Família > Passear > Sitios a visitar

Quinta Pedagógica de Portimão: diversão e aprendizagem!

Em pleno Algarve, um sítio que traz à cidade (e à praia!) tudo o que o campo tem de bom!

Ocupando uma área de cerca de 2 hectares, a Quinta Pedagógica de Portimão é um local de muita aprendizagem e descoberta.  A quinta recria as estruturas tradicionais de uma quinta rural e é dividida por zonas distintas. Há a área de cultivo, de abrigo de animais, uma área de lago, além de zonas verdes e de lazer.

Nela existem não só espaços exteriores que proporcionam o contato com a natureza, como um edifício de apoio com salas multiusos para a realização de ateliers e workshops e outras atividades.

Quinta Pedagógica de Portimão

A quinta foi fundada em 2008 e acredita que o contato com a natureza e com as várias espécies de animais é essencial para o desenvolvimento das crianças, conhecimento e respeito pelo meio ambiente.

É um sítio muito giro para ser visitado, tanto em família, como com a escola!

Quinta Pedagógica de Portimão

O que podem encontrar na Quinta Pedagógica de Portimão?

Na quinta, as vossas abobrinhas poderão encontrar uma horta de legumes, um espaço com ervas aromáticas, árvores diversas como a laranjeira, a oliveira, a nespereira, a macieira, a figueira, a ameixeira, a romanzeira, o marmeleiro, o damasqueiro, o pessegueiro, o nectarino e a amendoeira.

Além disso, habitam por lá – claro – muitos animais! Distribuídos pelos espaços da quinta, podem ser encontrados cavalos, vacas, burros, ovelhas, cabras, porcos, patos, gansos, aves, coelhos, galinhas entre outras espécies de bichinhos característicos de uma quinta.

Atividades na Quinta Pedagógica de Portimão

Quinta Pedagógica de Portimão

O que podem as abobrinhas fazer nesta quinta? Ver, aprender, perguntar e participar! A Quinta Pedagógica de Portimão está aberta à curiosidade, à vontade de experimentar e ao desejo de aprender. Nela é possível fazer pão, alimentar os animais ou outras atividades temáticas como a ordenha e fabrico do queijo, a confecção de bolos e doces, e ainda a prática de ofícios tradicionais, a educação alimentar e ambiental ou o estudo da fauna e flora.

Neste espaço poderão realizar-se ateliers de teatro e expressão dramática, de recolha de sons da natureza, de papel reciclado, pintura e fabrico de brinquedos ecológicos, entre outras actividades complementares.

Ocasionalmente haverá na Quinta feiras de produtos artesanais, exposição de artistas plásticos, arraiais e concertos, intervenções cénicas e peças de teatros ou espectáculo de marionetas de forma a tornar a vivência do espaço mais dinâmica, colocando-o no roteiro de lazer da cidade.

Atividades para as escolas

Quinta Pedagógica de Portimão

Quinta Pedagógica está inteiramente ao dispor da Comunidade Escolar e oferece diversas atividades, que podem ser consultadas detalhadamente aqui. Dentre elas, estão:

Visita guiada pela quinta: onde se dá o primeiro contato com o espaço exterior, incluindo os animais, os seus abrigos, horta, pomar e espaços de lazer;

Alimentação dos animais: atividade onde os participantes podem alimentar os animais da quinta, percebendo na prática de que se alimentam animais como as cabras, as ovelhas, os porcos, as galinhas, os cavalos ou os burros;

Ateliê do trigo ao pão: oficina onde ensina-se como fazer pão tradicional, desde a introdução dos ingredientes, o preparar da massa, até à cozedura em forno de lenha;

Colheita de ovos: os participantes têm a oportunidade de conhecer os diferentes ovos que existem na quinta e proceder a sua recolha pelas capoeiras;

Sementeira: oficina de agricultura onde se proporciona a possibilidade de realizar sementeiras em vasos ou na horta, de produtos da época;

As ervas aromáticas: a quinta proporciona um passeio pelo jardim das ervas  aromáticas, como também a possibilidade de desfrutar de uma experiência de mistura de cheiros e cores onde explicamos as propriedades das plantas e suas principais características;

Cuidados com os animais domésticos: atividade onde é proporcionado o convívio direto com animais de pequeno porte, em que os participantes aprendem a lidar e a cuidar dos mesmos. São abordados temas diversos, tais como a saúde, a higiene, o habitat, a segurança dentro e fora do seu habitat, a alimentação e a relação com o Homem.

A marcação das visitas e atividades deve ser efetuada previamente na Quinta Pedagógica de Portimão, via telefone, correio eletrónico ou presencialmente, funcionando a receção entre as 9h30 e as 17h30. Tel: 282 480 730 E-mail: [email protected]

As perguntas mais frequentes sobre a Quinta Pedagógica de Portimão

Qual é o horário de funcionamento da Quinta Pedagógica de Portimão?

Horário de Verão (junho, julho, agosto e setembro)

Segunda a sexta-feira: 9h30 às 17h30.

Encerra ao fim de semana e feriados.

Horário de Inverno (outubro a maio)

Terça a Sexta-feira: 9h30 – 17h30 Sábados e Domingos: 10h00 – 17h30.

Encerra à segunda-feira e feriados.

Quais são os preços da Quinta Pedagógica de Portimão?

Depende das atividades que irão realizar. É preciso contatar a Quinta antes para verificar os preços.

Como é que podemos chegar a Quinta Pedagógica de Portimão?

A Quinta Pedagógica de Portimão está localizada na Aldeia Nova da Boavista, uma zona periférica da cidade, que fica agora enriquecida com este projeto. Para lá chegar, no âmbito de visitas escolares, é possível solicitar o apoio de transporte próprio. Se forem no vosso próprio carro, espreitem a morada.

Morada: Rua David Gonçalves Vieira – Aldeia Nova da Boavista , 8500-301, Portimão

A Quinta Pedagógica de Portimão tem estacionamento?

Há parque de estacionamento.

A Quinta Pedagógica de Portimão tem zona de restauração?

Sim, há uma cafeteria.

A Quinta Pedagógica de Portimão faz festas de aniversário?

Realiza festas de aniversário, sim!

A Quinta Pedagógica de Portimão tem programas para escolas?

Siim! Consultem o programa educativo da Quinta Pedagógica de Portimão.

Contatos da Quinta Pedagógica de Portimão

Email: quinta.pedagogica@cm-portimao.pt

Telefone: 282 248 595

Podem também visitar a página de Facebook da quinta.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *