10 dicas para aliviar o stress enquanto brinca com os miúdos - Pumpkin.pt

10 dicas para aliviar o stress enquanto brinca com os miúdos

aliviar stress

Juntar o útil ao agradável é possível! Descubram atividades para aliviar o stress entre risadas.


Sabemos que o nível de stress acumulado com uma tarde de desarrumação com os miúdos pode ser mais elevado do que aquele que sentimos durante toda uma semana de trabalho.

No entanto, com a atitude certa podem fazê-lo passando tempo de qualidade com as abobrinhas, em brincadeiras que permitem a todos desfrutar e relaxar.

Atividades que requerem a nossa concentração absoluta, tanto mental como física, tal como o malabarismo, são excelentes para aliviar o stress. Encarnar a malabarista que existe dentro de nós não nos dá espaço para pensar em nada mais além da tarefa que temos em mãos (o trocadilho é intencional!), pelo que não nos conseguimos concentrar em nada daquilo que nos aborrece.

Este factor, tal como o lado físico da atividade – viva as hormonas! – ajudam a baixar o nível de stress.

Idealmente as atividades para aliviar o nosso stress devem ser divertidas para as crianças e funcionar também como distracção para os pais.

Rebbeca Lang, a fonte destas nossas sugestões, definiu alguns critérios, para que os objectivos fossem alcançados. Estas atividades teriam que ser:

  • Limpas;
  • Seguras;
  • Cativantes, para que eu não começasse a pensar nas tarefas domésticas;
  • Algo que eles me pudessem ensinar e não o contrário;
  • Algo que pudessemos fazer dentro de casa, de forma a que o tempo e o espaço não fossem factores impeditivos.

Aqui está então a lista de atividades para aliviar o stress:

Esta lista foi pensada para crianças com menos de seis anos, mas que pode ser adaptada a crianças de todas as idades.

Malabarismo

Esta tinha que ser a primeira, claro! Começar com uma ou duas bolas ou arcos é o ideal para manter a confiança na atividade. Enquanto mandam o stress pregar para outra freguesia, os miúdos (e pais) podem praticar a coordenação motora e melhorar o foco.

Colorir

Pintem juntos!

Enquanto as crianças fazem rabiscos e obras de arte nos seus livros, podem aproveitar para relaxar com algum dos muitos livros de colorir para adultos que invadiram o mercado nos últimos anos. Por algum motivo será… relaxa mesmo!

Teatro de fantoches

“Assim que eu coloco um fantoche na mão, a minha filha de três anos conversa com “ele” coisas que nunca mas diz a mim. É fascinante. ” conta Rebeca.

Não precisam sequer de encarnar o ventríloquo que há dentro de vocês, ou fazer outras vozes, as crianças mais pequenas entram no clima apenas ao ver os bonecos. Concentrem-se em trazer a felicidade aos seus filhos, pense em múltiplas personagens, e tente ser coordenado com as mãos… up, stress, onde é que foste parar?

Aprendam uma coreografia

Isso mesmo, dançar! Mas não basta fazer uma festa de dança livre – a mente pode flutuar para a louça por levar. Aprendam uma coreografia!

A concentração exigida para memorizar os passos e dar uma performance de qualidade – sem cair! – levará todos os pensamentos para longe. Procurem vídeos no youtube, são milhares de opções, ou peçam aos vossos filhos que vos ensinem alguma dança da escola ou do Tik Tok. Prometemos que o peso nos ombros será ligeiramente menor quando terminarem.

Jogos de memória

 Este tipo de jogos é excelente para melhorar a capacidade de leitura, raciocínio e atenção, mas também requerem completa atenção para fazer boa figura.

Origami

Os vossos filhos vão desenvolver competências motoras ao dobrar o papel e vão aprender a seguir instruções. Ao mesmo tempo, conseguirão atingir um foco tranquilo enquanto trabalham em designs mais elaborados. No fim, sentir-se-ão todos orgulhosos da arte que criaram!

Joguem com as mãos

Aona aona dé… ainda se lembram? Esta é outra alternativa gira para conseguir concentrar corpo e mente numa única atividade. Os miúdos praticam a coordenação da mão e dos olhos, o ritmo e a memória.

Riam-se! 

Rir provoca alterações fisiológicas no nosso corpo, tal como o aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Quando o corpo acalma novamente, a sessão de gargalhadas alivia as sensações de stress.

Por isso, uma competição de “quem ri melhor, mais tempo e de forma mais engraçada” é uma forma muito divertida de relaxar.

Não importa se as gargalhadas são forçadas ou reais – há evidências que provam que o nosso corpo reage à gargalhada sempre da mesma forma, seja ela genuína ou não. É muito provável que acabem a chorar de tanto rir no final, mesmo que inicialmente se mantenham tímidos.

Performance teatral

À vez, encham um saco com cinco itens aleatórios que tenham em casa. A outra pessoa terá que fazer uma performance teatral usando todos os objetos.

Perceber como ligar as coisas que os miúdos vão escolher vai distrair até a mente mais ocupada. E ainda garante gargalhadas! Ao mesmo tempo, as crianças também vão desenvolver a própria criatividade.

Aprendam a tocar um instrumento

Se já souberem tocar algum instrumento, aprendam algumas das músicas favoritas dos miúdos e toca a dar show! Se não souberem, aprendam!

Não só a música tem o poder de desligar as respostas ao stress do nosso corpo, como traz imensos benefícios às crianças, como o desenvolvimento da linguagem e um QI mais elevado.

Se nenhuma destas atividades vos parecer interessante, tentem criar uma lista vossa… e brinquem. Se for divertido para vocês e para os vossos filhos, aliviará o stress de qualquer forma. Mostrem às abobrinhas que brincar não é um luxo para os adultos, e sim a chave para uma vida equilibrada.

Artigo inspirado nas As 10 dicas da Rebbeca para aliviar o stress, originalmente publicadas no site Parent por Rebbeca Lang , uma “stay-at-home mom”, que, tendo condições financeiras para o fazer, abdicou conscientemente de trabalhar fora, para cuidar da casa e dos filhos. É, por isso, a pessoa indicada para nos dar sugestões giras para aliviar o stress enquanto entretemos os miúdos!

Também lhe pode interessar:

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<