Espreitem as nossas sugestões de jogos de grupo que miúdos e graúdos vão adorar.
Brincar em grupo é a forma mais divertida de passar tempo em família, criar memórias inesquecíveis mesmo depois das férias e estimular ao mesmo tempo competências vitais para a vida presente e futura dos nossos filhos – é que estes jogos para crianças (e adultos, não pensem que se escapam!) exigem cooperação e saber trabalhar em equipa, obrigam a fugir da zona de conforto e desenvolvem competências físico-motoras importantes.
Aproveitem as horas depois das aulas para se divertirem! A maioria das nossas sugestões de jogos para crianças são possíveis de seguir em casa ou na rua! Chamem os primos, os avós e os amigos mais próximos e toca a jogar!
Comer sem mãos

Não há fruta mais refrescante e com pinta de Verão do que uma boa melancia, pois não? Aproveitem para se despedir desta estação com este jogo divertido! Sempre ouvimos dizer que com a comida não se brinca, mas podemos abrir uma exceção: aproveitem a hora do almoço para uma brincadeira saborosa.
Cada jogador recebe uma talha de melancia e a única regra é comê-la com as mãos atrás das costas! Ganha quem conseguir comer a fruta mais rapidamente. Esqueçam por algum tempo as regras de boa etiqueta, as roupas sujas e a postura e… deliciem-se!
Skis improvisados

Competição sim, trabalho em família também: não há outra forma de ganhar este jogo senão juntos.
Para jogarem a esta divertida corrida formem duas equipas de 3 pessoas de diferentes idades e improvisem uns skis com tábuas de madeira e cordas. O objetivo é simples: chegar à meta em primeiro lugar ajudando-se uns aos outros a cada passo.
Só não cai quem não joga!
Futebol sentado

Tudo sentado para descansar! Ou, melhor dizendo… jogar!
O melhor de um jogo como o futebol é a versatilidade que ele oferece aos jogadores de o reiventarem e adaptarem para que os momentos divertidos não tenham fim. Experimentem fazer uma roda no chão e passar a bola uns aos outros utilizando qualquer parte do corpo, menos as mãos, que não podem nunca levantar do chão.
Parece fácil? Entre o ser e o parecer caem reinos…
Trabalhar o movimento dos pés

Na nossa visão habituada, o nosso corpo funciona numa perceção tão natural que não nos apercebemos do quão difíceis podem ser alguns movimentos… até tentá-los.
Depositem num balde cheio de água alguns objetos pequenos, como brinquedos, ou, para os mais corajosos, até moedas, e tentem retirá-los de lá utilizando apenas os (dedos dos) pés. Se quiserem tornar o desafio verdadeiramente difícil, experimentem depositar um cubo de gelo na água e pedir ao jogador para o retirar do balde antes que derreta. Podem ainda utilizar baldes cheios de gelo ao invés de apenas água, para que o frio dificulte a tarefa.
Preparados?
Equilíbrio

Este é um desafio para o qual só precisam de pauzinhos de gelado, dados e… muita concentração!
Cada jogador põe um pauzinho na boca e vai colocando, um a um, quantos dados consiga equilibrar. Depois, quando todos tiverem no mínimo 4 dados equilibrados no pauzinho, fazem uma corrida até à meta pré-estabelecida.
Já sabem, quem deixar cair os dados volta ao início – e quem chegar à meta com todos aqueles com que partiu é o rei do equilíbrio!
O elefante vai ao bowling

Collants de adultos (ou de criança) e bolas de ténis para cada par de meias e está o elefante montado!
O jogo é simples e divertido: coloquem garrafas ou latas no chão e tentem derrubá-las com um golpe de tromba! O Dumbo ficaria orgulhoso…
Óptimas ideias, obg
Obrigada nós pelo feedback, Ana!
Divirtam-se 🙂