Parques no Porto: conheçam os nossos favoritos! - Pumpkin.pt

Parques no Porto: conheçam os nossos favoritos!

Reunimos aqui os parques no Porto de que mais gostamos para passear e aproveitar o tempo em família!

Procuram por parques no Porto para ir em família? Estão no sítio certo!

O Porto é uma cidade linda e muito especial e por lá podemos encontrar diversos parques giros, onde as vossas abobrinhas poderão ter contacto com a natureza e divertirem-se imenso! Lembramos que estar perto do verde traz só benefícios e é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Momentos junto à natureza são mesmo fundamentais, especialmente para equilibrar o estilo de vida atual das crianças, de muitas brincadeiras ligadas à tecnologia.

Ao brincar ao ar livre a criança melhora sua saúde física e mental, potencia a aprendizagem e desempenho escolar, cria mais consciência ecológica, desenvolve-se mais no convívio social e, o fundamental, é mais feliz!

Se conhecem mais algum Parque no Porto que recomendem e que ainda não esteja neste nosso roteiro, digam-nos.

Boa diversão!

Procuram parques no Porto para aproveitar em família? Espreitem os nossos favoritos:

Parque da Cidade do Porto

Parque da Cidade

O Parque da Cidade do Porto ocupa 83 hectares e é o sítio ideal para um dia feliz em família. Se e o sol estiver a brilhar, levem as bicicletas, trotinetas e o cesto de piquenique, porque a diversão está garantida!

Destacando-se pela sua localização junto ao mar, o parque é um verdadeiro oásis no meio da cidade. Conta com diversos lagos, fontes, espaço de restauração e muito, muito verde!<

Jardim Botânico do Porto

Jardim Botânico do Porto

Criado em 1951, o Jardim Botânico do Porto é uma unidade da Universidade do Porto de ligação à comunidade. É um sítio muito giro de ser visitado e, por lá, as crianças aprendem enquanto se divertem! É uma verdadeira aventura explorar este local!

Aproveitem o Porto ao máximo:

Jardins do Palácio de Cristal

Jardins do Palácio de Cristal parques no porto

Quando estiverem no Porto, não podem deixar de visitar os Jardins do Palácio de Cristal. E motivos não faltam para isso! Seja pela vista incrível para o Rio Douro e o mar, pelo o amplo espaço verde ou pelos eventos que lá decorrem, é mesmo um sítio imperdível para se visitar em família!

Jardim das Virtudes

Jardim das Virtudes

O Jardim das Virtudes acaba por passar despercebido a muitos habitantes e turistas do Porto, mas é um espaço que merece (e muito) ser conhecido! Situado nas traseiras do Palácio da Justiça, localiza-se na que era antigamente a Campanhia Hortícula Portuense.

Trata-se de um jardim vertical, a poucos metros do centro histórico, que permite uma vista única sobre o rio Douro, a Alfândega e Vila Nova de Gaia. Já imaginaram reunir a família para um piquenique nm lugar encantador destes?

As abobrinhas vão adorar aventurar-se neste jardim tão diferente, que desce por socalcos. Afinal, não é habitual visitarmos um jardim vertical!

Pavilhão da Água do Porto

Pavilhão da Água no Porto 2

O Pavilhão da Água do Porto  tem uma exposição com diferentes módulos de experiências totalmente novos, que desperta a curiosidade através de brincadeiras envolventes e táteis.

O mergulho no conhecimento torna-se ainda mais real na Sala Imersiva, onde os visitantes são levados numa viagem de sentidos que atravessa montanhas, planícies e oceanos! 

Todo o percurso da exposição do Pavilhão da Água tem um rio como fio condutor, apresentando a importância da água, as suas propriedades e características e recorrendo à forte ligação dos portugueses aos rios e ao mar. 

Jardim da Cordoaria

Parque_Infantil_da_Cordoaria

O Jardim da Cordoaria é considerado um espaço de arte, já que ao longo dele pode-se encontrar várias esculturas. Uma estátua engraçada é a que retrata treze figuras humanas e que se chama ‘Treze a rir uns dos outros’, obra do escultor espanhol Juan Muñoz. Não deixem de tirar uma foto com eles… vão ser 14 ou 15 ou mais!

Já o Espaço de Recreio Infantil do Jardim da Cordoaria oferece uma parede de escalada, carrósseis e vários estímulos que as abobrinhas vão considerar desafiantes e muito divertidos.

O Parque da Cordoaria é um ponto obrigatório quando se está a visitar o Porto em família… e um local de culto para os portuenses!

Jardim do Conhecimento

jardim do conhecimento

Este pequeno mas bastante recente parque infantil, inaugurado em Outubro de 2016, é um espaço que oferece vários equipamentos de diversão de qualidade, capazes de entreter as abobrinhas durante bastante tempo.

Com baloiços, escorregas, paredes e cordas de escalada, a alegria está garantida no Jardim do Conhecimento. O parque infantil está inserido numa área arborizada bastante calma e agradável, que contém mais segredos do que aqueles que aparenta…

Parque do Covelo

parques no porto jardim do covelo

Com um horário de funcionamento mais alargado, abrindo também ao fim-de-semana, o parque infantil dispõe dos mais atuais módulos lúdicos (é muito giro!).

O Parque do Covelo possui ainda equipamentos infantis interativos (os miúdos podem até aprender a comunicarem-se em linguagem gestual!), áreas de repouso, percursos pedonais e uma zona de quiosque com esplanada de apoio.

Parque do Buçaquinho

parque buçaquinho

No Parque do Buçaquinho, em Ovar, podem encontrar 24 hectares de muito verde, num local moderno e sustentável! Este espaço, onde funcionou durante 12 anos uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), transformou-se num Parque Urbano de Lazer, cheio de vida e atividades para a cidade.

Parque de Avioso (Maia)

parque de avioso

O Parque de Avioso, na Maia, tem diversão para toda a família.

Há um parque infantil moderno e original que faz a delícia dos mais novos. Por detrás do parque infantil encontramos uma zona de restaurante e cafetaria com esplanada. A partir da esplanada, é possível contemplar a paz da floresta. Há ainda percursos que convidam à exploração, aos passeios e à prática desportiva, seja a pé, de patins ou de bicicleta!

Parque de São Roque

Parque São Roque

O Parque de São Roque, aberto ao público em 1979, possui quatro hectares e fica na antiga Quinta da Lameira.

Com o seu mítico labirinto, pontes de madeira ladeadas de mata densa e lagos de água brilhante, repuxos e fontes de água, e a natureza no seu esplendor, o ambiente romântico do Parque de São Roque parece tirado de um conto de fadas.

Parque da Pasteleira

parque-pasteleira

Com uma ciclovia que o liga ao Parque da Cidade, o Parque da Pasteleira é o espaço ideal também para contemplar a beleza da natureza, para fazer piqueniques ou simplesmente para passear em família.

É mais pequeno e também mais tranquilo do que o Parque da Cidade, mas, por lá, as crianças podem até encontrar galinhas e patos a passear pelas enormes e belíssimas áreas de natureza. O parque infantil é bastante amplo e oferece vários equipamentos de diversão que as abobrinhas vão adorar. São modernos e muito bem cuidados!

Baloiço Picoito

baloiço do picoto

Se estiverem por Penafiel, deem um saltinho ao Baloiço Picoito, na vila de Abragão, para desfrutar de um momento de comunhão inesquecível com a natureza!

Aventurem-se a mais de 540 metros de altitude para um baloiçar como nunca antes – temos a certeza de que as fotografias de família serão das mais bonitas que já tiraram.

Uma oportunidade incrível para “tocar o céu” e desfrutar de um cenário de postal com vista para o Tâmega.

Visitar o Douro

rio-douro o que visitar no porto com crianças

Toda a região é um convite à descoberta. De carro seguindo o fluxo da água ou atravessando vilas e aldeias, de comboio serpenteando junto à margem; a bordo de um cruzeiro, respirando odores fluviais ou simplesmente de balão, apreciando os contornos mágicos da paisagem.

Percorrer o Douro é apreciar os seus conventos e igrejas, conhecer o seu artesanato rústico, saborear a sua genuína gastronomia, inflamar o espírito com o folclore das seculares romarias e retemperar, por fim, energias em milagrosas termas ou em repousantes hotéis, pousadas ou unidades rurais de alojamento.

Mais Informações: Turismo do Douro

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<