Família > Lifestyle > Leituras

Ler para as crianças antes de dormir: ideias para tornar este momento mais especial!

Ler antes de dormir

Já têm este hábito na vossa família?

Incorporar a leitura na rotina do sono dos mais pequenos é um hábito muito saudável, que traz imensos benefícios! 

Para começar, é um momento que fortalece os laços das crianças com seus pais/cuidadores, aproximando-os de forma única. Além disso, ajuda na construção da rotina do sono, estimula a imaginação, aumenta a memória, relaxa o organismo e ajuda no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita, quanto oral.

Existem diversas outras maneiras de estimular a leitura nas crianças , mas a leitura na rotina do sono com certeza é uma das maneiras mais importantes (e eficazes!).

Segundo pesquisa do Expresso, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da McDonald’s , o hábito de ler à noite é preferência de 82% dos pais portugueses, horário que é reservado para leitura pelos adultos também (42%). Finalizar o dia com essa atividade traz vantagens que se irão refletir em toda a vida do indivíduo. Além de ser uma forma de carinho, cuidado e acolhimento, ler todas as noites (ou quase todas, vá…) é uma importante atitude que contribui – e muito – para fomentar o hábito da leitura na criança.

Ler à noite

Como tornar o hábito de ler com crianças antes de dormir mais especial?

Comecem desde cedo!

O hábito de lerem juntos antes de dormir pode começar muito cedo, basta adaptar o livro à idade da vossa abobrinha. A leitura com os pais pode começar ainda no colo, logo desde os 6 meses. Quanto mais cedo começarem, melhor!  

Para os bebés, recomenda-se livros que aticem a curiosidade, com cores fortes e texturas. Livros interativos (com sons, por exemplo) também são ótimos para esta fase. Ao criarem a rotina de ler à noite para o vosso bebé, estarão a começar a desenvolver um hábito extremamente benéfico. Os pequeninos sentem-se confortáveis e aconchegados ao ouvir a voz dos pais a ler e aumentam seu vocabulário e cultura a cada história que escutam. 

À medida que as crianças forem crescendo, este hábito deve continuar devendo apenas ser ajustado à rotina da família e ao gosto dos pequenos.

Quando as crianças já forem capazes de ler totalmente sozinhas, é importante que os pais incentivem ainda mais o hábito da leitura antes de dormir. A tentação dos jogos eletrónicos e televisão é grande, mas de certeza as crianças (e futuros adolescentes e adultos) terão um sono muito mais tranquilo, após lerem um bom livro!

Bebé com livro

Conectem-se com os vossos filhos

Ler uma história antes de ir dormir é uma maneira muito amorosa dos pais estarem junto dos pequenos. É neste momento, um bocadinho antes de caírem no sono, que muitas crianças conversam sobre seus medos, vontades, sonhos e frustrações. Já repararam nisto? 

Estar perto deles nesta hora é um privilégio e uma oportunidade muito importante de fortalecer vínculos e tornar mais estreita a comunicação entre um e outro.  Isto vale para mamãs e papás e, por esse motivo, uma ideia gira é os pais irem alternando na leitura. Uma noite para um, outra noite para o outro.

Aos bocadinhos, isto gera uma maior proximidade da criança com ambos os pais. Com essa conexão estabelecida, a hora da leitura torna-se – além de tudo – um momento de acolhimento, partilha e união. 

Preparem o ambiente

A hora da leitura, à noite, deve ser um momento de relaxamento. Nada de luz forte ou música/televisão alta ao fundo!

Liguem o candeeiro e aconcheguem-se na cama. É hora de deixar a imaginação à solta com muitas aventuras e de descansar. Procurem também ajustar o tom de voz: interpretar a história é fundamental, mas lembrem-se de não exagerar para não despertarem mais os pequenos!

Outra sugestão muito divertida é montarem uma “tenda da leitura”, um cantinho onde podem improvisar uma barraca (que podem fazer com lençois e tecidos), com muitas luzinhas. Esse ambiente vai criar um clima cheio de magia, tornando o momento da leitura ainda mais especial!

Repitam e repitam…

As crianças aí pedem para ouvir a mesma história muitas vezes? Não se preocupem… é normal!

Lembrem-se que contar o mesmo livro várias vezes reforça a aprendizagem. A criança percebe melhor as sequências, reconhecimento de padrões e pratica a antecipação. Isto influencia outros aspectos e a criança passa a ter mais facilidade para música, a matemática, as ciências, entre outros.

Por isso, não se chateiem se as abobrinhas pedirem para ler aquele meeesmo livro antes de dormir (de novo?).

Escolham um livro adequado

Happy Meal Readers

Convém que a leitura antes de dormir não seja de histórias de monstros e mamãs desaparecidas: não queremos nenhuma abobrinha com pesadelos, certo? Já um livro com aventuras sempre desperta a curiosidade dos miúdos e permite que relaxem, enquanto a imaginação voa longe…

Neste sentido, a coleção do programa Happy Meal Readers, da McDonald’s é muito interessante! Já conhecem? Quando forem ao restaurante com as abobrinhas, poderão escolher um livro infantil com o Happy Meal e as opções de história estão mesmo incríveis!

Com dois livros novos a cada oito semanas, a coleção exclusiva “As aventuras dos Gémeos Treetop”, da autoria da escritora Cressida Cowell, a mesma que escreveu a incrível história de “Como Treinares o teu Dragão”, vai fazer os encantos dos miúdos. São 12 livros diferentes para colecionar e ler em conjunto, numa iniciativa que conta com o apoio do Plano Nacional de Leitura. A ideia é colocar colocar os miúdos a sonhar com lindas aventuras.

A Família Pumpkin gosta de alternar dois tipos de leitura com as abobrinhas: gostam de ler juntos livros com muitas ilustrações e fantasia (quando fazem um momento de partilha, com a família sentada em volta do livro), e também gostam de contar livros de histórias sem ilustrações, com um pouco mais de suspense! A cada noite, lêem um capítulo do livro, hábito que cultivam desde que as abobrinhas era pequenas e que trabalha mais a imaginação, além de ajudar no relaxamento da criança, depois de um dia agitado, por exemplo. 

Livros que tratam de assuntos mais ligados às emoções também são interessantes para serem lidos à noite, pois pode ser um gancho para que os pequenos se abram sobre algo que estão a sentir. Ajustar o estilo de livro a idade e gosto das crianças também é imprescindível, para que a leitura seja prazer. Alguns miúdos interessam-se, por exemplo, por banda desenhada e – contanto que tenham um conteúdo adequado a idade – é uma ótima opção para alternarem com livros tradicionais.

Boa leitura e bons sonhos!

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *