Família > Passear > Sitios a visitar

Os Parques Biológicos em Portugal que têm mesmo que visitar!

parques biológicos

Conheçam estes parques biológicos para passeios em família inesquecíveis.

O que são parques biológicos? São reservas naturais que se dedicam à educação ambiental e onde podem passar vários dias – muitos deles têm hospedagem – em convívio intenso com a natureza. Visitar um é por isso o melhor programa para umas férias em família inesquecíveis e com muita aventura!

Reunimos uma lista com parques biológicos de norte a sul. É só escolher e… divirtam-se!

Parque Biológico de Gaia

parque biológico de gaia

O Parque Biológico de Gaia é uma área agro-florestal com 35 hectares onde vivem em estado selvagem centenas de animais e plantas.

Situado na periferia da cidade de Vila Nova de Gaia, o Parque Biológico estende-se pelo vale do rio Febros, sendo um local incrível para um passeio em família em autêntico contacto com a natureza.

No Parque Biológico de Gaia, mais importante do que aprender o nome das árvores ou das aves, é perceber o contraste, largar a estrada e entrar nos caminhos da floresta, deixar para trás o barulho dos carros e ouvir os pássaros e o marulhar do rio Febros e, após uma hora ou hora e meia de mergulho no mundo que estamos a perder, regressar de chofre à confusão de uma movimentada cidade.

Parque Biológico da Serra da Lousã

llama parque biológico da serra da lousã

O Parque Biológico da Serra da Lousã é muito mais do que um parque: é um espaço incrível que engloba um parque de vida selvagem, um centro de informação, uma Quinta Pedagógica, um labirinto de árvores de fruto, um roseiral, um centro hípico, o Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com Loja de Artesanato, o Museu da Tanoaria, o Espaço da Mente e o Restaurante Museu da Chanfana.

O parque reúne um vasto conjunto de animais representativos da fauna portuguesa. O objetivo é dar a conhecer a vida selvagem de Portugal, sendo capaz de mostrar, em ambiente próximo do natural, algumas espécies que habitam o território português. Destaca-se de entre os vários animais o veado, o corço, o lince, o urso, o muflão, aves de rapina, entre outros.

Parque Biológico de Vinhais

parque-biologico-vinhais

Quando no Norte do Portugal, o Parque Biológico de Vinhais em Montesinho não pode faltar no vosso roteiro. O Parque mostra os vários espécies de animais deste região de Portugal, como burros, veados, javalis e muito mais.

Poderão também ainda aprender mais sobre as raças domésticas da região, entre elas estão a Cabra-Preta de Montesinho, o Porco Bísaro, a Ovelha Churra Galega Bragançana e o Burro Mirandês.

O Parque Biológico de Vinhais oferece a possibilidade de fazerem a interpretação da paisagem da região, nas suas componentes naturais (flora, fauna, geografia e.t.c) e culturais (história, arqueologia e.t.c).

Monte Selvagem

Monte Selvagem Lavre Alentejo

No Monte Selvagem há um monte de coisas para descobrir!

Relativamente perto da entrada podemos admirar os crocodilos, o que causa logo um grande impacto, especialmente aos mais novos.

Os animais da quinta ficam mesmo perto.

No passeio pedestre podem ainda apreciar cangurus, lamas, tartarugas, macacos, répteis, javalis e muito mais.

Quanto aos animais de maior porte como as zebras, gamos, emas, avestruzes e muito mais ficam para ver do tractor. O Monte Selvagem faz visitas guiadas e 10 minutos antes do tractor partir, a visita é anunciada no altifalante.

As actividades são inúmeras, desde o trampolim gigantesco, casas nas árvores (um verdadeiro sonho para qualquer miúdo, Tom Sawyer ou não), escorregas, baloiços, casinhas de índios, etc…

Levar piquenique para comer no parque das merendas ou comprar uma refeição leve no local fica ao seu critério.

Também lhe pode interessar:

À procura de parques biológicos em Portugal?

Se estão pelo Norte do Portugal, o Parque Biológico de Vinhais em Montesinho não pode faltar no vosso roteiro!

As abobrinhas vão adorar esta total imersão na natureza.

Os miúdos ficam fascinados e entretidos com todos os animais do Monte Selvagem, em Lavre no Alentejo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *