Família > Passear > Dicas de viagem

Guia Completo para acampar com crianças

acampar

Onde, porquê e dicas para acampar em família: investigámos e temos as respostas!

Quais os benefícios de acampar com crianças, onde o fazer em Portugal e dicas para que a vossa experiência seja perfeita: reunimos tudo neste Guia, com o apoio de Nestum.

Dica Nestum: acampar em família

Porquê acampar com as crianças?

1. Estreita a relação entre pais e filhos.

Acampar com crianças e envolvê-las no processo estabelece entre todos uma relação de confiança e intimidade que, sendo obviamente possível de se desenvolver em casa, ganha outros contornos dentro de uma tenda. Proponha às crianças escolher convosco qual o local mais apropriado para montar a tenda – perto de uma bonita árvore, por exemplo! -, deixem-nas participar na montagem (mesmo que com tarefas menores) ou preparar convosco as refeições. Esta oportunidade vai fazer com que os miúdos sintam que podem confiar nos pais, mas também com que desenvolvam uma maior auto-confiança.

2. Fortalece a relação entre as crianças e a Natureza.

Quando acampam, as crianças estão em contacto directo com a Natureza. As árvores, as flores, e até os animais, não pertencem mais ao universo dos livros que (lhes) lêem: são reais. Deitados na relva, os miúdos podem observar as formigas a percorrer metodicamente os seus carreiros, sentem o cheiro do orvalho matinal, percebem as alterações que a noite sofre para dar lugar ao dia. E essa é uma lição que levam para a vida, porque lhes permite aprender a amar a Natureza e a respeitá-la. É que esta ligação infância-natureza é fundamental para a preservação do Planeta Terra, porque as crianças de hoje serão os adultos de amanhã.

3. Mais liberdade.

É muito difícil permitir aos miúdos uma liberdade total nos ambientes maioritariamente urbanos em que vivemos. Os carros a circular num movimento intenso de cidade são apenas um dos factores que condicionam as brincadeiras, a criatividade e o à vontade das crianças. Já no campo, os limites e as barreiras são praticamente inexistentes. Deixe-os explorar, divertir-se, encontrar-se – claro, verifique antes que não existem declives, lagos, ou outros elementos ambientais que possam oferecer algum perigo. Os miúdos crescem na sensação de independência e vão adorar cada segundo, mas também terão os sentidos mais aguçados: vão perceber que a sua segurança depende em muito das suas acções.

acampar

4. Menos egoísmo.

Ao acampar, dividimos um espaço relativamente pequeno com outras pessoas. Acabamos a perceber o nosso espaço individual de forma diferente, pelo que as crianças vão aprender rapidamente que precisam de respeitar o espaço dos outros para ver o seu respeitado. Ao mesmo tempo, desenvolvem naturalmente noções maiores de partilha e entre-ajuda.

5. Novos amigos = mais tolerância.

Apesar de vivermos num país pequeno, existem diferenças culturais e de vocabulário muito engraçadas entre cidades e regiões. E até os sotaques, que variam tanto! Num parque de campismo, é muito provável que os seus filhos convivam com miúdos de outras zonas do país com quem podem aprender, de forma directa, coisas novas que não partilham com os amigos da escola. Quer melhor forma de mostrar aos miúdos que existem formas de vida diferentes da sua, e que nada de errado existe nisso? Estas são amizades que eles vão valorizar para sempre e recordar com carinho, mais tarde.

6. Os dias são maiores e a criatividade pode ser explorada.

A televisão, os tablets, os telemóveis: todos eles sugam o tempo e a energia das crianças. Já a natureza torna as horas infinitas e inspira a criatividade – brincar com uma folha ou com pedras jamais lhes ocorreria noutro contexto, mas pode ser tão ou mais divertido do que um jogo de computador.

Conseguimos convencê-lo? Leia agora as nossas dicas para que nada falhe.

Ligue o “descomplicómetro”.

nestumAcampar traz muitos benefícios à vida de todos, mas é inegável: num parque de campismo, dificilmente temos as condições a que estamos habituados em casa. Por isso, facilitar é a chave, principalmente na altura de preparar refeições. Nestum é uma opção excelente para pequenos-almoços nutritivos, lanches deliciosos e até mesmo jantares diferentes – nas férias, podemos tudo! Esqueça a ideia de que Nestum é indicado apenas para as crianças e aposte numa alternativa rápida, fácil e que garante a toda a família energia para dias inesquecíveis.

 Não abdique do conforto.

Acampar não tem que ser sinónimo de dormir no chão, acordar com dores de costas, ou passar frio. Muito menos com crianças. Não deixe de levar sacos-cama, almofadas, mantas e agasalhos, e não abdique também do repelente e de alguns remédios, bem como um estojo de cuidados básicos de primeiros socorros. Procure saber também onde é que fica o hospital mais próximo, por precaução.

Programe atividades divertidas.

Tente levar já pensadas algumas ideias para se divertirem em família. Se tiverem a possibilidade de o fazer, levem convosco bicicletas para percorrer alguns trilhos – falando nisso, calçado e roupa confortável é fundamental, já que os podem fazer também a pé. Que tal uma caça ao tesouro? Os miúdos vão adorar! Para aproveitarem as horas de maior calor em segurança, pensem também em alguns jogos de tabuleiro que podem fazer juntos, à sombra de uma árvore. E as cartas são sempre uma excelente opção também.

Onde é que podemos acampar?

acampar

Seja em bungalows, parques de campismo típicos, ou fazendo glamping… temos sugestões para acampar com crianças, para todos os gostos e carteiras, e em várias regiões do país.

Vejam as nossas sugestões por local: Lisboa | Porto | Outros locais

Lisboa

Se procura um refúgio na Capital, não procure mais, acabou de encontrar um ambiente natural em pleno pulmão de Lisboa.

A 200 metros da praia!

Situado a menos de dois minutos da típica vila piscatória da Ericeira.

Porto

Uma aldeia rural e campismo 2 em 1!

Oferecer momentos únicos em contacto com a Natureza, de Lazer e salutar Reequilíbrio: é essa a missão do Parque da Cerdeira, no coração do Gerês. 

O Concelho de Vila Flor é particularmente vivo em paisagens naturais - a zona envolvente do Parque de Campismo, fundado em 1983, é disso exemplo.

Outros Locais

O primeiro parque de campismo em Portugal a receber o galardão DCC Europa.

Turismo de Natureza com Glamour... na Serra da Gardunha, Fundão.

Natureza e conforto num só lugar.

Campismo com vista para as Berlengas.

O Zmar reabriu ao público e promete um Verão refrescantemente animado!

O local ideal para todos os que amam a tranquilidade e a natureza.

Membro dos Leading Campings of Europe, é um dos melhores parques de campismo da Europa!

O Albufeira Camping é provavelmente um dos parques de campismo mais completos e único do género em Portugal.

Campo, mar e tranquilidade: destino ideal para umas férias em contacto com a Natureza!

Conheça o Alentejo em estado líquido e faça Glamping!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.