Menu
Família > Passear > Sitios a visitar

Conviver com animais: à procura de uma Quinta Pedagógica ou de um Jardim Zoológico?

jardim zoologico quinta pedagógica

Fotografia por Roxanne Desgagnés, no Unsplash

Descubra os melhores espaços para as crianças conviverem com animais e se divirtirem em comunhão com a Natureza.

O convívio com animais favorece o sistema imunológico e reduz o stress de crianças e adultos – os benefícios de ter um animal de estimação são conhecidos, mas não  se preocupem se não podem adotar um cão ou um gato! Reunimos os melhores locais para as crianças estarem em harmonia com a natureza e passarem um dia divertido a aprender mais sobre as rotinas dos animais de quinta (e até alimentá-los!), mas também animais selvagens: que tal visitar uma quinta pedagógica ou um jardim zoológico?

Descubram as nossas sugestões!

À procura de um Jardim Zoológico?

Jardim Zoológico de Lisboa

Dia da Mãe no Jardim Zoológico de Lisboa

Como é que podem ter a certeza de que os vossos filhos vão ter um dia espectacular? Levando-os ao Jardim Zoológico de Lisboa! A diversão é garantida.Além de poderem ver ao vivo uma das melhores colecções de animais do mundo – são mais de 2000 animais e cerca de 360 espécies diferentes – ainda podem tirar partido das inúmeras atracções que complementam a visita.

Saibam mais sobre o Jardim Zoológico de Lisboa no nosso artigo.

Localização: Estrada de Benfica 158-160, 1549-004, Lisboa.

 Zoo Santo Inácio

Visita Escolar ao Zoo Santo Inácio

As espécies do Zoo Santo Inácio vivem em espaços amplos e em ambientes que recriam as condições dos habitats de origem, incluindo controlo de temperatura e humidade. E quem são os sortudos que aqui habitam?

Répteis e anfíbios entre os quais, a cobra Piton Reticulada e o Crocodilo de Água Salgada.

No Insectário (uhhh, medo!), arrepiante e fascinante ao mesmo tempo, pode encontrar-se a Tarântula dos Joelhos Vermelhos, o Insecto-Pau Gigante, Escorpião do Deserto e muitos outros representantes do mundo dos invertebrados.

E para fazer macacadas temos várias espécies de primatas!

Na Estufa Tropical, de vegetação variada e exuberante, observam-se aves exóticas provenientes das florestas tropicais, muitas delas em perigo de extinção. Os predadores dos ares também estão bem representados! Conheça ainda os magníficos mamíferos como a Pantera-das-Neves, o Lince Europeu, o Hipopótamo-pigmeu, o Canguru, a Zebra de Grevyi e muitos outros.

Saibam mais sobre o Zoo Santo Inácio no nosso artigo.

Localização: Rua 5 de Outubro, 4503 4430-809 Avintes, V. N. de Gaia.

Zoo de Lagos

zoo de lagos

Um paraíso selvagem! O Zoo de Lagos é uma ótima alternativa para quem pretende passar um dia diferente em família. Com animais divertidos e funcionários simpáticos e sempre dispostos a ajudar, o Zoo de Lagos tem muita diversidade de animais e é um parque bem cuidado e de excelência, muito bonito e bem pensado!

Localização: Medronhal – Quinta Figueiras, 8600-013, Barão de São João, Lagos.

Monte Selvagem

Monte Selvagem Lavre Alentejo

Não é todos os dias que podem ver tantos animais diferentes todos reunidos num só lugar.

Relativamente perto da entrada podemos admirar os crocodilos, o que causa logo um grande impacto, especialmente aos mais novos.

Os animais da quinta ficam mesmo perto.

No passeio pedestre podem ainda apreciar cangurus, lamas, tartarugas, macacos, répteis, javalis e muito mais.

Quanto aos animais de maior porte como as zebras, gamos, emas, avestruzes e muito mais ficam para ver do tractor.

Saibam mais sobre o Monte Selvagem no nosso artigo.

Localização: Monte do Azinhal, Lavre 7050 Montemor-o-Novo.

Badoca Park

badoca

Viva a aventura do safari e conviva de perto com zebras, girafas, orixes, gnus e muitas outras espécies que em plena liberdade nos transportam para o continente africano.

Assista a uma magnífica apresentação de aves de rapina onde águias e falcões realizam voos livres e mostram formas de caçar as suas presas.

Saibam mais sobre o Badoca Park no nosso artigo.

Localização: Herdade da Badoca, Vila Nova de Santo André.

À procura de um Aquário ou de outros espaços com animais marítimos?

Oceanário

Oceanário de Lisboa
Fotografia: Oceanário de Lisboa

Na Pumpkin adoramos o Oceanário e não perdemos uma oportunidade de o visitar. Enquadrado na paisagem junto ao rio, é um local perfeito para passar um dia agradável.

A visita ao Oceanário proporciona a experiência fantástica conhecer 4 habitats distintos à superfície e debaixo de água que convergem no centro do edifício criando a percepção da continuidade dos oceanos. É uma excelente oportunidade de sensibilizar as crianças (e adultos) para a importância da conservação da biodiversidade.

Saibam mais sobre o Oceanário no nosso artigo.

Localização: Oceanário, Parque das Nações, Lisboa.

SEA LIFE

Sea Life Porto
Fotografia: Travel in Portugal

Visitem o SEA LIFE Porto e mergulhem nas profundezas dos oceanos! Durante a vossa visita podem observar mais de 3000 criaturas marinhas, aprender tudo sobre as mais variadas espécies animais e participar em palestras e alimentações dos animais!

Localização: 1ª Rua Particular do Castelo do Queijo, 4100-379, Porto.

Aquário Vasco da Gama

aquário vasco da gama
Fotografia: Câmara Municipal de Oeiras

A exposição de exemplares vivos no Aquário Vasco da Gama caracteriza-se pela diversidade, apresentando espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios. A fauna da costa portuguesa ocupa, no entanto, o lugar de destaque. ​

Localização: R. Direita do Dafundo 18, 1495-718 Cruz Quebrada.

Zoomarine

zoomarine

O Zoomarine é um Parque Temático e Aquático que leva toda a família numa viagem de diversão e fantasia à descoberta dos mistérios dos oceanos. No Americas, por exemplo, um gigante habitat de imersão, podem descobrir algumas das mais fantásticas espécies deste exótico continente, e no Aquário Oceanus vão entrar no fascinante universo marinho por entre mais de 20 ecossistemas. Imperdível é, claro, o espetáculo dos golfinhos!

Para admirar, conhecer e sentir!

Localização: EN 125, KM 65, Guia, 8201-864 Albufeira.

Aquário do Porto Pim

Aquario do Porto Pim
Fotografia: Siaram

O Aquário do Porto Pim – Estação de Peixes Vivos no Faial inclui um tanque central e dois conjuntos de tanques com as espécies costeiras mais comuns dos Açores, tal como uma exposição sobre o mar profundo da plataforma continental contígua ao arquipélago.

Este Aquário encontra-se num edifício cheio de história, espaço onde no antigamente os homens se dedicavam a lavores como a seca do bacalhau e a primeira fábrica de óleo de baleia.

Saibam mais sobre o Aquário do Porto Pim no nosso artigo.

Localização: Monte da Guia, 9900 Horta, Açores.

Fluviário

fluviario-mora

O Fluviário é um programa excelente até em dias de chuva. Sabiam que os peixes nunca dormem? E que os cágados são mais antigos do que os Dinossauros? E que quando uma rã coaxa em pleno dia é sinal de chuva?

Saibam mais sobre o Fluviário no nosso artigo.

Localização: Parque Ecológico do Gameiro, 7490-909 Cabeção – Mora.

 

À procura de uma Quinta Pedagógica?

Quinta Pedagógica Armando Villar

quinta pedagógica armando villar

No meio da azáfama urbana, é bom saber que podemos encontrar lugares como este: a Quinta Pedagógica Armando Villar.

Na Quinta podem descobrir vários animais, uma horta biológica e fazer diversas actividades giríssimas para crianças.

Saibam mais sobre a Quinta Pedagógica Armando Villar no nosso artigo.

Localização: Caminho da Quinta das Patinhas, Cobre – 2750-573 Cascais.

Quinta Pedagógica dos Olivais

Este é o lugar ideal para os citadinos mostrarem aos seus filhos que o leite não vem dos pacotes e os ovos das paletes. Venham com eles até à Quinta Pedagógica dos Olivais e mostrem-lhes todos os animais aqui presentes: piriquitos, faisões, galinhas, galos, codornizes e pavões, ovelhas, porcos, burros, vacas, cabras, bodes, gansos, patos reais, patos mudos e cisne negro.

Se conseguirem, antes de irem, inscrevam os filhotes em algumas das inúmeras actividades gratuitas.

Saibam mais sobre a Quinta Pedagógica dos Olivais no nosso artigo.

Localização: Rua Cidade do Lobito, Olivais Sul – 1800-088 Lisboa.

Quinta Pedagógica de Aveiro

quinta pedagógica de aveiro

A Quinta Pedagógica de Aveiro tem como objetivo promover o gosto pelo contacto com o meio natural do campo, numa forte proximidade aos animais e a todas as sensações, ensinamentos e tradições que ele transporta. É também uma Escola de Equitação onde podem passar muitos momentos divertidos a montar!

Localização: Rua da igreja, Aveiro. 

Refúgio de Cavalos & Companhia

Refúgio dos cavalos

Há situações que nunca nos passam pela cabeça. Por exemplo: o que acontece aos cavalos quando já são demasiado velhos para trabalhar ou, em outros casos, para competir?

A Quinta da Azinheira – Refúgio de Cavalos tem como missão principal o resgate de cavalos e animais de quinta, por exemplo em situação de maus-tratos ou negligência. É também o local por excelência para cavalos com idade de reforma ou para recuperação dos mesmos.
Aqui, os animais andam em liberdade e têm à sua disposição alimentação, água e os cuidados médicos necessários.

O projeto Quinta da Azinheira nasceu em 2016 e, neste momento, acolhe cerca de 50 animais, entre cavalos, cabras, coelhos, galinhas, etc.
Não deixe de visitar a Quinta da Azinheira e desfrute da companhia destes doces animais e da paisagem de tirar a respiração.

A Quinta da Azinheira, para além de providenciar o espaço para festas de aniversário, vai iniciar a ministrar vários workshops, essencialmente ligados à Natureza.

Localização: Rua Granja do Bispo, 2710-007 Sintra.

Alqueva Rural Camping Resort

alqueva rural camping

O Alqueva Rural Camping Resort inclui parque de Autocaravanas, Quinta Ecológica/Animal Farm, a Ciclovia da Avó Vera,um charco Vivo, percursos pedestres, o Miradoruro do Grao Mestre, mesas de picnic e churrasqueira, charrete e carroça, horta biologica e olival, para dias em perfeita comunhão com a Natureza! 

Localização: EN – N 258, km 38,5, Beja.

Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras

casa das palmeiras

A Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras é um lugar de aprendizagem para miúdos e graúdos, onde experiências únicas acontecem.

A Quinta organiza eventos giríssimos ao fim-de-semana para incentivar o contacto dos miúdos com os animais!

Localização: Avenida da Liberdade 33 Gandufe, 3530-062, Mangualde.

Lugar dos Pernilongos

lugar dos pernilongos

O Lugar dos Pernilongos pretende dar a conhecer as atividades associadas ao dia a dia de uma quinta, localizada na Herdade de Gâmbia, onde a beleza natural é única. Já conhece o burro Malaquias? Os miúdos vão poder meter mãos à obra e viver a vida no campo!

Localização: Herdade de Gâmbia, Rua da Liberdade, 2900-219 Setúbal.

À procura de um Parque Biológico?

Parque Biológico de Gaia

parque biológico de gaia

No Parque Biológico, mais importante do que aprender o nome das árvores ou das aves, é perceber o contraste, largar a estrada e entrar nos caminhos, deixar para trás o barulho dos carros e ouvir os pássaros e o marulhar do rio Febros e, após uma hora ou hora e meia de mergulho no mundo que estamos a perder, regressar de chofre à confusão de uma movimentada cidade.

Localização: Av. Vasco da Gama, 4430-681 Avintes, Porto

Parque Biológico da Serra da Lousã

llama parque biológico da serra da lousã

O Parque Biológico da Serra da Lousã integra um Centro de Informação, Parque de Vida Selvagem, Quinta Pedagógica, Labirinto de Árvores de Fruto, Roseiral, Centro Hípico, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com Loja de Artesanato, Museu da Tanoaria, Espaço da Mente e o Restaurante Museu da Chanfana.

O parque reúne um vasto conjunto de animais representativos da fauna portuguesa. O objetivo é dar a conhecer a vida selvagem de Portugal, sendo capaz de mostrar, em ambiente próximo do natural, algumas espécies que habitam o território português. Destaca-se de entre os vários animais o veado, o corço, o lince, o urso, o muflão, aves de rapina, entre outros.

Localização: Quinta da Paiva, 3220-154 Miranda do Corvo.

À procura de outros espaços interessantes e divertidos?

EVOA

EVOA

Localizado no coração da mais importante zona húmida de Portugal, o estuário do Tejo, o EVOA permite que os visitantes conheçam e desfrutem deste património único, entre a lezíria e o estuário do Tejo.

Junto a cada uma das lagoas existem observatórios para poder ver as muitas espécies que sobrevoam esta reserva, que poderão ser identificadas com a ajuda de um biólogo que acompanhará o grupo. Traga a máquina fotográfica para registar estes momentos em plena natureza.

Localização: Ponta da Erva, Lezíria Sul de Vila Franca de Xira.

Falcoaria de Salvaterra de Magos

falcoaria real

Um encontro entre a História e a Natureza! Conheçam a história sobre a falcoaria em Portugal, vejam a mostra de várias aves de rapina, e divirtam-se com a demonstração real de voo de uma ave.

Localização: Rua José Luís Brito Seabra N. 17, 2120-051 Salvaterra de Magos.

Se encontrar alguma incorreção contacte-nos por favor.