Família > Fazer com os miúdos > Brincar

Jogos de grupos com crianças: chamem a família e divirtam-se juntos!

jogos para crianças

Espreitem as nossas sugestões de jogos de grupo que miúdos e graúdos vão adorar.

Brincar em grupo é a forma mais divertida de passar tempo em família, criar memórias inesquecíveis mesmo depois das férias e estimular ao mesmo tempo competências vitais para a vida presente e futura dos nossos filhos – é que estes jogos para crianças (e adultos, não pensem que se escapam!) exigem cooperação e saber trabalhar em equipa, obrigam a fugir da zona de conforto e desenvolvem competências físico-motoras importantes.

Dias de sol- Bepanthene PlusAproveitem as horas depois das aulas para se divertirem! A maioria das nossas sugestões de jogos para crianças são possíveis de seguir em casa ou na rua! Chamem os primos, os avós e os amigos mais próximos e toca a jogar!

Ainda assim e como a coordenação nem sempre está afinada, levem convosco Bepanthene Plus – se alguém tropeçar e fizer algum arranhão, podem desinfetar a ferida sem arder! E se estão de férias, não se esqueçam de conferir a check-list de férias para que não vos falte nada.

Comer sem mãos

comer sem mãos jogos para crianças
Fotografia: Playtivities

Não há fruta mais refrescante e com pinta de Verão do que uma boa melancia, pois não? Aproveitem para se despedir desta estação com este jogo divertido! Sempre ouvimos dizer que com a comida não se brinca, mas podemos abrir uma exceção: aproveitem a hora do almoço para uma brincadeira saborosa.

Cada jogador recebe uma talha de melancia e a única regra é comê-la com as mãos atrás das costas! Ganha quem conseguir comer a fruta mais rapidamente. Esqueçam por algum tempo as regras de boa etiqueta, as roupas sujas e a postura e… deliciem-se!

Skis improvisados

skis improvisados
Fotografia: Playtivities

Competição sim, trabalho em família também: não há outra forma de ganhar este jogo senão juntos.

Para jogarem a esta divertida corrida formem duas equipas de 3 pessoas de diferentes idades e improvisem uns skis com tábuas de madeira e cordas. O objetivo é simples: chegar à meta em primeiro lugar ajudando-se uns aos outros a cada passo.

Só não cai quem não joga!

Futebol sentado

futebol sentado
Fotografia: Playtivities

Tudo sentado para descansar! Ou, melhor dizendo… jogar!

O melhor de um jogo como o futebol é a versatilidade que ele oferece aos jogadores de o reiventarem e adaptarem para que os momentos divertidos não tenham fim. Experimentem fazer uma roda no chão e passar a bola uns aos outros utilizando qualquer parte do corpo, menos as mãos, que não podem nunca levantar do chão.

Parece fácil? Entre o ser e o parecer caem reinos…

Trabalhar o movimento dos pés

destreza dos pés
Fotografia: lastingthumbprints

Na nossa visão habituada, o nosso corpo funciona numa perceção tão natural que não nos apercebemos do quão difíceis podem ser alguns movimentos… até tentá-los.

Depositem num balde cheio de água alguns objetos pequenos, como brinquedos, ou, para os mais corajosos, até moedas, e tentem retirá-los de lá utilizando apenas os (dedos dos) pés. Se quiserem tornar o desafio verdadeiramente difícil, experimentem depositar um cubo de gelo na água e pedir ao jogador para o retirar do balde antes que derreta. Podem ainda utilizar baldes cheios de gelo ao invés de apenas água, para que o frio dificulte a tarefa.

Preparados?

Equilíbrio

dados gelados
Fotografia: hative

Este é um desafio para o qual só precisam de pauzinhos de gelado, dados e… muita concentração!

Cada jogador põe um pauzinho na boca e vai colocando, um a um, quantos dados consiga equilibrar. Depois, quando todos tiverem no mínimo 4 dados equilibrados no pauzinho, fazem uma corrida até à meta pré-estabelecida.

Já sabem, quem deixar cair os dados volta ao início – e quem chegar à meta com todos aqueles com que partiu é o rei do equilíbrio!

O elefante vai ao bowling

bowling elefante
Fotografia: playpartyplan

Collants de adultos (ou de criança) e bolas de ténis para cada par de meias e está o elefante montado!

O jogo é simples e divertido: coloquem garrafas ou latas no chão e tentem derrubá-las com um golpe de tromba! O Dumbo ficaria orgulhoso…

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *