Família > Passear > Sitios a visitar

Tempos livres diferentes e radicais: percursos pedestres e outras ideias!

Já começou a planear os seus fins de semana?

Férias e fins de semana em família não têm que ser sinónimo de praia ou de viajar para uma cidade nova. As crianças adoram aventura, por isso reunimos dicas de locais que prometem muita diversão, adrenalina, algum desafio e momentos de união familiar. O melhor de tudo? Escolhemos percursos pedestres em Portugal!

Prepare-se para uns tempos livre diferentes mas inesquecíveis com as nossas dicas, e não se esqueça de consultar os produtos essenciais para levar consigo: água, snacks saudáveis, repelentes e protetores solares durante o verão.

Passadiços do Paiva, Arouca

Passadiços-paiva

O Passadiços do Paiva é um percurso de quase 9km localizado na margem do Rio Paiva, em Arouca (Aveiro). Um passeio “intocado”, rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau. Uma viagem pela biologia, geologia e arqueologia que ficará, com certeza, no coração, na alma e na mente de qualquer apaixonado pela natureza.

O percurso dura em média 2h30 e tem um nível de dificuldade alto, pelo que recomendamos que levem bastantes mantimentos e se preparem para perder algum tempo extra, já que o ritmo das crianças será provavelmente mais lento. Estas devem andar sempre acompanhadas por adultos. A entrada de carrinhos de bebé é proibida.

Parque Natural da Arrábida, Setúbal

arrabida-paulo-ribeiro
Fotografia: Paulo Ribeiro

A Serra da Arrábida é paraíso português! Serra e mar de mãos dadas numa beleza sem fim. São vários os percursos pedestres disponíveis – na verdade, até para aceder a algumas das praias é necessário percorrer trilhos que exigem alguma destreza física e muito jogo de cintura.

Pode visitar a Arrábida a pé ou optar pelo itinerário automóvel.

As vistas dos miradouros são de arrebatar a respiração, a gastronomia local é deliciosa e a visita vale muito a pena. Refresque-se nas águas do Portinho e não perca uma ida ao Convento da Arrábida.

Parque Biológico de Gaia, Porto

parque-biologico-gaia

Nos 35 hectares de quintas e floresta do Parque Biológico de Gaia tem muito para descobrir, e para isso basta seguir o mapa do percurso À Descoberta da Natureza.

A flora, a fauna, os fungos, os habitat, a geologia e o património unem-se neste Parque, que é também uma pequena reserva natural; mais de 40 espécies de aves selvagens nidificam no Parque e outras tantas visitam-no durante as migrações.

Parques de Sintra, Lisboa

percurso-pedestre-sintra
Fotografia: EMIGUS

Sintra é uma vila belíssima que pede uma visita demorada. Já falamos do património, jardins e praias que por lá podem encontrar. No entanto, Parque Natural de Sintra-Cascais é, sem dúvida, um mundo diferente a explorar. Aqui, pode descobrir o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena e uma infinidade de espécies naturais em percursos pedestres de diferentes níveis de exigência.

Os percursos pedestres são a forma perfeita de apreciar a natureza e a beleza da paisagem que Sintra tem para oferecer. Os trilhos encaminham-nos pela floresta e conduzem-nos a monumentos inesquecíveis, numa viagem no tempo.

Percam-se na magia, charme e singularidade dos Parques de Sintra, possível também de conhecer através de passeios de charrete, a cavalo ou de burro, e onde podem até fazer escalada!

Caminhos do Xisto, Castelo Branco e Coimbra

caminhos-xistos

As Aldeias do Xisto, tão míticas do nosso querido Portugal, também oferecem percursos pedestres de beleza ímpar. Os Caminhos do Xisto são compostos por diferentes percursos para todos os gostos que possibilitam desfrutar da envolvente paisagística e arquitectónica das Aldeias do Xisto e fazer um belo passeio com amigos ou em família.

Os Caminhos do Xisto são percursos pedestres de pequena rota, em regra circulares, partindo e chegando ao mesmo ponto nas aldeias, e cujos trilhos muitas vezes eram caminhos usados por moleiros, pastores, agricultores, mineiros, entre tantos outros antigos ofícios.

Um passeio que junta História, arquitectura e natureza! Aproveitem para ficar uns dias pela região das Aldeias do Xisto.

Conímbriga

conimbriga

Em Coimbra sê… Romano! É mais ou menos assim o ditado, não é? Garantimos que se sentirão Imperadores enquanto percorrem as ruas de Conímbriga, as ruínas de uma cidade Romana edificada em Portugal no século I a.C. . Descubram o Fórum, o Anfiteatro, as casas e as Termas, percorram a pé os caminhos de pedra e admirem-se com a capacidade de construção deste povo, capaz de deixar como herança cidades inteiras, tantos séculos depois.

Quinta das Lágrimas

quinta-lagrimas

A Quinta das Lágrimas é um verdadeiro museu vegetal com uma coleção de jardins de nível mundial: romântico, Japonês, medieval, de cheiros, horta orgânica e uma extensa mata. No jardim encontrarão árvores raras e de grande porte que aqui crescem em paz há centenas de anos, bosques de bambús e relvados perfeitos para ler e descansar ao som das mais de 20 espécies de pássaros que aqui vivem.

As tradições populares dizem que o fantasma de Inês ainda percorre o jardim, eternamente em busca de Pedro. Se tiverem sorte talvez se cruzem com ela…

Rota dos Dinossauros

museu-lourinhã
Fotografia: www.museulourinha.org

Na terra das pegadas de dinossauros podem fazer um percurso pedestre que vos levará a ver monumentos, zonas agrícolas e vistas sobre a costa.

Trata-se de um percurso pedestre de cerca de dez quilómetros, com início no Museu da Lourinhã, onde estão expostos importantes achados paleontológicos, entre os quais os ovos fósseis de dinossauro do período do Jurássico Superior.

A Rota dos Dinossauros é um percurso com 3 horas de duração média. Os miúdos vão amar!

Parque Biológico Vinhais

parque-biologico-vinhais

O Parque Biológico de Vinhais (PBV) é um mundo verde com muito para vos deslumbrar. Podem descobri-lo a pé, desfrutando o percurso ao ritmo de cada um, e os mais aventureiros podem fazê-lo de bicicleta!

Para chegar à Charca da Vidoeira, à Barragem de Prada e ao Polo da Ciradelha podem utilizar o carro e encontrar assim muitas espécies noturnas. Porque não munirem-se de uma lanterna e partirem à aventura?

Podem ficar alojados neste Parque e descobrir as muitas atividades disponíveis.

Açores e Madeira

poço-alagoinha

Nos nossos guias sobre os Açores – Flores e Corvo e Graciosa – e a Madeira podem encontrar várias sugestões de percursos pedestres, mas destacamos as caminhadas nas Levadas da Ilha da Madeira, uma das experiências mais emocionantes que poderão ter durante a viagem.

Nos Açores também existem muitos trilhos para explorar, numa imensidão de verde que vos deixará encantados, como o do Poço da Alagoinha.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *