Caligrafia: aprendam a desenhar letras artísticas - Pumpkin.pt

Caligrafia: aprendam a desenhar letras artísticas

Papel, canetas e imaginação – é tudo o que precisam para fazer belos trabalhos de caligrafia! Venham conhecer mais sobre esta arte maravilhosa.

A abobrinha Leonor é a nossa expert na arte da caligrafia (também conhecida como lettering), e fez este belo desenho especialmente para este artigo. Nele, falamo-vos um pouco dos materiais necessários e reunimos algumas ideias super giras que encontrámos no maravilhoso mundo da internet para que aprendam a desenhar letras artísticas.

Podem usar a caligrafia artística para decorar cadernos e apontamentos, para dar um toque especial à decoração do vosso quarto ou mesmo para oferecer postais e miminhos coloridos à família e aos amigos!

Materiais necessários

A caligrafia artística pode ser feita com imensos materiais: desde canetas normais a marcadores próprios, lápis de cor ou mesmo aguarelas. Alguns dos materiais mais famosos são as Pitt Pens e os Copic Markers – podem encontrá-los em papelarias e em alguns supermercados. Escolham o vosso preferido ou experimentem com vários para perceberem de quais gostam mais.

Quanto ao papel a usar, vai depender do material de desenho que usarem para fazer caligrafia. Regra geral, se usarem tintas ou canetas de feltro, quanto mais grosso melhor. Caso usem aguarelas, é melhor adquirem um bloco específico para desenho em aguarelas, que tem uma gramagem maior. A água vai enrrugar as folhas de papel normais e pode até estragar os vossos cadernos.

Ideias giras para fazerem em casa

Copiar letras para apanhar o jeito

Foto do Blog Joyous Lessons.

A Celeste, do blog Joyous Lessons, embarcou na aventura da Caligrafia com as suas abobrinhas, e até os mais pequeninos participaram!

Neste artigo, em que partilha dicas para crianças e iniciantes aprenderem a desenhar letras artísticas, esta mãe super criativa sugere começar por delinear letras já escritas.

Podem agarrar num livro, num título giro de uma revista ou imprimir alguns trabalhos de lettering e colocar uma folha de papel fina (ou papel vegetal) por cima. Copiem o contorno das letras a lápis, caso seja papel vegetal, ou a caneta, para ganharem o jeito e se familiarizarem com as formas.

É uma forma super fácil para os mais pequenos começarem a praticar esta arte. Depois, podem decorar e colorir estas letras com as cores e desenhos que quiserem!

Desenhem e personalizem o vosso nome

caligrafia nome
Imagem de JagArtEd no Pinterest

O nosso nome é especial, e é também uma das primeiras coisas que as crianças aprendem a escrever. Que tal, então, escreverem o seu nome com umas letras grandes e cheias de personalidade, inspiradas num gosto específico, numa cor ou mesmo num animal?

Podem encontrar mais inspirações para desenharem o vosso nome de forma artística e única neste board do Pinterest do educador JagArtEd!

Abecedário artístico

caligrafia abecedário

Desenhar o abecedário é uma das melhores formas de praticar tanto a memorização das letras como a própria caligrafia! A ideia acima é do site Artists Network, cujo artigo podem encontrar outras ideias também muito giras.

Para fazerem um abecedário destes, primeiro desenhem todas as letras a lápis na vossa folha – usem uma régua e algumas linhas auxiliares para garantirem que cabem todas e que ficam com o tamanho adequado. Depois de terem os contornos das letras, decorem o seu interior com as fores e formas que quiserem! Bolinhas, tracinhos, quadrados, flores, riscas… a imaginação não tem limites. Depois, basta apagar as linhas a lápis para ficarem com um alfabeto digno de moldura!

Deixamos também outra ideia muito gira, com um, alfabeto cheio de vida do blog Kids Artists.

Esta ideia pode ser mais complexa do que a primeira, mas os resultados ficam adoráveis… Ou será que devemos antes dizer assustadores?

Façam o mesmo processo de desenhar as letras a lápis primeiro, e aproveitem para lhes dar olhos, boca, nariz, braços, chapéus… o que quiserem! Depois é colorir a caneta, deixar secar, apagar as linhas a lápis e voilá! Temos um alfabeto recheado de carisma.

Letras 3D

3D letters caligrafia

Afinal como é que se fazem aquelas letras que parecem ter volume e querer sair do papel? Este tutorial super simples do site Art Projects for Kids explica como fazer, passo a passo! Podem encontrar as instruções no link ou mesmo imprimir este PDF para tentarem fazer aí em casa.

Escolham as vossas cores preferidas e mãos à obra!

Pedrinhas da gratidão

caligrafia pedras
Foto do Site TeachKidsArt.net

E porque não aplicar a caligrafia ao desenho em pedras? Esta é uma ideia da Cheryl Trowbridge do site Teach Kids Art. O desafio passa em apanhar algumas pedrinhas lisas e escrever e pintar em cada uma as coisas pelas quais somos gratos.

É um projeto simples mas super colorido e que garante momentos felizes em família. Para além de serem um presente super fofo, fazem uma decoração caseira, alegre e muito especial!

Para esta atividade, a tinta acrílica com um pincel fininho ou mesmo um conjunto de canetas próprias são o material ideal.

Sentem-se inspirados com estas ideias para aprender a desenhar letras artísticas e criar coisas lindas através da caligrafia? Juntem a família e mãos à obra! 😉

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *