Os melhores jogos de tabuleiro e de mesa para crianças - Pumpkin.pt

Jogos de tabuleiro e de mesa para jogar em família!

jogos de tabuleiro

Descubram os melhores jogos de tabuleiro, dos clássicos de sempre aos mais originais do mercado.

Os jogos de tabuleiro e de mesa são uma ótima forma de entreter as crianças, ao mesmo tempo que lhes oferecemos ferramentas para estimular o raciocínio lógico, a memória, a concentração, a criatividade para ultrapassar obstáculos, o espírito de entre-ajuda e, porque não, a competitividade – em doses saudáveis, esta é uma característica importante para o seu desenvolvimento enquanto seres humanos.

Reunimos por isso, e para que possam reviver momentos da vossa infância também, uma lista de jogos de tabuleiro clássicos, mas sempre divertidos, e outra com sugestões mais originais, opções recentes que têm conquistado as gerações mais jovens.

Trazemos também ideias para fazerem os vossos próprios jogos e ainda mais ideias de jogos de mesa (como os baralhos de cartas!) que garantem horas infinitas de diversão e aprendizagem!

Jogos de mesa e de tabuleiro tradicionais

Monopoly

jogos de tabuleiro: monopoly

O Monopoly, ou Monopólio, é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairro, casas, hotéis e empresas são compradas e vendidas: em consequência, alguns jogadores ficam “ricos” e outros vão à falência. É um óptimo jogo para apresentar conceitos de dinheiro e responsabilidade económica às crianças – há a versão Junior para os mais pequeninos e a Millenials para os adolescentes.

As abobrinhas mais velhas podem divertir-se com alternativas do jogo clássico: que tal jogarem ao Monopoly Batoteiros ou ao Monopoly Benfica, para os fanáticos do clube da Luz?

Cluedo

jogos de tabuleiro: cluedo

O jogo Cluedo é desenvolvido num tabuleiro que simula uma mansão, com várias divisões e vários objetos. O objetivo é descobrir qual de entre seis suspeitos (cujos nomes são ou lembram cores específicas) cometeu um assassinato, com qual de entre seis armas, e onde, de entre os nove espaços.

Além da versão clássica, podem também jogar Cluedo Harry Potter e Cluedo Mentiroso. São opções de jogos de tabuleiro alternativas… e igualmente divertidas!

Trivial Pursuit

jogos de tabuleiro: trivial pursuit

Quem é que nunca ouviu a expressão “pergunta para queijinho!”? Remonta à difícil e decisiva pergunta que dá o “queijinho” de cada cor aos jogadores de Trivial Pursuit.

Este é um famoso jogo de tabuleiro com 40 anos que testa o conhecimento dos jogadores em várias áreas: História (amarelo), Geografia (azul), Arte e Literatura (roxo), Desporto e Lazer (laranja), Ciências e Natureza (verde) e Entretenimento (rosa).

O objetivo é ser o primeiro jogador a preencher o suporte com os 6 queijinhos.

Também aqui podem optar pelas versões menos tradicionais, como o incontornável Trivial Pursuit para Famílias, e o Trivial Pursuit Sporting, onde os adeptos do clube de Alvalade podem testar o nível de conhecimento sobre o clube do coração e desafiar os amigos e familiares sportinguistas!

Xadrez

jogos de tabuleiro: xadrez

O Xadrez é um desporto, uma ciência, uma arte e um jogo de tabuleiro.

Um jogo de Xadrez é disputado num tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada jogador controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é fazer xeque-mate no rei adversário.

Jogar xadrez traz muitos benefícios a crianças e adultos, favorecendo a concentração, a memória, a abstração e o raciocínio.

Batalha Naval e Damas

Dois dos grandes clássicos para diversão ao quadrado: Batalha Naval e Damas… tudo dentro de uma fantástica caixa de jogo!

Batalha Naval é um jogo de lógica e estratégia que dá vida a desafios incríveis em alto mar! Enquanto as damas são perfeitas para desafiar amigos e ganhar todas as peças, uma atrás da outra!

Dois jogos envolventes para te divertires com amigos e família, em direção a desafios emocionantes e lançando golpes de lógica!

Ludo e Jogo do Ganso

O Ludo pode ser jogado no mínimo com duas e no máximo com quatro pessoas. Cada jogador escolhe uma cor (vermelho, verde, azul ou amarelo) e recebe quatro peões.

Geralmente, o tabuleiro é composto por 72 casas no total, além de 4 áreas iniciais e 4 áreas finais. Tais áreas possuem as cores idênticas às cores dos peões, determinando qual o espaço inicial e final de cada jogador.

Ao começar a partida, cada jogador lança o dado e se tirar “ 1” ou “6” poderá movimentar o peão. Caso contrário, terá que passar a vez.

Após tirar um “1″ ou um “6” e colocar um peão no tabuleiro, devem lançar o dado novamente para descobrir quantas casas podem percorrer.

Já o Jogo do Ganso é outro clássico divertido, onde o jogador mais novo é o primeiro a começar. Normalmente o tabuleiro tem 63 casas dispostas em forma de espiral enrolada e os jogadores têm que enfrentar uma série série de armadilhas. O objetivo é chegar à última casa primeiro do que os adversários, claro.

Com este pack podem jogar os dois jogos: O Ludo e o Jogo do Ganso. Um pack ideal para momentos de diversão com os amigos ou a família.

Dominó

Dominó é uma classe de jogos de mesa para dois a quatro jogadores, que se joga com um conjunto de peças com marcações numéricas.

O conjunto padrão tem 28 peças retangulares marcadas com pontos (entre 0 e 6) em cada lado da face superior. Cada jogador recebe 7 peças – viradas previamente para baixo, de forma a não se verem “as bolinhas”.

Para chegar à vitória o jogador terá de ser astuto e procurar a melhor táctica para se livrar das suas peças antes dos restantes jogadores. É um jogo que estimula o raciocínio matemático.

Existem outras versões mais fáceis para crianças pequenas, e com um lado educativo muito marcado: Telling Time, por exemplo, é um dominó que ajuda as crianças a aprender as horas do relógio.

Uno

uno

Uno!

O UNO é um dos jogos de cartas mais vendidos do mundo. O baralho é composto por cartas de quatro cores – verde, amarelo, vermelho e azul- e numeradas de 0 e 9. Existem também cartas de fundo preto, para mudar de cor ou para obrigar o adversário a ir buscar “+4” cartas.

As cartas coloridas, além de númericas, têm também três ações especiais: “passar o jogador”, “inverter o sentido do jogo” e “ir buscar +2”.

Dos

dos

Neste divertido jogo de cartas, dois são mais importantes que um, e o grupo de números é o rei!

Como no UNO, o DOS implica uma corrida para ser o primeiro a desfazer-se das cartas.

Para começar, existem duas pilhas para descartar as cartas entre os jogadores. Em cada turno, os jogadores podem desfazer-se das cartas em qualquer pilha com uma ou duas cartas – de modo que se um jogador tiver duas cartas que somam o número de uma carta no centro da pilha, pode depositar AMBAS as cartas.

Quando tiverem duas cartas, não se esqueçam de gritar DOS!

A primeira pessoa a chegar aos 200 pontos ganha!

Mikado

mikado

O Mikado desafia a destreza manual dos jogadores: o objetivo é retirar pauzinhos do monte sem tocar nos outros/fazê-los cair. O jogador que no fim do jogo acabar com mais pauzinhos é o vencedor.

Pictionary

pictionary

O Pictionary é um clássico jogo de tabuleiro onde os jogadores tentam adivinhar a palavra que a sua equipa está a desenhar. Que artistas!

Esta versão Família é mais compacta e portátil, perfeita para viagens, por exemplo. O estojo de viagem inclui bloco de notas, dois lápis, duas peças de jogo, um dado, mini-temporizador, e cartões com 550 palavras que vão permitir momentos divertidíssimos com a família e os amigos.

Quem é Quem

Quem é Quem é um jogo que mete à prova a perspicácia de toda a família! Fazendo apenas perguntas com respostas fechadas – “sim” ou “não” – os jogadores têm que adivinhar quem é a personagem escolhida pelo outro jogador.

É loiro? É homem? Tem chapéu? É divertido? Siiiim!

Quatro em Linha

quatro em linha

Divirta-se em família com este jogo de estratégia bem conhecido!

Para jogar Quatro em Linha nada mais simples: basta inserir, um jogador de cada vez, uma peça da sua cor na grelha e de fazer uma linha horizontal ou vertical de 4 peças. Isto, claro, se o outro jogador estiver distraído…

Um jogo divertido que permite que as crianças desenvolvam a sua concentração e as suas qualidades de estrategas! Esta versão é de madeira, e é por isso um presente sustentável.

Scrabble

scrabble junior

Scrabble é um jogo divertido de palavras no qual o grande objetivo é conseguir a maior pontuação possível: cada letra tem um valor de pontos e a ideia é estimular os jogadores a pensar em palavras que se podem formar utilizando as suas 7 peças e as peças entretanto dispostas no tabuleiro pelo adversário.

Na sua vez, o jogador vai tentar colocar todas as suas letras no tabuleiro, ligadas a uma ou mais palavras existentes, e de forma a que resultem novas palavras válidas. O jogador soma os pontos das letras de todas as palavras que formou, incluindo das letras já colocadas, possivelmente multiplicados pelos bónus às vezes marcados no tabuleiro.

Esta versão Junior é direcionada a crianças entre os 6 e os 12 anos – ou seja, quando começam a saber ler e escrever. É por isso uma óptima forma de estimular a criação de novo vocabulário e de trabalhar a ortografia.

Batalha Naval

A Batalha Naval é um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Ganha o jogador que destruir primeiro a frota rival.

A tradicional batalha naval apaixonou sempre jogadores de todas as idades: uma verdadeira luta em alto mar entre duas frotas que se combatem até ao último tiro! Nesta Batalha Naval eletrónica o jogo inclui efeitos sonoros realistas que simulam o ambiente da batalha indicando se os tiros efectuados atingiram o alvo.

As duas frotas estão em posição de combate e tudo está pronto para dar início a uma grande batalha que envolve submarinos, cruzadores e porta-aviões.

A2. J9. Fogo!

Jumanji

Jumanji é o jogo onde uma aventura mítica tem vida! E por isso, Aventureiros, cuidado: não comecem se não têm a intenção de terminar!

As consequências deste jogo legendário só desaparecem quando um jogador chega até Jumanji (no centro do tabuleiro) e grita “Jumanji“.

Usem a cúpula verde para decifrar as adivinhas e revelar os desafios que devem superar na vossa aventura pela selva. A equipa do primeiro jogador a chegar ao centro do tabuleiro ganha!

Jogos de tabuleiro para toda a família

Happy Fit

O Happy Fit é uma verdadeira versão do tradicional “partida, lagarta, fugida..!”, em formato de jogo de tabuleiro.

Neste caso, o mote é: “Lancem o dado e avancem o número de casas correspondente. Realizem os exercícios físicos com sucesso para avançar no tabuleiro.” Fiquem em forma em família, com o divertido Happy Fit!

Este jogo tem um custo de 24.99€ e inclui uma corda para saltar, 40 cartas com sugestões de atividades físicas, um tabuleiro, 6 peões e um dado.

playMENTO

playmento

PlayMENTO é um jogo de cartas que permite às crianças e adolescentes explorarem e conhecerem melhor as suas Emoções e Sentimentos, e perceberem como é que estes se expressam no Corpo.

O PlayMENTO oferece a possibilidade de se divertirem de seis formas diferentes, e ajudará as abobrinhas a:

  • Identificar as diferentes emoções e sentimentos
  • Reconhecer como as emoções e sentimentos se expressam em si e no outro
  • Reconhecer as emoções através da postura corporal
  • Promover a consciência sobre o corpo
  • Promover inteligência emocional
  • Desenvolver a regulação emocional
  • Promover a capacidade de resolução de problemas e conflitos
  • Desenvolver a empatia
  • Desenvolver as competências sociais.

Subitus

subitus

O Subitus é um jogo pergunta/resposta no qual pontua quem aposta na resposta certa, e/ou quem convence os outros a apostar na sua resposta.

Trata-se de um quiz divertido e didáctico, para até 6 jogadores a partir dos 12 anos.

Podem jogar com apostas simples, com apenas uma ficha, ou apostas múltiplas, até 5 fichas por jogador. Ganha quem acabar com mais fichas.

O Monstro das Cores

jogos de tabuleiro: DEVIR - O Monstro das Cores

Baseado no livro de Ana Llenas, o jogo “O Monstro das Cores” é uma viagem ao mundo dos monstros e apresenta uma forma divertida de explicar as emoções às crianças, através das cores.

No jogo O Monstro das Cores, o monstro acorda muito confuso e é preciso separar todas as emoções e “arrumá-las” no local certo. Para isso, é necessário pensar em coisas que o fazem feliz, triste, zangado, com medo ou calmo e, depois partilhar com todos os jogadores um acontecimento, uma memória, um objeto ou um sentimento que o faça sentir a emoção correspondente à cor do espaço do tabuleiro onde está.

O objetivo do jogo é que todos os participantes trabalhem em conjunto para ajudar o Monstro das Cores a arrumar todas as emoções no lugar certo.

O Monstro das Cores é uma ótima ferramenta para ajuda as crianças a identificar e a lidar com as emoções de uma forma positiva. Através do jogo é possível separar as emoções e as crianças são naturalmente capazes de refletir sobre o que causa cada uma dessas emoções e partilhar isso com os outros.

Dobble Kids

jogos de tabuleiro: dobble kids

Dobble Kids é uma aposta para juntar crianças mais pequenas, a partir dos 4 anos para se divertirem com os amigos ou então com os pais.

O jogo é muito simples. Existem 30 cartas com 6 animais e todas elas partilham apenas um deles. Os jogadores, como é fácil de adivinhar, terão a difícil missão de identificar qual é. Não é uma tarefa simples porque a velocidade para encontrar o animal repetido vai causar muita ansiedade.

Dobble pode ser jogado em 5 variantes diferentes o que o torna numa fonte quase inesgotável de diversão. É um desafio de rapidez, observação e reflexos que já venceu vários prémios internacionais.

Para além disso, o jogo tem a vantagem de vir numa pequena caixa que pode ser transportada para todo o lado, para a escola, para o jardim ou para qualquer festa de anos.

Exit – O Jogo

jogos de tabuleiro: exit o castelo proibido

Nos jogos “Exit”, baseados no conceito de Escape Room, todos os participantes são “fechados” num local misterioso e o objetivo é escapar.

Para isso é necessário seguir as pistas deste verdadeiro escape room de bolso e, em conjunto com os outros participantes, encontrar rapidamente forma de fugir. Tal como um verdadeiro escape room, todos os jogos só poderão ser jogados uma vez, pois no decorrer do jogo poderá ser necessário rasurar, dobrar ou rasgar diversos componentes do jogo.

Na edição “O Tesouro Afundado” ao entrarem num castelo medieval, a grande porta de madeira fecha-se repentinamente atrás de vós. Sair em liberdade não será fácil e só conseguirão sair depois de resolver todos os enigmas que vão encontrar lá dentro. Conseguem sair do castelo o mais depressa possível?

Jogos de mesa que todos adoramos – pais e filhos

Headbanz – Explosão

Hedbanz Explosão é um jogo para adivinhar que carta vos saiu antes de que o cartão salte da vossa cabeça. Literalmente, um jogo onde todos sabem o que são, menos vocês!

Nesta nova versão de um jogo já de si super divertido, vão disputar uma corrida cara a cara para adivinhar que há no cartão. Mas, se demorarem demasiado, a carta explodirá e voará!

O jogador que tem de adivinhar faz uma pergunta (não tem que ser uma pergunta de “sim” ou “não”) e os outros jogadores respondem com uma palavra ou um som.

Sou uma comida? Sou um veículo? Tentem adivinhar que há no vosso cartão antes do tempo acabar!

Ka-Blab!

Ka-Blab! é um divertido e frenético jogo onde devem lançar o dado e descobrir quantas palavras de uma categoria têm que dizer… o mais rápido que conseguirem! Se a bomba rebenta, estão fora!

Quantas personagens de desenhos animados podem nomear? E quantas formas há de castigo? E criaturas marinhas? E coisas de ciência? Boooom!

Vocabular

Vocabular é uma fascinante aventura no mundo das palavras em que os jogadores são aventureiros que participam numa corrida cheia de surpresas e descobertas!

Este divertido jogo ensina, de forma muito interativa e educativa, a ortografia e o significado de 1500 palavras importantes, incluídas nos dicionários da Porto Editora.

Cada aventureiro pretende ganhar as fichas de letras necessárias para escrever o seu password sua senha, respondendo aos enigmas. A emoção vem de ter que escolher o melhor caminho para ser o primeiro a chegar à tua casa com a senha completa!

Com diferentes graus de dificuldade, o Vocabular adapta-se a jogadores de todas as idades. Crianças, adolescentes e adultos podem competir em igualdade, desafiando uns aos outros numa batalha épica de palavras!

Era Uma Vez – O Jogo

Era Uma Vez – Jogo de Tabuleiro é um jogo inspirado na famosa série “Era uma Vez”. Quem é que não se lembra?

Este jogo contém mais de 500 perguntas extraídas dos episódios e a missão é simples: responder de forma correta para combater os vírus!

“Quais destas veias chegam ao coração?” ou “Quando os neurónios morrem, o que acontece?” são algumas das perguntas que encontrarão no jogo.

Jenga Pass

jenga pass

O jogo Jenga Pass Challenge é um jogo de duas fases: a primeira, com blocos de madeira, passa por construir uma torre. Em seguida, os jogadores têm que ir removendo um bloco de cada vez. É preciso uma mão firme ao remover os blocos… ou a torre Jenga cairá!

5 Segundos

brinquedos giros para o Natal (5 segundos)

jogo 5 Segundos garante momentos divertidos em família ou entre um grupo de amigos.

Na sua vez o jogador terá de encontrar 3 respostas em menos de 5 segundos, com a pressão do temporizador e dos outros jogadores que vão tentar desconcentrá-lo. Se o jogador conseguir responder dentro do tempo, avança uma casa!

Filhos vs. Pais

Jogo Filhos vs Pais

Filhos VS. Pais é um divertido jogo de tabuleiro em família e uma batalha entre pais e filhos!

Um jogo de perguntas e desafios onde os adultos respondem a perguntas sobre coisas de crianças e os mais novos respondem a perguntas que os pais deveriam saber.

A equipa que termina primeiro o percurso, vence!

De Pernas para o Ar

E se de repente vissem tudo ao contrário? É possível com o divertido jogo De Pernas para o Ar!

Coloquem os óculos de visão invertida para passar a ver o mundo de pernas para o ar! Aceitem os vários desafios e verão que ações tão simples como escrever o próprio nome ou encher uma garrafa de água, são bastante difíceis de concretizar! Desafiem família e amigos e partilhem momentos hilariantes!

Façam os vossos jogos de tabuleiro e de mesa

Muda as Rodas ao Faísca

jogo motrocidade fina

Com o pretexto de mudar os pneus do carrinho vermelho mais famoso do universo infantil, fazemos disso uma brincadeira que os desenvolve: abrir e fechar a tampa de uma garrafa é uma excelente atividade para desenvolver a motricidade fina. Vamos jogar com o Faísca McQueen?

Jogo do galo em feltro

jogo do galo em feltro

O jogo do galo é um jogo de regras extremamente simples: o objetivo é fazer uma linha de 3 símbolos iguais e não permitir que o adversário a complete primeiro.

Querem ser o xis ou a bola? Com este passo a passo para criarem o vosso próprio jogo do galo em feltro, as combinações são infinitas.

Jogo da Memória em Inglês

Jogo de memória

Vamos aprender vocabulário noutra língua enquanto nos divertimos com um jogo criado por nós? Vamos! Vamos estimular a memória e passar momentos felizes em família? Também!

Seguindo este passo a passo para criar um Jogo da Memória (em inglês ou numa língua à vossa escolha) estão garantidas as boas notas e as gargalhadas.

Jogo da Memória Familiar

Jogos de Tabuleiro: Jogo da memória - feita em casa

Que tal aproveitar o jogo de memória e personalizá-lo com a vossa família? Para além de ser divertido, o jogo de memória é também uma excelente forma de estimular a mente das crianças.

Como a família Pumpkin adora jogos divertidos e originais, decidiu testar este jogo de forma diferente – com as próprias caras!  Espreitem o passo a passo para criarem o vosso Jogo da Memória Familiar.

Pregoball

Pregoball

Quem sabe jogar ao Pregoball? Os jogadores são pregos e a bola… é uma moeda!

As regras são negociáveis mas normalmente cada pessoa pode dar 3 toques na moeda sendo o último toque em direção à baliza. Estão preparados para criar o vosso?

Jogo de Tabuleiro “A Nossa Família”

Jogos de Tabuleiro A Nossa Família

Permitam às crianças aprender mais sobre toda a família com este jogo que é, além de uma forma de se divertirem e passarem tempo de qualidade juntos, uma memória diferente e bonita que fica da vossa história.

Aprendam a fazer a vossa versão do jogo “A Nossa Família” com o passo a passo. Tão simples e tão especial!

Mais jogos para jogar em família:

  • Jogos educativos que contribuem para a leitura e a escrita, para desenvolver as competências cognitivas e para estimular o raciocínio lógico-matemático.
  • Jogos de grupo com crianças: chamem a família e divirtam-se juntos!

2 comentários em “Jogos de tabuleiro e de mesa para jogar em família!

  1. Matthew Janeiro 15, 2020

    Artigo muito bom, jogos de tabuleiro do Capitão Smart também são bons para crianças https://captainsmart.eu/

    1. Dani Gonçalves Janeiro 15, 2020

      Olá, Matthew!

      Obrigada pela sugestão, vamos acrescentar ao artigo 🙂

      Saudações abobrinhas

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<