SEA LIFE Porto: Mergulhem em família! - Pumpkin.pt

SEA LIFE Porto: Mergulhem em família

sea life porto

Descubram mais de 5000 criaturas marinhas no SEA LIFE Porto, conheçam a Maternidade de Corais e exposição Mexilhões de Água Doce!

À procura de espaços para visitar no Porto? O SEA LIFE Porto é o local ideal, onde poderá conhecer mais de 5800 criaturas marinhas! Tubarões majestosos, Peixes Palhaço coloridos, as curiosas Tartarugas Marinhas, polvos e ouriços… poderá vê-los a todos nos 31 aquários que compõem este gigante espaço que traz para terra o que de melhor existe no mar.

Este ano celebram-se 15 anos do SEA LIFE Porto e o aquário apresenta ao público a nova Maternidade de Corais, o primeiro projeto nacional de reprodução de mais de 15 espécies de corais em risco de extinção para a rede de aquários SEA LIFE em todo o mundo.

Até ao final do ano está também disponível a exposição de mexilhões de água doce, desenvolvida em parceria com o CIIMAR, que visa dar a conhecer estas espécies que estão silenciosamente a entrar em vias de extinção.

O SEA LIFE é tão divertido e interessante que foi inclusive nomeado pelas famílias portuguesas para o TOP 5 de melhores atividades de fim-de-semana no Porto nos Pumpkin Awards!

Se quiserem conhecer outros oceanários em Portugal, existem muitos locais onde podem aprender mais sobre a vida marítima.

Maternidade de Corais

O aquário apresenta ao público a nova Maternidade de Corais, o primeiro projeto nacional de reprodução de mais de 15 espécies de corais em risco de extinção para a rede de aquários SEA LIFE em todo o mundo, desenvolvido no âmbito dos programas de reprodução de espécies ameaçadas da fundação SEA LIFE Trust, contribuindo assim para a conservação destes organismos numa escala global.

Esta iniciativa vem reforçar a missão do maior aquário do Norte do país, assumida ao longo dos seus 15 anos de existência, de proteger as espécies marinhas, a nível local, nacional e, agora, também internacional. O projeto da Maternidade de Corais está intimamente ligado à importância vital que os corais, em particular, assumem para o equilíbrio dos oceanos e do planeta.

Animais pertencentes à classe Anthozoa do filo Cnidariaa, os corais formam colónias designadas de recifes que, apesar de cobrirem menos de 0,1% do fundo do mar, são o habitat de cerca de 25% de todas as espécies marinhas. A ação humana tem comprometido, direta e indiretamente, estas estruturas, o que acarreta graves repercussões ambientais, económicas e sociais. De acordo com a agência dos Estados Unidos para o Oceano e a Atmosfera, em 2023 observou-se um segundo branqueamento de corais em massa, causado pelo aumento record da temperatura dos oceanos, que terá afetado mais de 60% dos corais em todo o mundo. 

Segundo Rui Ferreira, Diretor do SEA LIFE Porto, “a Maternidade de Corais do SEA LIFE Porto é um projeto inovador que assume uma dupla vocação: por um lado, reforçar a urgência de preservar estes organismos junto dos nossos visitantes, de uma forma muito próxima e interativa, e, por outro, contribuir ativamente para a sua reprodução e consequente conservação, a nível global. Desde 2009 que temos vindo paulatinamente a formar pequenos e grandes embaixadores dos oceanos, e hoje, exatamente 15 anos depois da nossa fundação, damos mais um importante passo no âmbito dessa missão, de Portugal para o mundo”.

A Maternidade de Corais do SEA LIFE Porto estará visível ao público na zona do “Navio Naufragado”, onde será possível acompanhar de perto o crescimento de pequenos exemplares de espécies como Acropora, Lobophytum, Palythoa, Rhodactis ou Sinularia, entre muitas outras, saber mais sobre a sua importância e acompanhar a sua viagem pelo mundo.

Mexilhões de Água Doce

Sabiam que existem mexilhões que não vivem no mar? É verdade, e estão em risco de extinção. É para sensibilizar para a sua importância que o SEA LIFE Porto apresenta a exposição Mexilhões de Água Doce, desenvolvida em parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto – CIIMAR-UP, que visa dar a conhecer estas espécies que estão silenciosamente a entrar em vias de extinção.

Disponível até ao final do ano, a exposição poderá ser vista por miúdos e graúdos no SEA LIFE Porto, e dará a conhecer mais sobre os mexilhões de água doce, a sua biologia, importância ecológica e o seu ciclo de vida único, que inclui uma relação de dependência com um peixe.

“Em Portugal, existem seis espécies de mexilhões de água doce e três delas encontram-se criticamente em perigo, estando as restantes também em vias de extinção. Contrariamente aos mexilhões marinhos, os mexilhões de água doce – como indica o nome – vivem apenas nos rios e lagos, e não se conseguem agarrar a rochas, mas conseguem mover-se com ajuda do seu “pé”, começa por explicar Ana Ferreira, Curadora do SEA LIFE Porto.

O diretor geral acrescenta que “no SEA LIFE sempre nos aliámos a outras entidades com os mesmos objetivos que nós no que refere à conservação das espécies aquáticas, e o que pretendemos com esta exposição é trazer o extenso conhecimento do CIIMAR para o nosso público, nomeadamente as crianças e jovens, promovendo uma consciencialização mais alargada acerca destas espécies autóctones, tão importantes, mas ainda desconhecidas. Para protegermos a vida aquática, temos de a conhecer”.

Com uma exposição pequena, mas impactante, o maior aquário do Norte do país procura, sobretudo, apresentar espécies que a maior parte da população portuguesa não sabe que existem… e muito menos que estão em vias de extinção.

Elsa Froufe, Investigadora Principal da Equipa de Investigação em Evolução e Ecologia Aquática do CIIMAR-UP, e co-autora desta exposição, explica que “há 20 anos, houve um levantamento da distribuição de espécies de mexilhões de água doce em Portugal (continental). Agora, quisemos replicar esse levantamento e verificamos que em 67% dos locais as espécies tinham desaparecido.”

Estas espécies, desconhecidas da população, são muito importantes porque promovem o aumento da qualidade da água e o equilíbrio dos ecossistemas.

“Como parte integrante dos ecossistemas de água doce, o seu declínio levará a consequências catastróficas não só nos ecossistemas, mas também em todos os organismos que dependem da água (nós incluídos!). E por isso, é muito importante serem dadas a conhecer, mostrando como influenciam os nossos ecossistemas e de que forma a sua extinção silenciosa poderá ter consequências futuras”, acrescenta a investigadora do CIIMAR.

Algumas das ameaças aos mexilhões de água doce são a poluição, alterações climáticas, a degradação dos habitats, a construção de barragens/barreiras, secas e escassez de água e, também, espécies invasoras.

Descubram estas espécies no SEA LIFE e ajudem também a sensibilizar para a sua conservação.

Mergulhar de cabeça: o que ver no SEA LIFE Porto?

Com 2.200 metros quadrados de área interior e mais 3.500 metros quadrados de parque verde no exterior do edifício dedicado ao visitante, o SEA LIFE Porto é um espaço de cultura, entretenimento e aprendizagem que rapidamente se tornou num ex-líbris da “Invicta”.

Além de proporcionar a milhares de visitantes uma experiência única de descoberta das maravilhas do mundo marinho, dispõe de palestras e alimentações gratuitas diárias e distinguiu-se como o primeiro espaço em Portugal com uma pegada de carbono positiva, promovendo sempre a conservação e preservação das espécies e habitats marinhos.

O peixe-palhaço, o peixe-dragão, o tubarão-de-pontas-negras, os cavalos-marinhos, a Tartaruga Mariza e a família de Pinguins-de-Humboldt, são apenas algumas das centenas de diferentes espécies marinhas e de água doce que habitam em cada um dos 31 aquários instalados, além do túnel subaquático – o primeiro do Pais e que atravessa mais de 500.000 litros de água!

Dividido por 12 zonas distintas, desde uma paisagem de água doce do Parque Nacional do Douro até ao Atlântico rumo aos mares tropicais, passando por apontamentos como os socalcos das encostas do Douro, a histórica Ponte D. Luís I, ou as tradicionais fachadas dos edifícios Ribeira, no SEA LIFE podem encontrar animais recuperados e protegidos.

O covil de dragões do SEA LIFE Porto

Provenientes de um programa de reprodução e conservação interno, desenvolvido pelo SEA LIFE Trust no centro de Melbourne, os Dragões-marinhos “nadaram” até à cidade invicta mesmo a tempo de celebrar o 14º aniversário do aquário portuense.

O Covil dos Dragões é novo espaço do SEA LIFE Porto, uma experiência imersiva que reúne as preocupações com as espécies ameaçadas, a história da cidade e a diversão, é claro.

“A melhor maneira de celebrarmos mais um aniversário é, sem dúvida, continuarmos a proporcionar experiências únicas aos nossos visitantes e este ano não podia ser diferente.

Temos recebido milhares de visitas e estamos bastante confiantes na nossa recuperação e crescimento. Já apresentámos diversas novidades ao longo deste ano e agora trazemos mais uma: o Covil dos Dragões. A ligação entre os dragões e a cidade do Porto remonta a séculos, estando presente em diversos símbolos e monumentos, numa representação da sua força e resiliência. Por isso, quisemos celebrar estas criaturas marinhas e preparar uma sala dedicada exclusivamente a elas e à nossa cidade”, refere Rui Ferreira, Diretor Geral do SEA LIFE Porto.

Os Dragões-marinhos estão listados como Espécie Quase Ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, devido ao facto de serem fracos nadadores e de o seu habitat natural estar ameaçado pelo aquecimento global e a poluição.

É aqui que entra o SEA LIFE Trust, uma instituição que procura proteger os oceanos e as criaturas que nele vivem, através dos seus programas de conservação.

O Covil dos Dragões abriu portas no dia 20 de junho e promete transmitir a verdadeira sensação de estar dentro do aquário com estas espécies marinhas.

SEA LIFE Porto: os animais mais icónicos

Sabiam que muitas das espécies que se podem encontrar no SEA LIFE Porto estão em risco de extinção?

Muitos deles foram resgatados e não podem regressar ao meio natural ou nasceram e desenvolveram-se através de um dos projetos de conservação do SEA LIFE Porto.

Algumas das estrelas do aquário são, sem dúvida, o polvo Paulo e os tranquilos ouriços, além, claro, dos majestosos tubarões, os coloridos peixes palhaço e da gigante tartaruga Mariza.

Túnel Oceânico

Preparem-se para ficar cara a cara com incríveis criaturas no único túnel subaquático do país!

Mergulhem nas profundezas do oceano e fiquem frente a frente com os tubarões-de-pontas-negras, que nunca param e são os reis do tanque principal do SEA LIFE Porto. A eles juntou-se em abril de 2019 um exemplar da espécie tubarão-zebra, uma espécie ameaçada que se distingue dos restantes tubarões pela forma e coloração: quando são jovens apresentam bandas verticais pretas que se assemelham a uma zebra (daí o nome da espécie); quando crescem, tornam-se mais claros com manchas escuras.

A experiência de passear pelo túnel subaquático a observar o movimento majestoso dos tubarões é fantástica!

A maravilhosa Tartaruga Mariza é a outra grande atração do SEA LIFE Porto. Resgatada dos oceanos depois de ter sido encontrada presa numa rede de pescadores, esta tartaruga-verde nasceu nas ilhas Caimão e chegou ao SEA LIFE Porto em 2011.

Jawsome Sharks

jawsome sharks sealife

O SEA LIFE Porto lançou em abril de 2019 a iniciativa Jawsome Sharks, que convida miúdos e graúdos a porem mãos à obra para ajudar o Cientista Maluco a encontrar a série de dentes de tubarão que perdeu. Há também jogos interativos para aprenderem mais sobre as centenas de espécies de tubarão que existem no nosso planeta e palestras diárias sobre mitos e verdades sobre os tubarões – às 11h00, 15h30 e 17h00 -, e mini-palestras que terminam com a alimentação destas criaturas – às 12h00 e 14h30.

Aquário Rio Douro

Preparam-se para mergulhar com as criaturas que habitam o nosso Rio Douro! Este aquário é muito especial e é, claro, o único no qual podemos descobrir mais sobre as profundezas dos rios portugueses.

Na verdade, a nossa costa apresenta condições únicas que fazem com que as criaturas que nela habitam sejam diferentes das que vivem nas profundezas do oceano!

Piscinas Rochosas

Nas piscinas rochosas têm a oportunidade de ver e até tocar em alguns dos animais que conhecemos das nossas costas.

As crianças adoram e os adultos também!

Cavalos Marinhos

templo dos cavalos marinhos

No templo dos cavalos-marinhos encontramos um dos mais peculiares animais do planeta! Os cavalos-marinhos habitam principalmente em águas pouco profundas tropicais e temperadas em todo o mundo, e preferem viver em áreas abrigadas, tal como leitos de algas marinhas, estuários, e recifes de corais.

Descubram os mistérios destas criaturas!

SEASCAN: uma app para explorar, aprender e jogar

O SEA LIFE Porto desenvolveu uma aplicação para telemóvel que permitirá descobrir o mundo marinho de forma invoadora.

Fazendo o scan com o vosso telemóvel às várias espécies do SEA LIFE Porto, podem descobrir tudo sobre as vossas espécies favoritas.

É tal e qual como tirar uma fotografia, mas na app SEASCAN! Quando surgir o quadrado em cima da espécie, basta clicar para descobrir toda a informação. 

No SEA LIFE Porto podem encontrar o maior número possível de espécies e completar a vossa coleção de espécies – chamada “Aquadex” na nossa aplicação. Lembram-se do Pokedex dos Pokemon? É assim, mas para as espécies marinhas do SEA LIFE Porto.

Na app podem completa o maior número possível de missões e responder a perguntas sobre os principais desafios que os nossos oceanos enfrentam (pesca excessiva, poluição por plásticos, branqueamento de corais, entre muitos outros).

A SEA SCAN está disponível gratuitamente na AppStore e na PlayStore, com download e utilização gratuitos. Descarreguem a SEA SCAN antes da vossa visita!

Experiências VIP no SEA LIFE

A juntar à visita tradicional podem fazer algumas atividades incríveis que vão enriquecer ainda mais o vosso conhecimento… e criar memórias subaquáticas inesquecíveis e muito divertidas!

Já imaginaram dar de comer a uma tartaruga verde gigante com mais de 130kg? Alguma vez sonharam em dormir com os tubarões e as raias? No SEA LIFE Porto pode ser possível – descubram tudo sobre as experiências VIP no SEA LIFE.

Podem celebrar com o SEA LIFE todas as datas especiais para a vossa família, que oferece também alguns programas diferentes a pensar nos mais novos. Conheça todos os eventos do SEA LIFE Porto.

Programa do SEA LIFE Porto

Desfrute de uma melhor e mais completa experiência de visita no SEA LIFE Porto assistindo às nossas palestras e alimentações que decorrem ao longo do dia!

Aproxime-se como em nenhum outro local de mais de 3000 fantásticas criaturas e descubra factos incríveis!

  • 11h00 – Palestra Tubarões
  • 11h30 – Palestra Pinguins
  • 12h00 – Palestra Alimentação Raias
  • 14h30 – Palestra Tubarões
  • 15h30 – Palestra Alimentação Raias
  • 16h30 – Palestra Alimentação Pinguins

Durante a sua visita assista a uma ou várias das alimentações dos animais! O SEA LIFE Porto alimenta os seus animais ao longo do dia e em diferentes espaços da atração para que veja em primeira mão a velocidade com que os tubarões se alimentam e como ficam felizes as raias durante a alimentação!

A acompanhar as alimentações têm um elemento da sua equipa com factos fascinantes que manterão toda a família interessada e cativada para que regresse a casa cheio de histórias para contar e novas aprendizagens para recordar!

Pode ser necessário alterar o conteúdo e os horários das nossas palestras e alimentações. Para se assegurar que não perde nada questione a localização dos seus animais preferidos e a programação do dia na receção.

As perguntas mais frequentes sobre o SEA LIFE Porto

Qual é o horário de funcionamento do SEA LIFE Porto?

De segunda a sexta:

Das 10h às 18h.

Sábados, domingos e feriados:

Das 10h às 19h.

Quais são os preços do SEA LIFE Porto?

O bilhete básico online dá entrada no SEA LIFE. Com este bilhete pode ver todos os aquários, pegar e tocar numa estrela-do-mar ou num ouriço-do-mar e ainda assistir às alimentações e palestras dos tubarões e das raias!

Crianças com 12 anos, ou menos, têm de ser acompanhadas por um adulto, durante a visita à exposição. Obtenha o melhor preço comprando online. A sua compra terá de ser efectuada pelo menos 24h antes da visita para garantir o melhor preço!

Crianças até 3 anos anos têm entrada grátis. Crianças entre os 3 e os 12 anos pagam 12,95€.

Crianças com mais de 12 anos e adultos pagam 17,95€.

Comprem já os vossos bilhetes para visitar o SEA LIFE Porto! Também há opções de bilhetes premium e VIP (com acesso a uma sessão VIP de alimentação de tartaruga nos bastidores) disponível.

Onde é que posso encontrar descontos para o SEA LIFE Porto?

O SEA LIFE tem parcerias com várias entidades para conceder descontos aos seus sócios. Consultem por favor a lista completa de parcereiros na bilheteira do SEA LIFE Porto.

Como é que podemos chegar ao SEA LIFE Porto?

O SEA LIFE Porto está localizado na Praça de Gonçalves Zarco, mesmo em frente ao mar. Existem várias maneiras de chegar ao SEA LIFE Porto, contudo recomendamos que conduza ou que use a bicicleta. A morada do SEA LIFE é a seguinte:

1ª Rua Particular do Castelo do Queijo, 4100-379 Porto.

Pode também chegar ao SEA LIFE via comboio + metro.

Comboio:

– viaje até à Estação de S. Bento;

Metro:

– linha D (amarela) até à estação da Trindade;

– linha A (azul) até à estação Matosinhos Sul;

Da estação Matosinhos Sul até ao SEA LIFE Porto são 20 minutos a pé.

Visitas Escolares

Podem encontrar informações e marcar a sua visita escolares no SeaLife Porto já no site da Pumpkin!.

Contactos do SEA LIFE Porto:

Email: [email protected]

Telefone: +351 226 190 400.

Podem também visitar o site do SEA LIFE Porto.

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<