Família > Passear > Sitios a visitar

As maiores grutas de Portugal

As maiores grutas Portugal

Se ainda não conhecem ou não visitam as maiores grutas de Portugal – Grutas de Mira de Aire – há muito tempo, aqui ficam umas boas dicas do Blog Viajar em Família, como sugestão de passeio em família.

As grutas de Mira de Aire são as maiores de Portugal, ficam a cerca de 15 km de Fátima e estão abertas ao público há precisamente 40 anos (abriram em Agosto de 1974).

Já lá fomos mais do que uma vez, em diferentes idades dos miúdos e de uma forma ou de outra, toda aquela grandiosidade natural não deixou nenhum de nós indiferente.

É um lugar com características mesmo muito raras e curiosas, numa zona de serra calcária em que não há rios à superfície, portanto as águas da chuva entranham-se no solo e é assim que em contacto com o calcário que vão encontrando formam as várias estruturas da gruta.

Foram descobertos cerca de 11 km mas só se visitam 600 m e continuam-se ainda a encontrar novas galerias.

Acho um passeio bastante interessante para se fazer em família e os miúdos ficaram fascinados principalmente por saber que íam para debaixo de terra, assim como se de exploradores se tratassem.

Só não aconselho a visita a crianças muito pequeninas, até porque não é possível levar carrinhos e há muitas escadas (683 degraus, para ser mesmo exacta).

Apesar de um desnível de 110 metros desde a entrada, a iluminação é sempre boa (existem cerca de 3.000 lâmpadas) e a temperatura é agradável – estão sempre à volta dos 17 graus lá dentro durante todo o ano.

E não pensem que é um roteiro monótono pois há várias salas, lagos e cores pelo caminho e o guia que desce com os visitantes tenta interagir e puxar pela imaginação de todos.

Por exemplo, saibam que há a sala vermelha, a cara de uma senhora encostada à Península Ibérica ou o esparguete pendurado, se usarem a imaginação claro! Mas, garanto-vos eu, passado pouco tempo de entraram já estão a dizer também: “ah pois é…parece mesmo!”.

Não se esqueçam que não se deve mexer nas formações rochosas, as estalagmites (crescimento de baixo para cima) e as estalactites (crescimento de cima para baixo) demoram milhares de anos a crescer!

A descida é de escadas mas a subida é de elevador. Comer e ir à casa de banho só antes ou depois da visita, que dura cerca de uma hora.

E nestas grutas de Mira de Aire, que são consideradas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal vencendo na categoria “grutas e cavernas”, há mais para ver e fazer. Tomem nota:

• Moinho de vento

• Relógio de Sol

• Animais

• Restaurante

• Alojamento

• Parque Aquático

– – – – Grutas de Mira de Aire www.grutasmiradaire.com

PREÇO:

• Adulto – 6,50 euros

• Criança (até aos 11 anos) – 3,80 euros

• Bebé (até aos 5 anos) – grátis