A Pumpkin reuniu os melhores parques de merendas para um super dia ao ar livre de piquenique com os pequenos!
Quando o sol começa a sorrir-nos e não está muito quente, as refeições ao fresco são ideais. No verão e na primavera, podemos sempre aproveitar as horas de maior calor para fugir da praia e, debaixo da sombra de umas árvores, devorar umas maravilhosas sandes num parque de merendas. 🙂
Quem não tem recordações deliciosas de piqueniques em família? Petiscos saborosos, comidos sem pressa e muito espaço para as crianças correrem e brincarem à vontade. Mas, há que ter força e energia para que brinquem e se divirtam ao máximo.
Nos dias mais quentes convém levarem – além da fofíssima cesta tradicional com comidas para piquenique – uma geleira para manter as bebidas e os iogurtes frios. Além de saberem melhor fresquinhos, garantem que nem o calor vai estragar a alegria de os saborear.
Mais abaixo tem uma lista dos melhores locais para fazer piqueniques em todo o país. Toca a preparar a cestinha, escolher vosso parque de merendas favorito e divirtam-se!
Parque de merendas: sítios ideais para piqueniques
- Parque de Merendas no Norte de Portugal
- Parques de Merendas no Porto
- Parques de Merendas no Centro de Portugal
- Melhores Parques de Merendas em Grande Lisboa
- Parques de Merendas na Margem Sul, Alentejo e Algarve
Parque de Merendas: Grande Lisboa
Exista uma grande variedade de parques em Lisboa, com sítios para fazer piqueniques. Veja aqui as nossas recomendações dos melhores parques de merendas no Capital!
Jardim da Estrela
O Jardim da Estrela é um jardim lindo, com muita relva, um belo coreto, laguinhos, parque infantil e outros atrativos. Passar um dia lá em família é uma ótima opção em qualquer altura do ano, basta estar um solzinho para aproveitarem!
Quinta das Conchas
No Parque Quinta das Conchas são 24 hectares de muita beleza! Encontramos por um lá um belo jardim com várias espécies de fauna e flora, parque infantil, zona de merendas, recinto polidesportivo, restaurante, cafeteria, uma mata com caminhos florestais, um grande relvado e muitos, muitos eventos fixes! Ah! Isso sem contar que por lá estão os escorregas mais giros da cidade!
Parque José Gomes Ferreira
O Parque José Gomes Ferreira tem cerca de 21 hectares e é composto por um parque de merendas, um circuito de manutenção, rede de caminhos pedonais, parque infantil, quiosque, grelhadores e pista ciclável.
No colorido Parque Infantil da Mata, os miúdos poderão escorregar muito, andar de baloiço e passar por túneis. Enquanto isso, os adultos poderão espreitar toda a diversão, confortavelmente sentados na esplanada mesmo ao lado. Há ainda muitas árvores e muito verde a explorar!
Parque Turma da Mônica
Por lá, as abobrinhas poderão divertir-se em diferentes brinquedos, como escorregas, baloiços, tirolesa e até na casinha que imita o clube secreto do Cebolinha. No Parque da Turma da Mônica poderão também tirar fotos e “interagir” com bonecos desta turma brasileira, como a Mônica, o Cascão, o Cebolinha, a Magali, o Bidu, entre outros, a uma escala aumentada, estrategicamente posicionados em vários locais da zona verde.
Um dos maiores interesses deste parque é que ele conta com dois equipamentos infantis totalmente direcionados para crianças com mobilidade reduzida. Ah! A zona de merendas é ótima, com um toldo acima, protegendo do sol.
Parque Serafina: Parque dos Índios
Inaugurado em 1992 e localizado no Parque Monsanto, o Parque da Serafina tem uma área de 5,6 hectares, com muitas opções giras para um dia com as abobrinhas, como parques infantis, escola de condução infantil, parques de merendas, restauração e um miradouro onde se pode desfrutar de uma incrível vista sobre a cidade.
Parque do Alvito
O Parque do Alvito localiza-se no Parque Monsanto e tem 3 zonas diferentes de parque infantil, conforme as idades. Lá mais em cima, há um parque Aventura para crianças dos 6 aos 12 anos, com uma caravela muito gira! As crianças vão amar brincar aos piratas!
As zonas de merendas são várias e com características diferentes, umas perto e outras longe das zonas de diversão dos miúdos. Há ainda um campo de futebol no primeiro piso no lado esquerdo de quem entra. O café com esplanada situa-se no segundo piso. Ah! Uma boa notícia: há diversos grelhadores perto da zona de merendas.
Parque Eduardo VII
No parque infantil do Parque Eduardo VII há uma zona de merendas, onde é possível montar uma festa de anos bem bonita para os vossos pequenos!
São três mesas de madeira com bancos bastante disputadas, convém chegar cedo para garantir a vossa. A zona fica mesmo dentro do parque, com muita relva em volta e com as abobrinhas a brincar ao alcance do vosso olhar! No verão, o sol bate bastante ao início da tarde, mas a partir das 16h-17h começa a ficar mais agradável.
Parque Marechal Carmona
No Parque Marechal Carmona, podem encontrar relvados extensos, parques de merendas e uma estufa, além da envolvente da ribeira, que inclui um lago com patinhos para delícia dos pequeninos. Os pais também apreciam o café com esplanada junto ao lago, para uns momentos de merecido descanso.
Para as crianças têm disponível uma área de recreio infantil com três parques infantis colados uns aos outros, com todo o tipo de escorregas, baloiços, balancés, cordas e argolas.
Quinta da Alagoa
O Parque Quinta da Alagoa é de fato um local imperdível para as famílias que procuram espaços onde desfrutar da companhia uns dos outros com conforto e tranquilidade. O espaço é lindo e são vários os arbustos recortados em forma de animais que dão ao verde um colorido ainda mais especial. Muito fofo!
Parque da Paz em Almada
O Parque da Paz está envolto pela malha urbana da cidade de Almada e representa um espaço de lazer que apela à quietude dos sentidos. São 60 hectares de relvados extensos e caminhos que serpenteiam um lago artificial, onde cisnes deslizam na superfície da água. Lindo, lindo!
Considerado o grande pulmão da cidade, este parque é ideal para bons momentos em família, seja para viver um pouco de paz longe da cidade, praticar desporto (lembrem-se de levar a bicicleta dos pequenos) ou fazer um piquenique.
Parque dos Poetas, em Oeiras
O Parque dos Poetas é um sítio lindo, dedicado aos poetas lusófonos, e tem muita a oferecer para quem por lá passa! Localizado em Oeiras, este grande parque urbano associa a poesia, arte escultória, além de muita diversão e tranquilidade. Conta com zona de merendas, parque infantil e muito verde!
Outras sugestões:
- Jardim de Santa Clara/ Botto de Machado
- Tapada das Necessidades
- Parque Monteiro-Mor – Lumiar
- Monsanto – parque de merendas da Alameda Keil do Amaral,
- Monsanto – jardim do miradouro dos Montes Claros
- Monsanto – Parque de merendas do Moinho do Penedo
- Monsanto – Mata de Benfica
- Jardim do Torel – junto ao Campo dos Mártires da Pátria
- Jardim do Cabeço das Rolas – Parque das Nações
- Parque Urbano do Centro Desportivo do Jamor
- Outeiro de Polima – São Domingos de Rana
- Penhas do Marmeleiro – Murches
- Quinta de Rana – São Domingos de Rana
- Outeiro dos Cucos – Localizado no Alto da Castelhana – Alcabideche
- Ribeira dos Mochos – Cascais
- Parque Palmela – localizado entre Cascais e o Estoril
- Bosque dos Gaios – Estoril
- Parque Morais – Parede
- Lagoa Azul (Sintra)
- Pinhal da Paiã, em Odivelas
- Tapada Nacional de Mafra
- Jardim do Cerco (Mafra)
Parque de Merendas: Porto
Sabiam que o Bira dos Namorados disponibiliza entregas em jardins da cidade, onde é possível estender a toalha e saborear os seus pratos?
Jardim do Passeio Alegre
Situado na margem do rio Douro, é composto por um coreto, um pequeno chalé, entre outros espaços de descanso que remontam ao século XIX e ao romantismo. Tem como característica central a sua variedade arborista, que inclui uma alameda tropical de palmeiras das Canárias.
Parque Municipal da Lavandeira
Percursos pedestres, jardins temáticos e até um lago com várias espécies de plantas são alguns dos pontos de maior interesse deste jardim da região de Gaia. Os seus 11 hectares contam com zonas de merendas e até aulas de Ioga, que trazem maior tranquilidade ao local.
Quinta do Covelo
A Quinta do Covelo era no século XVIII chamada de Lindo Vale e Boa Vista, o que revela a sua história familiar e centenária. É composta por diversos equipamentos infantis, mas também espaços que promovem a prática de desporto, como percursos de bicicleta. Áreas de descanso, caminhos pedonais e zonas de merendas são também algumas das atrações que os visitantes podem encontrar.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade do Porto ocupa 83 hectares e é o sítio ideal para um dia feliz em família. Se e o sol estiver a brilhar, levem as bicicletas, trotinetas e o cesto de piquenique, porque a diversão está garantida!
Destacando-se pela sua localização junto ao mar, o parque é um verdadeiro oásis no meio da cidade. Conta com diversos lagos, fontes, espaço de restauração e muito, muito verde!
Parque da Pasteleira
O Parque da Pasteleira é o espaço ideal também para contemplar a beleza da natureza, para fazer piqueniques ou simplesmente para passear em família.
É mais pequeno e também mais tranquilo do que o Parque da Cidade, mas, por lá, as crianças podem até encontrar galinhas e patos a passear pelas enormes e belíssimas áreas de natureza. O parque infantil é bastante amplo e oferece vários equipamentos de diversão que as abobrinhas vão adorar. São modernos e muito bem cuidados!
Parque e Jardim da Fundação Serralves
Uma das qualidades do Parque de Serralves é a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo composto por vegetação autóctone e exótica e que inclui cerca de 8000 exemplares de plantas, representando sensivelmente 230 espécies e variedades, algumas delas raras. A natureza no seu esplendor!
Jardins do Palácio de Cristal
Quando estiverem no Porto, não podem deixar de visitar os Jardins do Palácio de Cristal. E motivos não faltam para isso! Seja pela vista incrível para o Rio Douro e o mar, pelo o amplo espaço verde ou pelos eventos que lá decorrem, é mesmo um sítio imperdível para se visitar em família!
Outras sugestões:
- Jardim do Largo da Maternidade Júlio Dinis
- Jardim da Cordoaria
- Jardim Arca d´Água
- Parque de São Roque – ao lado do estádio do Dragão
- Jardim da Corujeira
- Jardim do Carregal
Locais para piqueniques no Norte de Portugal
Bom Jesus
Um dos destinos mais procurados pelos bracarenses e quem visita esta cidade do Minho, quer pela sua história como pelo simbolismo inerente. É um espaço com um vasto arvoredo, fontes, estátuas barrocas, mas também locais à sombra, ideais para piqueniques. A isto, juntam-se jardins, um lago, grutas e até trilhos para explorar em família.
Monte do Picoto
Tem como ponto mais procurado o seu miradouro, de onde é possível ver quase toda a cidade de Braga. No entanto, estão disponíveis inúmeras atividades para os mais novos, escolas e até empresas, sendo possível, por exemplo, fazer escalada ou ser lutador de sumo.
Parque da Ponte
Criado em 1911 e composto por duas zonas verdes distintas, é um dos pontos para festejar o São João em Braga. O lago artificial é uma das suas principais atrações, mas contém ainda relvados e outros espaços que permitem aos visitantes relaxar ou fazer um piquenique. Está ainda disponível um parque infantil.
Parque de Merendas e Praia Fluvial de Adaúfe
Quem visita este parque, tem ainda a possibilidade de ir à praia fluvial com o mesmo nome, que se localiza nas proximidades. Dispõe de mesas e bancos em pedra para uma refeição ao ar livre, mas também de todas as infraestruturas de apoio necessárias.
Sameiro
Este é o ponto mais alto de Braga, com 572 metros de altitude, o que permite uma vista panorâmica sobre a cidade, ainda mais especial durante o pôr do sol. Aqui é ainda possível encontrar diversas espécies de plantas e árvores.
- Vila Nova de Cerveira à beira rio
- Senhora da Abadia – Gerês
- Monte de Santa Luzia em Viana Do Castelo
- Parque da Boa Morte – Ponte de Lima
- Lamas de mouro, perto de Castro Laboreiro
- Albufeira do Ermal
- São Lourenço da Montaria na serra de Arga, perto da Senhora do Minho
- Penha – Guimarães
- Barragem da Queimadela, próximo de Fafe
- Monte de Senhora da Graça, perto de Cabeceiras de Basto
- Albufeira do Azibo – Praias de Fraga da Pegada e Ribeira em Macedo de Cavaleiros
- Senhora da Serra em Bragança (serra de Nogueira)
- Parque de Pedras Salgadas
- Parque Biológico de Vinhais
- Parque de Montesinho
- Bom Jesus ou Sameiro – Braga
- Praia Fluvial da Valeta – Arcos de Valdevez
- Praia Fluvial de Folgosa – próximo de Castro Daire
- Praia Fluvial do Taboão – próximo de Paredes de Coura
- Barragem do Alvão (Vila Real)
Sítios de piqueniques no Centro de Portugal
- Barquinha Parque, Vila Nova de Barquinha
- Parque da Ponte Medieval do Marnel – Lamas de Vouga, próximo de Águeda
- Praia das Canaveias- próximo de Góis
- Praia Fluvial da Peneda – próximo de Góis
- Piscinas Naturais da Senhora da Piedade – próximo da Lousã
- Praia Fluvial da Bogueira, Casal de Ermio
- Praia Fluvial Palheiros do Zorro próximo de Torres do Mondego, entre Penacova e Coimbra.
- Praia Fluvial de Aldeia Viçosa – no rio Mondego, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, próximo da Guarda
- Praia Fluvial de Valhelhas – banhada pelo rio Zêzere
- Praia Fluvial de Álvoco das Várzeas – junto à Ponte Medieval
- Praia Fluvial de Avô
- Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra
- Barragem de Santa Luzia próximo de Pampilhosa da Serra
- Praia Fluvial de Janeiro de Baixo próximo de Pampilhosa da Serra.
- Praia da Louçaínha – na Serra do Espinhal, junto a Penela
- Cascata da Cabreia – na localidade de Silva Escura próximo de Sever do Vouga.
- Praia da Quinta do Barco – próximo de Sever do Vouga
- Castelo de Bode (Tomar)
- Patacão (Alpiarça)
- Praia Fluvial de Olhos D’Água, Alviela
- Valadas, Cartaxo
Sítios para Piqueniques no Margem Sul, Alentejo e Algarve
- Mata dos Medos (Fonte da Telha)
- Parque Urbano da Costa da Caparica
- Lagoa de Albufeira
- Parque na encosta do castelo de Sesimbra
- Parque de Merendas do Alambre, junto a Aldeia de Irmãos, na Serra de Azeitão
- Praia Fluvial da Tapada Grande – Mértola
- Moinhos da Rocha – Tavira
- Praia da Albufeira da Tapada Grande – Mina de São Domingos
- Serra de Monchique (Monchique)
- Ribeira de Alte (Loulé)
- Barragem do Alqueva
- Parque de Merendas da Barragem de Odivelas (Ferreira do Alentejo)
- Parque de Merendas de Canhestros (Ferreira do Alentejo)
- Barragem de Campilhas (Cercal do Alentejo)
- Ribeira em Fronteiro
- Barragem do Maranhão, Avis
- Monte Selvagem, perto de Montemor-o-Novo
- Barragem de Morgavel
- Barragem de Vale de Gaio
- Barragem de Pego do Altar
- Barragem de Santa Clara
- Jardim da Alameda João de Deus em Faro
- Jardim do Largo de São Sebastião em Faro
- Mata Nacional de Barão de São João, a 9 km de Lagos
- Sítio das Fontes de Estombar
- Parque Municipal de Lazer e Educação Ambiental de Lagoa
- Pego do Inferno, perto de Tavira
- Queda do Vigário, Alte
- Barranco dos Pisões, perto de Monchique
- Parque Urbano do Rio da Figueira (Santiago do Cacém)
Também vos pode interessar:
- Férias em Família: as melhores dicas e sugestões
- Férias com crianças em Portugal: roteiros de Norte a Sul para ir com os miúdos
- Vai viajar com crianças? Saiba tudo para uma super viagem!
- Campos de Férias Portugal: descubram os melhores por todo Portugal
- Campos de Férias em Lisboa
- Campos de Férias Porto
- Os melhores colónias de férias em Portugal com estadia.
- Qual o melhor parque aquático em Portugal? Consulte a nossa seleção
- Parques Aquáticos Lisboa, como Splash Seixal
- Parques Aquáticos no Norte de Portugal como Parque Aquático de Amarante
- Parques Aquáticos no Algarve, como Slide and Splash, Aquashow e Aqualand
- Alojamentos para Famílias:
- Os melhores hotéis para crianças
- Acampar com crianças em Portugal
- Glamping em Portugal: Acampamento de Luxo!
- Espreitem estes sítios giros para fazer turismo rural no Alentejo
Ao marcar as estrelas sobre o artigo ficou marcada apenas 1 quando eu pretendia marcar 5! Estou dececionada porque é uma injustiça para quem tão bem escreveu sobre este tema tão útil!
Olá, Elsa.
Estamos a averiguar como melhorar a avaliação dos artigos.
Entretanto fica a intenção, obrigada pelas palavras! 🙂
Saudações abobrinhas
E estes parques já se podem frequentar? Com o tal distanciamento etc e tal?
Olá, André.
A maioria dos parques já se encontra em funcionamento com as normas de higiene e segurança aconselhadas pela DGS. No entanto, sugerimos que visite o site oficial do parque que pretende visitar ou que entre em contacto com o mesmo para confirmar a reabertura, os espaços e atividades disponíveis e os novos horários de funcionamento.
Temos também um artigo sobre os espaços que já reabriram onde pode encontrar alguns jardins e parques prontos para voltar a receber os visitantes e as respetivas medidas adotadas.
Saudações abobrinhas 🙂