Avós, vamos jogar à distância? Conheçam 10 jogos giros! - Pumpkin.pt

Avós, vamos jogar à distância? Conheçam 10 jogos giros!

Saudades de brincar e rir com a avó e o avô? Temos ideias de jogos que os miúdos podem fazer com os avós online, pelo telefone e até por correio!

Este é um dos maiores desafios que o último ano nos trouxe: avós e netos, que em alguns casos costumavam ver-se todos os dias, foram separados pela necessidade de proteger a sua saúde.

Mais do que as saudades gigantes, a solidão pode ser avassaladora, e todas as ideias para fazer coisas juntos à distância são bem vindas, não é verdade? A pensar nos avós e nos netos, juntámos algumas ideias de jogos que podem fazer juntos, mesmo enquanto estão separados pela distância física.

Porque nem todos os avós têm acesso à internet ou sabem mexer num smartphone, temos ideias que podem propor aos avós super cibernéticos e sugestões para aqueles que estão mais confortáveis com as chamadas de voz. Se quiserem uma forma de comunicação ainda mais especial, sugerimos também dois jogos que podem fazer pelo correio, enviando e recebendo cartas. Vamos a isso?

Aproveitemos mais e melhor a companhia destas pessoas que amamos tanto, mesmo à distância.

4 ideias para jogar online com os avós

Quando os avós têm acesso a um computador, tablet ou smartphone com internet, parece que não estamos tão longe – basta reparar no olhar que lhes ilumina o rosto quando vêem os netos em chamadas de vídeo.

Para além das conversas quotidianas, há muitas coisas giras que avós e netinhos podem fazer nas suas videochamadas, quer seja via Skype, Zoom, Whatsapp ou outros! Deixamos ideias de jogos para todos os gostos.

Leitura de Lábios

Quem já jogou Party&Company sabe que este é um dos desafios mais difíceis e engraçados de sempre! As regras são simples: numa chamada de vídeo, um dos jogadores desliga o seu microfone e diz uma palavra ou frase. A pessoa que está do outro lado tem de tentar adivinhar o que foi dito a partir do movimento dos lábios. Podem repetir a fala as vezes que quiserem, mas não vale fazer gestos.

UNO

Um bom jogo de UNO é a resposta para todos os momentos de tédio em família. Durante as videochamadas, podem aceder todos ao site Uno Freak ou instalar a app oficial UNO! nos vossos dispositivos para que possam jogar juntos. Prontos para ir buscar mais 4?

Xadrez

Poucas pessoas terão tanta paciência para ensinar o xadrez às abobrinhas como os avós. Felizmente, existem várias opções para que possam descobrir este jogo clássico de estratégia juntos. Com um registo gratuito no site Chess.com terão acesso a dicas e tutoriais com que podem aprender juntos e jogar um contra o outro sempre que vos apetecer! O site possibilita vários estilos de jogo que vale a pena explorar para uma experiência mais diversificada.

Pictionary

O preferido de muitas crianças pode ser jogado online de vários formas: em videochamada, mostrando as várias etapas do desenho no papel e desafiando os outros a adivinhar o que é; ou online, através do site Skribbl. Dêem asas à criatividade e divirtam-se em família!

4 ideias para jogar ao telefone com os avós

Não subestimem a versatilidade de um telefonema! Mesmo quando não é possível fazer chamadas de vídeo com os avós, existem várias formas de transformar uma simples chamada de voz num momento enriquecedor e divertido. Espreitem estas 4 ideias de jogos, marquem o número do telefone daquela pessoa tão querida e passem uns bons minutos (ou horas, que hoje em dia as chamadas são gratuitas) a jogar!

20 perguntas

Também conhecido como “Adivinha Quem”, este é aquele jogo em que o jogador tem de adivinhar que personagem é através de 20 perguntas que apenas podem ser respondidas com “Sim” ou “Não”. Por exemplo, o neto pode decidir que o avô é o Peter Pan. O avô terá de fazer perguntas como “Sou um desenho animado?”, “Sou um animal?”, “Sou um super-herói?” e por aí adiante para obter respostas do neto e descobrir qual é a personagem antes de gastar as suas 20 perguntas.

Batalha naval

Um autêntico clássico, a batalha naval é o jogo preferido de muitos miúdos e graúdos e tem a vantagem de poder ser jogada presencialmente, online ou até por telefone – só precisamos de uma grelha para colocar os nossos barcos e de transmitir os tiros ao nosso adversário. Espreitem as instruções e façam download das grelhas no botão abaixo.

Duas verdades e uma mentira

À vez, os jogadores têm de contar três coisas sobre si mesmos – duas delas verdadeiras, uma delas falsa. A ideia é que o ou os outros jogadores adivinhem qual delas é mentira! Por exemplo: “A minha cor preferida é rosa”; “As meias que estou a usar têm um buraco” e “Hoje comi torradas ao pequeno almoço”. Qual destas coisas não é verdade?

Isto ou aquilo?

Um jogo de escolhas em que os jogadores colocam ao outro duas opções e ele tem de escolher aquela que prefere (e explicar porquê, que é o mais giro!). As perguntas podem ser super variadas, desde “Preferias viver numa casa no espaço ou no fundo do mar?” a “Preferias nunca mais comer chocolate ou ter de comer sopa em todos os lanches?”.

2 ideias para jogar por correio com os avós

Os avós não enviam e recebem cartas há muito tempo, e os netos possivelmente nunca o fizeram. Com um jogo por correio, a nostalgia dos adultos e a descoberta das crianças dão as mãos para criar memórias novas e inesquecíveis!

Outra grande vantagem dos jogos por correio é que as cartas, escritas à mão, são recordações únicas e muito especiais que poderão guardar para sempre e revisitar com carinho e saudades. Entusiasmados? Temos duas ideias super giras para experimentarem com os avós.

Como foi o teu dia?

Um jogo simples que assenta na partilha de novidades e rotinas entre avós e netos. Pode funcionar como uma espécie de diário interativo, em que contamos à outra pessoa o que aconteceu na nossa semana. O que correu bem, o que correu mal, se conhecemos alguém novo, se aprendemos algo, se tivemos alguma surpresa…

Porque todos os jogos têm regras, este não é exceção. Para manter a conversa acesa, todas as cartas devem ter pelo menos 3 perguntas para a outra pessoa. Pode ser qualquer coisa, desde a cor preferida à forma como se sentiram depois da situação que contaram ou mesmo o que fariam no nosso lugar perante certo problema.

Através destas trocas de cartas, avós e netos vão ficar a conhecer-se melhor, vão sentir-se próximos da rotina do outro e vão aprender a ver o mundo e as experiências com outros olhos.

Amigo inventado

A ideia é que cada um invente uma personagem que seja o mais engraçada e estapafúrdia possível (um astronauta perdido em Marte, um cão que quer aprender a tocar piano, um frigorífico vegetariano…). Avós e netos interpretam o papel que escolheram através das cartas e sem nunca desmanchar, da introdução à assinatura. Estas duas personagens vão trocar cartas entre si, criando uma amizade (ou inimizade!) fictícia muito especial.

Vai um exemplo? Imaginemos que a neta assume a personagem de um pinguim constipado e escreve uma carta à avó, que é uma conceituada médica de pinguins. A primeira carta pode ser algo como: “Bom dia, Dra. Amélia. O meu nome é Pinguinolas e estou com uma constipação muito grande. Tão grande que deixei de conseguir nadar, porque estou sempre a espirrar e depois engulo água. Todos os peixes que tento caçar fogem de mim, afugentados com o meu ranho. Já não sei o que fazer. ATCHIM! Tem alguma recomendação médica para me ajudar? Beijinhos constipados, Pinguinolas

Para manter a comunicação fluída, cada carta deve conter pelo menos 1 problema/pergunta que precise de resposta da outra pessoa. Também podem enviar desenhos, palavras cruzadas, fotos em que se mascaram como a vossa personagem… a imaginação não tem limites!

Este é um jogo hilariante que vai estimular a criatividade, a memória e a capacidade linguística tanto das abobrinhas como dos avós. O grande bónus é que provavelmente ainda vão soltar umas boas gargalhadas.

De que estão à espera para contar estas ideias aos miúdos e aos avós? Eles vão delirar!

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<