Família > Passear > Sitios a visitar

Quinta Pedagógica de Braga: tradição minhota!

quinta pedagógica de braga capa

Na Quinta Pedagógica de Braga podem reviver costumes e estar em contato direto com a natureza!

A Quinta Pedagógica de Braga nasceu da recuperação e adaptação de uma antiga quinta minhota tradicional, onde a vindima, a desfolhada, o magusto, a preparação da broa de milho, de compotas e de fidalguinhos (yummi!) são um costume mas também uma realidade: as abobrinhas podem meter as mãos na massa e recordar receitas e hábitos dos “nossos” avós!

Na visita à Quinta, as crianças têm também a oportunidade de observar e contatar diretamente com animais da quinta, e ficam a conhecer melhor os seus ciclos de vida, bem-estar e a sua alimentação. A maioria dos animais da Quinta Pedagógica de Braga é de raças autóctones, ou seja, de espécies 100% portuguesas.

Foi a primeira Quinta Pedagógica em Portugal e é, por isso e por muito mais, um local de visita obrigatória!

O que fazer na Quinta Pedagógica de Braga?

quinta pedagógica de braga atividades

Na Quinta Pedagógica de Braga podem encontrar vários animais amorosos: coelhos, galinhas, gansos, carneiros, vários cães, cavalos, burros, póneis, vacas e, também, pássaros como as rolas e as pombas! Além disso, podem trabalhar na horta e saber mais sobre a tradição minhota!

Podem também realizar várias atividades pedagógicas com as vossas abobrinhas, já que a Quinta acredita que é através da experiência que se adquirem conhecimentos – todas estas atividades acontecem mediante reserva prévia, excepto a visita livre à quinta, aos fins-de-semana.

As atividades pedagógicas e visitas guiadas, com marcação prévia, estão disponíveis para grupos do pré-escolar, 1.º ciclo e idosos.

Visita Livre à Quinta

Visita livre à Quinta orientada pelo adulto, onde podem observar as diferentes espécies pecuárias presentes na quinta, conhecer as raças autóctones, conhecer as diferentes espécies vegetais, usufruir dos espaços verdes, do parque infantil e do parque de merendas em ambiente de grande diversão.

Ao fim de semana e feriados a entrada na Quinta Pedagógica de Braga é gratuita, não sendo necessária marcação para a realização de visita livre.

Atelier de Cozinha

Confeção de broas de milho ou de Fidalguinhos, um doce típico de Braga. É um programa 2 em 1: podem fazer e, depois, provar! Tão bom!

Atelier de Agro-Pecuária

No Atelier de Agro-Pecuária são desenvolvidas atividades sensoriais e terapêuticas com animais e plantas. Uma experiência única!

Atelier de Artes Plásticas

Durante todo o ano, as abobrinhas podem preparar sacos de cheiro com plantas aromáticas da Quinta. Nos meses de outubro e novembro começam a celebrar o Natal criando alguns enfeites de Natal e, em fevereiro, vão poder fazer o seu próprio mini-espantalho!

Atelier Equestre

Quem adora cavalo mete o dedo no ar! No Atelier Equestre as crianças podem experimentar o maneio do cavalo através de cuidados de alimentação, saúde e bem-estar. E, claro, montá-los!

Oficina do Barro

A cerâmica e a olaria estiveram sempre presentes em algumas atividades associadas à vida rural minhota. Na Oficina do Barro, as crianças exploram a arte de modelar, que é uma forma de pôr a criatividade e a imaginação a funcionar.

As perguntas mais frequentes sobre a Quinta Pedagógica de Braga

quinta pedagógica de braga perguntas

Qual é o horário de funcionamento da Quinta Pedagógica de Braga?

De segunda a sexta-feira, a Quinta Pedagógica de Braga abre das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

As atividades pedagógicas e visitas guiadas, com marcação prévia, estão disponíveis para grupos do pré-escolar, 1.º ciclo e idosos.

Aos fins-de-semana e feriados a Quinta Pedagógica de Braga está aberta ao público:

Outubro a Abril: das 14h às 17h30.

Maio a Setembro: das 14h às 18h30.

Quais são os preços da Quinta Pedagógica de Braga?

Para os estabelecimentos de ensino/instituições fora do concelho de Braga o custo de entrada na Quinta Pedagógica é de 1.25 € por criança, conforme taxa em vigor em 2019.

Ao fim de semana e feriados a entrada na Quinta Pedagógica de Braga é gratuita, não sendo necessária marcação para a realização de visita livre.

Como é que podemos chegar à Quinta Pedagógica de Braga?

A Quinta Pedagógica, Centro de Formação e Experimentação Ambiental de Braga está localizada junto à Capela de S. Frutuoso.

A morada da quinta é a seguinte:

Caminho dos Quatro Caminhos – Real 4700-288 Braga

A Quinta Pedagógica de Braga tem programas para escolas?

Sim! 🙂 Espreitem o Programa Educativo da Quinta Pedagógica de Braga.

Contatos da Quinta Pedagógica de Braga:

Email: [email protected]

Telefone: 253 623 560.

Podem também visitar o site da quinta.

Também lhe pode interessar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *