Parque de merendas: os melhores sítios por todo o país - Pumpkin.pt

Parque de merendas: os melhores sítios por todo o país

Parque de merendas

A Pumpkin reuniu os melhores parques de merendas para um super dia ao ar livre com os pequenos!

Quando o sol começa a sorrir-nos e não está muito quente, as refeições ao fresco são ideais. No verão e na primavera, podemos sempre aproveitar as horas de maior calor para fugir da praia e, debaixo da sombra de umas árvores, devorar umas maravilhosas sandes num parque de merendas. 🙂

Quem não tem recordações deliciosas de piqueniques em família? Petiscos saborosos, comidos sem pressa e muito espaço para as crianças correrem e brincarem à vontade. Mas, há que ter força e energia para que brinquem e se divirtam ao máximo.

Nos dias mais quentes convém levarem – além da fofíssima cesta de piquenique tradicional – uma geleira para manter as bebidas e os iogurtes frios. Além de saberem melhor fresquinhos, garantem que nem o calor vai estragar a alegria de os saborear.

Mais abaixo tem uma lista dos melhores locais para fazer piqueniques em todo o país. Toca a preparar a cestinha, escolher vosso parque de merendas favorito e divirtam-se!

Piqueniques ao ar livre são uma excelente maneira de comer fora limitando o risco de exposição ao virus, em tempo de pandemia há no entanto precauções extra a considerar:

  • Verifiquem com antecedência se o parque da vossa escolha está aberto ao público.
  • Levem toalhas para proteger as mesas, já que não é fácil desinfetarem-nas
  • Tenham convosco gel desinfetante para limparem as mãos depois de mexerem em equipamentos do parque.

Parque de merendas: sítios ideais para piqueniques

Parque de Merendas: Grande Lisboa

Parque Eduardo VII

Jardim da Estrela

O Jardim da Estrela é um jardim lindo, com muita relva, um belo coreto, laguinhos, parque infantil e outros atrativos. Passar um dia lá em família é uma ótima opção em qualquer altura do ano, basta estar um solzinho para aproveitarem!

Quinta das Conchas

No Parque Quinta das Conchas são 24 hectares de muita beleza! Encontramos por um lá um belo jardim com várias espécies de fauna e flora, parque infantil, zona de merendas, recinto polidesportivo, restaurante, cafeteria, uma mata com caminhos florestais, um grande relvado e muitos, muitos eventos fixes! Ah! Isso sem contar que por lá estão os escorregas mais giros da cidade!

Parque José Gomes Ferreira

O Parque José Gomes Ferreira tem cerca de 21 hectares e é composto por um parque de merendas, um circuito de manutenção, rede de caminhos pedonais, parque infantil, quiosque, grelhadores e pista ciclável.

No colorido Parque Infantil da Mata, os miúdos poderão escorregar muito, andar de baloiço e passar por túneis. Enquanto isso, os adultos poderão espreitar toda a diversão, confortavelmente sentados na esplanada mesmo ao lado. Há ainda muitas árvores e muito verde a explorar!

Parque Turma da Mônica

Por lá, as abobrinhas poderão divertir-se em diferentes brinquedos, como escorregas, baloiços, tirolesa e até na casinha que imita o clube secreto do Cebolinha. No Parque da Turma da Mônica poderão também tirar fotos e “interagir” com bonecos desta turma brasileira, como a Mônica, o Cascão, o Cebolinha, a Magali, o Bidu, entre outros, a uma escala aumentada, estrategicamente posicionados em vários locais da zona verde.

Um dos maiores interesses deste parque é que ele conta com dois equipamentos infantis totalmente direcionados para crianças com mobilidade reduzida. Ah! A zona de merendas é ótima, com um toldo acima, protegendo do sol.

Parque Serafina: Parque dos Índios

Inaugurado em 1992 e localizado no Parque Monsanto, o Parque da Serafina tem uma área de 5,6 hectares, com muitas opções giras para um dia com as abobrinhas, como parques infantis, escola de condução infantil, parques de merendas, restauração e um miradouro onde se pode desfrutar de uma incrível vista sobre a cidade.

Parque do Alvito

O Parque do Alvito localiza-se no Parque Monsanto e tem 3 zonas diferentes de parque infantil, conforme as idades. Lá mais em cima, há um parque Aventura para crianças dos 6 aos 12 anos, com uma caravela muito gira! As crianças vão amar brincar aos piratas!

As zonas de merendas são várias e com características diferentes, umas perto e outras longe das zonas de diversão dos miúdos. Há ainda um campo de futebol no primeiro piso no lado esquerdo de quem entra. O café com esplanada situa-se no segundo piso. Ah! Uma boa notícia: há diversos grelhadores perto da zona de merendas.

Parque Eduardo VII

No parque infantil do Parque Eduardo VII  há uma zona de merendas, onde é possível montar uma festa de anos bem bonita para os vossos pequenos!

São três mesas de madeira com bancos bastante disputadas, convém chegar cedo para garantir a vossa. A zona fica mesmo dentro do parque, com muita relva em volta e com as abobrinhas a brincar ao alcance do vosso olhar! No verão, o sol bate bastante ao início da tarde, mas a partir das 16h-17h começa a ficar mais agradável.

Parque Marechal Carmona

No Parque Marechal Carmona, podem encontrar relvados extensos, parques de merendas e uma estufa, além da envolvente da ribeira, que inclui um lago com patinhos para delícia dos pequeninos. Os pais também apreciam o café com esplanada junto ao lago, para uns momentos de merecido descanso.

Para as crianças têm disponível uma área de recreio infantil com três parques infantis colados uns aos outros, com todo o tipo de escorregas, baloiços, balancés, cordas e argolas.

Quinta da Alagoa

O Parque Quinta da Alagoa é de fato um local imperdível para as famílias que procuram espaços onde desfrutar da companhia uns dos outros com conforto e tranquilidade. O espaço é lindo e são vários os arbustos recortados em forma de animais que dão ao verde um colorido ainda mais especial. Muito fofo!

Parque da Paz em Almada

O Parque da Paz está envolto pela malha urbana da cidade de Almada e representa um espaço de lazer que apela à quietude dos sentidos. São 60 hectares de relvados extensos e caminhos que serpenteiam um lago artificial, onde cisnes deslizam na superfície da água. Lindo, lindo!

Considerado o grande pulmão da cidade, este parque é ideal para bons momentos em família, seja para viver um pouco de paz longe da cidade, praticar desporto (lembrem-se de levar a bicicleta dos pequenos) ou fazer um piquenique.

Parque dos Poetas, em Oeiras

O Parque dos Poetas é um sítio lindo, dedicado aos poetas lusófonos, e tem muita a oferecer para quem por lá passa! Localizado em Oeiras, este grande parque urbano associa a poesia, arte escultória, além de muita diversão e tranquilidade. Conta com zona de merendas, parque infantil e muito verde!

Outras sugestões:

Parque de Merendas: Porto

parque da cidade do porto

Sabiam que o Bira dos Namorados disponibiliza entregas em jardins da cidade, onde é possível estender a toalha e saborear os seus pratos?

Jardim do Passeio Alegre

Situado na margem do rio Douro, é composto por um coreto, um pequeno chalé, entre outros espaços de descanso que remontam ao século XIX e ao romantismo. Tem como característica central a sua variedade arborista, que inclui uma alameda tropical de palmeiras das Canárias.

Parque Municipal da Lavandeira

Percursos pedestres, jardins temáticos e até um lago com várias espécies de plantas são alguns dos pontos de maior interesse deste jardim da região de Gaia. Os seus 11 hectares contam com zonas de merendas e até aulas de Ioga, que trazem maior tranquilidade ao local.

Quinta do Covelo

Esta quinta era no século XVIII chamada de Lindo Vale e Boa Vista, o que revela a sua história familiar e centenária. É composta por diversos equipamentos infantis, mas também espaços que promovem a prática de desporto, como percursos de bicicleta. Áreas de descanso, caminhos pedonais e zonas de merendas são também algumas das atrações que os visitantes podem encontrar.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade do Porto ocupa 83 hectares e é o sítio ideal para um dia feliz em família. Se e o sol estiver a brilhar, levem as bicicletas, trotinetas e o cesto de piquenique, porque a diversão está garantida!

Destacando-se pela sua localização junto ao mar, o parque é um verdadeiro oásis no meio da cidade. Conta com diversos lagos, fontes, espaço de restauração e muito, muito verde!

Parque da Pasteleira

O Parque da Pasteleira é o espaço ideal também para contemplar a beleza da natureza, para fazer piqueniques ou simplesmente para passear em família.

É mais pequeno e também mais tranquilo do que o Parque da Cidade, mas, por lá, as crianças podem até encontrar galinhas e patos a passear pelas enormes e belíssimas áreas de natureza. O parque infantil é bastante amplo e oferece vários equipamentos de diversão que as abobrinhas vão adorar. São modernos e muito bem cuidados!

Parque e Jardim da Fundação Serralves

Uma das qualidades do Parque de Serralves é a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo composto por vegetação autóctone e exótica e que inclui cerca de 8000 exemplares de plantas, representando sensivelmente 230 espécies e variedades, algumas delas raras. A natureza no seu esplendor!

Jardins do Palácio de Cristal

Quando estiverem no Porto, não podem deixar de visitar os Jardins do Palácio de Cristal. E motivos não faltam para isso! Seja pela vista incrível para o Rio Douro e o mar, pelo o amplo espaço verde ou pelos eventos que lá decorrem, é mesmo um sítio imperdível para se visitar em família!

Bom Jesus

Um dos destinos mais procurados pelos bracarenses e quem visita esta cidade do Minho, quer pela sua história como pelo simbolismo inerente. É um espaço com um vasto arvoredo, fontes, estátuas barrocas, mas também locais à sombra, ideais para piqueniques. A isto, juntam-se jardins, um lago, grutas e até trilhos para explorar em família.

Monte do Picoto

Tem como ponto mais procurado o seu miradouro, de onde é possível ver quase toda a cidade de Braga. No entanto, estão disponíveis inúmeras atividades para os mais novos, escolas e até empresas, sendo possível, por exemplo, fazer escalada ou ser lutador de sumo.

Parque da Ponte

Criado em 1911 e composto por duas zonas verdes distintas, é um dos pontos para festejar o São João em Braga. O lago artificial é uma das suas principais atrações, mas contém ainda relvados e outros espaços que permitem aos visitantes relaxar ou fazer um piquenique. Está ainda disponível um parque infantil.

Parque de Merendas de Adaúfe

Quem visita este parque, tem ainda a possibilidade de ir à praia fluvial com o mesmo nome, que se localiza nas proximidades. Dispõe de mesas e bancos em pedra para uma refeição ao ar livre, mas também de todas as infraestruturas de apoio necessárias.

Sameiro

Este é o ponto mais alto de Braga, com 572 metros de altitude, o que permite uma vista panorâmica sobre a cidade, ainda mais especial durante o pôr do sol. Aqui é ainda possível encontrar diversas espécies de plantas e árvores.

Outras sugestões:

Parque de Merendas: Norte

Vila-Nova-de-Cerveira

Parque de Merendas: Centro

barquinha

Parque de Merendas: Sul

Parque Urbano da Costa da Caparica

Também lhe pode interessar:

4 comentários em “Parque de merendas: os melhores sítios por todo o país

  1. Elsa Junho 5, 2020

    Ao marcar as estrelas sobre o artigo ficou marcada apenas 1 quando eu pretendia marcar 5! Estou dececionada porque é uma injustiça para quem tão bem escreveu sobre este tema tão útil!

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Junho 5, 2020

      Olá, Elsa.

      Estamos a averiguar como melhorar a avaliação dos artigos.
      Entretanto fica a intenção, obrigada pelas palavras! 🙂

      Saudações abobrinhas

  2. André Ferreira Junho 6, 2020

    E estes parques já se podem frequentar? Com o tal distanciamento etc e tal?

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Junho 8, 2020

      Olá, André.

      A maioria dos parques já se encontra em funcionamento com as normas de higiene e segurança aconselhadas pela DGS. No entanto, sugerimos que visite o site oficial do parque que pretende visitar ou que entre em contacto com o mesmo para confirmar a reabertura, os espaços e atividades disponíveis e os novos horários de funcionamento.

      Temos também um artigo sobre os espaços que já reabriram onde pode encontrar alguns jardins e parques prontos para voltar a receber os visitantes e as respetivas medidas adotadas.

      Saudações abobrinhas 🙂

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *