ARTECEDÁRIO: aprender a desenhar tudo com 6 linhas! - Pumpkin.pt

ARTECEDÁRIO: aprender a desenhar tudo com 6 linhas!

artecedario

Adão Conde é ilustrador e criador de um projeto muito especial: o ARTECEDÁRIO ensina crianças a desenhar o que quiserem com 6 linhas simples.

O ARTECEDÁRIO brotou quando a educadora da filha pediu ao ilustrador, pai de duas abobrinhas, para fazer alguns vídeos do processo de desenho para partilhar com o grupinho do ATL.

Comecei a receber desenhos e estava super feliz quando recebo um vídeo de um amiguinho de 5 anos muito frustrado por não conseguir desenhar como eu, por não conseguir copiar os desenhos que via nos vídeos“, conta Adão num e-mail para a Pumpkin. “Isto deixou-me desolado, pois era precisamente o contrário do que eu queria fazer. E percebi que estava a fazer isto de forma muito errada.”

O ilustrador percebeu que tinha de fazer algo diferente e encontrou uma lacuna no ensino do desenho: é quase sempre associado aos artistas, e por norma ensina-se a copiar imagens sem explicar o bê-á-bá do desenho. Segundo o amigo Adão, é por isto que muitos de nós desistem de desenhar: achamos que não sabemos! Mas não é bem assim…

O que é o ARTECEDÁRIO?

O ARTECEDÁRIO é um projeto muito especial do Adão Conde, que podem encontrar no canal de Youtube, no facebook pessoal do ilustrador e até mesmo num MEO Kanal (para aceder, cliquem no link ou primam o botão verde no comando MEO e insiram o número 117735).

A missão é mostrar que com apenas seis linhas conseguimos desenhar tudo, tal como com as letras: assim que aprendemos a desenhar as letras, conseguimos fazer palavras e conseguimos escrever todas as palavras. No ARTECEDÁRIO, conta o Adão, “as nossas letras” são Círculos, Linhas Verticais e Horizontais, ZigueZagues, Ondas e Pontos. Com isto conseguimos desenhar tudo!

Conheçam o Adão, um ilustrador super simpático!

“Com o ARTECEDÁRIO tento explicar que todos podemos desenhar sem ser artistas, tal como todos podemos escrever sem ser poetas. Reparem que quando escrevemos desenhamos as letras, certo? A estes “desenhos” chamamos caligrafia. E quando escrevemos “flor”, desenhamos estas 4 letras, e todos lêem “flor”! Há caligrafias de estilos e beleza diferentes, e depois há os calígrafos, mas todos conseguimos escrever “flor”.” – explica o ilustrador.

Antes de começar a fazer os desenhos, Adão explica quais as linhas que vão ser usadas nesse vídeo e ajuda os meninos a treiná-las antes para que o desenho seja mais fluído – um processo muito importante de aquecimento que ajuda imenso a conseguir desenhar com determinação!

O ARTECEDÁRIO está organizado em três escalões, consoante a idade dos pequenos artistas: Maiores de 3, Maiores de 6 e Maiores de 9.

  • No +3, a partir dos três anos de idade, Adão tenta passar os conceitos mais elementares, associados à idade pré-escolar, desenhos mais simples, muitas vezes acompanhados de histórias infantis.
  • No +6, a partir dos seis anos de idade, tenta explorar conceitos um pouco mais avançados, com movimentos que já dominam na escrita, e com desenhos ligados a uma mentalidade de crescimento e resiliência, onde explora temas como os superpoderes de cada um, aproveitar os erros para aprender.
  • No +9, a partir dos nove anos de idade, o ilustrador tenta associar os desenhos ao desenvolvimento pessoal, reforçando a autoestima e autoconfiança de cada um, explorar conceitos como os sentimentos, a gratidão, o que fazer no futuro.

Existem ainda alguns vídeos extra, com dicas especiais ou explicações de erros mais comuns. Tudo é ensinado de forma simples, passo a passo, com muita calma e boa disposição!

Para além de tudo isto, também existe uma área especial no ARTECEDÁRIO chamada Riscos Pedidos, em que o amigo Adão explica como fazer desenhos que os seguidores lhe pedem para fazer através das redes. Gostavam de aprender a desenhar o vosso animal preferido ou as personagens daquela série que tanto adoram? Falem com o Adão, ele ajuda-vos!

Deixamos aqui um dos nossos vídeos preferidos do ARTECEDÁRIO: como desenhar um sapo apaixonado!

Estamos também apaixonados por este projeto e aconselhamo-vos vivamente – miúdos e graúdos – a dar uma espreitadela aos vídeos do Adão. De certeza que vão encontrar algo que vos apeteça desenhar!

Podem encontrar mais trabalhos e projetos do Adão Conde no seu site e página de Facebook. O ilustrador também tem um portefólio no Behance.

12 comentários em “ARTECEDÁRIO: aprender a desenhar tudo com 6 linhas!

  1. Susana Monteiro Maio 11, 2020

    A minha filha de 5 anos é fã do artecedário

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Maio 12, 2020

      Tão bom, Susana! Deste lado também somos 😉

      Saudações abobrinhas!

  2. Fernando Maio 11, 2020

    Super fixe

  3. Ivo Matos Maio 11, 2020

    Excelente ideia, parabéns

  4. Sérgio Reis Maio 12, 2020

    Tenho acompanhado os vídeos. São de uma qualidade didática fantástica. Mesmo estando habituado a desenhar há muito tempo fico com vontade de fazer estas atividades. Recomendo aos miúdos e aos graúdos com miúdos.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Maio 12, 2020

      É verdade, Sérgio! Também ficámos com muita vontade de desenhar 🙂
      Obrigada pelo comentário.

      Saudações abobrinhas

  5. Frederico Saraiva Maio 12, 2020

    Excelente iniciativa. Têm uma qualidade impressionante. A Direção Geral de Educação poderia ponderar a contratação deste Sr. para enquadramento nesta nova realidade e adaptado a cada ciclo. Muitos parabéns.

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Maio 12, 2020

      Agradecemos o feedback, Frederico, e vamos transmitir ao ilustrador 🙂

      Saudações abobrinhas!

  6. Francisco Vasconcelos Maio 12, 2020

    Mais uma prova de que de uma excelente ideia, dedicação e muito altruísmo, pode nascer um projeto fantástico. Os meus parabéns ao Adão Conde, dono um talento enorme e um grande coração! Parabéns!

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Maio 12, 2020

      Sem dúvida, Francisco. Vamos transmitir as merecidas palavras 🙂

      Saudações abobrinhas!

  7. Ana Abrantes Maio 14, 2020

    Boa dica. Não conhecia. Obrigada!

    1. Dani Gonçalves - Equipa Pumpkin Maio 15, 2020

      Agradecemos o feedback, Ana 🙂

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (40 votes, average: 4,48 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *