Ideias para Escape Room Caseiro: façam o vosso! - Pumpkin.pt

Patrocinado por

Ideias para Escape Room Caseiro: façam o vosso!

ideias para escape room caseiro

Se há coisa que põe a família Pumpkin a mexer, são os jogos e desafios. Como gostamos tanto de Escape Rooms, fomos averiguar como poderíamos fazer um sem sair de casa!

São jogos de mistério e lógica e têm ganho cada vez mais adesão nos últimos anos. Existem vários espaços que organizam Escape Rooms por todo o país e até mesmo imensos jogos Escape Room Online que podem jogar a partir de casa.

Mas e se fizéssemos uma coisa completamente diferente? E se criássemos o nosso próprio Escape Room, em nossa casa? Preparámos ótimas ideias para Escape Room Caseiro divertido e simples: venham aprender a fazer o vosso!

No final desta página podem encontrar dois PDFs com jogos Escape Room Caseiros preparados para Download Gratuito. Temos uma opção para abobrinhas dos 3 aos 6 anos e outra para mini detetives dos 7 aos 12! Podem imprimir os desafios e pistas que preparámos e escondê-los pela casa conforme as instruções para uma tarde super divertida 😉

Prontos para treinar a lógica e o trabalho de equipa? Dos enigmas lógicos aos desafios físicos, podem fazer um escape room à medida dos gostos da vossa família.

Peguem na lupa e no chapéu de detetive, tenham o Bepanthene® Plus Creme por perto para eventuais percalços, e vamos a isso!

bepanthene 2020

Bepanthene Plus, um medicamento para desinfecção e cicatrização de feridas…quando necessário!

Ideias para um Escape Room Caseiro: passo a passo!

Passo 1: planear

Primeiro, precisamos de ter uma ideia concreta do que queremos fazer – para cada objetivo, há ideias para escape room caseiro diferentes. Tenham estas perguntas em mente para perceber o tipo de Escape Room mais indicado:

Qual a idade dos detetives que vão participar neste jogo de fuga?

Desafios mais fáceis e mais ajuda para os pequeninos e enigmas mais completos para os mais crescidos. Se aí em casa têm aventureiros de todas as idades, é boa ideia preparar enigmas diferentes para cada faixa etária e encorajá-los a entreajudarem-se!

Qual é o objetivo do vosso jogo?

Encontrar uma chave ou código para conseguir sair do quarto? Encontrar um presente escondido algures pela casa? Destrancar o frigorífico para poder comer a sobremesa? Ou simplesmente resolver um mistério?

Diferentes objetivos funcionam melhor para diferentes famílias. Decidam qual se adequa melhor à vossa!

Em que espaço vão fazer o escape room?

Fechados numa sala ou por toda a casa? Dependendo dos lugares, podem usar o espaço à vossa volta para criar desafios temáticos ou com os objetos ao redor!

Já pensaram bem no vosso escape room? Aprendam agora a planear e preparar jogos desafiantes para toda a família viver uma aventura desafiante dentro de casa!

Passo 2: reunir materiais e preparar desafios

Não são precisos muitos materiais para planear um escape room caseiro e divertido. Aliás, com as nossas ideias para escape room caseiro, o principal é mesmo a imaginação! Eis alguns desafios que podem organizar de forma simples e com coisas que têm em casa:

Ideias para escape room em casa porta trancada

Puzzle

Há uma imagem que os detetives têm de descobrir… mas está toda desmontada!

É muito fácil preparar este desafio: façam ou imprimam um desenho e cortem a folha em pedacinhos para ser montada. Quanto menos cores e mais peças usarem, mais difícil será o puzzle!

Caixa trancada

A caixa trancada é um dos elementos mais populares de todos os escape rooms. A ideia é simples: arranjem uma caixinha ou baú, escondam uma pista lá dentro e tranquem-na – pode ser com um cadeado, com um nó ou até com uma palavra passe que tem de ser dita para que ela possa ser aberta!

Para os mais novos, o desafio da caixa pode ser tão simples como desfazer um nó num cordel para a abrir.

Também podem trancá-la com um cadeado de chave e colocar várias chaves à frente dos miúdos, para que eles possam adivinhar qual a correta. Outra opção é esconderem a chave algures e deixarem na parte de fora da caixa uma pista para a encontrar! Ou então, se tiverem um cadeado com números, podem fazer um desafio para descobrir o código…

O Código Secreto

Para as abobrinhas mais pequeninas, o código pode ser o resultado de uma operação matemática simples. Escrevam-na no papel ou usem peças de dominó ou botões para implicar uma soma ou uma subtração – usem a imaginação!

Os vossos detetives já são mais cresciditos? E que tal um pouco de Código Morse? Consultem o significado dos sons, gravem uma mensagem no telemóvel e depois deixem-nos decifrá-la com a ajuda do glossário. Não lhes digam logo que é código Morse – pode ser que consigam descobrir sozinhos!

O nível seguinte do código já envolve probabilidade e raciocínio. Alguma vez jogaram Mastermind? Ou então o jogo das vacas e dos bois? São dois jogos em que o objetivo é decifrar um código através de tentativas, pistas e exclusão de partes. A ideia é esta: escolham um código de 4 dígitos, como por exemplo 6392. Os detetives vão ter de conseguir adivinhar este número através de tentativas. Por exemplo, eles perguntam se o código é 4362. Podem dizer-lhes que há um número correto no lugar certo e um número correto no lugar errado.

A Mensagem Escondida

Existem imensas formas de esconder uma mensagem secreta numa folha de papel para os detetives encontrarem!

Uma delas é o método da tinta invisível: podem escrever no papel com um pincel e sumo de limão ou leite. Depois deixem secar e vão reparar que a mensagem fica invisível! Para revelar a mensagem, basta expôr a mensagem ao calor – podem usar um secador, por exemplo. A “tinta” vai reagir com o oxigénio do ar e tornar-se castanha!

Uma forma mais simples é através do decalque – escrever com uma caneta sem tinta ou escrever noutro papel em cima, para que fiquem apenas as marcas vincadas na folha, invisíveis. Para desvendar a mensagem, as abobrinhas podem usar a técnica de decalque, pintando por cima dos vincos com um lápis deitado e revelando a mensagem escondida no relevo!

Quebra-Cabeças

Têm quebra-cabeças em casa? Daqueles de metal ou de madeira? Integrem-nos no vosso escape room caseiro! Funcionam perfeitamente como desafios para os detetives.

O Agente Externo

Ideias para escape room em casa videochamada

Uma das coisas mais chatas de estarmos fechados em casa é não podermos ver os nossos familiares e amigos. E que tal arranjarmos forma de eles participarem ativamente no nosso escape room?

Os amigos que não estão em casa podem funcionar como um agente externo essencial para desvendar uma pista! Deixem o tablet ou telemóvel à mão e deixem as abobrinhas adivinhar que têm de ligar a alguém e a quem têm de ligar – aos avós? Aos tios? Seja quem for, vão adorar participar nesta brincadeira!

As pistas do agente externo podem ser tão complexas quando desejarem: pode ser tão simples quanto desvendarem o local da próxima pista (ou da chave) ou podem apresentar todo um desafio – enigma, letras baralhadas, operação matemática – para os detetives resolverem!

O Enigma

Existem imensos enigmas que se podem usar como desafios para um escape room caseiro! Eis alguns:

  • Adivinhas: escrevam-nas num papel, e as abobrinhas só podem passar à fase seguinte do jogo quando adivinharem a resposta. Podem sempre pedir pistas!
  • Sopa de Letras: imaginem que vão esconder a próxima pista no frigorífico. Criem uma sopa de letras através da qual os detetives vão poder descobrir a palavra frigorífico!

Passo 3: definam as regras

  • A quantas ajudas têm os detetives direito? Há ou não um número limite? E que tipo de ajudas? Perguntar aos pais? Ir à internet? Telefonar a um amigo?
  • Existe um limite de tempo para o jogo?
  • Os jogadores podem usar o telemóvel? E a calculadora? Definam quais são os dispositivos que podem ser utilizados durante o jogo.
  • Os criadores do jogo também vão participar ou só intervêm em caso de necessidade?

Passo 4: escondam todas as pistas e desafios!

Agora que têm tudo pronto, está na altura de esconder todas as peças do jogo para que depois possam ser encontradas uma a uma!

Garantam que cada pista leva a um desafio e que cada resolução dos desafios leva a uma pista para o próximo desafio: quer sejam vocês a fornecer a pista às abobrinhas quando completarem o desafio, quer ela esteja escondida dentro do baú ou quer ela seja o próprio resultado do enigma. Exemplo: Desafio – qual é a coisa qual é ela que cái ao chão e fica amarela? Solução – o ovo, a próxima pista está na caixa dos ovos.

Passo 5: vamos jogar!

Tudo a postos? Confirmem que todos os desafios estão ligados uns aos outros, que as pistas estão bem escondidas (mas talvez não bem demais!) e que formam um percurso do início ao fim do jogo.

Cuidado ao trancar portas e caixas – garantam sempre que existe uma chave suplente e não o façam com fechaduras defeituosas – afinal, não queremos que alguém acabe preso ou que as pistas fiquem escondidas para sempre. Se a opção de um escape room para tentar sair de um quarto vos deixa algo irrequietos, talvez seja melhor optarem por uma fechadura imaginária – só podem sair do quarto ou de casa quando descobrirem uma palavra passe, por exemplo!

Depois chamem os vossos mini detetives, expliquem todas as regras e preparem-se para um dia super especial e divertido!

PDF: Ideias Escape Room Caseiro para Imprimir!

Aqui podem fazer o Download Gratuito de dois jogos Escape Room Caseiro que preparámos especialmente para os mini detetives! Temos uma opção para abobrinhas dos 3 aos 6 anos e outra para mini detetives dos 7 aos 12!

Podem imprimir os desafios e pistas que preparámos e escondê-los pela casa conforme as instruções para uma tarde super divertida 😉


Bepanthene Plus creme é um medicamento não sujeito a receita médica, com dexpantenol e cloro-hexidina, para o tratamento de feridas e queimaduras superficiais quando existe algum risco de infeção. Contraindicado no caso de alergia a qualquer dos componentes deste medicamento e no tímpano perfurado. Evitar o contacto com os olhos e mucosas. Leia cuidadosamente o folheto informativo e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o médico ou farmacêutico.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não tem votos)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *