Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Jogos de tabuleiro e de mesa para oferecer este Natal!

jogos de tabuleiro

Descubra os melhores jogos de tabuleiro... clássicos e diferentes!

Os jogos de tabuleiro e de mesa são uma óptima forma de entreter as crianças, ao mesmo tempo que lhes oferecemos ferramentas para estimular o raciocínio lógico, a memória, a concentração, a criatividade para ultrapassar obstáculos e, também, o espírito de entreajuda e, porque não, a competitividade – em doses saudáveis, é muito importante para o seu desenvolvimento social enquanto seres humanos.

Reunimos por isso uma lista de jogos de tabuleiro clássicos e originais, ideias para fazerem os vossos próprios jogos e ainda outros jogos de mesa que podem oferecer este Natal… o presente será para toda a família, porque garantem horas infinitas de diversão e aprendizagem!

Jogos de tabuleiro clássicos

Monopoly

monopoly

O Monopoly, ou Monopólio, é um dos jogos de tabuleiro mais populares do mundo, em que propriedades como bairro, casas, hotéis e empresas são compradas e vendidas: em consequência, alguns jogadores ficam “ricos” e outros vão à falência. É um óptimo jogo para apresentar conceitos de dinheiro e responsabilidade económica às crianças – há a versão Junior para os mais pequeninos.

As abobrinhas mais velhas podem divertir-se com alternativas do jogo clássico: que tal jogarem ao Monopoly Batoteiros ou ao Monopoly Benfica, para os fanáticos do clube da Luz?

Cluedo

cluedo

O jogo Cluedo é desenvolvido num tabuleiro que simula uma mansão, com várias divisões e vários objetos. O objetivo é descobrir qual de entre seis suspeitos (cujos nomes são ou lembram cores específicas) cometeu um assassinato, com qual de entre seis armas, e onde, de entre os nove espaços.

Além da versão clássica, podem também jogar Cluedo Harry Potter e Cluedo Game of Thrones.

Trivial Pursuit

trivial pursuit

Quem é que nunca ouviu a expressão “pergunta para queijinho!”? Remonta à difícil e decisiva pergunta que dá o “queijinho” de cada cor aos jogadores de Trivial Pursuit.

Este é um famoso jogo de tabuleiro com 40 anos que testa o conhecimento dos jogadores em várias áreas: História (amarelo), Geografia (azul), Arte e Literatura (roxo), Desporto e Lazer (laranja), Ciências e Natureza (verde) e Entretenimento (rosa).

O objetivo é ser o primeiro jogador a preencher o suporte com os 6 queijinhos.

Xadrez

xadrez

O Xadrez é um desporto, uma ciência, uma arte e um jogo de tabuleiro.

Um jogo de Xadrez é disputado num tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada jogador controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é fazer xeque-mate no rei adversário.

Jogar xadrez traz muitos benefícios a crianças e adultos, favorecendo a concentração, a memória, a abstração e o raciocínio.

Damas e Gamão

damas e gamão

Um dois em um de jogos clássicos – Damas e Gamão para todas as idades!

O Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, realizado num caminho unidimensional, no qual os adversários movem suas peças em sentidos contrários, à medida em que jogam os dados e estes determinam quantas “casas” serão avançadas, sendo vitorioso aquele que conseguir retirar todas as peças primeiro.

As Damas são jogadas em Portugal num tabuleiro com 64 casas, mas a versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas. Cada jogador dispõe de 12 peças brancas e 12 pretas e o objetivo é conseguir capturar todas as peças do jogador adversário.

O primeiro a fazê-lo ganha a partida.

Jogos de mesa que todos adoramos – pais e filhos

Dominó

dominó

Dominó é uma classe de jogos de mesa para dois a quatro jogadores, que se joga com um conjunto de peças com marcações numéricas.

O conjunto padrão tem 28 peças retangulares marcadas com pontos (entre 0 e 6) em cada lado da face superior. Cada jogador recebe 7 peças – viradas previamente para baixo, de forma a não se verem “as bolinhas”.

Para chegar à vitória o jogador terá de ser astuto e procurar a melhor táctica para se livrar das suas peças antes dos restantes jogadores. É um jogo que estimula o raciocínio matemático.

Existem outras versões mais fáceis para crianças pequenas, e com um lado educativo muito marcado: Telling Time, por exemplo, é um dominó que ajuda as crianças a aprender as horas do relógio.

Uno

uno

Uno!

O Uno é um dos jogos de cartas mais vendidos do mundo. O baralho é composto por cartas de quatro cores – verde, amarelo, vermelho e azul- e numeradas de 0 e 9. Existem também cartas de fundo preto, para mudar de cor ou para obrigar o adversário a ir buscar “+4” cartas. As cartas coloridas, além de númericas, têm também três ações especiais: “passar o jogador”, “inverter o sentido do jogo” e “ir buscar +2”.

Mikado

mikado

O Mikado desafia a destreza manual dos jogadores: o objetivo é retirar pauzinhos do monte sem tocar nos outros/fazê-los cair. O jogador que no fim do jogo acabar com mais pauzinhos é o vencedor.

Pictionary

pictionary

O Pictionary é um clássico jogo de tabuleiro onde os jogadores tentam adivinhar a palavra que a sua equipa está a desenhar. Que artistas!

Esta versão Família é mais compacta e portátil, perfeita para viagens, por exemplo. O estojo de viagem inclui bloco de notas, dois lápis, duas peças de jogo, um dado, mini-temporizador, e cartões com 550 palavras que vão permitir momentos divertidíssimos com a família e os amigos.

Quem é Quem

quem é quem

Quem é Quem é um jogo que mete à prova a perspicácia de toda a família! Fazendo apenas perguntas com respostas fechadas – “sim” ou “não” – os jogadores têm que adivinhar quem é a personagem escolhida pelo outro jogador.

É loiro? É homem? Tem chapéu? É divertido? Siiiim!

Quatro em Linha

quatro em linha

Divirta-se em família com este jogo de estratégia bem conhecido!

Para jogar Quatro em Linha nada mais simples: basta inserir, um jogador de cada vez, uma peça da sua cor na grelha e de fazer uma linha horizontal ou vertical de 4 peças. Isto, claro, se o outro jogador estiver distraído…

Um jogo divertido que permite que as crianças desenvolvam a sua concentração e as suas qualidades de estrategas! Esta versão é de madeira, e é por isso um presente sustentável.

Scrabble

scrabble junior

Scrabble é um jogo divertido de palavras no qual o grande objetivo é conseguir a maior pontuação possível: cada letra tem um valor de pontos e a ideia é estimular os jogadores a pensar em palavras que se podem formar utilizando as suas 7 peças e as peças entretanto dispostas no tabuleiro pelo adversário.

Na sua vez, o jogador vai tentar colocar todas as suas letras no tabuleiro, ligadas a uma ou mais palavras existentes, e de forma a que resultem novas palavras válidas. O jogador soma os pontos das letras de todas as palavras que formou, incluindo das letras já colocadas, possivelmente multiplicados pelos bónus às vezes marcados no tabuleiro.

Esta versão Junior é direcionada a crianças entre os 6 e os 12 anos – ou seja, quando começam a saber ler e escrever. É por isso uma óptima forma de estimular a criação de novo vocabulário e de trabalhar a ortografia.

Batalha Naval

batalha naval eletrónica

A Batalha Naval é um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Ganha o jogador que destruir primeiro a frota rival.

A tradicional batalha naval apaixonou sempre jogadores de todas as idades: uma verdadeira luta em alto mar entre duas frotas que se combatem até ao último tiro! Nesta Batalha Naval eletrónica o jogo inclui efeitos sonoros realistas que simulam o ambiente da batalha indicando se os tiros efectuados atingiram o alvo.

As duas frotas estão em posição de combate e tudo está pronto para dar início a uma grande batalha que envolve submarinos, cruzadores e porta-aviões.

A2. J9. Fogo!

Jenga Pass

jenga pass

O jogo Jenga Pass Challenge é um jogo de duas fases: a primeira, com blocos de madeira, passa por construir uma torre. Em seguida, os jogadores têm que ir removendo um bloco de cada vez. É preciso uma mão firme ao remover os blocos… ou a torre Jenga cairá!

Jogos de tabuleiro diferentes

Your Family Rocks!

Your Family Rocks!

Ao unir a fotografia e os jogos de tabuleiro, “Your Family Rocks!” permite-vos não só ver as vossas memórias… mas jogar com elas!

Ludyo transforma as memórias de todos em jogos únicos, personalizados e divertidos. Já imaginou um jogo de tabuleiro com as caras da sua família, que trabalha as relações futuras através das recordações passadas? Está mesmo aí a chegar! Chama-se Your Family Rocks! e promete horas de gargalhadas e cumplicidade.

O Monstro das Cores

DEVIR - O Monstro das Cores

Baseado no livro de Ana Llenas, o jogo “O Monstro das Cores” é uma viagem ao mundo dos monstros e apresenta uma forma divertida de explicar as emoções às crianças, através das cores. A personagem principal do livro é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir e não consegue perceber o porquê. A sua amiga, a menina, explica-lhe que mudar de cor significa estar alegre, triste, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

No jogo O Monstro das Cores, o monstro acorda muito confuso e é preciso separar todas as emoções e “arrumá-las” no local certo. Para isso, é necessário pensar em coisas que o fazem feliz, triste, zangado, com medo ou calmo e, depois partilhar com todos os jogadores um acontecimento, uma memória, um objeto ou um sentimento que o faça sentir a emoção correspondente à cor do espaço do tabuleiro onde está.

O objetivo do jogo é que todos os participantes trabalhem em conjunto para ajudar o Monstro das Cores a arrumar todas as emoções no lugar certo.

O Monstro das Cores é uma ótima ferramenta para ajuda as crianças a identificar e a lidar com as emoções de uma forma positiva. Através do jogo é possível separar as emoções e as crianças são naturalmente capazes de refletir sobre o que causa cada uma dessas emoções e partilhar isso com os outros.

Passa o Desenho

Passa o Desenho

O jogo “Passa o Desenho” é uma readaptação do clássico “Telefone Estragado”, onde o objectivo é o de que o jogador desenhe as palavras que leu e adivinhe os desenhos que viu.

Dobble Kids

dobble kids

Dobble Kids é uma aposta para juntar crianças mais pequenas, a partir dos 4 anos para se divertirem com os amigos ou então com os pais.

O jogo é muito simples. Existem 30 cartas com 6 animais e todas elas partilham apenas um deles. Os jogadores, como é fácil de adivinhar, terão a difícil missão de identificar qual é. Não é uma tarefa simples porque a velocidade para encontrar o animal repetido vai causar muita ansiedade.

Dobble pode ser jogado em 5 variantes diferentes o que o torna numa fonte quase inesgotável de diversão. É um desafio de rapidez, observação e reflexos que já venceu vários prémios internacionais.

Para além disso, o jogo tem a vantagem de vir numa pequena caixa que pode ser transportada para todo o lado, para a escola, para o jardim ou para qualquer festa de anos.

Exit – O Castelo Proibido

exit o castelo proibido

Nos jogos “Exit”, baseados no conceito de Escape Room, todos os participantes são “fechados” num local misterioso e o objetivo é escapar.

Para isso é necessário seguir as pistas deste verdadeiro escape room de bolso e, em conjunto com os outros participantes, encontrar rapidamente forma de fugir. Tal como um verdadeiro escape room, todos os jogos só poderão ser jogados uma vez, pois no decorrer do jogo poderá ser necessário rasurar, dobrar ou rasgar diversos componentes do jogo.

Na edição “O Castelo Proibido” ao entrarem num castelo medieval, a grande porta de madeira fecha-se repentinamente atrás de vós. Sair em liberdade não será fácil e só conseguirão sair depois de resolver todos os enigmas que vão encontrar lá dentro. Conseguem sair do castelo o mais depressa possível?

Façam os vossos jogos de tabuleiro e de mesa

Muda as Rodas ao Faísca

jogo motrocidade fina

Com o pretexto de mudar os pneus do carrinho vermelho mais famoso do universo infantil, fazemos disso uma brincadeira que os desenvolve: abrir e fechar a tampa de uma garrafa é uma excelente atividade para desenvolver a motricidade fina. Vamos jogar com o Faísca McQueen?

Jogo do galo em feltro

jogo do galo em feltro

O jogo do galo é um jogo de regras extremamente simples: o objetivo é fazer uma linha de 3 símbolos iguais e não permitir que o adversário a complete primeiro.

Querem ser o xis ou a bola? Com este passo a passo para criarem o vosso próprio jogo do galo em feltro, as combinações são infinitas.

Jogo da Memória em Inglês

Jogo de memória

Vamos aprender vocabulário noutra língua enquanto nos divertimos com um jogo criado por nós? Vamos! Vamos estimular a memória e passar momentos felizes em família? Também!

Seguindo este passo a passo para criar um Jogo da Memória (em inglês ou numa língua à vossa escolha) estão garantidas as boas notas e as gargalhadas.

Jogo da Memória Familiar

Jogo da memória - feita em casa

Que tal aproveitar o jogo de memória e personalizá-lo com a vossa família? Para além de ser divertido, o jogo de memória é também uma excelente forma de estimular a mente das crianças.

Como a família Pumpkin adora jogos divertidos e originais, decidiu testar este jogo de forma diferente – com as próprias caras!  Espreitem o passo a passo para criarem o vosso Jogo da Memória Familiar.

Pregoball

Pregoball

Quem sabe jogar ao Pregoball? Os jogadores são pregos e a bola… é uma moeda!

As regras são negociáveis mas normalmente cada pessoa pode dar 3 toques na moeda sendo o último toque em direção à baliza. Estão preparados para criar o vosso?

Jogo de Tabuleiro “A Nossa Família”

Jogo de Tabuleiro A Nossa Família

Permitam às crianças aprender mais sobre toda a família com este jogo que é, além de uma forma de se divertirem e passarem tempo de qualidade juntos, uma memória diferente e bonita que fica da vossa história.

Aprendam a fazer a vossa versão do jogo “A Nossa Família” com o passo a passo. Tão simples e tão especial!

Mais jogos para jogar em família:

– Jogos educativos que contribuem para a leitura e a escrita, para desenvolver as competências cognitivas e para estimular o raciocínio lógico-matemático.

Jogos de grupo com crianças: chamem a família e divirtam-se juntos!

Tudo para um Natal feliz em família:

– Está à procura da prenda de Natal ideal? É para o menino e para a menina, para a mãe e o avô!

– Receitas de Natal deliciosas para uma mesa cheia de amor.

– Querem fazer os vossos enfeites de Natal? Temos muitas ideias!

– Como ocupar as férias de Natal dos miúdos? Com atividades giras, giras.

– O Natal em família tem muito mais significado. Vejam como viver esta quadra mágica.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *