6 brincadeiras para aqueles dias em que não apetece meeesmo fazer nada - Pumpkin.pt

6 brincadeiras para aqueles dias em que não apetece meeesmo fazer nada

Brincadeiras preguiçosas

Sem energia para brincar com os miúdos? Trazemos ideias giras para que os dias mais moles também sejam divertidos!

Já todos passámos por isso: brincar com as abobrinhas é maravilhoso, mas elas têm uma energia difícil de acompanhar para o comum adulto.

Existem dias em que não nos apetece correr o jardim a jogar à apanhada, desarrumar a cozinha para fazer bolos malucos ou mesmo dar o máximo num videojogo. São dias preguiçosos, e também precisamos deles!

Para que nestes dias sem energia não deixem de criar momentos com os vossos pequenotes, reunimos algumas ideias de atividades preguiçosas que podem fazer sem grande esforço. O objetivo é que os miúdos se divirtam em atividades mais calmas enquanto os pais recarregam energias.

Prontos para muita diversão com pouco cansaço? Espreitem estas dicas!

Dobragens divertidas

Ver televisão juntos é uma atividade passiva, mas com um pequeno twist pode tornar-se no novo jogo interativo preferido aí de casa!

Para jogar às Dobragens Divertidas, aconcheguem-se todos no sofá e liguem a televisão num filme ou série gira, de preferência cuja história vos seja desconhecida.

Ponham o som muito baixinho, escolham uma personagem para cada um e inventem vocês as falas!

Vão criar diálogos super giros e rir-se imenso com o que as personagens fazem, tudo no conforto do sofá (e talvez com um belo balde de pipocas).

Jogos de barriga para cima

Brincar de barriga para cima é menos cansativo do que fazê-lo com os pés no chão – ou, pelo menos, assim o ditam as regras da lógica.

Por isso, preparem uma manta fofinha em cima da cama, da relva do jardim ou do tapete da sala, deitem-se todos de barriga para cima e experimentem uma destas atividades:

Observar nuvens

Com que é que se parece aquela nuvem? No exterior, observem as nuvens que passam no céu e imaginem que são criaturas mágicas, objetos estranhos e muito mais!

Podem até criar interações entre as nuvens. Quem nunca viu um gato a perseguir um rato pelo céu fora?

Histórias de olhos fechados

Fechem todos os olhos e comecem a criar uma história… Alguém começa por dizer “Era uma vez…” e, um de cada vez, acrescentam uma frase à história.

O objetivo é criar uma história maluca e hilariante, sem abrir os olhos – acreditem que é ainda mais divertido, porque não existem distrações.

Meditação familiar

Abram os braços e as pernas para ficarem numa posição confortável e fechem os olhos. Um de vocês vai guiar uma mini sessão de meditação: dão as instruções e os outros vão seguindo.

Podem fazer exercícios de respiração, sentir uma parte do corpo de cada vez, imaginar-se em cenários agradáveis como numa praia, dentro de uma baleia, no meio de um campo de flores… deixem-se levar pela imaginação!

Caça ao tesouro

Se estão mesmo a precisar de entreter os miúdos enquanto desfrutam de um momento de sossego, nada melhor do que uma caça ao tesouro.

Escondam vários “tesouros” pela casa (podem ser chocolates, brinquedos, postais, autocolantes…) e desafiem-nos a encontrá-los enquanto tiram um momento para descansar.

Para que esta atividade não se torne stressante, vale a pena criar duas regras:

  • É proibido desarrumar
  • Só têm direito a pedir pistas 3 vezes (ou outro número que vos faça mais sentido)

Spa familiar

brincadeiras preguiçosas

Como ir ao SPA sem sair de casa? Com os melhores massagistas, cabeleireiros e maquilhadeiros de sempre: as vossas abobrinhas!

Façam um roleplay e desafiem-nos a dar-vos uma experiência de SPA completa, com direito a massagens, máscara facial, tratamento do cabelo, manicure e muito mais.

Podem ficar com os dedos todos pintados, mas de certeza que vão sentir-se mais relaxados!

Acampar em casa

Acampar ao ar livre é uma trabalheira, mas dentro de casa a coisa muda de figura.

Deixem as crianças escolher o sítio, montar a tenda, preparar os snacks e criar uma fogueira imaginária com cartolina.

Podem assar marshmallows, tocar guitarra e cantar canções, jogar às sombras com uma lanterna, ler em voz alta… tudo enquanto os pais relaxam e aproveitam o sossego do campo – ou melhor, da sala de estar.

Pintar e relaxar

Na mesa ou no chão, juntem os lápis, as canetas e as tintas e deixem a imaginação fluir.

Podem pintar um quadro todos juntos, podem pedir aos miúdos desenhos específicos, retratos dos membros das famílias ou então simplesmente colorir mandalas ao ritmo de uma música relaxante.

Soa bem, não soa? No momento de arrumar, façam um jogo para ver quem consegue guardar mais lápis!

Este artigo foi útil para si?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 3,50 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<