Família > Passear > Sitios a visitar

Serralves: Natureza, conhecimento, arte e diversão

serralves

Uma coisa é certa: Serralves é amiga dos mais pequenos.

E porquê? Porque não pára! Porque os seus esforços para entreterem e fazerem os miúdos descobrir novos mundos são contínuos ao longo do ano e sempre com imensa criatividade.

A Fundação de Serralves acolhe um núcleo patrimonial inestimável composto pelo Museu, um projeto do Arquiteto Álvaro Siza Vieira, pela Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco, e pelo Parque.

Todos os domingos, a Fundação desenvolve programas gratuitos direcionados para famílias. Ver, experimentar, criar, brincar, passear, descansar, descontrair, em percursos de exploração, em oficinas e exposições, em conversas e piqueniques, à descoberta da arte e dos artistas, mas também do ambiente, da biodiversidade e da paisagem.

No Museu, o núcleo da Coleção de Serralves é a arte contemporânea produzida desde os anos 1960 até à atualidade. Embora repercutindo a arte e as ideias do nosso passado recente, a Coleção tem como objetivo refletir sobre o modo como a arte de hoje também antecipa o seu futuro.

Uma das qualidades do Parque de Serralves é a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo composto por vegetação autóctone e exótica e que inclui cerca de 8000 exemplares de plantas, representando sensivelmente 230 espécies e variedades, algumas delas raras. A natureza no seu esplendor!

Uma visita ao Parque, seja através da participação numa atividade programada ou num passeio livre em qualquer um dos seus circuitos com diferentes percursos e durações, é uma oportunidade privilegiada para estar em contacto com a natureza e apreciar a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo. Além disso, os jardins e o Parque são também cenário museográfico: numa visita ao Parque pode conhecer esculturas que são obras da Coleção da Fundação de Serralves expostas em permanência.

Além disso, as férias dos pequenotes (Carnaval, Páscoa, de Verão ou Natal) também podem ser passadas em Serralves. É um programa dirigido aos mais novos com vista a motivar aprendizagens que valorizam experimentação, a criatividade, o carácter lúdico e a vivência em grupo, tendo como ponto de partida o contacto com a arte e a natureza.

De Terça-feira a Domingo, o Serviço Educativo de Serralves recebe grupos de alunos e professores mediante uma marcação prévia, com o acompanhamento de monitores especializados que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridade dos visitantes. Mas Serralves tem mais para oferecer. O seu parque de 18 hectares é digno de ser visto e ser sentido tal é a sua diversidade paisagística.

Sem dúvida, Serralves tem muito para oferecer aos pequeninos e também aos grandes que os acompanham.

  • Preço: 7,00 € o bilhete para o Parque, 50 € 5 manhãs ou 5 tardes de Férias em Serralves

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.