Limpeza costeira: vamos despoluir o oceano? - Pumpkin.pt

Limpeza costeira: vamos despoluir o oceano?

limpeza costeira

Garrett McNamara dá 5 dicas aos portugueses para tornar o oceano mais limpo. O surfista, detentor do recorde da maior onda surfada até 2018, é o embaixador da campanha “Clean the Sea for Your Future” da Yamaha, que tem como principal objetivo sensibilizar os diferentes públicos que interagem com o mar promovendo melhores práticas e incentivando escolhas mais sustentáveis. Juntos pretendem estar na linha da frente em prol da defesa dos oceanos.

Garrett McNamara sugere algumas atitudes ecológicas que se podem por em prática, ao mesmo tempo que se desfruta dos benefícios do sol e do mar. Preparados para uma limpeza costeira?

Limpeza costeira em 5 dicas:

1. Organizar uma limpeza costeira com as crianças

As crianças são a nova geração de líderes do futuro e é importante que se tornem conscientes do impacto das suas ações.

Consciencializá-las para as questões ambientais é dar-lhes ferramentas para que façam escolhas mais sustentáveis. Juntar um grupo de crianças e organizar uma limpeza a uma praia é uma forma didática de lhes mostrar o impacto real que o lixo tem no meio ambiente.

Todos os anos, no terceiro sábado de Setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira. Em 2020, no âmbito desta iniciativa o Programa Bandeira Azul organiza duas limpezas de praia.

O Dia Internacional da Limpeza Costeira iniciou-se há mais de 30 anos, nos EUA, com o objetivo de juntar um grupo de pessoas, na altura cerca de 2000 voluntários, para recolher e documentar o tipo de lixo que se aglomera nas zonas costeiras. Estes dados serviram depois para perceber e sensibilizar as pessoas para o problema do lixo marinho e para dar início a 

Em 30 anos esta iniciativa transformou-se num evento anual, presente em mais de 100 países, juntando voluntários das mais diversas áreas com o propósito de chamar a atenção e movimentar pessoas a tomarem uma ação participativa em prol do ambiente.

Limpeza Costeira

Em 2020, o Programa Bandeira Azul associa-se à iniciativa da Fundação Oceano Azul que decidiu promover o Dia Internacional de Limpeza Costeira, transformando este dia numa semana completa divulgando as limpezas de praia organizadas por diferentes Associações e Movimentos.

Neste âmbito, a Bandeira Azul organiza duas limpezas de praia nesta semana, a primeira a 15 de setembro com a ISEMB e uma segunda limpeza, em parceria com a Affinity – uma empresa consultora de IT portuguesa. Ambas as limpezas de praia têm lugar em Almada contando com o apoio da Câmara Municipal.

Também dentro deste lote insere-se ação de limeza que está prevista para as praias da Arrábida. Tudo irá acontecer entre as 9h00 e as 13h00 do próximo sábado, sendo o ponto de encontro o restaurante ‘Mafalda’. Esta é uma iniciativa organizada pela associação ambientalista Clube da Arrábida em colaboração com a Fundação Oceano Azul. 

Desta forma, será realizada uma recolha voluntária de lixo nos acessos e praias do Portinho da Arrábida, Alpertuche, Coelhos, Creiro, Galapos e Galapinhos. Os interessados em participar podem obter mais informações através do evento criado na rede social Facebook ou através do seguinte endereço de email: [email protected].

Já o Município de Sintra assinala, no próximo dia 26 de Setembro, o Dia Internacional de Limpeza Costeira e o World Cleanup Day, com a realização de uma acção ambiental na Ribeira da Cabrela com o objectivo de sensibilizar a população para a problemática do lixo marinho e ameaça que constitui para a sustentabilidade dos oceanos, bem como para a necessidade de preservar os recursos hídricos.

Por sua vez, o concelho de Moura assinala o Dia Internacional de Limpeza Costeira através da realização de três ações de limpeza terrestre, designadamente a 19 de setembro, na Estação Náutica de Moura, a 20, na zona da Barca e a 26 numa ação que visa a limpeza do espaço envolvente ao Parque de Merendas da Estrela e do espaço envolvente ao Centro Náutico de Moura, localizado na Estrela.

Todos os interessados em participar nestas ações poderão realizar a sua inscrição junto da Câmara Municipal de Moura, através do envio de email.

2. Trazer sempre mais lixo da praia do aquele que se levou

Sempre que desfrutar de um dia de praia, quer sozinho ou em família, leve sempre o lixo consigo e coloque-o nos respetivos contentores de reciclagem.

Adicionalmente, se cada pessoa levar da praia mais lixo do que aquele que se produziu é dar um contributo importante para a conservação do meio ambiente.

Se conseguirmos inspirar os outros a fazer o mesmo, conseguimos um efeito em cadeia muito positivo.

3. Fazer escolhas conscientes

A maior parte do plástico produzido e consumido, acaba no mar. Por isso, evite ao máximo o consumo de plástico, principalmente o de uso único e certifique-se de que o coloca num contentor de reciclagem.

Existem vários produtos que podem ser substituídos por materiais sustentáveis, como trocar os sacos de plástico e a pelicula aderente para embalar os snacks, por sacos de pano reutilizáveis.

A limpeza costeira começa, na verdade, na nossa casa!

4. Apoiar uma organização ou projeto que defenda os oceanos

A sociedade está cada vez mais atenta e une-se para agir em prol da defesa dos oceanos. Reverter as estatísticas está ao alcance de todos mas ganha mais poder quando é feita de forma organizada. Apoiar uma organização ou um projeto que defenda os oceanos é uma forma de sentir que está a contribuir ativamente para esta causa. Poderá fazê-lo não só com doações, mas inscrevendo-se como voluntário.

5. Usar equipamentos de lazer no mar de marcas ecologicamente conscientes

Para surfar as ondas gigantes, como as da Nazaré, são necessários equipamentos fiáveis e seguros. Por exemplo, a Yamaha tem encarado este tema com seriedade e investido em desenvolver motores mais sustentáveis, com maior potência e menos consumo de combustível.

mcnamara limpar oceanos

Segundo Garrett McNamara “todos devemos liderar a causa da defesa do meio ambiente e sinto-me orgulhoso por ter sido convidado pela Yamaha para embaixador da campanha “Clean the Sea For Your Future”. Juntos queremos fazer a diferença e inspirar todos os portugueses a unirem-se para despoluir o mar e começar a fazer escolhas sustentáveis.

Quando todos nos unimos em prol de uma causa não só fazemos a diferença como nos tornamos na diferença”. Garrett McNamara assume a sua preocupação com a poluição dos oceanos e a limpeza costeira, tendo já lançado uma campanha em nome próprio para a eliminação do plástico de uso único. Para McNamara é preciso agir agora para assegurar um futuro digno para todas as crianças.

Também vos pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *