Além de um incentivo à criatividade, esta é uma atividade que vos deixará o coração cheio de recordações!
Sabiam que todos os verões costumamos fazer um Diário para cada uma das nossas filhas, onde registamos – ou elas registam, agora, que já são umas abobrinhas crescidas! – as experiências que fazemos?
É uma boa maneira de guardar as memórias dos passeios que fizemos, as receitas que preparámos e a família e amigos que, tomando as devidas precauções, reencontramos.
Esta é também uma atividade que incentiva à criatividade, porque podem combinar as vossas memórias em texto com desenhos, colagens e, claro… fotografias! Adoramos folhear os álbuns da nossa infância, ver-nos a crescer, os primos a nunca perder o sorriso maroto, a avó com os anos a tornar-se mais e mais elegante.
Na era digital em que vivemos, não faltam fotografias, mas muitas vezes não chegam a sair do telemóvel. Assim, com estes diários de memórias de Verão as abobrinhas podem guardar as fotos dos momentos mais especiais e detalhes que completam as suas lembranças, como um mapa ou uma flor apanhada num passeio no campo! Não há limites, é só deixar a imaginação fluir sem preocupações!
Que tal aproveitarem para praticar caligrafia e fazerem uma pequenas obras de arte?
Para o vosso diário de Verão vão precisar de:
- Máquina fotográfica: nós usámos a PowerShot G7 X Mark II da Canon, que é muito leve e tem um ecrã táctil ótimo para tirar selfies;
- Uma impressora – nós usamos a SELPHY Square QX10 da Canon, que é portátil e podemos imprimir diretamente do telemóvel as fotos que tirámos na câmara PowerShot G7 X Mark II;
- Caderno de folhas lisas ou pautadas, conforme preferirem;
- Esferográfica e marcadores de feltro ou marcadores de sublinhar;
- Autocolantes giros;
- Régua, tesoura, cola, e, se quiserem, washi tape e carimbos;
- Muita diversão e boas memórias!
Wish list de Verão: uma lista que vamos adorar “checkar”
Nós preparamos também uma lista de ideias que queremos pôr em prática nestes meses tão bons onde o calor inspira ao contacto com a natureza, com os amigos – tomando as devidas precauções – e com os nossos sonhos.
Esta uma ótima altura para, por exemplo, fazer aquele passeio de barco que os miúdos estão fartos de vos pedir: acreditem que não há sensação tão arrepiante e boa, como a de voar baixinho sobre a água. Abaixo já vos damos mais ideias para acrescentarem à vossa “bucket list”!
Ideias para a vossa lista de atividades de sonho:
- Andar sobre rodas: carro, bicicleta, patins ou skate, a escolha é vossa! Existem muitas ciclovias indicadas para passeios de bicicleta em família, e, este ano, estamos a planear arriscarmo-nos numas pistas de kart!
- Fazer um piquenique num dos muitos parques de merendas que nunca visitaram! Não há razão para ir sempre ao mesmo, pois não? No cesto levem convosco água fresquinha e, claro, comidas para piquenique.
- Ensinar as abobrinhas a cozinhar: por falar em comida, o verão é uma ótima altura para incentivar as crianças na aquisição de novas competências, e cozinhar vai dar-lhes muito gozo e confiança. Comecem por algo fácil, como estas receitas de sumos e batidos fresquinhos.
- Estar com a família e com amigos: estar com aqueles de quem mais gostamos, sem grandes planos, já é um plano e pêras.
- Jogos ao ar livre: olhem estas ideias fresquinhas para se divertirem em família e fazer frente às altas temperaturas!
- Caminhadas (à beira mar ou pela floresta): para um dia, ou fim-de-semana, mais ativo, reunimos sugestões de percursos pedestres em Portugal que são uma forma incrível de conhecer o nosso país!
- Acampar: nada rima tão bem com caminhadas na natureza com acampar com crianças, uma ótima experiência para as crianças da cidade.
- Andar de barco: já andaram de barco este Verão? Há muito passeios de barco, por todo o país. Este Verão experimentámos andar de lancha no Tejo e até conhecer os segredos de Lisboa a bordo de um veículo “anfíbio”, sabiam? É a Hippotrip!
- Fazer uma camisola tie dye, estão super na moda e é uma atividade gira, mas gira!
- Pintar uma obra de arte – em papel ou numa tela a rigor, ou mesmo pedras da praia peguem nos pinceis e entretenham-se a pintar (os pais também podem)!
- Ir ao cinema ou fazer um cinema em casa (com pipocas e tudo!) Podem escolher um dos filmes deste verão ou revisitar os clássicos em casa, numa das plataformas disponíveis para o efeito.
- Assistir ao nascer do sol ou ao pôr na praia: se eles acordam cheios de energia aproveitem para assistir ao melhor espetáculo da natureza. Se são team dorminhocos, levem um farnel e agasalhos quentinhos e gozem a praia mesmo até ao final!
Se precisarem de outras sugestões, espreitem o nosso artigo com 47 ideias para fazer nas férias com os miúdos, mas acima de tudo, deixem-nos escolher: afinal, o Diário de Verão é deles. E, se tiverem ideias diferentes, contem-nos também nos comentários: queremos muito saber o que andam a planear as outras Famílias Pumpkin!
Também lhe pode interessar:
- Fotografias de natureza: dicas para recordações incríveis!
- Como tirar selfies divertidas em família?
- 47 ideias para fazer nas férias com os miúdos
Este artigo foi útil para si?