja casca se extrai o quinino, fundamental para o combate à malária. Dirigiu várias expedições científicas com o objetivo de recolher espécies da flora portuguesa.

Foi também o fundador da primeira sociedade científica botânica do país, a Sociedade Broteriana. A sua estátua foi esculpida por Barata Feio em 1951.

Jardim Botânico de Coimbra

Como visitar o Jardim Botânico de Coimbra?

Público em geral

Visitas informais não necessitam de marcação ou pagamento, mas as visitas guiadas para grupos devem ser marcadas com antecedência com o Gabinete de Turismo da Universidade de Coimbra.

Façam o vosso pedido aqui ou entrem em contacto por email ou por telefone: (+351) 239 242 744 / (+351) 239 859 884.

Escolas

As visitas guiadas e as atividades para público escolar no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra estão em funcionamento.

As visitas organizadas têm um custo desde 2 euros por aluno e têm a duração aproximada de uma a duas horas e meia.

Consultem os programas de visitas guiadas e as propostas do serviço educativo, as suas condições e agendamento.

jardim

Eventos no Jardim Botânico de Coimbra

O jardim recebe diversos eventos no decorrer do ano, como concertos musicais, palestras e workshops. Consultem a programação, reúnam a família e divirtam-se!

Mais informações sobre o Jardim Botânico de Coimbra

Horário

O Jardim encontra-se aberto todos os dias da semana:

O Jardim encerra nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, bem como nos dias dias do Cortejo da Latada e da Queima das Fitas.

Preços

O acesso é gratuito.

Localização

O Jardim Botânico de Coimbra está localizado na Calçada Martim de Freitas, 3000-456 Coimbra.

Contactos do Jardim Botânico de Coimbra

Telefone: +351 239 855 215.

E-mail: [email protected] 

Também podem espreitar o site do Jardim Botânico de Coimbra.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *